Autor Tópico: Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)  (Lida 29966 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #950 Online: 18 de Maio de 2019, 23:03:26 »
Deixe estar. Mas valeu pela análise da estilometria e das contradições da Vandinha/JungF.

Eu suspeitava de outro forista por uma referência esotérica (Krishnamurti), mas como nosso colega de múltiplas personalidades virtuais
gosta de emular personagens e interesses variados, já não tenho mais tanta certeza se ele tem interesse genuíno em esoterismo. Sendo assim..

Se ele esta trollando, montalvão, giga, gorducho e tantos outros não estão, acho eu.
Eu "trollo" as vezes e voce tambem tem feito isso recentemente aqui e agora entendo o porque.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #951 Online: 18 de Maio de 2019, 23:15:00 »
Ao tempo em que surpreende a objeção do Giga à proposta...

A minha bronca é com a mediunidade.

Se o médium acertar o que aparece na telinha vocês vão concluir que um espírito leu e se manifestou através do médium.

Do meu ponto de vista, só posso concluir que o médium obteve a informação através meios anômalos, inerentes a uma capacidade paranormal do "médium".

E aqui empatamos porque se vocês montam um experimento voltado para uma possível manifestação de um espírito também me vejo no direito de supor algo de origem parapsicológica mesmo sabendo que não existem evidências para nenhum destes dois casos.

A não ser que o experimento hipotético seja de tal forma que a probabilidade dele acertar por pura sorte seja pequena, o acaso tambem conta!
Como tambem conta alguma sabotagem.
Um experimento desses tem que ser bem bolado, de uma forma que elimine acertos por sorte/acaso e trapaças e vieses de qualquer tipo.
Sobre sabotagem e vieses, não nos esqueçamos que alguns cientistas já foram enganados por médiuns espertalhões.

Concordo com o Giga e acrescento que bons experimentadores são *chatos*, não gostam de deixar pontas soltas e tirar conclusões apressadas sem ponderar com cuidado.
Ainda que acontecesse o acerto, disso somente não segue que o tal acerto se deve a um espírito-espírita a se comunicar com o médium!
Somente poderiamos concluir que alguma entidade se comunicou com o médium, mas não sabemos de que tipo é, nem mesmo se é realmente incorpórea ou imaterial (como sugeri alguns posts atrás - telepatia, clarividência e invisibilidade aos olhos humanos tambem são possibilidades)
Alguem que acredite em projeções astrais até poderia sugerir que o espírito mesmo do médium foi lá e deu uma espiada.
Como disse, basta usar um pouco de criatividade que as possibilidades se multiplicarão aos borbotões.

Isso seria mais um ponto a se submeter a teste: Teria de ser feito um outro experimento, concebido de forma a mostrar que a tal comunicação não poderia ser fruto de outra coisa que não a interação de um espírito-espírita com o médium! Como se faz isso??

E note o "espirito-espírita": assim como o unicórnio e outras entidades, posso imaginar tambem o comunicador como sendo um outro "tipo" de espírito, diferente daquilo que os espíritas da DE entendem pelo termo, um espírito-não-espírita, por assim dizer (não porque o dito espírito não professe o espiritismo, mas porque o mesmo não é totalmente conforme com o que espíritas chamam de espírito, embora seja suficientemente semelhante para poder ser chamado tambem pelo mesmo termo).
Afinal, o Espiritismo não é a única religião que crê em seres espirituais e imateriais. Então há que se fazer esta distinção tambem.
« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 23:38:37 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #952 Online: 18 de Maio de 2019, 23:22:40 »
Mesmo que seja o predador: se capaz de ler texto oculto em experimento controlado mostrará que tem coisa aí...

Sim...mas sem garantia alguma de que se tratam de espíritos.

Imagine se o mesmo experimento fosse realizado, pela Fundação Randi para avaliar se um candidato, que por acaso é um médium espírita, tem ou não o direito ao prêmio de US$ 1 milhão. Se o candidato ganha o prêmio, quem acertou os resultados? Qual é a conclusão da Fundação Randi sobre o fenômeno?

O candidato médium pode dizer que é o único responsável pelo sucesso e ocultar a ajuda que recebeu dos espíritos mas também pode ser sincero e confessar que serviu apenas de intermediário para que os espíritos comunicassem os acertos.

Qual versão será aceita pela fundação de céticos? Você apostaria que concluíssem que se trata de uma prova da existência de espíritos ou uma evidência da paranormalidade?

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #953 Online: 18 de Maio de 2019, 23:36:31 »
Isso seria mais um ponto a se submeter a teste: Teria de ser feito um outro experimento, concebido de forma a mostrar que a tal comunicação não poderia ser fruto de outra coisa que não a interação de um espírito-espírita com o médium! Como se faz isso??

Daí vem a minha bronca com a mediunidade.

Não pode ter médiuns/intermediários humanos.

Se um espírito teoricamente tem a capacidade de influenciar o comportamento de um médium, talvez teria capacidade de influenciar o comportamento de um cão ou outro animal qualquer. Existem muitas estórias no folclore espiritóide de animais que enxergam e interagem com espíritos. Um espírito poderia fazer um cão apontar as opções corretas na telinha.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #954 Online: 18 de Maio de 2019, 23:52:13 »
E note o "espirito-espírita": assim como o unicórnio e outras entidades, posso imaginar tambem o comunicador como sendo um outro "tipo" de espírito, diferente daquilo que os espíritas entendem pelo termo, um espírito-não-espírita, por assim dizer (não porque o dito espírito não professe o espiritismo, mas porque o mesmo não é totalmente conforme com o que espíritas chamam de espírito, embora seja suficientemente semelhante para poder ser chamado tambem pelo mesmo termo). Afinal, o Espiritismo não é a única religião que crê em seres espirituais e imateriais.
Então há que se fazer esta distinção tambem.

Exato. Pode ser algo totalmente diferente. E se fossem consciências perambulantes de pessoas vivas que estavam dormindo ou em coma no momento do teste? Como se exclui/testa essa possibilidade?

Por que encaixar a conclusão para validar algo tão tosco como o modelo kardecista como se fosse a única opção disponível?

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #955 Online: 19 de Maio de 2019, 00:09:14 »
E note o "espirito-espírita": assim como o unicórnio e outras entidades, posso imaginar tambem o comunicador como sendo um outro "tipo" de espírito, diferente daquilo que os espíritas entendem pelo termo, um espírito-não-espírita, por assim dizer (não porque o dito espírito não professe o espiritismo, mas porque o mesmo não é totalmente conforme com o que espíritas chamam de espírito, embora seja suficientemente semelhante para poder ser chamado tambem pelo mesmo termo). Afinal, o Espiritismo não é a única religião que crê em seres espirituais e imateriais.
Então há que se fazer esta distinção tambem.

Exato. Pode ser algo totalmente diferente. E se fossem consciências perambulantes de pessoas vivas que estavam dormindo ou em coma no momento do teste? Como se exclui/testa essa possibilidade?

Por que encaixar a conclusão para validar algo tão tosco como o modelo kardecista como se fosse a única opção disponível?

E vou mais alem: suponha que
a) provou-se que uma entidade comunicou com o médium
b) provou-se que a entidade era um espírito-espírita

Ainda assim, não se provaria que o espiritismo ou a DE está correta em tudo.
Apenas poderímos concluir que esta correta quanto ao espírito-espírita comunicar-se com o médium e ainda restaria provar o resto.

Isso não é querer "estragar a festa", sabotar, polemizar ou dar uma de são-tomé ultraradical só pelo amor ao "negacionismo de coisas não-científicas",
como muitos nos acusam de fazer.

Isso é ter rigor, atenção aos detalhes, cuidado, seriedade, bom-senso, lógica e honestidade intelectual.
É para evitar non sequiturs, conclusões apressadas e infundadas, confundir possibilidades com certezas, especulações com fatos, hipóteses a provar com hipóteses já provadas.

Por isso é tão difícil fazer ciência com qualidade. Dá um trabalho dos diabos.
Nem todos, ou melhor a maioria não tem nem conhecimento, treino, disposição, tempo e nem saco para fazer isto.
Só mesmo pelo amor genuino a ciência. Só gostando da coisa como o torcedor fanático gosta do seu time.

A matemática é o exemplo acabado disso: sem provas rigorosas, no way.
E como o livro da natureza esta escrito em caracteres matemáticos... ela só vai se revelar em toda sua plenitude
se formos tão rigorosos como são os matemáticos.

Acho que acontece algo parecido na cabeça de muitos crentes:
De "provar que deus existe" saltam para "esse deus é tal e qual diz a biblia"....
Na verdade penso que assumem a priori que esse deus é o deus do NT e ponto. Daí é só provar que existe.

E como pude me esquecer: alem disso tudo são fundamentais tambem a reprodutibilidade e confirmação independente de outros experimentadores
« Última modificação: 19 de Maio de 2019, 00:37:24 por Fenrir »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #956 Online: 19 de Maio de 2019, 00:16:53 »

.
A minha também...
E com a paranormalidade, do mesmo modo...
.

Citação de: Gigaview
Se o médium acertar o que aparece na telinha vocês vão concluir que um espírito leu e se manifestou através do médium.
.
Será que "vamos concluir" isso? Subestima-nos, ou superestima? Conclusão apressada é coisa de crente: deu certo uma vez, faz-se festa e pronto: tá provado!
.

Do meu ponto de vista, só posso concluir que o médium obteve a informação através meios anômalos, inerentes a uma capacidade paranormal do "médium".
.
Glória ao Senhor, que assim seja! Se achou um paranormal em lugar de um contatador de espíritos achou alguma coisa! Agora é só continuar a investigação para confirmar a descoberta. De um modo ou de outro não será tempo perdido, e mesmo que não ache nada igualmente...
.

E aqui empatamos porque se vocês montam um experimento voltado para uma possível manifestação de um espírito também me vejo no direito de supor algo de origem parapsicológica mesmo sabendo que não existem evidências para nenhum destes dois casos.

Concordo, mas não no empate. O caso é que a mediunidade garante ação intensa da espiritualidade na natureza. Mesmo tendo líderes espiritistas, incluindo o patriarca, a garantir que espírito faz o que quer e quando quer, não estando, pois,  disponível a tempo e hora, a literatura mostra diferente, pois há muitos relatos de mortos respondendo de pronto ao chamado. E a força da mediunidade é, indiscutivelmente, mais intensa que a do paranormal, tanto em inteligência quanto em intensidade. Por exemplo, um clarividente quando instado a informar o conteúdo de caixas lacradas,  no máximo, consegue dar pálida descrição aproximada do que seja; já o espírito só precisa enfiar o cabeção dentro da embalagem e noticiar claramente o que viu, viu a diferença?
.
Duvide-o-dó que qualquer clarividente, em examinação controlada, consiga ler texto que se guardou em armário lacrado, mas, do espírito espera-se resposta clara e correta.
.
Os paranormais, nas testagens de melhor qualidade, pontuam ligeiramente acima da média esperada pelo acaso. Dos espírito espera-se 100% ou próximo disso.
.
Agora, se o paranormal for um Uri Geller, Ingo Swann, Sean Harribance, Amir Amyden,  Macmoneagle, Luiz Carlos Amorim, ... aí é centos por cento: os dessa linha são do piru!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #957 Online: 19 de Maio de 2019, 00:36:44 »

.
A minha também...
.

.
Será que "vamos concluir" isso? Subestima-nos, ou superestima? Conclusão apressada é coisa de crente: deu certo uma vez, faz-se festa e pronto: tá provado!
.

.
Glória ao Senhor, que assim seja! Se achou um paranormal em lugar de um contatador de espíritos achou alguma coisa! Agora é só continuar a investigação para confirmar a descoberta. De um modo ou de outro não será tempo perdido, e mesmo que não ache nada igualmente...
.

Concordo, mas não no empate. O caso é que a mediunidade garante ação intensa da espiritualidade na natureza. Mesmo tendo líderes espiritistas, incluindo o patriarca, a garantir que espírito faz o que quer e quando quer, não estando, pois,  disponível a tempo e hora, a literatura mostra diferente, pois há muitos relatos de mortos respondendo de pronto ao chamado. E a força da mediunidade é, indiscutivelmente, mais intensa que a do paranormal, tanto em inteligência quanto em intensidade. Por exemplo, um clarividente quando instado a informar o conteúdo de caixas lacradas,  no máximo, consegue dar pálida descrição aproximada do que seja; já o espírito só precisa enfiar o cabeção dentro da embalagem e noticiar claramente o que viu, viu a diferença?
.
Duvide-o-dó que qualquer clarividente, em examinação controlada, consiga ler texto que se guardou em armário lacrado, mas, do espírito espera-se resposta clara e correta.
.
Os paranormais, nas testagens de melhor qualidade, pontuam ligeiramente acima da média esperada pelo acaso. Dos espírito espera-se 100% ou próximo disso.
.
Agora, se o paranormal for um Uri Geller, Ingo Swann, Sean Harribance, Amir Amyden,  Macmoneagle, Luiz Carlos Amorim, ... aí é centos por cento: os dessa linha são do piru!

Assim como você supõe que basta um espírito enfiar a cabeça num armário fechado para ver tudo claramente, também suponho que possa existir um super poder paranormal humano que produza os mesmos resultados de uma mediunidade sem espíritos.

Aí você pode dizer que as alegações conhecidas de paranormalidade são assim e assado e daí digo que também não existem evidências da existência de espíritos apesar de mais de 150 anos de testes com experimentos similares a esse que vocês querem repetir, não sei por que motivo.
« Última modificação: 19 de Maio de 2019, 00:38:53 por Gigaview »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #958 Online: 19 de Maio de 2019, 00:41:06 »

Alguem que acredite em projeções astrais até poderia sugerir que o espírito mesmo do médium foi lá e deu uma espiada.
Como disse, basta usar um pouco de criatividade que as possibilidades se multiplicarão aos borbotões.
.
Poder podia, baseado em que se pode sugerir quase tudo... mas não devia, pois projetadores astrais só veem, e muito bem,  serenões,  peladões na lua e quejandos; pode pôr um elefante imóvel e silencioso na sala ao lado que não o enxergarão!
.
Convide o melhor discípulo de Waldo Vieira para projetar-se num aposento fechado,  onde foram postados cinco objetos, quero só ver se ele vê!
.
Vocês estão desmerecendo uma ideia, no mínimo, interessante, com objeções pueris. Até a respeitada Scientific American patrocinou verificações desse tipo...
.
De um modo ou de outro, continuo oferecendo o desafio aos espíritas... quem sabe não dou sorte e algum deles aceita?
.
Seja como for, não temam: dificilmente (e põe difícil nisso) algum médium aceitaria ser aferido dessa maneira (há mistério nisso)... espírito então nem se fala! Lembra quando Chico foi convidado a ir a Rússia, com tudo pago, para ser conferido? O que foi que Emmanuel comentou? "se quer ir vai, eu fico!".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #959 Online: 19 de Maio de 2019, 00:51:59 »
Uma pergunta básica:  Se esse experimento fosse realizado e o médium obtivesse sucesso, validando a hipótese da existência de espíritos, o que você faria com essa informação?

Exclua a possibilidade de usa-la para ganhar um prêmio Nobel visto que Emily Rosa não conseguiu com a pesquisa sobre o "therapeutic touch".

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #960 Online: 19 de Maio de 2019, 00:56:05 »

.
A minha também...
.

.
.

.
.

.
.
.

Assim como você supõe que basta um espírito enfiar a cabeça num armário fechado para ver tudo claramente, também suponho que possa existir um super poder paranormal humano que produza os mesmos resultados de uma mediunidade sem espíritos.

Aí você pode dizer que as alegações conhecidas de paranormalidade são assim e assado e daí digo que também não existem evidências da existência de espíritos apesar de mais de 150 anos de testes com experimentos similares a esse que vocês querem repetir, não sei por que motivo.

Donde tirou a ideia de que suponho isso? Não suponho! Quem o diz é a literatura mediúnica! Se venho afirmando que espíritos, mesmo  que existissem, não comunicam, como poderia supor que sejam capazes de enfiar a cabeça na caixa?
.
Não sabe por que motivo queremos os testes? Nem desconfia? Ora, é justamente para instigar os crentes a caírem na real! Veja que o espiritismo já fora provado firmado em areia movediça desde o teste da Scientific American, em 1858, e outros que se seguiram,  contudo investigadores diversos, por outros caminhos, "provaram" a ação dos mortos entre os vivos. Pode-se ficar a discutir ad infinitum que um teste foi bom e outro ruim, o que permite aos espíritas sempre se escudarem no passado confirmativo e repudiar o derribativo...
.
Concitando-os a aceitarem verificações atuais não haverá desculpas: ou o espírito aparece deslumbrante ou zefini!

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #961 Online: 19 de Maio de 2019, 00:58:24 »
Uma pergunta básica:  Se esse experimento fosse realizado e o médium obtivesse sucesso, validando a hipótese da existência de espíritos, o que você faria com essa informação?

Exclua a possibilidade de usa-la para ganhar um prêmio Nobel visto que Emily Rosa não conseguiu com a pesquisa sobre o "therapeutic touch".

Elementar, meu caro Giguótson: o submeteria ao escrutínio de outros pesquisadores, a fim de que conferissem os resultados e realizassem exames confirmativos...

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #962 Online: 19 de Maio de 2019, 00:59:42 »

.
Poder podia, baseado em que se pode sugerir quase tudo... mas não devia, pois projetadores astrais só veem, e muito bem,  serenões,  peladões na lua e quejandos; pode pôr um elefante imóvel e silencioso na sala ao lado que não o enxergarão!
.
Convide o melhor discípulo de Waldo Vieira para projetar-se num aposento fechado,  onde foram postados cinco objetos, quero só ver se ele vê!
.
Vocês estão desmerecendo uma ideia, no mínimo, interessante, com objeções pueris. Até a respeitada Scientific American patrocinou verificações desse tipo...
.
De um modo ou de outro, continuo oferecendo o desafio aos espíritas... quem sabe não dou sorte e algum deles aceita?
.
Seja como for, não temam: dificilmente (e põe difícil nisso) algum médium aceitaria ser aferido dessa maneira (há mistério nisso)... espírito então nem se fala! Lembra quando Chico foi convidado a ir a Rússia, com tudo pago, para ser conferido? O que foi que Emmanuel comentou? "se quer ir vai, eu fico!".

De minha parte não acho que esteja desmerecendo o experimento não.
Só estou apontando algumas coisas que na minha opinião devem ser levadas em consideração.
Como disse o Giga se é lícito e legítimo pensar em espíritos tagarelas, tambem é pensar em outras possibilidades.

Mas temos um problema, porque o único espírita ativo por aqui recentemente é o JungF, que o Pedro Reis diz ser tão
espírita quanto uma nota de tres reais...
E não sei se o sr. Gorducho veria necessidade em um experimento desses.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #963 Online: 19 de Maio de 2019, 01:20:38 »

.
.
.
.
.

Só estou apontando algumas coisas que na minha opinião devem ser levadas em consideração.
Como disse o Giga se é lícito e legítimo pensar em espíritos tagarelas, tambem é pensar em outras possibilidades.

Mas temos um problema, porque o único espírita ativo por aqui recentemente é o JungF, que o Pedro Reis diz ser tão

Também tem o Metatron que segue a linha do espiritismo extraterrestre dos deuses astronautas. Para ele teria que ser um experimento telepático em Machu Picchu para contatar Ashtar Sheran usando a língua perdida dos atlantes.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #964 Online: 19 de Maio de 2019, 08:05:21 »
me vejo no direito de supor algo de origem parapsicológica mesmo sabendo que não existem evidências para nenhum destes dois casos.
:ok: Suponha — SUPONDO cá pra fins de análise que os experimentos sejam bem sucedidos, EVIDENTEMENTE :!:— então... qual :?:
E já expliquei várias vezes: Ciência funciona assim... Na QM há o pleno direito de supor variáveis ocultas, por exemplo. Sem dramas :ok:
A nossa hipótese é que um "espírito" inteligente leu e canalizou pro(a) "médium", como alega o espiritismo.
A sua qual seria :?:
Para ele teria que ser um experimento telepático
Pra ter telepatia tem que ter 1 sender lobrigando o objeto: (n° colorido || frase aleatória || imagem não ambígua) na nossa proposta. Não tem sender exceto se for esse 1 espírito então &c.  :no:
Citação de: Sr. Fenrir
:susto: Fui eu quem trouxe o assunto cá, se bem me lembro :!:
Veja (repito de novo): não acho intelectualmente legítimo a gente criticar um "espiritismo científico" sem definir que tipo de verificações deveriam ser consideradas válidas para aferir as alegaçoes dessa perspectiva espírita (pois que Espiritismo Religião, CRENÇA baseada em FÉ, NÃO É passível de debates, exceto de caráter escolástico, interno à própria Crença, certo :?:).
tambem é pensar em outras possibilidades.
Certes... certes... :ok:
Pro seu ser transparente (e desnudo, concluo ::)) que vai ficar stalkeando a gente pra descobrir a data e lugar do experimento, e entrar furtivamente cuidando pra não bater em ninguém e em nada, já pensei a solução. Depois que se iniciar o delay, a gente põe um envoltório de papelão sobre todo conjunto mesa/notebook. Claro, aí o Sr. postula olho X-ray pra ele (não sei como funciona visão X-ray  :?:) na frequência certa pra enxergar pixels... :lol: :ok:
« Última modificação: 19 de Maio de 2019, 09:28:50 por Gorducho »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #965 Online: 19 de Maio de 2019, 09:41:45 »
Mesmo que seja o predador: se capaz de ler texto oculto em experimento controlado mostrará que tem coisa aí...

Sim...mas sem garantia alguma de que se tratam de espíritos.

Imagine se o mesmo experimento fosse realizado, pela Fundação Randi para avaliar se um candidato, que por acaso é um médium espírita, tem ou não o direito ao prêmio de US$ 1 milhão. Se o candidato ganha o prêmio, quem acertou os resultados? Qual é a conclusão da Fundação Randi sobre o fenômeno?

O candidato médium pode dizer que é o único responsável pelo sucesso e ocultar a ajuda que recebeu dos espíritos mas também pode ser sincero e confessar que serviu apenas de intermediário para que os espíritos comunicassem os acertos.

Qual versão será aceita pela fundação de céticos? Você apostaria que concluíssem que se trata de uma prova da existência de espíritos ou uma evidência da paranormalidade?

Sesqueceu do que Kardec pontificou em 1858? "se rolar grana aí é que espírito não aparece mesmo!" (Não exatamente com essas palavras, mas com esse sentido).

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #966 Online: 19 de Maio de 2019, 09:54:55 »

.
.
.
.
.

Não está desmerecendo o experimento, visto que nenhum foi realizado, mas desmilinguando a ideia de realizá-lo...
.
Objeções contributivas contribuem para o aprimoramento da proposta, são saudáveis, pois...
.
Não são espíritos tagarelas, sim comunicantes... Mas, é lícito pensar em outras possibilidade, ninguém disse que não, porém se o enxoval for preparado para detectar espíritos em ação outras possibilidade ficam em segundo plano, embora não descartadas, a não ser aquelas nada a ver, tipo saci, mula descabeçada, unicórnio, paranormal...
.
Necessidade "de um experimento desses" realmente não há, visto que podemos afirmar com segurança que espíritos não comunicam, porém considero o desafio aos espíritas válido, primeiro porque deveriam ser eles os que mais se interessariam pela proposta: quem não quereria ver sua fé consagrada por meio de aferições conclusivas? Segundo, pelo fato de que discussões infinitas seriam equacionadas.
.
Por outro lado, pode ser que o divertido sejam as discussões infinitas, se for aí aí tá certo...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #967 Online: 19 de Maio de 2019, 09:57:15 »

.
.
.
.
.

Também tem o Metatron que segue a linha do espiritismo extraterrestre dos deuses astronautas. Para ele teria que ser um experimento telepático em Machu Picchu para contatar Ashtar Sheran usando a língua perdida dos atlantes.

Ora, pois, pois, que o Metraton traga sua proposta de experimentação, por que não examiná-la?

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #968 Online: 19 de Maio de 2019, 10:05:23 »
Parece que o Pedro tem razão: ao ser acusado de não ser ele o Jung escafedeu-se...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #969 Online: 19 de Maio de 2019, 10:06:52 »
Agora só falta o Fenrir afirmar que "escafedeu-se" é vetusto...

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #970 Online: 19 de Maio de 2019, 11:08:20 »
Vou dar meu palpite.

Eu acho que o foco não é esse, de se perguntar "mas e se acontecer de o médium ler o número?".

Se acontecer vão existir mil conjecturas, mas... e se nenhum médium pode passar nesse teste?

Se o Espiritismo se dispõe a ser uma crença verificável, esta sem dúvida seria uma verificação básica. Se um médium não pode passar nesse teste certamente não é médium. Ora, se ele for um adivinho, um profeta, um ET ... talvez possa de alguma forma possa passar no teste, mas podemos afirmar com absoluta certeza que um verdadeiro médium passaria no teste.

Logo, quem não passa no teste NÃO É MÉDIUM.

Então o experimento é efetivo para DESCARTAR mediunidade. Ou seja, um resultado negativo garante 100% que o pesquisado não é um médium. Mesmo que não garanta 100% se tratar de um médium aquele que porventura for bem sucedido.

Mas suponha, o que é bastante provável, que ninguém seja capaz de passar nesse teste... Fica provado que nenhum destes é médium. Então poderia se exigir, se o Espiritismo é honesto, que todo alegado médium se submeta a este teste e aquele que for reprovado não recebe da FEB sua carteirinha de médium.

Assim descartamos os Gasparettos e Joãos de Deus...

Ou seja, o foco lógico não é perguntar: e se alguém passar? Mas sim, e se não é possível que alguém passe nesse teste? Então não existe mediunidade. Ponto final. Nenhum outro experimento mais elaborado se faz necessário.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #971 Online: 19 de Maio de 2019, 11:15:10 »
Mas quando sugeri esse experimento ao JungF foi só por brincadeira. Porque obviamente ele não poderia topar.

Podem apostar, esse é só o trilionésimo personagem do Alquimista. Eu até achei que vocês estavam percebendo também. Ora, vejam que ele não estava nem estranhando as brincadeiras que eu fazia nos meus posts. Se fosse realmente um entusiasta do espiritismo não estaria entendendo nada...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #972 Online: 19 de Maio de 2019, 11:42:52 »
Se o Espiritismo se dispõe a ser uma crença verificável, esta sem dúvida seria uma verificação básica.
Mas sempre foi esse o intento. Me surpreende que não tenha sido desde logo óbvio pros Srs. :shocked:
Não só NADA IMPEDE, como é SEQUÊNCIA NATURAL que depois de feito o teste — que o Analista montalvão se bem me lembro originalmente definiu como verificação da real presença dum espírito no recinto — o espírito prossiga com seus ditados, lições morais, informações (nomes dos parentes; como é a vida lá nas colônias; &c. &c.); es decir: segue-se ao teste uma séance "canônica", so to say... :ok:
Talvez por não serem estudiosos do espiritismo, não lhes tenha sido desde logo evidente que esse é um teste básico que não exclui outros + elaborados que venham a ser imaginados.
O único requisito essencial é eliminar ambiguidades e que NINGUÉM (nem mesmo os experimentadores céticos :!:) saiba de antemão o que vai ser apresentado. E sendo de fato um espírito nos termos postulados pelo espiritismo, não há margem pras "estatísticas" da parapsicologia por exemplo.   

Uma variante século XXI pra "ler um trecho de livro aberto sem a gente olhar" é selecionar (semelhantemente ao caso do n° aleatório) uma sequencia de (say) 20 palavras dentro dum texto. Pode ser a própria bíblia ou partes dela.
Se o espírito for safo em Teologia, ele poderá dizer direto o livro & versículo que corresponde = sucesso total   :ok: :ok: :ok:
Mostra no centro da tela em fonte bem grande em certa cor aleatóriamente sorteada também...
Não tenho familiaridade com scripts Word/Write + certamente que dá pra fazer com relativa facilidade :ok:
« Última modificação: 19 de Maio de 2019, 12:25:36 por Gorducho »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #973 Online: 19 de Maio de 2019, 11:58:54 »
Uma vez que o assunto parece ter se esgotado eu gostaria de saber: vocês estão gostando dessa brincadeira, ou simplesmente não perceberam ainda que o JungF é o Alquimista?

Porque já tá óbvio que desse mato não vai sair coelho. Fico eu esperando o clímax, mas é só anti-clímax.

Já que voce diz isso, eu suspeito de um outro forista. Mas não vou acusar sem ter provas e isto é tarefa de algum admin ou moderador

Minha tarefa, enquanto moderador, é agir dentro das regras do fórum.

Se o forista JungF realmente for o Alquimista, ele será banido.

Enquanto não for demonstrado ou eu não tiver este convencimento, nada será feito, sob pena de cometer uma injustiça.

E restará dar parabéns ao Pedro Reis por sua argúcia.
Foto USGS

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #974 Online: 19 de Maio de 2019, 16:34:10 »
Em verdade, ao propor-se aos espíritas que deem provas de que seus espíritos estão presentes, estamos fazendo o trabalho que a eles compete. Caberia aos mediunistas  a iniciativa de produzir provas robustas da ação dos mortos na natureza, e apresentá-las ao mainstream, a fim de que fossem conferidas e ratificadas.
.
Suspeito de que escapou-lhes esse detalhe, talvez por acreditarem que cartinhas psicografadas e prédicas morais fossem provas de fato. Eles precisam ser despertados, tantos os espíritas quanto os espíritos, da necessidade de serem mais objetivos em suas atuações, notadamente aquelas que têm valor probante.
.
Todo adepto da mediunidade que se preze deveria ter um “kit de verificação”, basicamente composto de teste (renovável) de aplicação imediata. Não precisa ser nada sofisticado, basta algo que nenhum dos presentes, nem o portador, tenha conhecimento do conteúdo. Desse modo diminuir-se-ia a hipótese de fraude do médium: se o espírito responder conforme esperado, então, em tese,  está presente.
.
Claro, sei que assim, de forma aberta, não se elimina o conchavo entre as partes, mas qual seria o crente que iria aprontar contra sua própria fé? Afinal, eles,  querem ou não dar mostras de que abraçaram o reto caminho?
.
Esses testes seriam tipo “verificação pessoal”, em experimentação técnica, óbvio, controles adequados são requeridos. De qualquer modo, céticos que visitassem encontros mediúnicos teriam a opção de auditar médiuns canalizando mortos. Até vejo a cena (conquanto eu não seja exatamente um ator consagrado, a bem da ciência, ponho-me como protagonista).

EU: Sr. médium, veja se meu papi está por aí...
MÉDIUM: qual o nome do falecido?
EU: zé das couves...
MÉDIUM: (mudando um pouco a voz): zé das couves na linha!
EU: papi! Sou eu, seu filho amado, lembra?
MÉDIUM: Oh, claro meu filho, é que você está mudado, mudado para melhor, engordou, está lustroso, banho tomado... quase não o conheci...
EU: papi, é você mesmo? Como posso ter certeza?
MÉDIUM: ora, meu filho, acha que outro viria em meu lugar, só para sacaneá-lo? As coisas aqui em cima são feitas muito seriamente, limpeza pura...
EU: eu sei, pai, mas se for o médium simulando?
MÉDIUM: então  faça uma pergunta que só seu papai poderia responder...
EU: legal,  o carteiro entregou hoje de manhã meu extrato bancário. Ainda nem o abri, pode ver, está fechadinho (e o exibe para que os presentes confirmem). Dê uma olhadinha e veja qual é o meu saldo. Depois a gente abre e verifica... fico cá na espera...
MÉDIUM: (...)
EU: papi, papi? Você está aí?
MÉDIUM: (...)
EU: papi...
MÉDIUM: ele lembrou que esqueceu o feijão no fogo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!