Em verdade, ao propor-se aos espíritas que deem provas de que seus espíritos estão presentes, estamos fazendo o trabalho que a eles compete. Caberia aos mediunistas a iniciativa de produzir provas robustas da ação dos mortos na natureza, e apresentá-las ao mainstream, a fim de que fossem conferidas e ratificadas.
.
Suspeito de que escapou-lhes esse detalhe, talvez por acreditarem que cartinhas psicografadas e prédicas morais fossem provas de fato. Eles precisam ser despertados, tantos os espíritas quanto os espíritos, da necessidade de serem mais objetivos em suas atuações, notadamente aquelas que têm valor probante.
.
Todo adepto da mediunidade que se preze deveria ter um “kit de verificação”, basicamente composto de teste (renovável) de aplicação imediata. Não precisa ser nada sofisticado, basta algo que nenhum dos presentes, nem o portador, tenha conhecimento do conteúdo. Desse modo diminuir-se-ia a hipótese de fraude do médium: se o espírito responder conforme esperado, então, em tese, está presente.
.
Claro, sei que assim, de forma aberta, não se elimina o conchavo entre as partes, mas qual seria o crente que iria aprontar contra sua própria fé? Afinal, eles, querem ou não dar mostras de que abraçaram o reto caminho?
.
Esses testes seriam tipo “verificação pessoal”, em experimentação técnica, óbvio, controles adequados são requeridos. De qualquer modo, céticos que visitassem encontros mediúnicos teriam a opção de auditar médiuns canalizando mortos. Até vejo a cena (conquanto eu não seja exatamente um ator consagrado, a bem da ciência, ponho-me como protagonista).
EU: Sr. médium, veja se meu papi está por aí...
MÉDIUM: qual o nome do falecido?
EU: zé das couves...
MÉDIUM: (mudando um pouco a voz): zé das couves na linha!
EU: papi! Sou eu, seu filho amado, lembra?
MÉDIUM: Oh, claro meu filho, é que você está mudado, mudado para melhor, engordou, está lustroso, banho tomado... quase não o conheci...
EU: papi, é você mesmo? Como posso ter certeza?
MÉDIUM: ora, meu filho, acha que outro viria em meu lugar, só para sacaneá-lo? As coisas aqui em cima são feitas muito seriamente, limpeza pura...
EU: eu sei, pai, mas se for o médium simulando?
MÉDIUM: então faça uma pergunta que só seu papai poderia responder...
EU: legal, o carteiro entregou hoje de manhã meu extrato bancário. Ainda nem o abri, pode ver, está fechadinho (e o exibe para que os presentes confirmem). Dê uma olhadinha e veja qual é o meu saldo. Depois a gente abre e verifica... fico cá na espera...
MÉDIUM: (...)
EU: papi, papi? Você está aí?
MÉDIUM: (...)
EU: papi...
MÉDIUM: ele lembrou que esqueceu o feijão no fogo...