Autor Tópico: Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)  (Lida 29965 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #925 Online: 18 de Maio de 2019, 13:42:31 »
...
espíritos...  ::)
Note que não se tá cogitando em ETs materiais que vêm nos discos voadores convencionais da Ufologia. Não haverá ninguém na sala fora os experimentadores + o(a) candidato(a) a "médium", inclusive pode estar fechada. Então o comunicante seria 1 ser (i/semi)material e invisível pros presentes exceto quiçá pro(a) "médium) = espírito :D
...

Que eu saiba isso não exclui telepatia, Sr Gorducho. A entidade comunicante pode ser perfeitamente material e estar fora da vista do médium e de todos aqueles presentes no experimento/sessão que seja.
Na vdd ele pode ser material e ainda estar bem ali do lado do médium, conquanto seja visível apenas em comprimentos de onda que o olho humano não enxerga... lembra do predador?

São muitas possibilidades. Basta dar asas a imaginação e criatividade.
Red Bull te da asas
« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 13:44:39 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #926 Online: 18 de Maio de 2019, 13:47:52 »
Se for tudo uma Matríquis também é isprito?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #927 Online: 18 de Maio de 2019, 13:51:29 »
Fenrir, pode dizer pelo menos a 1 letra do nick de quem você suspeita que seja?

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #928 Online: 18 de Maio de 2019, 13:52:30 »
o
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #929 Online: 18 de Maio de 2019, 13:54:47 »
Que eu saiba isso não exclui telepatia, Sr Gorducho. A entidade comunicante pode ser perfeitamente material e estar fora da vista do médium e de todos aqueles presentes no experimento/sessão que seja.
Na vdd ele pode ser material e ainda estar bem ali do lado do médium, conquanto seja visível apenas em comprimentos de onda que o olho humano não enxerga...
Mas aí formaria uma espécie de "sombra" bloqueando a imagem da parede (say) atrás de onde esteja em relação aos experimentadores e às câmaras IR que filmam o ambiente, certo :?:
Ser "transparente"...
Bem como esse ser tem que ficar se cuidando pra não bater em ninguém nem fazer barulhos. Ficar vigiando sempre todo mundo pra saber que o experimento vai ser feito, onde; entrar sem ser notado (sem bater em ninguém).
Mas... claro... seria uma hipótese, sim. Repito: em ciências sempre tem possibilidade de modelos alternativos.
lembra do predador?
Não.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #930 Online: 18 de Maio de 2019, 13:55:35 »
Dá até para fazer um tópico sobre o assunto: quem voce acha/sabe que é alter-ego do Alquimista
Ele ia gostar disso. É vaidoso.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #931 Online: 18 de Maio de 2019, 13:56:51 »
Dá até para fazer um tópico sobre o assunto: quem voce acha/sabe que é alter-ego do Alquimista

Sem dúvida o JungF vai adorar. Mas se você está pensando no O Babuíno, te garanto que não é.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #932 Online: 18 de Maio de 2019, 13:59:52 »
Na vdd ele pode ser material e ainda estar bem ali do lado do médium, conquanto seja visível apenas em comprimentos de onda que o olho humano não enxerga...
Mas aí formaria uma espécie de "sombra" bloqueando a imagem da parede (say) atrás de onde esteja em relação aos experimentadores e às câmaras IR que filmam o ambiente, certo :?:
Ser "transparente"...
Bem como esse ser tem que ficar se cuidando pra não bater em ninguém nem fazer barulhos. Ficar vigiando sempre todo mundo pra saber que o experimento vai ser feito, onde; entrar sem ser notado (sem bater em ninguém).
Mas... claro... seria uma hipótese, sim. Repito: em ciências sempre tem possibilidade de modelos alternativos.
lembra do predador?
Não.

Aquele alien feioso com dreadlocks e que gostava de caçar humanos
E uma entidade material, mas não visível (ou até mesmo visível) poderia ser pequena o suficiente para não se deixar notar com facilidade.
Tem fadinhas, gnomos, leprechauns, micro-trolls, nano-trolls

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #933 Online: 18 de Maio de 2019, 14:06:42 »

Sem dúvida o JungF vai adorar. Mas se você está pensando no O Babuíno, te garanto que não é.

Nem lembrava do Babuino. Não pensei nele nao.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #934 Online: 18 de Maio de 2019, 14:14:47 »

O Babuíno não é porque ele na verdade não é da madame mas a própria madame...
« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 14:27:03 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #935 Online: 18 de Maio de 2019, 14:23:26 »

O Babuíno não é porque ele na verdade não e da madame mas a própria madame.

É a Mme. Blabuinovatsky

e tem o Babosergiomgbrovatsky

O Rajneesh chamava ela carinhosamente de "blá-blá" (pelo menos na tradução em português). Acho que ele catava ela de boa.

Quinto: agora trago uma mulher. Pensei repetidamente em trazer uma, mas os homens estão amontoados na porta. Muito não-cavalheirescamente — e eles não querem permitir a entrada de uma mulher! E a que de alguma forma conseguiu entrar... meu Deus, que mulher! Madame Blá-Blá Blavatsky. É assim que sempre chamo a Blavatsky, Blá-Blá. Ela era notável escrevendo blá-blá, escrevendo tudo sobre nada, fazendo de montinhos, montanhas. E eu sabia que ela seria a primeira a entrar; ela era uma mulher forte. De algum modo ela conseguiu pôr de lado todos os Patanjalis, Kabires, Badrayanas e entrar com seus sete volumes de 'A Doutrina Secreta'. Este é meu quinto livro.
"Livros que amei" / Osho
« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 17:14:28 por Fenrir »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #936 Online: 18 de Maio de 2019, 19:44:00 »
Citação de: Gigaview
Volto a insistir...é necessário um experimento que não dependa de médiuns. Qualquer manifestação que passe pela intermediação do médium pode ser questionada. Os "espíritos" devem oferecer provas sem uso de intermediários ou com o uso de intermediários não humanos como dirigir o comportamento de um cão, por exemplo. Ficaria satisfeito se um espírito fosse capaz de colocar fingerprints inteligentes numa Câmara de Bolhas.
.
A questão é definir bem o que se quer comprovar e a referência principal pelo que parece é a DE. Logo é um experimento espírita que exclui a rigor coisas do tipo saci pererê, fadas, gnomos, projeção astral, visão remota etc apesar de vinculadas direta ou indiretamente à existência teórica de um plano espiritual. Note que O EXPERIMENTO TAMBÉM NÃO AVALIA A "INTELIGÊNCIA" DA "ENTIDADE" INVESTIGADA e isso no campo da espiritualidade abre a porteira para uma miríade de criaturas que já frequentam o esoterismo/ocultismo e que podem se apresentar como hipóteses alternativas se não fosse considerada a DE como referência. Quero dizer que a hipótese de um elemental é tão válida quanto a de um espírito ou de um unicórnio cor de rosa na ausência da limitação do escopo da investigação.
.
O Giga, surpreendentemente, rechaça o desafio aos espíritas, de comprovarem que seus alegados espíritos comunicantes estão mesmo em comunicação!
.
Conquanto seus argumento sejam lógicos, e concordo com boa parte deles, parece entender que testagens desse tipo seriam inócuas, improdutivas: MESMO QUE PRODUZISSEM APONTAMENTOS DE ANOMALIA NÃO EXPLICADA!
.
A afirmação de que o experimento não avalia a inteligência do espírito remeteu-me a  conversa havida há alguns anos, em que igualmente expressava repúdio a ideia, aparentemente, sem intenção de  examiná-la melhor. Conquanto a proposta, realmente, não seja prova de QI, indiretamente leva em conta  a inteligência do imaginado comunicante. Por exemplo, ao se requerer do espírito que leia o conteúdo de um texto postado em local inacessível aos experimentadores e do qual não tenham conhecimento do conteúdo, para que haja retorno o ente tem que ter inteligência ao menos em nível humano. A não ser que se admita que sacis-pererês, unicórnios, elementais... tenham domínio da leitura, tais entidade podem ser descartadas como comunicantes nas experiências propostas...
.
A seguir reproduzo o que fora conversado em antanho (chiii, agora é que o Fenrir me crucifica!),  para ouvir e sonhar:
.
-DE VOLTA AOS IDOS DE 2017-
----------------------------------------
MONTALVÃO: Ontem postei resposta ao Giga e, inexplicavelmente, sumiu! Estou refazendo, caso apareça em duplicidade antecipo pedido de perdão.

.
Primeiramente, não se trata de verificar se espíritos existem, mas se mortos comunicam com vivos:  conquanto tenha similaridade é bem diferente. A existência de uma dimensão espiritual, onde vivem almas dos mortos e, talvez, outras entidades é, em princípio, imperscrutável. A não ser que se abrisse uma janela entre as dimensões (supondo-se que existam essas dimensões) que possibilitasse acesso pesquisativo.
.
GIGAVIEW: O dado resultante dessa verificação, que deve ser analisado como possível evidência é uma "comunicação" e não há como garantir com fidedignidade, mesmo com 100% de sucesso de acerto, se o que foi comunicado veio de mortos, de ETs, de seres multimensionais, do saci pererê, do próprio médium, de falhas de controle ou dentre outras fontes possíveis.
.
MONTALVÃO: Tudo bem que não haja como garantir 100% a fonte real de onde provenha a comunicação. Isso não altera o escopo do experimento, que é testar alegações espiritistas de que mortos estão presentes e comunicantes. Se o teste for bem sucedido aí se amplia a investigação para conferir se podemos falar em espíritos, demônios, ets...
.
O intento é obter demonstração objetiva, universalizável,  de que há  comunicação, caso ocorresse. Em vez de ficar-se na avaliação indefinida  das provas subjetivas dos espiritistas, busca-se resultado concreto que permita análise concreta do obtido.
.
Então, leva-se em conta as peculiaridades dos espíritos, descritas pelos próprios mediunistas, e se as põe sob escrutínio, conferindo se respondem conforme o esperado. Se não respondem, fim de papo: fica estabelecido que mortos, ainda que vivos, não comunicam, e as pseudocomunicações são explicáveis por outras vias, e os adeptos da mediunidade deixariam de abanar suas provas subjetivas, tipo: “o médium falou coisas que não poderia conhecer de modo algum”. Ou, caso surjam “espíritos” que atendam ao teste, parte-se para investigação aprofundada, a fim de definir o que realmente está em ação.
.

GIGAVIEW: Quando você considera "a comunicação com mortos", convém perguntar que tipo de morto será o seu alvo. Parece que você está focando apenas uma dentre outras possibilidades igualmente extraordinárias e se fechando numa visão tendenciosa kardecista espiritóide do mundo dos mortos QUE VOCÊ SUPÕE SER IMPERSCRUTÁVEL ANTES MESMO DE SER COMPROVADA ou que existam outras dimensões que acomodem os mortos comunicantes.
.
MONTALVÃO: O fato é que, mundo espiritual, exista ou não,  é realmente inacessível à pesquisa, pois, até aqui não há caminho conhecido que permita chegar até ele. Certamente haverá quem discorde, alegando que EQMs, EFCs, facultam o acesso, mas se levar em conta essas imaginadas vias de acesso cai-se novamente no subjetivismo.
.
Conseguindo-se a demonstração de que os mortos de fato comunicam, após descartadas as hipóteses concorrentes,  a dimensão dos espíritos ficaria provada em decorrência, mas primeiro é preciso obter a confirmação buscada. Infelizmente para os crentes na mediunidade, o que seria resposta fácil de ser obtida, pois bastaria que o espírito desse sinal concreto de estar presente, encontra as maiores resistências justamente da parte dos que seriam os maiores interessados em fundamentar seguramente suas crenças: médiuns e crentes.
.
GIGAVIEW: Não lhe passa pela cabeça que talvez o "modelo" do morto rosacruz exija um experimento com arranjo diferente para ser "comunicado"?  Ou o teosófico, ou o budista-tibetano ou até mesmo o católico no extremo que nega totalmente a possibilidade de comunicação, apesar de os mortos estarem "vivos" no paraíso (ou no inferno).
.
MONTALVÃO:Isso não é problema: contextos diferentes arranjos diferentes. A proposta que defendo é versátil justamente por ser adaptável a qualquer alegação de entidade mística comunicante. É claro que se estivermos testando alegações espiritistas trabalharemos com a configuração espiritista da espiritualidade.
.
Se um católico, ou outro,  defende o mundo espiritual, mas sem comunicação, aí se trata de um dado de fé, não há meios de conferir, passa a ser, como diz o Arduin, ASQ: acredite se quiser.
.

GIGAVIEW: Partindo da possibilidade da existência de um "comunicante" espiritual kardequiano, deve também considerar a hipótese dos espíritos brincalhões, de elementais da wicca, de gênios no islamismo esotérico ou até mesmo de anjos e outros seres da hierarquia astral que podem burlar ou impedir o experimento resultando em dados falsos comunicando-se como se fossem mortos. Como você terá a certeza que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa? Vê como se complica a coisa?
.
MONTALVÃO: Aí estaria misturando tudo: se estou investigando alegações espíritas tenho que me ater ao contexto espírita e assim por diante. A ideia é averiguar se os espíritos comunicantes, em situações controladas, são capazes de se mostrarem presentes, independentemente de a posteriori verificar-se que há comunicação mas provinda de outra fonte. O importante é ter, em primeiro momento, a confirmação de que no meio mediúnico alguma coisa incomum acontece, além de fraudes, ilusões, fabulações dissociativas...
.
Parafraseando Descartes: não importa que um demônio me engane, que um anjo se passe pelo espírito de morto, que um gênio safado simule ser o que não é, de qualquer modo uma entidade não-física estaria comunicando e a comunicação intermundos restaria confirmada, cabendo a seguir burilar a descoberta para definir o que de fato “comunica”...
.

GIGAVIEW: O que quero dizer é que o que importa é o registro de uma anomalia verificada com sucesso e a partir daí deve-se investigar a natureza do fenômeno. Não importa num primeiro momento quem ou o que se comunica. Com o tempo a ciência resolverá essa questão.
.
MONTALVÃO: Neste ponto, falamos a mesma língua, talvez com enfoques diferentes. Minha proposta em nada entra em choque com o que disse.
.
Em verdade, dificilmente (e põe difícil nisso) os mediunistas aceitariam verificações objetivas de suas crenças. Se aceitassem já estariam por aí brandindo provas de que os mortos estão presentes. Isso vem desde o tempo de Kardec, quando a Scientific American deafiou médiuns a demonstrarem em contato com espíritos, até oferecendo prêmio a quem se saísse bem, e todos fracassaram. Rivail explicou como pôde o fracasso e, depressinha, deu o assunto por encerrado. Para quem não conhece ponho ao final o texto.
.
Desse modo, cai por terra um dos esteios do espiritismo, aliás dois: a alegada faceta científica da doutrina e a coluna-mestra, que é a comunicação entre mortos e vivos. Então, ante alegações de que médiuns e espíritos fizeram isso e aquilo basta indagar: o suposto espírito deu prova (concreta, objetiva) de presença? Se sim por favor, mostre essas provas...
.
GIGAVIEW: Não podem. Enquanto houver a necessidade de um médium servindo de intermediário sempre persistirá a dúvida, por mais remota que seja, e certamente a hipótese mais econômica, que a comunicação se estabeleceu com o médium que obteve as informações através de algum meio extra-sensorial, excluída evidentemente a hipótese de fraude.
.
MONTALVÃO:Não vejo porque a hipótese extrassensorial seria mais econômica. A paranormalidade, embora deixe o assunto na esfera terrena, traz consigo tantos complicadores quanto a hipótese espírita. Além disso, nenhuma telepatia ou clarividência daria respostas ao nível que se requereria dos supostos espíritos.
A PES, caso exista, é “força” tão branda, tão tênue e de ocorrência esporádica que sequer cabe ser levada em conta em experimentos que afiram a presença de espíritos comunicantes.
.
Considere o Ganzfeld, tido o melhor caminho perquiritivo da telepatia, o que se obtém nele? Parcos resultados, miúdos indícios, que mais dúvidas geram que esclarecimentos. O mesmo se pode dizer de experiências com imaginados clarividentes.
.
Se os mortos ditam recados e até livros aos vivos esperar-se-ia fossem capazes de ler algumas linhas de publicativo postado em local inacessível aos olhos humanos, principalmente se levarmos em conta que a literatura mediúnica confirma que enxergam muito bem, nada obstante as casuísticas objeções do Sandro. Mas, mesmo que se acate o argumento da cegueira a proposta é adaptável a outras formas de experimentação.
.
Por outro lado, nenhum clarividente seria capaz de ler algumas frases num livro oculto, a não ser por fraude, mas aí não seria clarividência, sim fraude...
.
O que se precisa levar em conta é o seguinte: espíritos seriam inteligências desencarnadas, ávidos por se comunicarem com os vivos. Então, a coisa mais fácil deste mundo seria obter deles confirmação de presença, porque se os de cá errassem a forma de requerer essa confirmação, eles orientariam o modo correto de obtê-las, desde que de forma objetiva, óbvio: cartinhas psicografadas e outros subjetivismos não servem.
.
E este é o equívoco alegativo do Sandro quando retruca que não posso exigir que o fenômeno se adapte às “minhas” exigências. O “fenômeno espírito comunicante” seria um ente consciente, dotado de inteligência e ansioso por se manifestar entre os vivos (mesmo que entre eles houvesse brincalhões e espíritos-de-porco), portanto, apto a dar mostras de sua presença.
.
O fato de a comunicação ser intermediada por médium não seria problema. Seria, e será problema para os espíritas tentarem explicar o motivo de os espíritos,  tão versáteis em manifestações subjetivas,  falharem dramaticamente quando deles se requer prova objetiva. O sucesso seria indicação de que algo, em princípio um espírito, se manifesta; o fracasso demonstração clara de que médiuns não se articulam com desencarnados e a comunicação inexiste.
.

GIGAVIEW: A única abordagem que poderia dar certeza é comunicação livre de intermediários, como tenta a transcomunicação eletrônica o problema é que ela é baseada em bullshit e utiliza intensivamente todo tipo de bobagem pseudocientífica que não lhe confere um pingo de credibilidade.
.
MONTALVÃO: Concordo que a transcomunicação nada de produtivo acrescenta às alegações mediúnicas, por isso não faço menção a ela quando falo da proposta de espíritos se mostrarem objetivamente.
---------------------------------------------------
.
COMPLEMENTANDO: qual em 2017, o Giga advoga que a abordagem aceitável seria um morto se apresentar puro, sem porta-vozes. Isso bate com a queixa do Jung:
.
“Queremos que os espíritos se materializem nas ruas, mercados botecos, dizendo: eis-nos aqui... vejam, somos reais... Tudo bem; sabem qual seria o resultado disto?”
.
Sem a intermediação do médium no experimento como se “convocaria os espíritos”? Vamos juntar as mãos em evocação às almas desencarnadas para que cooperem?
.
A participação do médium não me parece que conspurcaria a experiência. Facilmente se pode eliminar que o sujeito simule estar canalizando espírito por alguma habilidade (ou malandragem), desde que em verificação controlada. O uso de talentos do médium em simulações é comum nas provas espíritas: psicografias, psicofonias, etc.
.
Ao tempo em que surpreende a objeção do Giga à proposta, em nada espanta a rejeição dos espíritas a reptos desse tipo: no fundo sabem, e temem, que se a crença for concretamente aferida ruirá fragorosamente...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #937 Online: 18 de Maio de 2019, 19:51:24 »
Azar ao contrário é raza, que remete a rasa.
É fruto de uma fé rasa, ou de nenhuma fé.
O Sr dá aqueles que crêem nele, aqueles aos quais concedeu livremente e gratuitamentea sua graça.
Céticos certamente não estão entre estes abençoados do senhor.

Deus me falou um dia que não aprecia ser chamado de Sr... respeito é bom e Ele gosta: diga, pois, "Senhor Deus"!

O Senhor Deus não faz acepção de pessoas, portanto sua graça abrange a todos, o que inclui céticos e até mesmo os que o rejeitam...

Em tudo o Senhor seja louvado.

Amém.

Há controvérsias: existe todo um espectro de opiniões, que vai desde um Orígenes que dizia que no fim até o capiroto cantaria hinos de louvou ao Senhor Deus (como queira) e aqueles** que acham que só uns poucos escolhidos, bem poucos mesmo***, terão este privilégio

** não raro, os que pensam assim se consideram parte dessa "elite"

*** uns falam em 144000 (nao me lembro de onde vem este número) ou somente judeus ultra-conservadores ou islâmicos igualmente ultra-conservadores

Correto: algumas almas caridosas anteveem até a absolvição do cramunhão!
.
Outros estreitam a passagem de modo que só possa acessá-la os bons, nas verdade, os bonsbons! Os que assim postulam obviamente se incluam no grupo privilegiado. O resto é palha para o fogo...
.
144.000 é doutrina das testemunhas de Jeová, dizem que, após o armagedon, esse contingente de selecionados governará ao lado de Deus e os demais eleitos ficarão na Terra, agora retornada à condição de paraíso. Os "outros", coitados, vão pra fogueira aniquiladora e deles não restará nem lembrança... o número é citado no livro bíblico do Apocalipse...
.
E vós, em que grupo estareis?
« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 19:53:27 por montalvão »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #938 Online: 18 de Maio de 2019, 20:44:28 »
Citação de: Montalvão
Matéria escura não é fato,  é hipótese a espera de comprovação, inclusive há conjeturas que explicam, por vias alternativas, as anomalias que conduziram à sua hipotetização.
.
Há um equívoco em sua ponderação: os espíritas em geral não consideram matéria escura uma abertura para a comprovação do ensino dos espíritos (ou, como disse: mesma realidade em duas dimensões). Nada disso! Alguns desavisados pensam que sim, o  que parece ser seu caso, contudo, há espíritas com formação em ciência que descartam a fantasia. Ao final posto artigo que ilustra.
.
Meu caro, a hipótese da matéria escura surgiu a aproximadamente 60 anos; o Fluido Cósmico, há mais de 150 anos. Significa que se o FC vem antes da Matéria Escura não há a pretensão de misturar alhos com bugalhos, ou seja conferir ares de ciência à DE, como disse o Gigaview.
.
“Surgiu” há um pouco mais de tempo, foi teorizada em 1933...
.
Concordo que a ME veio depois do FCU, mas quem falou que seriam “mesma realidade em duas dimensões” não fui eu... confira:
.
JUNG: “Quanto a misturar matéria escura com Espiritismo é questão de ótica. PARA OS ESPÍRITAS É UMA ÚNICA REALIDADE, EM DUAS DIMENSÕES”
.
Quem confere (erroneamente) “ares de ciência à DE” também não sou eu... começou com Kardec e continuou com os discípulos...
.
Citação de: JungF
No entanto o FC está absolutamente de acordo com a hipótese da matéria/energia escura.
.
Não me parece que seja conforme afiança... leu com atenção o texto que indiquei?
.
Costumo dizer que em Espiritismo não basta ser estudioso ou entendido. É necessário uma visão de conjunto, uma ampla perspectiva sobre suas proposições.
.
Beleza...
.
Só o fato de que in OLE existe a informação de que este fluido não é nem matéria e nem espírito, visto que estes são os elementos básicos do Universo já é suficiente para a conjectura que concilia ambos... não exatamente, claro.
.
Concilia a ambos, mas “não exatamente”... não entendi... concilia ou não?
.
O físico citado comete alguns equivocos, inclusive citando textos e demonstrando não ter a compreensão do que está proposto.
.
O “físico citado” é espírita...
.
AFIRMA POR EXEMPLO QUE SE O FC É UM FLUIDO SUTIL, consequentemente não atende à hipótese da materia escura. Esta é necessariamente massiva para explicar singularidades cósmicas.
MAS A AFIRMATIVA NO OLE É QUE ELA É IMPONDERÁVEL e dá origem, por sucessivas combinações, a toda a matéria do Universo, e não somente isto, também a expressões materiais/energéticas que desconhecemos. O que explicaria a energia escura que promove a expansão acelerada das Galáxias.
.
O que o “físico citado” disse foi: “Vemos claramente que o Fluido Universal tem que ser um elemento MAIS IMPONDERÁVEL E SUTIL DO QUE A NOSSA MATÉRIA.”
.
Ele não negou que a matéria escura não seja feita de FCU, e foi por isso que lhe indaguei se lera o artigo com a calma e atenção necessárias...
.
-------------------------------------
“Note que nada impede que a matéria escura seja formada pela condensação do Fluido Universal da mesma forma como toda a matéria que conhecemos.”
---------------------------------
.
Senhor Montalvão afirma que a Matéria Escura serve ao propósito espírita de demonstrar a existência do Espírito.
De forma alguma; ela serve entre outras coisa para mostrar que existe sim, matéria que náo pode ser detectada por equipamentos por mais sofisticados sejam estes, mas apenas por evidências indiretas.
Mais tarde voltaremos ao assunto.
.
Afirmei mesmo o que diz que falei? Se o fiz não recordo... e, não foi você mesmo que disse que “PARA OS ESPÍRITAS É UMA ÚNICA REALIDADE, EM DUAS DIMENSÕES”? o que me soou como declaração de que a matéria escura comprove a espiritualidade...
.
A matéria escura não serve ao propósito que alega! Lembre-se que lhe indaguei: “se a matéria escura, mesmo não sendo observável” é detectável (ainda que teoricamente) por projeções matemáticas, por que o mesmo não se dá com o FCU? E não recebi resposta...
.
O fato de a matéria escura ainda não ser visualizada, caso exista, não significa que continuará do mesmo modo indefinidamente: a ciência gosta muito de superar dificuldades, o mesmo não se dá com a ciência espírita, que se contenta com afirmações definitivas...
.
Mais tarde tornaremos ao tema...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #939 Online: 18 de Maio de 2019, 20:53:17 »
Eu até já tentei algum livro espírita, mas como já tinha lido antes autores como Dostoievski, Alexandre Dumas, Julio Verne e Hermann Hesse,
Nunca consegui passar no máximo da terceira  página.

Que pena tenha parado na terceira: é a partir da quarta página que as coisas começam a pegar fogo!
.
Mas, tô contigo: depois de ler Guerra e Paz, Os Três Mosqueteiros, Viagem ao Fundo do Mar... pegar um Chico é dose!

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #940 Online: 18 de Maio de 2019, 21:02:21 »
Seu montalvão, seu montalvão... espero que toda esta discussão esteja pelo menos proporcionando algum entretenimento. Porque vocês deveriam saber que JungF é tão espírita quanto eu sou tocador de tuba.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #941 Online: 18 de Maio de 2019, 21:03:36 »
...
espíritos...  ::)
Note que não se tá cogitando em ETs materiais que vêm nos discos voadores convencionais da Ufologia. Não haverá ninguém na sala fora os experimentadores + o(a) candidato(a) a "médium", inclusive pode estar fechada. Então o comunicante seria 1 ser (i/semi)material e invisível pros presentes exceto quiçá pro(a) "médium) = espírito :D
...

Que eu saiba ISSO NÃO EXCLUI TELEPATIA, Sr Gorducho. A entidade comunicante pode ser perfeitamente material e estar fora da vista do médium e de todos aqueles presentes no experimento/sessão que seja.
Na vdd ele pode ser material e ainda estar bem ali do lado do médium, conquanto seja visível apenas em comprimentos de onda que o olho humano não enxerga... lembra do predador?

São muitas possibilidades. Basta dar asas a imaginação e criatividade.
Red Bull te da asas
.
Não seria propriamente telepatia, sim clarividência: noticiar o conteúdo de um texto fora das vistas e do conhecimento dos presentes não casa com evento telepático...
.
Mesmo a clarividência não poderia ser aventada, pois desconhece-se experimento do tipo que indique tamanha acuidade clarividencial. Nenhum clarividente, que se saiba, é capaz de nomimar corretamente, digamos, cinco 0bjetos postados em sala lacrada, nenhum... quanto mais ler textos...
.
A exceção são os tipo Ingo Swann capazes de, em visão remota, observarem alienígenas pelados construindo estações espaciais no lado oculto da lua...
.
Mesmo que seja o predador: se capaz de ler texto oculto em experimento controlado mostrará que tem coisa aí...

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #942 Online: 18 de Maio de 2019, 21:04:10 »
Azar ao contrário é raza, que remete a rasa.
É fruto de uma fé rasa, ou de nenhuma fé.
O Sr dá aqueles que crêem nele, aqueles aos quais concedeu livremente e gratuitamentea sua graça.
Céticos certamente não estão entre estes abençoados do senhor.

Deus me falou um dia que não aprecia ser chamado de Sr... respeito é bom e Ele gosta: diga, pois, "Senhor Deus"!

O Senhor Deus não faz acepção de pessoas, portanto sua graça abrange a todos, o que inclui céticos e até mesmo os que o rejeitam...

Em tudo o Senhor seja louvado.

Amém.

Há controvérsias: existe todo um espectro de opiniões, que vai desde um Orígenes que dizia que no fim até o capiroto cantaria hinos de louvou ao Senhor Deus (como queira) e aqueles** que acham que só uns poucos escolhidos, bem poucos mesmo***, terão este privilégio

** não raro, os que pensam assim se consideram parte dessa "elite"

*** uns falam em 144000 (nao me lembro de onde vem este número) ou somente judeus ultra-conservadores ou islâmicos igualmente ultra-conservadores

Correto: algumas almas caridosas anteveem até a absolvição do cramunhão!
.
Outros estreitam a passagem de modo que só possa acessá-la os bons, nas verdade, os bonsbons! Os que assim postulam obviamente se incluam no grupo privilegiado. O resto é palha para o fogo...
.
144.000 é doutrina das testemunhas de Jeová, dizem que, após o armagedon, esse contingente de selecionados governará ao lado de Deus e os demais eleitos ficarão na Terra, agora retornada à condição de paraíso. Os "outros", coitados, vão pra fogueira aniquiladora e deles não restará nem lembrança... o número é citado no livro bíblico do Apocalipse...
.
E vós, em que grupo estareis?

Do grupo dos que não estão em nenhum grupo.

Ou talvez, sendo bom-mau ou mau-bom, deve ter um semi-inferno ou semi-céu reservado para mim.
Mas ora, isso é precisamente este planeta aqui!

Será que já morri e não percebi? O que aconteceu no dia do juizo?
« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 21:10:24 por Fenrir »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #943 Online: 18 de Maio de 2019, 21:11:04 »
Seu montalvão, seu montalvão... espero que toda esta discussão esteja pelo menos proporcionando algum entretenimento. Porque vocês deveriam saber que JungF é tão espírita quanto eu sou tocador de tuba.

Por que eu deveria saber? Meus poderes clarividentes e telepáticos não possuem tamanho alcance...

Se ele não é e parece está disfarçando bem...
.
Consegue solar tico-tico no fubá na tuba?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #944 Online: 18 de Maio de 2019, 21:19:26 »
Disfarçando bem... mal. Como sempre.

Esse aí já foi esotérico, pregador evangélico, fã gay dos mamonas assassinas, já foi Vandinha, e agora encarnou como espírita.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #945 Online: 18 de Maio de 2019, 21:31:16 »

Examinei poucas postagens do Alquimista, insuficiente para fazer comparação...
.
Mas, por que não indagamos do suspeito?
.
Jung, você é ou noé?

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #946 Online: 18 de Maio de 2019, 22:18:28 »
Disfarçando bem... mal. Como sempre.

Esse aí já foi esotérico, pregador evangélico, fã gay dos mamonas assassinas, já foi Vandinha, e agora encarnou como espírita.

So vi a encarnação esotérica dele. Essa outras ai eu não conheço não.
Mas haja saco para ficar investigando essas coisas - por isso não serviria como moderador ou administrador de forum.

Diz aí porque acha que o JungF é ele. Eu não vou fazer como o Montalvão e ficar comparando para buscar pistas, indícios.
To com preguiça de fazer isso.

Ele deve ter/tido mais outras contas.
Porem quando num tópico qualquer, vou partir do princípio que quem eu me dirijo não seja outro alter-ego dele.
Se for, paciência. Mas o cara deve gostar ou precisar disso de alguma forma ou não gastaria tanto tempo emulando essas personagens.
Sendo assim, seria uma boa ação dar atenção ao sujeito.

No mais sendo ou não espírita, sendo ou não sincero (provavelmente não), pelo menos o tópico continuou rendendo assunto.

E ô moderação, manifestem-se ai, pô.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #947 Online: 18 de Maio de 2019, 22:30:17 »
Ao tempo em que surpreende a objeção do Giga à proposta...

A minha bronca é com a mediunidade.

Se o médium acertar o que aparece na telinha vocês vão concluir que um espírito leu e se manifestou através do médium.

Do meu ponto de vista, só posso concluir que o médium obteve a informação através meios anômalos, inerentes a uma capacidade paranormal do "médium".

E aqui empatamos porque se vocês montam um experimento voltado para uma possível manifestação de um espírito também me vejo no direito de supor algo de origem parapsicológica mesmo sabendo que não existem evidências para nenhum destes dois casos.

« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 22:45:47 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #948 Online: 18 de Maio de 2019, 22:33:49 »
passou a frequentar uma casa espírita em que não havia fenômenos, apenas estudos
Como recém admitido ao grupo, uma coisa me causava admiração: a forma como se referiam aos fenômenos, mais estranhos, com inteira naturalidade...
:susto:
:?:
Afinal: tinha/tem ou não tinha/tem fenômenos onde S/Pessoa frequenta/va  :?:

Hahahahahaha!!!

Mas eu estou lhe dizendo: toda essa conversa é tão verdadeira quanto uma nota de 3 reais!

E as contradições continuam... Joguei a isca e ele mordeu.

Preste atenção:

1 - JungF baixou no fórum no começo deste ano se dizendo mulher e ter como apelido "Vandinha".

2 - Mas "Vandinha" deu umas escorregadas e distraidamente usou pronomes masculinos quando referindo a si mesma. Então, antes que alguém mais percebesse, "soltou" o post abaixo com a justificativa:

Citação de: JungF em 25 de Maio de 2018, 13:46:10
Esclarecendo, Vandinha, na verdade Edna, é irmã e não posta mais. Permitiu, já que não se cancela inscrição no CC, que eu assumisse com outro nick.

Sou como o Gorducho, conheço bastante de Espiritismo pois nasci em berço espírita, e gosto de discutir sobre o tema.

Principalmente gostaria de que se provasse que o Espiritismo é pura fraude...

[...] bla bla bla [...]

Este é o movimento espírita, tão fragilizado e sujeito a ataques de toda ordem.

Atentou para os trechos negritados? Este seria o irmão de Vandinha, que na verdade se chamaria EDNA. Muito embora o "irmão" tenha se esquecido de mudar o estilo de escrever de Vandinha, pois este post se parece com os anteriores supostamente escritos pela "irmã".

Mas Vandinha costuma ser o apelido carinhoso de alguma Vanda; é muito peculiar que esta se chame Edna. Porém esse deslize é o de menos porque logo em seguida o irmão de Edna, vulgo Vandinha, afirma ser como você, um profundo conhecedor do Espiritismo pois NASCEU EM BERÇO ESPÍRITA!!!

WHAT A F...?!

Pois esta afirmação era justamente o alvo da casca de banana que a minha inocente perguntinha lançava:

E antes da DE qual era sua religião? Tinha alguma, Sr?

Eu imaginava que o Alquimista não iria se lembrar que em maio seu personagem garantia ter nascido em um lar espírita, assim como o Sr. Gorducho. E veja o que ele diz agora:

Como disse, o ponta-pé inicial veio de uma irmã, mas a motivação veio assim:

Quanto a religião anterior, ja fiz parte do famoso "sou católico, mas não praticante" [...]

Tinha um colega na Escola de Engenharia que... [...] bla bla bla [...]

na ocasião tudo para mim era Umbanda, Candomblé, Vudu, feitiçaria, etc. Fiquei chocado.

[...] 

Essa minha irmã passou a frequentar uma casa espírita em que não havia fenômenos

[...] mais bla bla bla [...]

E não é que agora ele já não nasceu mais em "berço espírita" mas sim em uma família católica?!

Ainda diz que não conhecia nem a diferença entre Espiritismo e Candomblé. E sua "irmã", a tal Vandinha, só se converte ao espiritismo depois de adulta.

Então que diabos de berço espírita é este?!!

JungF é o Alquimista Parafuso Solto e toda essa conversa não passa de trollagem.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #949 Online: 18 de Maio de 2019, 22:43:56 »
... (chiii, agora é que o Fenrir me crucifica!),  para ouvir e sonhar...

Ué, porque? Se for sobre vocabulário, aquela minha observação foi só a constatação de um fato, não uma repreensão.

Iria perder a graça se tentassem fazer o CC ficar mais acessível ao vulgo (note a pretensão aqui), abolindo o linguajar rebuscado, os pedantismos, fanfarronices, nerdisses, esquisitisses e outras isses!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!