Fabricio, num tópico trancado, do desastre da TAM, mencionou algo crucial que pode ser posto assim
Cometi uma falta no passado
Não sei nada desta falta nesta vida, não tenho a mais remota idéia dela
Sofro para quitar a falta, numa espécie de contabilidade moral cósmica infalível
Na vida seguinte, após quitar a falta tambem não tenho consciencia da quitação da falta, menos ainda da falta, duas encarnações passadas!
E Deus ou a providencia divina em toda sua magnanimidade e inteligência não conseguiu nada melhor que isso para ajudar aos pobres diabos presos nessa ciranda
e totalmente ignorantes de sua situação (a nao ser quando desencarnados ou espiritas, diriam)
Todo punição deveria ter uma faceta educativa: ensinar e dissuadir o indivíduo
Como isso pode ter algum efeito se as instruções são totalmente esquecidas sempre ao "encarnar" é algo que escapa a minha compreensão
E como ensinar algo e apagar tudo em seguida. Retenção 0, aprendizado 0.
Isso sem falar em qual seria o mecanismo de uma tal contabilidade moral cosmica que conseguiria equilibrar sempre faltas e suas punições correspondentes como se fosse o fechamento de um balancete...
Seria o que? Algo com "quantica" (mas sem física) no nome?
Mais ainda: fiz merda, morri e no alem-tumulo, eu mesmo escolhi uma punição, para quitar o carma e evoluir
Nasci e esqueci da minha escolha (e como já dito, da falta) e ainda assim tudo conspira para que as coisas transcorram de uma tal forma que minha escolha se concretize quer nessa (ou mais complicado ainda, em outra vida - vá saber)... surreal
E livre-arbitrio, de fato, só parece existir no "mundo espiritual" onde supostamente fazemos as tais escolhas, porque parece que no material, seriamos tão donos de nosso destino quanto uma folha numa correnteza.
Mas a providência divina pode tudo, não é mesmo? Até fazer 2 + 2 = 5
Fosse eu crente ou espírita (e meio troll) recorreria sempre a este "argumento" do deus-pode-tudo juntamente ao nós-não-sabemos-nada-sobre-seus-desígnios**
porque a partir daí não dá para prosseguir nenhum debate.
E o pombo volta triunfante junto ao bando após cagar no tabuleiro todo.
** excetuando-se certos conhecimentos revelados. Sobre estes, eles sabem de tudo mesmo.