Por quê?
Esse ponto não vou prosseguir porque é questão de Crença, e Crença não se discute.
Tanto sua em relação à supremacia do cristianismo reformado "DE" sobre as demais religiões, quanto minha de que se "espíritos" "superiores" estivessem por detrás, os ensinamentos seriam de caráter universalista.
Tablas: tanto crença sua quanto minha
O Templo citado era o de Jerusalém, cuja frequência era o ponto de ligação com os demais judeus. fazia-os bem-vistos pelos pobres e mais simples... o pão era repartido "nas casas", e não no Templo.
Mas não vejo grande importância nestas coisas
Perfeito que não veja grande importância, mas eu estou respondendo a
o "Cristianismo primitivo"ao qual fiz referência não tinha nenhuma das atribuições contidas nas religiões tradicionais
e eu estou a mostrar-lhe que SIM, tinha.
Claro, inicialmente como uma dissidência do judaísmo, a "atribuição" é a que tem qq. dissidência dentro duma linha main.
Depois, se bem me lembro
~20 anos depois da revolta, o Sinédrio baniu os cristãos e até baixou um anátema. Então eles passaram a se reunir separados, com seus ritos (claro).
6 dias por semana oravam genuflexos — pra lembrar da queda — e no domingo (antes do amanhecer porque era dia útil, claro...) de pé pra simbolizar e reabilitação propiciada por JC.
Eram feitas as leituras do VT + as "memórias" dos apóstolos ("proto" NT, certo
);
o sermão;
de novo oração + a tal eucaristia que eu não sei como se diz em vernáculo (os americanos traduzem como thanksgiving);
o beijo;
a consagração de pão + vinho "e água" — não sei se seria aguarem o vinho como era comum ou água água mesmo (a atual benta católica e fluidificada de vocês)
e no fim comiam e levavam pros que não tinham podido comparecer.
Certo
Ritualística religiosa equivalente às das outras...
O princípio de todos os debates, quando honestos, é que a verdade se instaurará cedo ou tarde.
Que seria "verdade"
Crença majoritária
Se sim, HOJE apesar da religião cristã ainda ser majoritária, a tendência atual é ela ser superada pela muçulmana...
Mas, claro: tendências são tendências, e fica em aberto o que seja "verdade"
pela razão
A "razão" fracassou sistematicamente como critério pra apreensão do mundo real. Praticamente tudo que hoje temos como fatos não foi capturado pela "razão", mas por imposição da realidade sobre a imaginação (exemplo obvio e prático além da física quântica é o
marxismo). A "física" do Aristóteles era "racional": ele era uma pessoa muito mais "racional" que a média dos concidadãos dele. Mas é que "raciocínio" pouco serve pra se aprender sobre a realidade.