Cabe a vocês, crentes de todos os tipos, demonstrarem que a consciência pode continuar a sua existência após a morte cerebral.
Os corpos biológicos nascem e morrem, já a consciência é um fenômeno cósmico e energético universal que se manifesta na plano material de novo e de novo, sempre que há a configuração atômica, neuronal, elétrica e biológica conveniente. A consciência "do fulano" ou "do ciclano" é apenas uma ilusão, formada por dois erros de perspectiva:
1- os sentidos físicos, que dão a falsa impressão de uma "referência independente e separada"
2- a personalidade, que dá uma falsa impressão de linearidade temporal, egocentrismo, passado e futuro
A única "consciência" que realmente existe é a "consciência em si", o fenômeno da consciência em si mesmo, a consciência do cosmo (consciência cósmica). É ela que está encarnada em todos os seres viventes.
Não existe morte, o que existe são muitos níveis consciência, muitos mundos e muitos níveis de percepção. Por exemplo, existe o nível de percepção objetivo, da consciência cotidiana e dos sentidos físicos. Existe o nível de percepção onírico, dos sonhos e da imaginação. Existe também o nível de consciência da EQM, que também traz outro estado de percepção da realidade etc. Existem diversos níveis, manifestações e estados da consciência, que por sua vez trazem outros níveis de interação com o Todo.