Autor Tópico: Cientista explica porque a vida após a morte é impossível  (Lida 8229 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Cientista explica porque a vida após a morte é impossível
« Resposta #50 Online: 18 de Novembro de 2017, 19:48:49 »
O que sobrevive após a morte é a CONSCIÊNCIA.

A consciência depende do cérebro. Se o cérebro morre a consciência apaga.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #51 Online: 18 de Novembro de 2017, 20:34:20 »
Deus para mim também existe até provas em contrário, porque não quero crer que a minha alma imortal viva em comunhão com outras em estado de plena anarquia, etc...
Não sei por que, mas me lembrei do Heine...
... Et le vieux Lampe, spectateur affligé de cette catastrophe, laisse tomber son parapluie ; une sueur d'angoisse et de grosses larmes coulent de son visage. Alors Emmanuel Kant s'attendrit et montre qu'il est, non-seulement un grand philosophe, mais encore un brave homme ; il réfléchit, et dit d'un air moitié débonnaire, moitié malin :
« Il faut que le vieux Lampe ait un Dieu, sans quoi point de bonheur pour le pauvre homme... Or, l'homme doit être heureux en ce monde;  c'est ce que dit la raison pratique... Je le veux bien , moi... que la raison pratique garantisse donc l'existence de Dieu. »

E do Edgar Saveney [O Espiritismo e os Espíritas. Revista dos dois Mundos, 15/9/1863]
Celle à peu près de l'effort que le baron de Münchhausen fit, au dire de la légende allemande, pour sortir d'un marais où il était embourbé. Cet illustre personnage saisit, comme on sait, sa perruque à deux mains, et la tira si fort de bas en haut qu'il parvint presque à s'extraire du bourbier!

Vocês normalmente chamam a nossa "Esperança de um futuro moral" de "muletas intelectuais". Que seja! Mas é um erro achar que o ateu o e materialista também não têm as suas muletas. Elas se chamam "Esperança de inconsequência", ou, dependendo do caso, "Esperança de impunidade". Tudo são muletas!
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #52 Online: 18 de Novembro de 2017, 20:34:41 »
Prove que o cérebro é indispensável e que nenhuma outra forma é sequer pensável para conter a consciência. Tá contigo o ônus da prova!
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 18 de Novembro de 2017, 21:04:11 »
Prove que o cérebro é indispensável e que nenhuma outra forma é sequer pensável para conter a consciência. Tá contigo o ônus da prova!

Por que você me atribui um ônus de prova sobre o que não afirmei?

Você conhece algum caso de consciência extra-cerebral? De alguém consciente apesar da morte cerebral?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #54 Online: 18 de Novembro de 2017, 21:26:06 »

Você conhece algum caso de consciência extra-cerebral? De alguém consciente apesar da morte cerebral?
Por acaso já ouvi falar de espíritos. E até onde me consta espíritos não carregariam o cérebro humano, e ainda assim seriam conscientes.

É claro que você vai me dizer que espíritos não são provados. Ok, eu concordo. Mas como se prova a impossibilidade de uma consciência sem o cérebro? Como você prova que alguém com morte cerebral está inconsciente e não meramente na condição de não poder externalizar a sua consciência?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 18 de Novembro de 2017, 22:12:44 »

Por acaso já ouvi falar de espíritos. E até onde me consta espíritos não carregariam o cérebro humano, e ainda assim seriam conscientes.

Até onde sei, os "espíritos" precisam do cérebro de um médium e você e mais ninguém conseguiu ainda provar que "eles" existem de fato e que são algo mais do que fantasias produzidas no cérebro do médium.

É claro que você vai me dizer que espíritos não são provados. Ok, eu concordo. Mas como se prova a impossibilidade de uma consciência sem o cérebro?

Não disse que é uma impossibilidade. Disse que quando o cérebro morre a consciência apaga. Quem fala em impossibilidade é você.

Como você prova que alguém com morte cerebral está inconsciente e não meramente na condição de não poder externalizar a sua consciência?

Isso é óbvio... :histeria:
Se está inconsciente é porque não tem consciência, logo é incapaz de externalizá-la num estado de morte cerebral, não é cara pálida?

inconsciente
adjetivo de dois gêneros
1.
que não é dotado de consciência; incônscio.
"a vida i. dos vegetais"
2.
que perdeu o conhecimento, que está privado de consciência.
"um doente ainda i."

É possível medir com precisão a atividade cerebral das pessoas nos estados consciente e inconsciente. Pessoas num estado de morte cerebral não possuem atividade cerebral logo não há nada que possa justificar a existência de uma consciência ou inconsciência. Afirmar que alguém com morte cerebral pode estar consciente ou inconsciente é tão absurdo quanto dizer que uma peça de picanha está sonhando.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2017, 22:35:02 por Gigaview »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #56 Online: 18 de Novembro de 2017, 22:30:43 »
Cara, não vou nem me dar o trabalho de responder essa. Você entendeu...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 18 de Novembro de 2017, 22:45:23 »
Cara, não vou nem me dar o trabalho de responder essa. Você entendeu...

O que entendi é que você se enrolou. Não é possível estar "intimamente" consciente mas "apagado"e paralisado num estado de morte cerebral em que, por definição, não há registro de atividade cerebral. Essa "possibilidade" é abobrinha espiritóide.

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #58 Online: 19 de Novembro de 2017, 03:59:33 »
A SUA consciência depende do SEU cérebro, sim. O fenômeno em si da consciência, universal e inerente ao universo, não. A existência só é finita do ponto de vista egocêntrico da sua personalidade de aqui e agora. A consciência em si, enquanto fenômeno, encarna e reencarna em diversos níveis de manifestação, cérebros, entes, mundos, do átomo ao vegetal, animal, homem e adiante.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2017, 17:47:46 por criso »
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 19 de Novembro de 2017, 09:05:31 »

Sério?????

O que o forista Gigaview afirmou é a dedução lógica e científica do conjunto de evidências observadas.

Cabe a vocês, crentes de todos os tipos, demonstrarem que a consciência pode continuar a sua existência após a morte cerebral.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 19 de Novembro de 2017, 11:04:40 »
A SUA consciência depende do SEU cérebro, sim. O fenômeno em si da consciência, universal e inerente ao universo, não. A existência só é finita do ponto de vista egocêntrico da sua personalidade de aqui e agora. A consciência em si, enquanto fenômeno, encarna e reencarna em diversos níveis de manifestação, cérebros, entes, mundos, do átomo ao vegetal, animal, homem e adiante.

:histeria: Boa.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #61 Online: 19 de Novembro de 2017, 12:39:55 »
Sério?????

O que o forista Gigaview afirmou é a dedução lógica e científica do conjunto de evidências observadas.

Cabe a vocês, crentes de todos os tipos, demonstrarem que a consciência pode continuar a sua existência após a morte cerebral.
Quando eu sentir alguma necessidade que você acredite nisso, eu vou me esforçar para provar, pode ter certeza.

A mim cabe resguardar o lugar dessa possibilidade, que é o suficiente para a crença de que a alma sobrevive ao nosso corpo físico e ainda assim é capaz de preservar a sua consciência individual, as suas lembranças, enfim, tudo o que caracteriza a sua individualidade.

Se você afirmar que isso é impossível, o ônus da demonstração é seu. Senão contente-se com a sua posição agnóstica, que é a mesma onde me encontro.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #62 Online: 19 de Novembro de 2017, 14:11:49 »
Senão contente-se com a sua posição agnóstica, que é a mesma onde me encontro.
Bom... agnosticismo...
Já é um bom progresso :ok:

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #63 Online: 19 de Novembro de 2017, 14:14:44 »
Os corpos biológicos nascem e morrem, já a consciência é um fenômeno cósmico e energético universal que se manifesta na plano material de novo e de novo, sempre que há a configuração atômica, neuronal, elétrica e biológica conveniente. A consciência "do fulano" ou "do ciclano" é apenas uma ilusão, formada por dois erros de perspectiva:
1- os sentidos físicos, que dão a falsa impressão de uma "referência independente e separada"
2- a personalidade, que dá uma falsa impressão de linearidade temporal, egocentrismo, passado e futuro

A única "consciência" que realmente existe é a "consciência em si", o fenômeno da consciência em si mesmo, a consciência do cosmo (consciência cósmica). É ela que está encarnada em todos os seres viventes.

Não existe morte, o que existe são muitos níveis consciência, muitos mundos e muitos níveis de percepção. Por exemplo, existe o nível de percepção objetivo, da consciência cotidiana e dos sentidos físicos. Existe o nível de percepção onírico, dos sonhos e da imaginação. Existe também o nível de consciência da EQM, que também traz outro estado de percepção da realidade etc. Existem diversos níveis, manifestações e estados da consciência, que por sua vez trazem outros níveis de interação com o Todo.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2017, 14:23:28 por criso »
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #64 Online: 19 de Novembro de 2017, 14:16:21 »
Bom... agnosticismo...
Gorducho, acho muito perigoso ver como progresso quando a opinião de alguém se aproxima da nossa. Isso deixa subentendido que a nossa própria é um ideal a ser alcançado...
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 19 de Novembro de 2017, 16:51:02 »
Sério?????

Quando eu sentir alguma necessidade que você acredite nisso, eu vou me esforçar para provar, pode ter certeza.

Aí será perda de tempo, né? Quem tem necessidade de acreditar não está nem aí para provas.

A mim cabe resguardar o lugar dessa possibilidade, que é o suficiente para a crença de que a alma sobrevive ao nosso corpo físico e ainda assim é capaz de preservar a sua consciência individual, as suas lembranças, enfim, tudo o que caracteriza a sua individualidade.

Você foi além da possibilidade. A possibilidade da sobrevivência da alma ao corpo físico não implica necessariamente na possibilidade dela ser capaz de preservar a consciência individual, suas lembranças, etc. Colocando isso em termos estatísticos, a probabilidade final da sua afirmação inicial se reduz na multiplicação das probabilidades de sobreviver e de estar consciente e nem é preciso saber quais são essas probabilidades para concluir que a probabilidade final da sua afirmativa deve ser extremamente baixa, quase desprezível.

Se você afirmar que isso é impossível, o ônus da demonstração é seu. Senão contente-se com a sua posição agnóstica, que é a mesma onde me encontro.

Ainda ninguém afirmou que é impossível, mesmo assim, do ponto de vista prático/funcional que considera todas as evidências disponíveis até o momento, como disse acima, a probabilidade de ser possível é extremamente baixa, beirando o quase impossível.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 19 de Novembro de 2017, 16:57:23 »
Os corpos biológicos nascem e morrem, já a consciência é um fenômeno cósmico e energético universal que se manifesta na plano material de novo e de novo, sempre que há a configuração atômica, neuronal, elétrica e biológica conveniente. A consciência "do fulano" ou "do ciclano" é apenas uma ilusão, formada por dois erros de perspectiva:
1- os sentidos físicos, que dão a falsa impressão de uma "referência independente e separada"
2- a personalidade, que dá uma falsa impressão de linearidade temporal, egocentrismo, passado e futuro

A única "consciência" que realmente existe é a "consciência em si", o fenômeno da consciência em si mesmo, a consciência do cosmo (consciência cósmica). É ela que está encarnada em todos os seres viventes.

Não existe morte, o que existe são muitos níveis consciência, muitos mundos e muitos níveis de percepção. Por exemplo, existe o nível de percepção objetivo, da consciência cotidiana e dos sentidos físicos. Existe o nível de percepção onírico, dos sonhos e da imaginação. Existe também o nível de consciência da EQM, que também traz outro estado de percepção da realidade etc. Existem diversos níveis, manifestações e estados da consciência, que por sua vez trazem outros níveis de interação com o Todo.

Quando você vai começar a provar todas essas baboseiras que você afirma? Você acha que está num fórum cético ou num penico?

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #67 Online: 19 de Novembro de 2017, 17:02:39 »
Quando você vai começar a provar todas essas baboseiras que você afirma? Você acha que está num fórum cético ou num penico?
Ué, não entendi. Por acaso você discorda que a consciência seja um fenômeno cósmico e energético universal?
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 19 de Novembro de 2017, 17:04:10 »
Bom... agnosticismo...
Gorducho, acho muito perigoso ver como progresso quando a opinião de alguém se aproxima da nossa. Isso deixa subentendido que a nossa própria é um ideal a ser alcançado...

Se o fundamento da opinião é a Ciência, não há perigo algum, como é o caso do ceticismo científico que domina este fórum. A Ciência, através da sua característica da refutabilidade, sempre dá o braço a torcer diante de provas e evidências, o que não é o caso de quem acredita em tosquices cósmicas e coisas do gênero que caracterizam o blá-blá-blá verborrágico espirito-misticóide.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #69 Online: 19 de Novembro de 2017, 17:05:05 »
Se eu debato em oposição ao espiritismo pelos motivos já exaustivamente mostrados...
se eu vejo um emérito debatedor espírita reconhecer que o espiritismo só pode se justificar por Fé e Crença (coisa que eu venho dizendo há anos lá no OP) e se posicionar agnosticamente quanto a possíveis sobrevivências pós-decesso do vaso carnal — postura que também é a minha — ¿como que não vou achar que o oponente "progrediu"?
Note que se um Crente espírita encarar a religião espírita como uma mais dentre as 56000 outras religiões (as 56000 catalogadas pelo Pe. Quevedo (+) a religião marxista que ACHO que ele não incluiu na planilha (-) a própria religião espírita = 56000  + 1 - 1) nada há a objetrar. A única objeção era foi quando — como tenho dito me parece que o oficialismo FEB/CEI está discretamente abandonando essa postura — ela tentou se fundamentar empiricamente se passando como um conhecimento, como ele próprio BRILHANTEMENTE analisa no blog dele.
E se se tem uma postura agnóstica quanto a uma possível sobrevivencia, acho :ok:

By the way: entendi a questão do martinismo lionês como base pro espiritismo :ok:
« Última modificação: 19 de Novembro de 2017, 17:24:45 por Gorducho »

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #70 Online: 19 de Novembro de 2017, 17:07:27 »
Ô chato dos infernos, qual foi a tosquice cósmica?
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 19 de Novembro de 2017, 17:08:32 »
Ué, não entendi. Por acaso você discorda que a consciência seja um fenômeno cósmico e energético universal?

Se você conseguir me convencer com provas e evidências, concordarei agradecendo. Até lá não existem elementos suficientes para levar isso em consideração. Você poderia começar explicando, por exemplo, o que é e por que é um fenômeno cósmico e que tipo de energia está associada a ele.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 19 de Novembro de 2017, 17:13:13 »
Ô chato dos infernos, qual foi a tosquice cósmica?

Chato dos infernos é a vovozinha.

Até que você mostre fatos e evidências que fundamentam a sua verborragia cósmica, tudo isso que você afirma terá o status de tosquice.

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #73 Online: 19 de Novembro de 2017, 17:21:28 »
Estou simplesmente dizendo que a consciência é um fenômeno natural do universo. Ou você vai discordar disso também?
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Offline criso

• Nível 15
  • *
  • γνῶθι σεαυτόν
« Resposta #74 Online: 19 de Novembro de 2017, 17:22:17 »
E você discorda que consciência seja energia?
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!