Sim.
Mas ela é antiga (2006), embora eu ache que hoje aconteceria a mesma coisa.
Não sei se essa foto é na Maré, onde houve a mais prolongada ocupação pelo exército. Mas é difícil entender a complexidade de todos os aspectos destas relações entre os poderes do Estado e as populações destas comunidades.
Claro, eu também não posso falar com autoridade sobre o assunto.
Mas para a ocupação da Maré o BOPE realizou várias operações para preparar o terreno, com muitos confrontos. Um sargento foi morto e retaliações aconteceram. Infelizmente é o que comentei antes com o DiegoJaf... estas coisas saem de controle, e há um processo de retroalimentação na animosidade mútua, com a população sendo atingida por estas retaliações, o que só piora a relação dessas pessoas com a polícia e consequentemente da polícia para com elas. É uma bola de neve.
Violações graves foram cometidas e 9 pessoas foram executadas. Não foram confrontos, foram execuções. E comprovadamente nem todas as vítimas eram criminosas.
Ainda assim durante os 15 meses de ocupação do exército foi feita uma ampla pesquisa com os próprios criminosos, integrantes das forças de ocupação e a população ( são 150 mil habitantes ), e essa pesquisa revelou que a maioria tinha o desejo que a ocupação continuasse.
nos últimos três anos antes da pacificação, o/a senhor/a ou alguém do seu domicílio foi vítima de algum tipo de violação de direito (por exemplo: entrada em domicílio sem autorização, dano corporal ou de propriedade) por parte da polícia dentro da maré? bairro maré área 1 área 2 área 3
sim 22,1% 27% 20,4% 7,7%
é importante e necessário que a força de pacificação continue atuando dentro de favelas? bairro maré área 1 área 2 área 3
concordo totalmente 40,7% 50,8% 29,3% 61,3%
Como eu comentei antes com o Zero, essa pesquisa mostra que apesar da relação difícil com as forças de segurança do Estado, que historicamente não respeitam os direitos de cidadania das populações marginalizadas, ainda assim a maioria não deseja viver em um lugar dominado por criminosos.
Obs: A pesquisa foi dividida em setores. A área 2 da pesquisa é dominada pela facção TC, que entrou em vários confrontos com o exército. Razão pela qual apenas 30% responderam que gostariam que a ocupação continuasse. Claro, ninguém gosta de uma guerra com armamento pesado na porta da sua casa. Mesmo assim, considerando-se estes confrontos terríveis, 30% responderem que desejavam a permanência do exército é um número bastante elevado.
Obs2: Note que o número de violações na área 3 é bem menor que nas outras. Decorre da área 3 ser controlada por milicianos, que geralmente são eles mesmos agentes de segurança do Estado.