Autor Tópico: O que te faria abandonar o ateísmo?  (Lida 11918 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:O que te faria abandonar o ateísmo?
« Resposta #25 Online: 26 de Março de 2018, 07:21:09 »
A posição assumida por ateus em relação a existência de divindades não é uma posição cética, já que não há dúvida, incerteza ou suspensão do juízo, características de uma posição cética, mas a negação categórica, uma sensação de certeza ou de muita segurança de que deuses não existem.
Depende da definição de "ateu". Há várias. Eu, por exemplo, me considero ateu e não afirmo a inexistência, apenas considero que não tenho evidências.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #26 Online: 26 de Março de 2018, 13:17:44 »
Mas você acredita mesmo nisso, não tem dúvidas de que deuses não existem, apesar de admitir não poder provar isso, ou estou errado?
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #27 Online: 26 de Março de 2018, 13:43:40 »
Eu só não acredito mais. Um dia acreditei. Não tenho um milhão de argumentos infalíveis para provar que deuses não existem. Eu. Apenas. Não. Acredito. Mais.
GNOSE

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 26 de Março de 2018, 14:19:35 »
Mas você acredita mesmo nisso, não tem dúvidas de que deuses não existem, apesar de admitir não poder provar isso, ou estou errado?
Eu não vejo motivos para acreditar nos deuses que a humanidade inventou. São absurdos, contraditórios, são um reflexo do que nós somos.

Por outro lado, pode ser que haja algum deus ainda não revelado e que um dia se manifeste, mas isto não aconteceu, portanto não vejo porque me preocupar com sua existência. Apenas os ignoro, embora estude o assunto por estar cercado de crentes chatos, proselitistas, agressivos e até perigosos.

Em resumo: deuses são uma possibilidade, mas não implicam em que eu faça algo a respeito.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 26 de Março de 2018, 15:44:29 »

Não é uma questão de 'acreditar' na não-existência e sim de estar ciente de que, até o momento, não existem evidências de que existam tais tipos de seres.

Qual é o problema de aceitar isto?
Foto USGS

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #30 Online: 26 de Março de 2018, 18:55:20 »
O Skeptikós está usando o termo acreditar/believe de maneira distinta do "sentido comum" - não é no sentido religioso, mas sim no usado por filósofos contemporâneos. É um detalhe semântico que ele insiste porque permite que ele coloque a postura cética como algo distinto de quem aceita (teísta) ou rejeita (ateu) uma afirmação (aka, manifesta uma crença). E também é algo, em geral, irrelevante a nível cognitivo e social.  :)
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #31 Online: 26 de Março de 2018, 19:28:21 »
Como é que tu entregas o jogo do cara assim na maior cara de osso?  :biglol:
GNOSE

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #32 Online: 26 de Março de 2018, 21:19:47 »

Eu não vejo motivos para acreditar nos deuses que a humanidade inventou. São absurdos, contraditórios, são um reflexo do que nós somos.

Por outro lado, pode ser que haja algum deus ainda não revelado e que um dia se manifeste, mas isto não aconteceu, portanto não vejo porque me preocupar com sua existência. Apenas os ignoro, embora estude o assunto por estar cercado de crentes chatos, proselitistas, agressivos e até perigosos.

Em resumo: deuses são uma possibilidade, mas não implicam em que eu faça algo a respeito.

Eu tenho uma visão parecida, mas me considero um "agnóstico ateu". Ou seja, eu não nego que exista um deus, pode existir, mas não vejo motivos para acreditar que exista um até o momento.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Março de 2018, 22:00:42 »

Eu tenho uma visão parecida, mas me considero um "agnóstico ateu". Ou seja, eu não nego que exista um deus, pode existir, mas não vejo motivos para acreditar que exista um até o momento.

São uma possibilidade inútil na medida em que, mesmo existindo, é como se não existissem. Não fazem falta alguma.

Fatos extraordinários exigem evidências extraordinárias. Agora coloque isso numa escala "divina". Talvez um dia, se as evidências surgirem elas sejam tão extraordinárias que estejam além da nossa capacidade de percebê-las. Por outro lado, se forem simples demais, você esperaria que Deus descesse do céu para encenar alguns truques de mágica divina? E que tipo de evidência seria aceita? Se o bicho homem não consegue nem aprovar as evidências de um suposto Messias, imagina a confusão que daria em torno das evidências do pai dele?

Não é preciso dizer que as "provas" subjetivas, resultado de experiências pessoais só valem para consumo próprio. Quando estão no nível de "inspirações" não servem nem para distinguir um Deus de alguma alma penada mas quando são extraordinárias, no nível de um contato imediato do enézimo grau, arremessam o "abençoado" para o precipício da loucura e ninguém além dos crentes vai levar a sério, o que é uma sacanagem divina.

:lol:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #34 Online: 27 de Março de 2018, 01:18:43 »

Não é uma questão de 'acreditar' na não-existência e sim de estar ciente de que, até o momento, não existem evidências de que existam tais tipos de seres.

Qual é o problema de aceitar isto?
Mas não havendo evidências a favor, o que você faz, suspende o juízo (posição cética) ou conclui que não devem mesmo existir, já que nada evidência o contrário (posição ateísta)?

Eu até então me posiciono como agnóstico ou ignóstico (cético) em relação aos deuses das principais religiões, a sensação é de dúvida e suspensão do juízo. No entanto confesso estar a um passo do ateísmo nos últimos meses, já que não mantenho essa mesma posição em relação a deuses nórdicos por exemplo, por qual motivo deveria manter sobre o deus abraâmico ou os deuses hindus, somente por essas religiões não terem sido extintas como a egípcia e a viking, somente por elas estarem presentes em nossa sociedade enquanto as outras não?

Estou passando por esta reflexão.
« Última modificação: 27 de Março de 2018, 01:31:01 por Skeptikós »

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #35 Online: 27 de Março de 2018, 01:28:28 »
O Skeptikós está usando o termo acreditar/believe de maneira distinta do "sentido comum" - não é no sentido religioso, mas sim no usado por filósofos contemporâneos. É um detalhe semântico que ele insiste porque permite que ele coloque a postura cética como algo distinto de quem aceita (teísta) ou rejeita (ateu) uma afirmação (aka, manifesta uma crença). E também é algo, em geral, irrelevante a nível cognitivo e social.  :)
Há um uso incorreto e generalizado dos conceitos de "ceticismo" e "crença". Cético não é aquele que nega ou rejeita alguma coisa, é aquele que dúvida, e duvida é um estado mental onde há ausência de certeza ou crença. A crença por sua vez é um estado mental diferente, é quando você aceita ou rejeita em seu íntimo que algo seja verdadeiro ou falso, se ao fazer isso você se baseia em lógica e evidências, sua crença é justificada, caso contrário é fé (acreditar sem provas).

Acho útil que as palavras sejam usadas com significados precisos, isso garante na minha opinião um debate melhor.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 27 de Março de 2018, 08:34:08 »
São uma possibilidade inútil na medida em que, mesmo existindo, é como se não existissem. Não fazem falta alguma.
Se descobrirmos com certeza absoluta que o Sol é um deus, nada vai mudar. Vai continuar ele lá e nós aqui até que ele faça contacto direto conosco.

Se um deus não se comunica de forma clara e direta conosco, qualquer coisa que a gente faça pode estar certa ou errada, portanto o mais sensato é ignorar esse deus. Se sua existência não foi comprovada, mais ainda.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #37 Online: 27 de Março de 2018, 09:52:22 »
Mas não havendo evidências a favor, o que você faz, suspende o juízo (posição cética) ou conclui que não devem mesmo existir, já que nada evidência o contrário (posição ateísta)?
O cético com mente cientificamente treinada usa também a Navalha de Guilherme
No entanto confesso estar a um passo do ateísmo nos últimos meses, já que não mantenho essa mesma posição em relação a deuses nórdicos por exemplo, por qual motivo deveria manter sobre o deus abraâmico ou os deuses hindus, somente por essas religiões não terem sido extintas como a egípcia e a viking, somente por elas estarem presentes em nossa sociedade enquanto as outras não?

Estou passando por esta reflexão.
Então... é isso  :ok:
Por que acreditar na existência & superpoderes de Jeová ou ﷲ e não no Odin... Xipe Totec... [you name]... :?:
 :?: Se tem algum tipo de evidência pr'algum desses em detrimento de outros :?:
« Última modificação: 27 de Março de 2018, 09:56:14 por Gorducho »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #38 Online: 27 de Março de 2018, 11:16:10 »
Onde eu disse "evidência" eu queria dizer "evidencia", flexão de evidenciar.

Na minha opinião (baseada nas leituras sobre ceticismo que fiz), quando uma pessoa assume uma posição de negação ou aceitação de uma hipótese ou afirmação com ausência de provas, ao invés da dúvida e da suspensão do juízo, ele não está sendo cético, inclusive se o assunto for de caráter científico.

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #39 Online: 01 de Maio de 2018, 16:56:19 »
Os ''ateus'' podem até abandonar a crença ateísta, mas primeiro eles devem abandonar a revolta que tem contra Deus.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #40 Online: 01 de Maio de 2018, 17:01:19 »
Os ''ateus'' podem até abandonar a crença ateísta, mas primeiro eles devem abandonar a revolta que tem contra Deus.

Que revolta?

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #41 Online: 01 de Maio de 2018, 17:09:31 »

Que revolta?

A revolta (birra, ou raiva, se preferir assim) contra Deus.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #42 Online: 01 de Maio de 2018, 17:18:11 »

Que revolta?

E eu que achava que eram ateus por falta de evidências fortes e irrefutáveis quanto a existência de Deus ou deuses.

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #43 Online: 01 de Maio de 2018, 17:41:55 »

Que revolta?

E eu que achava que eram ateus por falta de evidências fortes e irrefutáveis quanto a existência de Deus ou deuses.

Não faz sentido. Também não existem evidências fortes e irrefutáveis quanto a não existência de Deus ou deuses, portanto essa desculpa não cola.

A melhor explicação é que os adeptos da crença ateísta agem como adolescentes birrentos que se rebelam contra os pais.
« Última modificação: 01 de Maio de 2018, 17:45:28 por Martinho Lutero »

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #44 Online: 01 de Maio de 2018, 18:32:24 »
Certo tempo atrás outro forista entrou em uma discussão sobre a existência ou não existência de Deus ou deuses, com o mesmo enfoque argumentativo que você utilizou acima. Para eu não ter de reproduzir aqueles argumentos aqui, sugiro que leia o tópico:

Deus sempre será o melhor argumento.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 01 de Maio de 2018, 23:06:49 »
A melhor explicação é que os adeptos da crença ateísta agem como adolescentes birrentos que se rebelam contra os pais.

E daí? Qual é o problema disso Sr "psicólogo"? Se a birra lhe incomoda tanto, vá embora.

Você deve se lembrar que você está num clube de céticos/ateus (birrentos), sinta-se como um crente convidado que não faz falta alguma. Nada lhe obriga a ficar aqui enchendo o saco. E se ficar, melhor se comportar porque senão será expulso como já feito feito com outros trolls da sua laia.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #46 Online: 01 de Maio de 2018, 23:26:21 »

E daí? Qual é o problema disso Sr "psicólogo"? Se a birra lhe incomoda tanto, vá embora.

Você deve se lembrar que você está num clube de céticos/ateus (birrentos), sinta-se como um crente convidado que não faz falta alguma. Nada lhe obriga a ficar aqui enchendo o saco. E se ficar, melhor se comportar porque senão será expulso como já feito feito com outros trolls da sua laia.

:baby:

Por que o tom ameaçador? Disse algo que acuou você? Parece que sim.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #47 Online: 02 de Maio de 2018, 00:08:30 »

Que revolta?

Não faz sentido. Também não existem evidências fortes e irrefutáveis quanto a não existência de Deus ou deuses, portanto essa desculpa não cola.

E quanto a não existência de fadas, gnomos e sacis.

Assim como os adeptos das crenças afadista, agnomista e assacista.   ::)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #48 Online: 02 de Maio de 2018, 00:20:54 »

:baby:

Por que o tom ameaçador? Disse algo que acuou você? Parece que sim.

Não encare como ameaça, senhor Martinho, mas como aviso. O fórum tem regras que o senhor, aparentemente, ignorou. Estão na sessão inicial.  :ok:

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #49 Online: 02 de Maio de 2018, 00:25:28 »

Que revolta?

E quanto a não existência de fadas, gnomos e sacis.

Assim como os adeptos das crenças afadista, agnomista e assacista.   ::)

Por enquanto, dos aí listado por você, só tinha ouvido falar da crença ateísta.

Quando encontrar indícios de crenças afadistas, agnomistas, assacistas, aunicornistas, ou mesmo de aalienigenistas, me avisa, tá?!  :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!