deus começou a existir, por acaso?
Se D·us NÃO passou a existir, o mesmo se pode pensar do Universo.
Note que Big Bang nada reza sobre isso pois é só um modelo cosmológico sobre aquilo que aparentemente se sucedeu DEPOIS de 1
tempo de Planck da suposta unificação das "forças". Mas então as tais "forças" têm tanto direito de não terem "passado a existir" quanto D·us.
Note que tudo não passa de MODELOS. Nós NADA SABEMOS acerca do Universo "antes" do (aparentemente de fato acontecido...) BB.
Note que alegar eventualmente que o "antes" "não existiu" é estéril de novo, pois essa coordenada tempo é componente do modelo e portanto, por definição, só válida DENTRO do modelo (matemático/cosmológico no caso).
Vc está criticando o meu argumento ou o argumento dos teístas?
O seu argumento porque alega que a existência de não-caos evidencia a presença dum demiurgo ("D·us" no caso, claro). Mas aí arbitra que o Universo NÃO é caótico e usa isso pra "provar" seu argumento.
Ora, nós podemos arguir que o Universo É caótico e portanto não existe essa evidencia.
E como tanto nós como S/Pessoa temos o direito de opinar sendo a priori os 2 pontos-de-vista igualmente válidos, não serve pra essa "prova" visto que a negativa tem peso igual (nós "achamos" vs S/Pessoa "acha"). I.e.: não existe um padrão externo pra balizar as argumentações dos partidos.
Note que é análogo àquela discussão entre o Sócrates e o Trasímaco [
República I] sobre o "justo" (na qual o Trasímaco é mais sensato que o Sócrates).
Mas para algo ser logico ele não precisa que suas premissas sejam verdadeiras?
Só complementando o que já lhe foi dito logo acima, e pra não fica só na Física: lembre-se dos exemplos que lhe trouxe acerca da higiene.
Se a saúde é determinada pelo equilíbrio entre humores/fluídos cósmicos — premissa lógica pras pessoas daquelas épocas...
se água quente abre os poros;
ENTÃO banhos quentes são potencialmente nocivos à saúde pois facilitam a entrada pelos poros dilatados de humores potencialmente desequilibrantes do prévio equilíbrio existente (o banhista estava são quando foi pro banho...).
Tenha muito cuidado em não confundir SEU conhecimento empírico atual com "proposição lógica".
E daí carimbar
ILÓGICA proposições feitas por pessoas sem seu atual conhecimento. Ou mesmo na questão de costumes pra populações com arcabouço formativo diferente do nosso. Principalmente naquelas épocas onde as comunicações eram difíceis e populações podiam desenvolver suas respectivas sociedades praticamente sem influencias recíprocas...