A bíblia deixa claro que há predestinação de uns pra "salvação" e outros pra perdição:
Efésios 1:4-5 / 1:11
e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de SUA livre vontade --- LIVRE VONTADE DO JEOVÁ, CLARO ---,
Nele é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de SUA vontade,
1 Pedro 1:19
o Cordeiro imaculado e sem defeito algum, aquele que foi *predestinado antes da criação do mundo*
Romanos 8:9
Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos. E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou.
Romanos 9:11-23
Antes mesmo que fossem nascidos, e antes que tivessem feito bem ou mal algum (para que fosse confirmada a liberdade da escolha de Deus --- LIBERDADE DO DEUS BÍBLICO MAS NÃO DAS "CRIATURAS" ---, que depende não das obras, mas daquele que chama), foi dito a Rebeca: O mais velho servirá o mais moço (Gn 25,23). Como está escrito: Amei Jacó, porém aborreci Esaú (Ml 1,3). Que diremos, pois? Haverá injustiça em Deus? --- SIM!!! CADÊ O LIVRE-ARBÍTRIO? --- De modo algum! Porque ele disse a Moisés: Farei misericórdia a quem eu fizer misericórdia; terei compaixão de quem eu tiver compaixão (Ex 33,19).
Dessa forma, a escolha não depende daquele que quer, nem daquele que corre, mas da misericórdia de Deus. Por isso, diz a Escritura ao faraó: Eis o motivo por que te suscitei, para mostrar em ti o meu poder e para que se anuncie o meu nome por toda a terra (Ex 9,16). Portanto, ele tem misericórdia de quem quer, e endurece a quem quer. Dir-me-ás talvez: Por que ele ainda se queixa? Quem pode resistir à sua vontade? --- E PESSOA AINDA NÃO PODE SE QUEIXAR DE SER PREDESTINADA A SER MÁ OU CONDENADA ---
Mas quem és tu, ó homem, para contestar a Deus? Porventura o vaso de barro diz ao oleiro: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro para fazer da mesma massa um vaso de uso nobre e outro de uso vulgar? (Onde, então, está a injustiça) --- ONDE? KKK --- em ter Deus, para mostrar a sua ira e manifestar o seu poder, suportado com muita paciência os objetos de ira preparados para a perdição, "mostrando as riquezas da sua glória para com os objetos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória?"
Em primeiro lugar, sobre a Onisciência Divina, ciência prévia dos eventos não é a causa de que tenham ocorrido. As coisas não ocorrem somente porque Deus sabe. Deus, apesar de saber previamente os acontecimentos futuros, dá ao ser humano a possibilidade de modificá-los.
Biblicamente todos são predestinados para a salvação (Efésios 1:5) e só se perderá quem assim o escolher (
na cruz, Cristo devolveu o livre-arbítrio do ser humano para poder decidir a quem irá seguir – 1 Pedro 1:2).
Os textos a seguir são muito claros em afirmar que Deus
não predestina para a perdição eterna: Jeremias 21:8, Ezequiel 18:23 e 32; Mateus 7:21, Atos 10:34, 35, 17:30, 2 Pedro 3:9, Apocalipse 2:10, 22:17, etc. (Você lerá outros versos no presente estudo).
Para entender Romanos 9:13-18 – texto
usado pelos Calvinistas “a favor” da predestinação (a não- bíblica), é importante seguir alguns passos:
1) Analisar a perícope (bloco de um texto que trata do mesmo assunto), que vai do capítulo 9 ao 11. É importante ler os três capítulos que tratam do mesmo tema, pois, é ao considerar o todo que podemos entender o específico (nesse caso, a mensagem que a Bíblia quer transmitir sobre a predestinação).
2) Ficar atento(a) às seguintes palavras-chave:
“eleição” e “coração endurecido”.Isso ajudará sua mente a entender o uso de tais termos no contexto bíblico.
3) Relacionar as seguintes informações e ideias contidas nos capítulos:
(1) Paulo está falando do povo de Israel;
(2) Deus e Sua Palavra não falharam em relação às promessas ao povo;
(3) Israel errou;
(4) A justiça vem de Deus, nas das obras;
(5) Não há diferença entre judeus e gentios (10:12). Deus abençoa a todos;
(6) Israel era rebelde e desobediente (10:21).
Perceba que o assunto já se torna mais fácil de entender:
o endurecimento do coração veio da parte deles. Todo estudioso sabe que Deus é apresentado na Bíblia fazendo coisas que Ele não impede de acontecerem. Portanto, o Senhor
não pode ser acusado pelo “endurecimento” do coração do povo (e muito menos de faraó – ver Êxodo 7, 8).
(7) Deus não rejeitou Israel (11:1);
(8) Deus conheceu o Seu povo de antemão (11:2);
(9) Alguns “ramos” (Israelitas) foram cortados por causa da incredulidade deles! (11:20).
Depois dessas informações, podemos concluir que:
(1) O “fazer vasos para a ira” da parte Divina depende da resposta negativa do pecador ao plano de Salvação. A pessoa se torna “vaso de ira” se rebelar-se e se desviar dos caminhos do Criador (11:22 e 23).
(2) Deus não faz ninguém ser um “vaso para ira” (1 Tessalonicenses 5:9), a não ser que a pessoa queira se perder (ver 1ª Timóteo 2:4; Apocalipse 22:17).
(3) O Senhor permitiu que todos, Israelitas e gentios, fossem pecadores (Romanos 3:23) para que todos recebessem a misericórdia (11:32).
Não é por acaso que Paulo finaliza do assunto com um hino de louvor a Deus por
Sua Salvação disponibilizada a todas as raças! (compare com Mateus 24:14):
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Romanos 11:36.
E, para finalizar: o texto que “resume a Bíblia” é suficiente para derrubar a tese de que Deus predestina algumas pessoas “para a perdição”:
“Porque Deus amou ao mundo >[todos] de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê [não somente os “predestinados” no conceito de João Calvino] não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.http://novotempo.com/namiradaverdade/romanos-913-18-e-a-predestinacao/Agora você pode dormir mais tranquilamente, Agnoscetico!
![Big LOL! :biglol:](../forum/Smileys/default/28.gif)