Vejam os três grandes motivos de porque o uso de Big Data + IA é superior à "mão invisível do mercado" em relação à eficiência na alocação dos recursos:
1. O Big Data pode encontrar e usar
conhecimento tácito. Hayek acredita que a fragmentação é a principal forma de conhecimento, e há muito conhecimento tácito, como costumes locais e hábitos de consumo, que são desorganizados e implicados na vida social (Hayek, 1937). Consequentemente, ele ataca a ideia de que a economia planificada pode ir mais longe e dominar as informações econômicas necessárias, de
modo a elaborar um plano científico do sistema econômico nacional (Hayek, 1935, 208-9). Enquanto a “interconexão” da Internet construiu uma enorme rede pool de informações, que parcialmente resolve o problema da "Divisão do Conhecimento", mas, ao mesmo tempo, produz mais conhecimento tácito no processo de interação da rede individual. Esse tipo de conhecimento tácito tem características individuais e
frequentemente
tem efeito de grupo e efeito de profecia de auto-evidência , o que parece muito complexo. Como um tipo de conjunto de dados, os big data têm as características de grande capacidade, muitos tipos, velocidade de acesso rápida e alto valor de aplicação. Pode coletar, armazenar e analisar os dados com grande quantidade, fontes dispersas e formatos diversos. Hoje, os sites de comércio eletrônico podem realizar marketing personalizado de rede com base na compra dos registros dos clientes, registros de navegação, trajetória de viagens e assim por diante, ao longo dos anos, por conta da previsão de hábitos de consumo dos clientes pela tecnologia de big data. Juntamente com a lógica de desenvolvimento do big data, a revolução completa dos dados será realizada no futuro (F. Wang 2015). Espera-se que as informações
sejam sequenciadas, obtidas com amostra completa, armazenadas e analisadas, o que criará condições para a
descoberta e utilização do
conhecimento tácito.
2. O big data torna o Now Casting possível. Além da abrangência das informações de que o plano depende, o intervalo de tempo do plano também foi amplamente criticado. Esse atraso faz com que o plano fique aquém do desenvolvimento de atividades econômicas, e até produz erros devido à perda de informações na transmissão de informações. Em comparação com a tecnologia tradicional, o
big data reduz bastante o tempo de coleta e tratamento de informações com base em armazenamento massivo de informações, computação em nuvem e aplicativos da Internet . Mais importante, o big data não enfatiza o cenário teórico anterior , não dependem dos requisitos de alta qualidade das informações, não prestar atenção à relação causal entre variáveis, a lógica interna é “teoria orientada por dados” (D. Wang 2015), “dados são fatos”, “dados são decisões” (Zhou 2013), que podem encontrar problemas, alterar para planos, macro-previsão
(Liu e Xu 2015) e reforçar a supervisão em tempo real.
3. Big data pode promover oferta e demanda personalizadas e diversificadas. O design artificial de Hayek e a preferência compulsória de criticar a economia tradicional planejada negam a liberdade humana e consideram que o mercado é compatível com a razão humana (Hayek 1944, 91-104). Na verdade, na era dos dados pequenos, as preferências do consumidor só podem ser subdivididas em determinados grupos e não podem
ser quantificadas com precisão para indivíduos,
empresas geralmente implementam produção em massa para o alvo e fornecem produtos homogêneos, e o mercado é inundado pelo consumo de ondas. Assim,
a chamada "liberdade de escolha" é relativamente
limitada, um grande número de "singularidade" personalizada, pequena e fragmentada, as demandas dos consumidores são aniquiladas na
“cauda longa” da curva de demanda (Ren e Xin 2015), e ignoradas pela
“lei de custo-benefício”. As verdadeiras preferências são
forçadas a abandonar; há
escolhas limitadas em vários produtos homogêneos “fornecidos” pelo mercado. A ascensão do big data elimina o gargalo técnico de resolver a demanda de “cauda longa”. Uma vez que a produção e a oferta podem ser planejadas de acordo com as preferências individuais, a cegueira do mercado em si pode ser superada e as vantagens da alocação racional de recursos na economia planejada pode ser colocado em jogo completo.
https://www.jstor.org/stable/10.13169/worlrevipoliecon.8.2.0138#page_scan_tab_contents