'Chega de terceirizar militar pra tudo', diz Bolsonaro
Candidato, que é capitão da reserva, quer limitar utilização das Forças Armadas
Eduardo Bresciani
13/08/2018 - 21:26 / 13/08/2018 - 21:40
O deputado e candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, criticou a utilização frequente das Forças Armadas pelo governo federal nas últimas gestões em diversas atividades. Pela Constituição, as Forças servem “à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”. Para Bolsonaro, tem havido excessos. “Chega de terceirizar militar pra tudo. Todos os governos utilizaram as Forças Armadas de matar mosquito à violência no Rio” — afirmou Bolsonaro, que é capitão da reserva.
O candidto afirmou que o seu programa de governo recebeu algumas contribuições de seu vice, o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB). O também general da reserva, Augusto Heleno, porém, é quem comanda o debate na área.
SEGURANÇA JURÍDICA – Uma das ideias é dar mais “segurança jurídica” para militares que atuem, por exemplo, em operações de Garantia de Lei e Ordem (GLO). Bolsonaro cita como exemplo a operação no Haiti, que teve Heleno como o primeiro comandante, e afirma que é preciso impedir processos contra operadores de segurança que vierem a matar em confronto.
“A GLO vai continuar desde que o pessoal dê retaguarda jurídica pra nós. Vocês podem imaginar um amigo de vocês, soldado do Exército, com 20 anos, que numa missão de madrugada troca tiro com marginal e há um imprevisto, você manda esse cara para auditoria militar para pegar de 12 a 30 anos de cadeia, acha justo isso? Não é justo — avaliou.
Para o candidato, a operação no Haiti deu certo porque “todo mundo descarregava em cima” em pessoas armadas: “Vocês não dizem que estamos em guerra? Em guerra os dois lados atiram. Se o governo não quer confronto, não mande a tropa lá. No Haiti resolvemos o assunto, elemento com arma de guerra, todo mundo descarregava em cima dele” — afirmou Bolsonaro.
https://oglobo.globo.com/brasil/chega-de-terceirizar-militar-pra-tudo-diz-bolsonaro-22975438