Autor Tópico: Governo Bolsonaro  (Lida 112400 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re:Governo Bolsonaro
« Resposta #50 Online: 12 de Outubro de 2018, 20:22:20 »
O velho Lúcifer,  sempre pensando mal das pessoas que tem ideais tão nobres.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 12 de Outubro de 2018, 23:07:18 »
Sim, o Bozo comentou no vídeo.

E como sempre o PT deve ter um motivo para se preocupar tanto com os indiozinhos que vivem em áreas tão ricas em minérios, madeira e animais silvestres vendidos por contrabando.

Vai ser o Pré-Solo, a vaca indígena de um milhão de tetas para financiar tudo que o Pré-Sal quase financiou.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 13 de Outubro de 2018, 18:23:57 »

Como o segundo turno para presidente pode devastar a ciência brasileira

Artigo na revista Nature defende que um dos candidatos é uma ameaça para o desenvolvimento da ciência no país.

Por João Pedro Henrique -out 10, 201817
Compartilhar no Facebook Tweet no Twitter 

As eleições presidenciais brasileiras de 2018 tomaram conta do noticiário nacional e internacional. Com os resultados do primeiro pleito no último dia 7, que selou o segundo turno entre o deputado Jair Bolsonaro (PSL), e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), a disputa do segundo turno promete ser ainda mais acirrada do que a realizada em 2014, na qual uma diferença de pouco mais de 3,5 milhões de votos separaram a primeira colocada, Dilma Rousseff e o segundo: Aécio Neves.

Entretanto, a votação do candidato do PSL Jair Bolsonaro no primeiro turno preocupou alguns dos mais importantes periódicos mundiais, principalmente devido ao histórico de declarações do candidato. Não poderia ser diferente com as revistas científicas. Ainda antes do primeiro pleito, a Nature, uma das mais respeitadas publicações do ramo, alertou em um artigo sobre a ameaça à ciência e ao meio ambiente brasileiro que o plano de governo de Jair Bolsonaro apresenta e fez um apelo ao eleitor brasileiro.

O plano de Jair Bolsonaro para o meio ambiente e a ciência

Jair Bolsonaro, deputado federal pelo Rio de Janeiro, começou a ganhar destaque no início da década. Sempre com declarações polêmicas sobre minorias, o presidenciável da extrema direita ganhou palanque nos últimos 4 anos, bastante motivado pelo cenário de descrença da população em geral com a situação política, econômica e social do país, e tenta agora, em sua primeira eleição presidencial, a cadeira máxima do executivo.

Somos uma plataforma dedicada ao conhecimento que só poderá continuar a existir graças a sua comunidade de apoiadores. Saiba como ajudar.

Durante seus 28 anos como deputado federal, Bolsonaro militou ativamente para enfraquecer as regulamentações ambientais do país. Vale ressaltar que em 2011 votou a favor da reforma do Código Florestal, reforma esta que foi duramente criticada pela bancada ambientalista da época e que foi posteriormente aprovada com ressalvas pela então presidenta Dilma Rousseff.  Em seu artigo a Nature relembra a declaração do presidenciável que pretende proceder com a saída do Brasil do Acordo Climático de Paris de 2015, acompanhando decisão tomada em junho de 2017 pelo presidente norte-americano Donald Trump, o qual também foi alvo de diversas críticas de ambientalistas e cientistas de todo o globo.

Nas duas páginas dedicadas às áreas de Inovação, Ciência e Tecnologia, de seu plano de governo intitulado O caminho da prosperidade, Bolsonaro critica o atual modelo de pesquisa do país e defende uma reforma dos currículos universitários, estes que “devem estimular e ensinar o empreendedorismo”, inserindo uma visão puramente mercantil no ensino superior.

Sobre a ciência, o programa defende que “A pesquisa mais aprofundada segue um caminho natural. Os melhores pesquisadores seguem suas pesquisas em mestrados e doutorados, sempre próximos das empresas”. Notemos entretanto, que Bolsonaro não aponta um significado para “pesquisa mais aprofundada”, assim como parece desconhecer a realidade do país, que conta com grande parte da pesquisa brasileira sendo realizada em instituições públicas.

O programa também aponta para uma possível participação do setor privado no financiamento de programas de pesquisa como uma alternativa. Todavia, como citaram os professores da UFRJ, Carlos Frederico Rocha e Tatiana Roque em entrevista ao jornal Nexo, essa não é, sozinha, a solução mágica para o problema da pesquisa que enfrenta o país. Não somente isso, um relatório publicado em 2012 por autoridades norte-americanas, apontou a importância do investimento público na área da ciência. Nos EUA, embora mais de 70% das atividades de pesquisa sejam realizadas no setor privado, apenas 13% desse trabalho é de pesquisa básica, setor onde se encontra o maior potencial para a inovação. Munido disso, o trabalho alerta que “O financiamento público é essencial para sustentar a excelência das instituições públicas de pesquisa que desempenham um papel significativo no sistema de inovação dos EUA”. No Brasil, o cenário não teria motivos para ser diferente, e em entrevista ao artigo da Nature, Luiz Davidovich, físico teórico e presidente da Academia Brasileira de Ciências, cita que o orçamento de CTI (Ciência, Tecnologia e Inovação) sofreu uma redução de aproximadamente dois terços em relação ao orçamento governamental de 2010.

Finalizando o seu programa para essa área, Jair Bolsonaro cita que “O Brasil deverá ser um centro mundial de pesquisa e desenvolvimento em grafeno e nióbio, gerando novas aplicações e produtos”. A obsessão do presidenciável pelo nióbio não é recente, todavia ele parece mais uma vez desconhecer os campos de pesquisa do país. Historicamente, o Brasil possui pesquisa bastante ativa e de referência mundial na área da medicina, com destaque para a FIOCRUZ e o polo médico de SP, na agricultura com a EMBRAPA, na área de Minas e Energia com a PETROBRAS e a VALE, e em diversas outras áreas de base das ciência naturais, biológicas e humanas nas Universidades, Institutos Federais e Institutos de Pesquisa espalhados pelo país. Notemos mais uma vez, que com exceção do pólo médico de SP e da VALE, todas as outras instituições são de financiamento público.

Sendo assim, em seu plano de governo, Bolsonaro aparenta desconhecer a realidade da ciência brasileira, assim como as tendências internacionais da importância dada ao  investimento público nessa área. Seu programa não demonstra nenhum interesse no aumento dos atuais pífios 0,6% do PIB. Porém a mais grave ameaça é limitar a ciência brasileira a apenas um pequeno leque de especialidades, ameaçando a soberania nacional na produção de conhecimento, contribuindo para o aumento da fuga de cérebros e da submissão do país ao mercado e a indústria internacional.

[...]

https://universoracionalista.org/como-o-segundo-turno-para-presidente-pode-devastar-a-ciencia-brasileira/

« Última modificação: 13 de Outubro de 2018, 18:30:26 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 13 de Outubro de 2018, 18:26:08 »

O restante do texto  discorre sobre o plano do Haddad, mas como aqui é um  tópico sobre o governo Bolsonaro (além do mais o Haddad já era), eu não coloquei  o restante, quem quiser ver  o restante basta ir no link.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #54 Online: 13 de Outubro de 2018, 18:26:27 »
Todos sabem que a Nature é COMUNISTA.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 13 de Outubro de 2018, 18:27:33 »

Esta parte sobre investimento em ciência e tecnologia é um dos pontos em que acho que poderá haver retrocesso, talvez grave retrocesso.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 13 de Outubro de 2018, 18:28:34 »
Todos sabem que a Nature é COMUNISTA.

Pois é,  Comunistona, e Globalistona.

:biglol:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 13 de Outubro de 2018, 18:29:40 »

E darwinismo também é coisa de comunista.

:hihi:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #58 Online: 13 de Outubro de 2018, 19:01:32 »
Possivelmente Norobalso  acha que(e eu também) a "ciência" brasileira produz pouco conteúdo realmente importante por se deter em estudos e pesquisas que rendem pouco no que diz respeito à geração de riquezas propriamente dita.

Pode ser interessante dar uma sacudidela nesse modelo ou processo que não rende e é gastador de recursos que poderiam ser melhor realocados com melhores estratégias.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 13 de Outubro de 2018, 19:12:33 »
Possivelmente Norobalso  acha que(e eu também) a "ciência" brasileira produz pouco conteúdo realmente importante por se deter em estudos e pesquisas que rendem pouco no que diz respeito à geração de riquezas propriamente dita.

Pode ser interessante dar uma sacudidela nesse modelo ou processo que não rende e é gastador de recursos que poderiam ser melhor realocados com melhores estratégias.

Pode haver melhorias,  entretanto qual  proposta real de melhoria o  que B  tem para  a produção científica no Brasil ?

Você sabe dizer ?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 13 de Outubro de 2018, 19:15:39 »

O que significa especificamente e exatamente "geração de riquezas propriamente dita" ?

Os governos da  Alemanha e dos Estados Unidos  só investem em ciência  que faz "geração de riquezas propriamente dita" ?

Os governos da  Alemanha e dos Estados Unidos  não investem em ciência básica ?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 13 de Outubro de 2018, 19:17:22 »

O que é exatamente   "conteúdo realmente importante" ?

Qual o tipo de  conteúdo  e pesquisa  científica não realmente importante ?

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #62 Online: 13 de Outubro de 2018, 19:19:21 »

Pode haver melhorias,  entretanto qual  proposta real de melhoria o  que B  tem para  a produção científica no Brasil ?

Você sabe dizer ?
http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000614517//proposta_1534284632231.pdf

À partir da página 48. Duas página.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2018, 19:22:11 por Gauss »
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #63 Online: 13 de Outubro de 2018, 19:23:10 »
O fato de Bolsonaro não ter se aprofundado neste tema não torna o plano de Haddad automaticamente bom.
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #64 Online: 13 de Outubro de 2018, 19:29:56 »

O que significa especificamente e exatamente "geração de riquezas propriamente dita" ?
Produzir patentes e domínio de tecnologias de ponta.

Os governos da  Alemanha e dos Estados Unidos  só investem em ciência  que faz "geração de riquezas propriamente dita" ?
Todos os países tem lá seus estudiosos e pesquisadores de coisas idiotas ou pouco importantes, mas poucos miram no  que mais importa.

Os governos da  Alemanha e dos Estados Unidos  não investem em ciência básica ?
O que seria ciência básica?

Ciência é aumento de empiria, não existe aumento de empiria básico, só aumento. Tão somente porém, alguns aumentos de empiria geram mais riquezas que outros.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2018, 19:39:05 por Sergiomgbr »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 13 de Outubro de 2018, 19:39:48 »
O fato de Bolsonaro não ter se aprofundado neste tema não torna o plano de Haddad automaticamente bom.

Eu não irei votar no Haddad. 

Mas,  isso não faz com que eu  enxergue  e/ou acredite  que  os planos e intenções  do  B  pelo  menos  mantenham o que já estava sendo feito e foi feito em termos de investimento estatal federal para a pesquisa científica  no  Brasil  no  período   2006 a 2014.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 13 de Outubro de 2018, 19:41:36 »

Um exemplo é a Teoria da Evolução. 

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 13 de Outubro de 2018, 19:43:15 »

Outro exemplo é  a Teoria das Cordas, outra é a TRG,  e de forma semelhante  diversas outras teorias da física.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #68 Online: 13 de Outubro de 2018, 19:54:41 »

Outro exemplo é  a Teoria das Cordas, outra é a TRG,  e de forma semelhante  diversas outras teorias da física.

Ah, sim essa mania de tomar especulação por ciência.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #69 Online: 13 de Outubro de 2018, 20:03:03 »

Um exemplo é a Teoria da Evolução.
Então, como eu disse, ciência é aumento de empiria, não havendo essa figura de aumento de empiria básico. No que diz respeito ao que é ciência numa teoria qualquer, não se trata de aumento de empiria básico, só aumento de empiria, em sua totalidade.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #70 Online: 13 de Outubro de 2018, 20:09:48 »

Eu não irei votar no Haddad. 

Mas,  isso não faz com que eu  enxergue  e/ou acredite  que  os planos e intenções  do  B  pelo  menos  mantenham o que já estava sendo feito e foi feito em termos de investimento estatal federal para a pesquisa científica  no  Brasil  no  período   2006 a 2014.
Também acho isso.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #71 Online: 13 de Outubro de 2018, 20:14:33 »

Denomina-se Ciência básica aquela que não visa aplicabilidade imediata. No entanto, historicamente, algumas das aplicações mais impactantes da Ciência se originaram na pesquisa básica.  Na pesquisa básica o objetivo é o conhecimento de algum aspecto da Natureza, quando ainda não se enxerga nenhuma aplicação possível deste conhecimento em um projeto comercial ou de engenharia.

Porém não existe nada mais lucrativo e útil que o conhecimento.  Ao contrário do que você parece estar supondo, buscar o conhecimento apenas pelo conhecimento rende muito no que diz respeito à "geração de riquezas propriamente dita."

Exemplo de pesquisa aplicada: desenvolver um sistema de injeção eletrônica que substitua os carburadores em motores de combustão interna.

Exemplo de pesquisa básica: teoria para resolver as aparentes incompatibilidades das equações de Maxwell com a Física Clássica.

O primeiro exemplo rendeu os módulos de injeção eletrônica. O segundo, a teoria da relatividade, é responsável pela revolução da energia nuclear e até o GPS só é possível graças a Einstein.

Mas o Brasil investe pouco em pesquisa básica. Então nisso Boçalnato estaria errado também, porque a maior parte da boa pesquisa brasileira é aplicada. Temos a soja mais produtiva do mundo graças a uma pesquisa da EMBRAPA e a solução para o mosquito da dengue pode vir de pesquisas da Fiocruz.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #72 Online: 13 de Outubro de 2018, 20:15:05 »
A ciência no Brasil é, infelizmente, extremamente dependente do estado. Há um descompasso brutal entre as universidades e centros de pesquisa com empresas e com o mercado em geral. Nao há nenhuma expectativa de melhora especialmente em momento de crise econômica. Seria possível incrementar o orcamento da ciência aqui no Brasil, mas pra isso precisaria de cortes em outras áres e , embora tenha, os grupos de interesse nao querem abrir mao de jeito nenhum.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #73 Online: 13 de Outubro de 2018, 20:19:07 »
A ciência no Brasil é, infelizmente, extremamente dependente do estado. Há um descompasso brutal entre as universidades e centros de pesquisa com empresas e com o mercado em geral. Nao há nenhuma expectativa de melhora especialmente em momento de crise econômica. Seria possível incrementar o orcamento da ciência aqui no Brasil, mas pra isso precisaria de cortes em outras áres e , embora tenha, os grupos de interesse nao querem abrir mao de jeito nenhum.

E Boçalnato não tem como estimular as empresas a investir em pesquisa. Empresas aqui são mais consumidoras que produtoras de tecnologia.

Portanto, o pouco que está escrito no seu programa de governo me parecem palavras vazias.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #74 Online: 13 de Outubro de 2018, 20:30:07 »
Outra coisa: o cara vai tirar o Brasil do Acordo de Paris.

Que vantagem o Brasil tem nisso?

Nenhum país ( pelo menos nenhum no planeta Terra ) pode se beneficiar com isso, mas pelo menos nos EUA do Trumpnaro há setores econômicos que investiram nesse lobby. Mas é engraçado um país como o Brasil que produz talvez a energia elétrica mais limpa do mundo querer sair do acordo.

Isso pra mim só explica de onde está vindo parte do dinheiro e do suporte que levou a campanha de um candidato caricato por um micro partido, a vencer uma eleição nacional.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!