Chanceler trumpista ameaça Huawei e prejudica relação Brasil-ChinaEm artigo publicado na Folha de S.Paulo nesta quarta-feira (26), o colunista Nelson de Sá destaca que decanos do Itamaraty estão preocupados com os sérios prejuízos que a gestão do chanceler trumpista Ernesto Araújo pode acarretar para a relação com o maior parceiro comercial do Brasil
26 de junho de 2019, 05:23 h
247 - "Jair Bolsonaro, no despacho da Reuters, 'deve se reunir com Xi Jinping por 40 minutos na sexta, segundo programação divulgada' pelo Planalto. Porém 'diplomata chinês disse que, dada a agenda lotada no G20, qualquer encontro provavelmente seria informal e breve', anotou a agência".
"Dois dias antes do anúncio do encontro pelo governo brasileiro, o chanceler Ernesto Araújo surgiu na revista Veja afirmando que a 'restrição à Huawei está sob avaliação' ”.
" 'Queremos entender quais são os eventuais problemas na tecnologia da Huawei', falou Araújo, contrastando com o vice Hamilton Mourão, que há um mês visitou a fábrica chinesa e disse a seu CEO que o Brasil 'não tem receio'. Questionado sobre Mourão, o chanceler respondeu que 'a decisão final é do presidente' ”.
O articulista da Folha destaca ainda a declaração de Araújo ao Financial Times, assinalando que o aprofundamento do vínculo do governo brasileiro com o americano é “natural”, dados os “valores cristãos”.
https://www.brasil247.com/brasil/chanceler-trumpista-ameaca-huawei-e-prejudica-relacao-brasil-china