Autor Tópico: Governo Bolsonaro  (Lida 112603 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:Governo Bolsonaro
« Resposta #5125 Online: 27 de Junho de 2019, 11:53:42 »

Macron: se Brasil deixar pacto climático, França não assina com Mercosul

Mundo  27.06.19 11:23

Não foi só Angela Merkel que utilizou duras palavras ao se referir a Jair Bolsonaro. Nesta quinta-feira, Emmanuel Macron afirmou que a França não assinará um acordo comercial com o Mercosul caso o governo brasileiro saia do acordo climático de Paris.

“Se o Brasil deixar o Acordo de Paris, até onde nos diz respeito, não poderemos assinar o acordo comercial com eles [Mercosul]”, disse o presidente francês ao chegar a Osaka, no Japão, para a reunião do G20.

União Europeia e o Mercosul vêm trabalhando, nos últimos meses, em torno de um acordo comercial entre os dois blocos.

Macron disse também:

“Estamos pedindo que nossos produtores parem de usar pesticidas, estamos pedindo que nossas companhias produzam menos carbono, e isso tem um custo de competitividade. Assim, não vamos dizer de um dia para o outro que deixaremos entrar bens de países que não respeitam nada disso.”

https://www.oantagonista.com/mundo/macron-se-brasil-deixar-pacto-climatico-franca-nao-assina-com-mercosul/?utm_source=OA&utm_medium=leiamais&utm_campaign=interna&utm_content=2

-------------------------------

E aí:  os corajosos bolsominions  vão peitar ?

:?: 

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5126 Online: 27 de Junho de 2019, 12:05:37 »
Bolsonaro critica fala de Angela Merkel sobre pauta ambiental do Brasil: 'Temos muito a ensinar à Alemanha'

Nathalia Passarinho

Enviada da BBC News Brasil a Osaka
27 junho 2019

Presidente do Brasil não está no G20 para ser 'advertido', diz Bolsonaro

Ao chegar a Osaka, no Japão, para participar do G20, o presidente Jair Bolsonaro criticou nesta quinta-feira (27) declaração da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, de que é "dramática" a situação do Brasil em questões ambientais e de direitos humanos sob o atual governo.

Ao ser questionado por jornalistas sobre o que achou da fala de Merkel, Bolsonaro disse que a Alemanha tem "muito a aprender" com o Brasil sobre meio-ambiente.

O presidente ainda disse que o Brasil precisa ser respeitado e que o governo brasileiro não está no G20 para "ser advertido".

Ministro do Meio Ambiente quer investimento estrangeiro para ampliar atividades econômicas na Amazônia

"Nós temos exemplo a dar à Alemanha sobre meio-ambiente. A indústria deles continua sendo fóssil, vem parte do carvão. E a nossa não. Eles têm muito a aprender conosco", disse.

A fala de Merkel sobre o Brasil ocorreu na quarta (26), durante sessão do Parlamento, em Berlim.

Ela havia sido questionada pela deputada do Partido Verde Anja Hajduk sobre se o governo alemão deveria continuar investindo nas negociações por um acordo comercial entre União Europeia e Mercosul num momento em que ambientalistas e defensores dos direitos humanos denunciam a deterioração de direitos relacionados a essas questões no Brasil.

"Eu, assim como você, vejo com grande preocupação a questão da atuação do novo presidente brasileiro. E a oportunidade será utilizada, durante a cúpula do G20, para falar diretamente sobre o tema, porque eu vejo como dramático o que está acontecendo no Brasil", respondeu Merkel.

A chanceler, no entanto, disse que é contra impedir que o acordo com o Mercosul seja firmado por causa da posição brasileira em relação ao meio-ambiente.

Angela Merkel afirmou que é 'dramática' a situação do Brasil em questões ambientais e de direitos humanos sob o atual governo
"Eu não acho que não levar adiante um acordo com o Mercosul vá fazer com que um hectare a menos de floresta seja derrubado no Brasil. Pelo contrário", ressaltou no Merkel.

"Eu vou fazer o que for possível, dentro das minhas forças, para que o que acontece no Brasil não aconteça mais, sem superestimar as possibilidades que tenho. Mas não buscar o acordo de livre-comércio, certamente, não é a resposta para essa questão", completou a chanceler.

Irritação

Visivelmente irritado durante e entrevista coletiva com jornalistas em Osaka, Bolsonaro disse que o atual governo não "aceitará" tratamento que, segundo ele, presidentes anteriores receberam de líderes de países desenvolvidos.

"O governo do Brasil que está aqui não é como os anteriores que vieram aqui para serem advertidos por outros países. A situação é de respeito com o Brasil", disse.

"Não aceitaremos tratamento como alguns chefes de Estado anteriores receberam antes."

Perguntado se encarou como desrespeitosa a fala de Merkel, Bolsonaro aproveitou para por em dúvida a credibilidade da imprensa em geral.

"Eu vi o que está escrito. Lamentavelmente grande parte do que a imprensa escreve não é aquilo", disse.

"Foi a imprensa alemã que escreveu", rebateu um jornalista.

"A gente tem que fazer a filtragem para não se deixar contaminar por parte da mídia escrita principalmente", continuou o presidente.

Desgaste para Brasil
A política ambiental do governo Bolsonaro deve ser o ponto de maior desgaste para o Brasil durante o G20 deste ano.

Em entrevista à BBC News Brasil, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o governo insistirá na mensagem de que é preciso explorar as possibilidades econômicas da Amazônia, diversificando as atividades dentro e no entorno da floresta.

Ele ainda disse que o governo brasileiro vai exigir que países ricos paguem compensações a produtores rurais brasileiros se quiserem que o Brasil conserve mais a floresta.

Mas a imagem negativa do Brasil na política ambiental já provoca problemas para o governo até em negociações comerciais. O governo francês tem sido um dos mais duros nas tratativas sobre o acordo de comércio entre Mercosul e União Europeia justamente usando como argumento o fato de que o Brasil não parece comprometido com o Acordo de Paris - acordo pelo qual nações se comprometeram a cumprir metas de redução de gases poluentes.

A floresta amazônica é essencial para o controle das mudanças climáticas já que ela absorve e transforma, por meio de fotossíntese, parte significativa do CO2 da atmosfera.

O diretor do grupo de estudos do G20 da Universidade de Toronto, John Kirton, também adverte que o Brasil terá que adotar um discurso "mais responsável" em relação ao combate às mudanças climáticas se quiser o apoio da União Europeia para o pleito de integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).

Entrar para esse seleto grupo integrado pelas mais ricas economias mundiais é um dos principais projetos do governo brasileiro. Fazer parte da OCDE funciona como uma espécie de selo de boas práticas comerciais e de desenvolvimento.

Um dos primeiros ganhos da nova relação do Brasil com os Estados Unidos foi conseguir apoio formal dos americanos para entrar na OCDE. Mas o governo brasileiro ainda precisará convencer os outros membros do grupo.

"O Brasil quer entrar na OCDE e praticamente todos os países que integram o grupo, com exceção dos Estados Unidos, acreditam numa solução multilateral liderada pela ONU para controlar as mudanças climáticas", destacou Kirton em entrevista à BBC News Brasil.

"Se o Brasil quer avançar no seu desejo de fazer parte da OCDE, vai ter que adotar uma posição mais respeitável sobre mudanças climáticas, o que Bolsonaro não tem feito até agora."

Na sexta (28), Bolsonaro se reúne com o presidente da França, Emmanuel Macron, com quem deve abordar tanto a questão da entrada na OCDE quanto o acordo de comércio que o Mercosul negocia com a União Europeia.

Guerra comercial entre China e EUA
O assunto que deve dominar a agenda do G20 é a guerra comercial entre China e Estados Unidos, e Bolsonaro terá encontro bilateral com os dois protagonistas dessa disputa: o presidente americano, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping.

Perguntado pelos jornalistas se o Brasil "tem lado", Bolsonaro disse que não. O presidente também afirmou que quer a "paz", embora o nosso país esteja se beneficiando da guerra comercial no curto prazo, ao exportar mais para a China em substituição aos produtos agrícolas americanos sobretaxados.

"Obviamente a gente não quer que haja briga para a gente poder se aproveitar", disse.

"A gente está buscando paz e harmonia, como estamos trabalhando no caso do Mercosul e na União Europeia."

Irritado ao longo de toda a entrevista coletiva, Bolsonaro deu respostas curtas e genéricas à maioria das perguntas.

"Qual a mensagem que o senhor traz para os outros líderes?", perguntou a imprensa.

"Já estamos com a agenda pronta, ultimando preparativos. Viemos para ouvir e falar."

Os jornalistas pediram mais detalhes sobre o que Bolsonaro dirá aos líderes presentes ao G20 e ele respondeu: "Você quer que eu fale o que?"

Em seguida, afirmou que vai abordar as questões "que estão na pauta".

"(Vou falar de) internet, meio ambiente, tudo que estiver na pauta nós falaremos, bem como vão nos questionar. E, tenho certeza, estamos prontos para responder."

Sargento da comitiva brasileira preso com cocaína
O porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, que acompanha Bolsonaro na viagem a Osaka, comentou sobre a prisão do sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) que foi detido na terça-feira (25) sob a acusação de transportar 39 quilos de cocaína dentro do avião da equipe que dá suporte à comitiva do presidente.

Segundo Rêgo Barros, Bolsonaro determinou que sejam entregues "o mais rápido possível" à polícia espanhola as informações necessárias para as investigações.

"O presidente determinou que o Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea, tome todas as providências para, o mais rápido possível, disponibilizar à polícia espanhola, para que ela possa, de posse desses dados, imediatamente tomar as providências legais", disse.

"O presidente, o Ministério da Defesa, o comando da Força Aérea, não admitem em hipótese nenhuma procedimentos desse tipo em relação a seus recursos humanos e deseja que o mais rápido possível isso seja aclarado e a pessoa seja punida devidamente dentro dos trâmites."

Perguntado de quem foi a falha em não identificar o transporte da droga em um avião da FAB, o porta-voz afirmou que um inquérito policial militar vai apurar as responsabilidades.

Os jornalistas também perguntaram se a "irritação do presidente" se devia ao episódio, ao que Rêgo Barros respondeu:

"Não, tem a ver com ele ter chegado de viagem, ter que chegar aqui para descansar para amanhã, estar disposto para cooperar no G20 e no Brics, para que todos os países que estão aqui envolvidos possam sair daqui com coisas que sejam palpáveis."

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48783709

----------------------------------------------------------------

Tem B que acha que tá podendo

8-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5127 Online: 27 de Junho de 2019, 13:31:23 »
<a href="https://www.youtube.com/v/9dvXrzXwlJI" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/9dvXrzXwlJI</a>

Bolsonaro diz que tem muito a ensinar à Alemanha em termos de conservação ambiental.

Já há algum tempo as florestas da América do Sul (também talvez centrais e florestas tropicais asiáticas) vêm se tornando mais "emissoras" de carbono do que "reservatórios de captura" de carbono. Isso se deve essencialmente ao desflorestamento.

7x1 para além do futebol.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5128 Online: 27 de Junho de 2019, 13:55:07 »
O que não significa que por isso se deva acelererar o desmatamento, muito menos reflorestar ou manter tudo como está de forma antropocentrista apenas pela visão antropocentrista da coisa toda.
« Última modificação: 27 de Junho de 2019, 15:16:15 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #5129 Online: 27 de Junho de 2019, 18:41:24 »
<a href="https://www.youtube.com/v/9dvXrzXwlJI" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/9dvXrzXwlJI</a>

Bolsonaro diz que tem muito a ensinar à Alemanha em termos de conservação ambiental.

Já há algum tempo as florestas da América do Sul (também talvez centrais e florestas tropicais asiáticas) vêm se tornando mais "emissoras" de carbono do que "reservatórios de captura" de carbono. Isso se deve essencialmente ao desflorestamento.

7x1 para além do futebol.

O carvão é a matriz energética da Indústria alemã ou o nosso presidente falou a primeira merda que veio em sua cabeça sem se preocupar se ela condiz com a realidade?

"E se disserem que eu estou mentindo é fake news..."

Eu duvido que o Brasil tenha algo a ensinar para a nação Alemã.

PS. Boa serginho... É isso mesmo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5130 Online: 27 de Junho de 2019, 19:06:17 »
Ué, padre não é so católico não. Há padres ortodoxos e anglicanos.

E comunistas, ateus, como os padres melancia. Tem vários no PT.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #5131 Online: 28 de Junho de 2019, 09:04:48 »
Quando até Rachel Sherazade é tachada de comunista você sabe que está vivendo em uma esquisitocracia.

Os caras banalizaram o termo comunista igual fizeram com facista.

Isso só mostra que Bolsominions são os Petistas 2.0. O discurso é exatamente o mesmo.

"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #5132 Online: 28 de Junho de 2019, 09:08:11 »

Não há de se esperar nada diferente vindo de alguém que acha que Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente só porque possui as maiores áreas florestáveis, sem ter mínima noção de proporcionalidade em relação ao território total, e muito menos conhecimento de outras formas de poluição que não incluem somente desmatamento.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5133 Online: 28 de Junho de 2019, 09:12:15 »
O que não significa que por isso se deva acelererar o desmatamento, muito menos reflorestar ou manter tudo como está de forma antropocentrista apenas pela visão antropocentrista da coisa toda.

Não significa:

A) Acelerar o o desmatamento;

B) Reflorestar;

C) Manter tudo como está.

Com relação à florestas, no Brasil, a única opção que sobrou é diminuir  (desacelerar) a taxa de desmatamento,  é está a opção que você apoia (continuar desmatando, mas a taxas menores),   ou o post só foi zoeira ?

:?:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5134 Online: 28 de Junho de 2019, 09:57:58 »
Na verdade tanto faz, como tanto fez.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5135 Online: 28 de Junho de 2019, 10:13:02 »
Na verdade tanto faz, como tanto fez.

Ok, só foi zoeira mesmo.    :ok:

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #5136 Online: 28 de Junho de 2019, 11:40:25 »
A matriz alemã é realmente majoritariamente termelétrica voltada ao carvão mineral e outro mineral que não lembro o nome. Mas desde 2010 existem subsídios pesadíssimos para produção de energia renovável lá e essa matriz vem crescendo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5137 Online: 28 de Junho de 2019, 13:06:01 »
Principalmente eólica, acho. Algumas vezes têm que pagar para a população usar energia, a fim de preservar a integridade da rede eĺetrica. Infelizmente estão reduzindo as usinas nucleares, planejando abandonar completamente, se não me engano.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #5138 Online: 28 de Junho de 2019, 13:58:50 »
https://www.google.com/amp/s/amp.dw.com/pt-br/alemanha-registra-recorde-de-energia-renov%25C3%25A1vel/a-47001526

Segundo essa fonte, atualmente já predomina a matriz solar na alemanha, e a taxa de crescimento das renováveis têm crescido muito nos últimos anos.

E ainda tem o fato de estarem reduzindo também o uso de carros de combustível fóssil.
« Última modificação: 28 de Junho de 2019, 14:01:57 por Cinzu »

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #5139 Online: 28 de Junho de 2019, 14:09:02 »
Principalmente eólica, acho. Algumas vezes têm que pagar para a população usar energia, a fim de preservar a integridade da rede eĺetrica. Infelizmente estão reduzindo as usinas nucleares, planejando abandonar completamente, se não me engano.

Sim e já foi avaliado inúmeras vezes que será um grandessíssimo tiro no pé o desligamento das usinas. A transição sem essas usinas irá forçar um aumento das emissões de termelétricas pra aguentar o tranco.

Vale lembrar que há uma certa sazonalidade nessa matriz renovável e não se pode simplesmente desligar as termelétricas por conta disso.

E mesmo com o crescimento da matriz renovável, as emissões de co2 líquidas tem caído muito aquém do planejado.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5140 Online: 28 de Junho de 2019, 22:09:52 »
Acordo Mercosul-UE: primeira conquista impactante do governo Bolsonaro?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5141 Online: 28 de Junho de 2019, 22:16:36 »
Acho que a primeira mesmo foi a instauração ela mesma do proprio governo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5143 Online: 29 de Junho de 2019, 02:19:03 »

Achei ótimo, melhor que os acordos comerciais com os caloteiros anteriores patrocinados por nós.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5144 Online: 29 de Junho de 2019, 06:29:47 »

Conquista ou uma tremenda de uma conversa fiada ?

Quais são as reais, detalhadas, significativas,  concretas e falsificáveis previsões de vantagens para o Brasil, e para o brasileiro comum, relacionadas a esse acordo ?

« Última modificação: 29 de Junho de 2019, 07:52:27 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5145 Online: 29 de Junho de 2019, 06:34:22 »

Achei ótimo, melhor que os acordos comerciais com os caloteiros anteriores patrocinados por nós.

O que exatamente, detalhadamente, concretamente e falsificavelmente e especificamente você espera realmente ganhar de vantagem com isso ?

Ou não passa de uma crença vaga de que é bom ?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5146 Online: 29 de Junho de 2019, 06:46:37 »

O que exatamente, detalhadamente, concretamente e falsificavelmente e especificamente você espera realmente ganhar de vantagem com isso ?

Não vai abrir o mercado brasileiro? Não vai facilitar a vida das empresas que exportam?

Crença vaga?

O que tivemos nos últimos anos foram empresas beneficiadas por corrupção como a Odebrecht, OAS, JBS arrebentando as pequenas empresas brasileiras, o que tivemos foi grana do BNDES financiando caloteiros.

Se vc tiver um comércio internacional com regras claras quem vai decidir vender no mercado externo ou interno é o empresário, não um vagabundo que usa cargo publico para ajudar amigos.

O governo Pingão enterrou bilhões na JBS na tal "política de campeões nacionais" que usou o dinheiro para comprar uma empresa nos EUA e arrebentar o exportador nacional que vendia para o mercado americano.

Vc acha que um acordo comercial com os europeus pode ser mais danosa que o que já tivemos nos últimos anos?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5147 Online: 29 de Junho de 2019, 07:45:11 »

Não vai abrir o mercado brasileiro? Não vai facilitar a vida das empresas que exportam?

Crença vaga?

O que tivemos nos últimos anos foram empresas beneficiadas por corrupção como a Odebrecht, OAS, JBS arrebentando as pequenas empresas brasileiras, o que tivemos foi grana do BNDES financiando caloteiros.

Se vc tiver um comércio internacional com regras claras quem vai decidir vender no mercado externo ou interno é o empresário, não um vagabundo que usa cargo publico para ajudar amigos.

O governo Pingão enterrou bilhões na JBS na tal "política de campeões nacionais" que usou o dinheiro para comprar uma empresa nos EUA e arrebentar o exportador nacional que vendia para o mercado americano.

Vc acha que um acordo comercial com os europeus pode ser mais danosa que o que já tivemos nos últimos anos?

Além de crenças vagas você ainda misturou questões que não necessariamente tem a ver primordialmente com algum acordo comercial  para  supostamente  facilitar e estimular realmente o comércio entre países (ou blocos de países).  Concordo que empréstimos do BNDES foram utilizados politicamente para beneficiar pessoas em detrimento dos brasileiros de forma geral. Mas, no caso em questão o que estou questionando é quais vantagens reais,  concretas, significativas,  específicas, detalhadas e falsificáveis você,   ou eu teremos com isso ? Você  colocou nenhuma,  Zero .

Zero

« Última modificação: 29 de Junho de 2019, 07:51:57 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5148 Online: 29 de Junho de 2019, 08:21:24 »
Acho que a primeira mesmo foi a instauração ela mesma do proprio governo.

Isso foi uma conquista pessoal dele, dos filhos dele e de alguns chegados dele  (e alguns já levaram um chute).

E  você especificamente  teve qual ganho e vantagem real,  específica, detalhada, significativa e concreta realmente causada comprovadamente por alguma ação do Bolsonaro ?    :?:

Ou até agora, para você,  só foi auê ideológico ?    :D

« Última modificação: 29 de Junho de 2019, 08:25:01 por JJ »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5149 Online: 29 de Junho de 2019, 08:35:59 »
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/06/28/oito-perguntas-para-entender-melhor-acordo-entre-mercosul-e-uniao-europeia.htm

Mais detalhes no link acima, mas encurtando:
Fazem parte do pacto marcos regulatórios, tarifas alfandegárias, regras sanitárias, propriedade intelectual e compras públicas (empresas brasileiras poderão, por exemplo, participar de licitações no bloco europeu). Na maioria dos casos, a diminuição das barreiras se dará de forma gradual.

"Na prática, vai facilitar o acesso de produtos do Mercosul na União Europeia, principalmente os agrícolas, e a vinda de produtos da Europa aqui para América do Sul, em especial os industrializados", afirmou João Alfredo Lopes Nyegray, professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Positivo (UP), em Curitiba.

Mais de 90% das exportações do Mercosul terão as tarifas de importação zeradas nos próximos dez anos. O restante terá acesso preferencial por meio de cotas exclusivas. Até então, por exemplo, apenas 24% das exportações brasileiras entravam livres no bloco.

"O Mercosul andava apagado por causa da crise na Argentina e da recessão do Brasil, mas esse acordo vai revitalizar o bloco", disse Jackson Bittencourt, coordenador do curso de Ciências Econômicas da PUC-PR.

5. Que produtos brasileiros devem ser beneficiados?

Produtos agrícolas, como suco de laranja, frutas (melão, melancia, laranja, limão, entre outras), café solúvel, peixes, crustáceos e óleos vegetais, açúcar, etanol, arroz, ovos, mel e carnes (bovina, suína e de aves).

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o acordo deve aumentar a competitividade para alguns setores da indústria, como têxtil, químico, madeireiro, aeronáutico e de autopeças.
6. Que produtos europeus devem ser beneficiados?

Veículos, maquinários, produtos químicos e farmacêuticos, vestuário, calçados e tecidos. Além desses, chocolates e doces, vinhos e outras bebidas alcoólicas e refrigerantes também devem ser beneficiados. Haverá, ainda, cotas para importação sem tarifas de produtos lácteos, como queijos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!