O mundo nunca foi tão rico e a pobreza nunca esteve mais baixa.
Estar melhor do que antes não significa estar na melhor forma possível.
"A melhor forma possível" nunca existirá, sempre haverá o que melhorar. Mas pelo menos temos progredido, ainda que haja muito, mas muito mesmo ainda a fazer.
Exterminismo: ‘Solução Final’ Num Futuro Automatizado de Desigualdade e Escassez
Publicado em 12/01/2018
[A cada semana somos bombardeados por notícias sobre avanços tecnológicos assombrosos, que prometem diminuir, e muito, a necessidade de trabalho humano nas mais diversas atividades. De fato, podemos imaginar que em algum momento no futuro teremos a necessidade de muito pouco trabalho humano na produção de mercadorias. Mas e se chegarmos nesse ponto ainda divididos entre podres de ricos e “a ralé”? E se os recursos naturais de energia e de matérias-primas não forem o bastante para garantir uma vida luxuriante para todos? E se, do ponto de vista dos abastados, os ex-trabalhadores passarem a representar apenas um “peso inútil”, ou até mesmo, um risco “desnecessário”? No último capítulo sobre possíveis futuros automatizados com o fim do Capitalismo, somos confrontados por uma distopia de desigualdade e crueldade cujas raízes já podemos notar em muitas tendências atuais.]
https://ominhocario.wordpress.com/tag/exterminismo/e/ou
Guerra nuclear: As novas armas que aumentam as chances de um conflito globalJames Acton*
Carnegie Endowment for International Peace
17 fevereiro 2019
A ameaça de uma guerra nuclear gera grande temor ao redor do mundo. E, para piorar, os riscos de um conflito aumentam com as linhas cada vez mais tênues entre armas nucleares e convencionais.
O bombardeiro B-29, por exemplo, foi projetado e construído para atirar bombas convencionais, mas, em 6 de agosto de 1945, uma aeronave americana desse modelo - Enola Gay - lançou uma bomba nuclear na cidade japonesa de Hiroshima. Cerca de 135 mil pessoas morreram em decorrência desse ataque.
O que se sabe sobre Punggye-ri, o centro de testes de armas nucleares que a Coreia do Norte prometeu fechar
Hoje, 74 anos depois, nove países possuem milhares de armas nucleares, que estão se tornando cada vez mais parecidas com o arsenal não nuclear.
Mesmo que o estoque global de armas nucleares esteja em seu menor nível - o ápice foi em 1986 com 64 mil unidades -, alguns dos armamentos contemporâneos são cerca de 300 vezes mais poderosos que a bomba jogada em Hiroshima.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47200806Realmente temos grandes perspectivas num sistema que considera a competição e os jogos de poder como valores positivos .
Nova corrida armamentista? Rússia e EUA deixam tratado nuclear
Depois de anos se acusando de não cumprir o acordo, Moscou e Washington deixam o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário
Por Redação EXAME - Publicado em 2 ago 2019, 06h13
O mundo está prestes a entrar em uma nova corrida armamentista? Nesta sexta-feira, 2, Estados Unidos e Rússia formalmente saem do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, na sigla em inglês), assinado em 1987, durante a Guerra Fria. Os governos de Washington e Moscou mutuamente se acusam de violar as regras e planejam a saída do acordo há alguns meses.
[...]
https://exame.abril.com.br/mundo/nova-corrida-armamentista-russia-e-eua-deixam-tratado-nuclear/