Autor Tópico: Maçonaria  (Lida 42076 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Maçonaria
« Resposta #325 Online: 17 de Setembro de 2011, 04:03:20 »
O que causou minha reação foi o fato de você ter ironizado uma opinião séria (ainda que você considere absurda) e, pra piorar, sem dar a mínima justificativa para o fato de você considerá-la bobagem.

1. De novo, só fiz uma pergunta: "De onde você tirou essa bobagem?". Mostre onde está a ironia e a falta de respeito nessa pergunta.
2. Até que você prove que é séria, continuo achando que a afirmação é uma bobagem pelo mesmo motivo apontado pelo Barata.  Por que deveria acreditar que a afirmação é verdadeira se você nem apresentou argumentos, dados e estatisticas confiáveis?
3. Só ficou claro que a afirmação é a sua opinião após a sua reação à minha pergunta, senão não teria perguntado sobre a fonte da besteira. Na verdade a sua opinião não passa de um "chute" que você considera verdadeiro e nos pede para ser explicado como fazem os crentes que costumamos criticar aqui no fórum.
4. Se a afirmação é sua opinião, então, com todo respeito, assuma de vez o ônus da prova daquilo que você afirma e encerre essa celeuma. Mostre que a afirmação é verdadeira e seu pedido de explicação fará sentido, afinal quem perderia tempo tentando explicar alguma coisa com as características de um bullshit?

« Última modificação: 17 de Setembro de 2011, 04:22:10 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #326 Online: 19 de Setembro de 2011, 20:04:17 »
O que causou minha reação foi o fato de você ter ironizado uma opinião séria (ainda que você considere absurda) e, pra piorar, sem dar a mínima justificativa para o fato de você considerá-la bobagem.

1. De novo, só fiz uma pergunta: "De onde você tirou essa bobagem?". Mostre onde está a ironia e a falta de respeito nessa pergunta.
2. Até que você prove que é séria, continuo achando que a afirmação é uma bobagem pelo mesmo motivo apontado pelo Barata.  Por que deveria acreditar que a afirmação é verdadeira se você nem apresentou argumentos, dados e estatisticas confiáveis?
3. Só ficou claro que a afirmação é a sua opinião após a sua reação à minha pergunta, senão não teria perguntado sobre a fonte da besteira. Na verdade a sua opinião não passa de um "chute" que você considera verdadeiro e nos pede para ser explicado como fazem os crentes que costumamos criticar aqui no fórum.
4. Se a afirmação é sua opinião, então, com todo respeito, assuma de vez o ônus da prova daquilo que você afirma e encerre essa celeuma. Mostre que a afirmação é verdadeira e seu pedido de explicação fará sentido, afinal quem perderia tempo tentando explicar alguma coisa com as características de um bullshit?
1. Na última palavra especificamente.
2. Eu mostrei as listas onde li os nomes das pessoas e daí é lógico supor que eu estou opinando que não há um número maior de personagens históricos da mesma relevância ou maior fora da lista. Isso porque até onde eu saiba (e me corrija se eu estiver errado), não existe nenhum método universalmente consagrado ou unanimemente aceito para quantificar a relevância de pessoas na história, então cobrar esse tipo de embasamento não está em questão. Assim como em qualquer tipo de avaliação de algo não unanimemente quantificável, minha opinião foi uma opinião de crítico, e não uma opinião de interpretador neutro dos fatos (que seria impossível nessa questão em específico).
3. Acho que qualquer postagem aqui relativa a algo fora de escopo científico (como essa questão claramente é), ainda mais em uma questão como esta (a de avaliar pessoas segundo critérios que podem variar de pessoa para pessoa), é automaticamente interpretada como uma opinião pessoal, ainda mais quando sem fontes. Sobre pedir para explicar, eu o fiz porque imaginei que mais pessoas concordariam comigo, ponto no qual eu admito ter errado. Ou então alguém concordou mas decidiu não se manifestar depois da sua postagem, mas isso não há como saber.
4. Eu não vi nenhum problema no fato de você ter discordado e criticado minha opinião, mas somente na forma como o fez. Embora não haja uma regra específica no fórum para tratar casos como este (já que não chegou a ser trollismo), os artigos 2º e 3º do regimento preveem um espaço de cordialidade e respeito mútuo, e considerei sua conduta um caso típico de falta de cordialidade e respeito.

No mais, aproveito para pedir desculpas caso você julgue que eu tenha agido inadequadamente em relação a você.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #327 Online: 19 de Setembro de 2011, 20:23:20 »
No mais, aproveito para pedir desculpas caso você julgue que eu tenha agido inadequadamente em relação a você.

Da mesma forma, aceite as minhas desculpas.  :ok:

Bola prá frente.  :)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #328 Online: 19 de Setembro de 2011, 21:06:19 »

Da mesma forma, aceite as minhas desculpas.  :ok:

Bola prá frente.  :)
[2]

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Maçonaria
« Resposta #329 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 15:37:58 »
Como identificar um maçom

<a href="http://www.youtube.com/v/7Q0GPuMl-Vo" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/7Q0GPuMl-Vo</a>

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #330 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 19:45:30 »
Hehehehehe... Um viva ao Monty Python!

Offline Rafhaelbass

• Nível 03
  • *
    • CineMasmorra
« Resposta #331 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 15:17:07 »
Claro que maçons podem ser ateus, a maçonaria nada mais é do que uma espécia espécie de "apoio comercial"...
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2012, 15:19:22 por Rafhaelbass »

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
« Resposta #332 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 17:13:02 »
Claro que maçons podem ser ateus, a maçonaria nada mais é do que uma espécia espécie de "apoio comercial"...

Tá mais pra "Clube do Bolinha" isso sim, só tem cueca lá...

Imagino até o "segredo" revelado nos graus mais altos da Maçonaria: "O segredo é o próprio ato de dizer que há um segredo meu camarada, agora vamos tomar um bom Whisky Escocês!".  :histeria: 

Offline Rafhaelbass

• Nível 03
  • *
    • CineMasmorra
« Resposta #333 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 18:36:52 »
Imagino até o "segredo" revelado nos graus mais altos da Maçonaria: "O segredo é o próprio ato de dizer que há um segredo meu camarada, agora vamos tomar um bom Whisky Escocês!".  :histeria: 

O segredo é 42 :P

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #334 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 18:58:02 »
FNORD
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #335 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 00:16:54 »
A maçonaria é uma das várias corporações de ofício que surgiram na idade média. Os segredos que eles detinham eram técnicas de construção civil em concreto armado.

Foi circunstancial o fato dessa corporação ter sobrevivido e outras não... O mundo industrial precisou dessas técnicas pra se desenvolver.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #336 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 00:30:19 »
A maçonaria é uma das várias corporações de ofício que surgiram na idade média. Os segredos que eles detinham eram técnicas de construção civil em concreto armado.

Foi circunstancial o fato dessa corporação ter sobrevivido e outras não... O mundo industrial precisou dessas técnicas pra se desenvolver.

Errado. O concreto armado foi utilizado pela primeira vez em 1849 por Joseph- Louis Lambot (1814-1887) e não foi na construção civil, mas na fabricação de barcos e isso não tinha nada a ver com a maçonaria.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAH4sAE/historia-concreto

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #337 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 00:32:48 »
O giga foi mais rápido que o meu [citation needed]...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #338 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 00:34:18 »

Seja bem vindo(a) Sassa_Tip.

Se possível passe no tópico de apresentações.
Foto USGS

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #339 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 09:11:06 »

Errado. O concreto armado foi utilizado pela primeira vez em 1849 por Joseph- Louis Lambot (1814-1887) e não foi na construção civil, mas na fabricação de barcos e isso não tinha nada a ver com a maçonaria.

Bom, primeiro de tudo, o que o ilustre francês chamava de concreto armado ? Porque se por um acaso for uma mistura de argamassa, pedras e vergalhões então ele chegou alguns milênios atrasados no departamento de patentes.

Mas como toda história eurocentrista começa no renascimento, realmente a terra ainda era plana na época de Erathostenes.

Segundo... Ebah.com... humm... muito "relevante"...

Fique à vontade nas com suas novas crenças instantâneas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #340 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 10:15:27 »

Bom, primeiro de tudo, o que o ilustre francês chamava de concreto armado? Porque se por um acaso for uma mistura de argamassa, pedras e vergalhões então ele chegou alguns milênios atrasados no departamento de patentes.

Sem dúvida. Mas aí cabe a pergunta?

Ao que é que voce chama de "concreto", visto que ele é um dos muitos tipos de argamassa?

Será que na Idade Média realmente já existia o conhecimento no fabrico de concreto?

Voce poderia mostrar quais fontes sustentam a sua afirmação?

Mas como toda história eurocentrista começa no renascimento, realmente a terra ainda era plana na época de Erathostenes.

Pouquíssimos povos da Antiguidade conseguiram intuir e menor ainda foi o número os que conseguiram demonstrar que a Terra era (quase uma) esfera. E o próprio Eratóstenes foi singular em seu tempo.

Fontes históricas de qualidade sempre são bem vindas, justamente para separar o fato do imaginário.

Fique à vontade nas com suas novas crenças instantâneas.

De instantâneo (ou quase) eu prefiro Ovomaltine. :P
Foto USGS

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #341 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 12:59:43 »

Bom, primeiro de tudo, o que o ilustre francês chamava de concreto armado? Porque se por um acaso for uma mistura de argamassa, pedras e vergalhões então ele chegou alguns milênios atrasados no departamento de patentes.

Ao que é que voce chama de "concreto", visto que ele é um dos muitos tipos de argamassa?

O que eu chamo de concreto é areia e pedra.

Porque você não fez essa pergunta antes de dar a entender que o concreto armado não "existia" antes da receita de um ilustre francês egocêntrico ? Apressado come cru...

Será que na Idade Média realmente já existia o conhecimento no fabrico de concreto?

Se você não acredita que existiu piramides, templos, castelos, o panteão ou o coliseu, problema é seu (até rimou!).

...

Pouquíssimos povos da Antiguidade conseguiram intuir e menor ainda foi o número os que conseguiram demonstrar que a Terra era (quase uma) esfera. E o próprio Eratóstenes foi singular em seu tempo.

Pouquíssimos, dentre os quais os babilônicos, os egípcios, os persas, os gregos e os romanos.

Realmente, foram pouquíssimas pessoas com essa dificílima intuição.

Fontes históricas de qualidade sempre são bem vindas, justamente para separar o fato do imaginário.

Infelizmente não tenho competência pra dar referência sobre construção civil... Mas uma coisa eu posso dizer: fontes de qualidade não estão na internet.

Se fosse possível aprender técnicas de engenharia civil pela internet o Itaquerão já tava pronto.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #342 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 13:19:08 »
Não se utilizou nenhuma forma de "concreto" para construir as pirâmides. As pedras são todas encaixadas apenas, não tem argamassa.

Agora falando do que eu sei (posso estar enganado), as catedrais da idade média também não foram construídas usando concreto. Que eu saiba as pedras eram encaixadas e também era utilizado argila (como espécie de argamassa).

Os castelos medievais mais antigos (antes do século 11) em sua maioria se sustentam com fundamento no colossal peso e grossura das paredes e colunas.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #343 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 13:23:07 »
O Panteão de Roma foi construído em concreto em 126 C.E. http://en.wikipedia.org/wiki/Pantheon,_Rome
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #344 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 13:59:34 »
Não se utilizou nenhuma forma de "concreto" para construir as pirâmides. As pedras são todas encaixadas apenas, não tem argamassa.

Agora falando do que eu sei (posso estar enganado), as catedrais da idade média também não foram construídas usando concreto. Que eu saiba as pedras eram encaixadas e também era utilizado argila (como espécie de argamassa).

Os castelos medievais mais antigos (antes do século 11) em sua maioria se sustentam com fundamento no colossal peso e grossura das paredes e colunas.

Quanta abobrinha numa só resposta... Como você consegue chutar tanto assim ? Em assuntos que eu tenho esse nível de achismo geralmente eu só ouço... Nada pessoal...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #345 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 14:05:28 »

O que eu chamo de concreto é areia e pedra.

Talvez esteja aí o problema, pois na definição usual de "concreto", na sua composição está o cimento, que é resultante da queima de uma mistura fina de argilas e de rochas calcárias.

Porque você não fez essa pergunta antes de dar a entender que o concreto armado não "existia" antes da receita de um ilustre francês egocêntrico ?

Aparentemente Vossa Senhoria está confundindo os foristas. Eu sou o Geotecton. Quem lhe interpelou foi o Gigaview.

Apressado come cru...

E neste caso não fui eu.  :)

Se você não acredita que existiu piramides, templos, castelos, o panteão ou o coliseu, problema é seu (até rimou!).

Pelo jeito eu não fui claro. Eu não estou questionando a definição ampla de "concreto" (quando este envolve apenas argamassa genérica) e sim a definição em que há, na composição dele, o cimento que provem da queima de argilo-minerais e rochas calcáreas. Ficou mais claro?

A propósito. Foi uma 'rima rica'.

...

Se for a definição genérica de concreto não precisa considerar a pergunta. Se não for, a pergunta continua válida.

Pouquíssimos, dentre os quais os babilônicos, os egípcios, os persas, os gregos e os romanos.

Eles eram os únicos povos sobre a Terra?

Por acaso voce não está escolhendo justamente as civilizações mais avançadas?

Realmente, foram pouquíssimas pessoas com essa dificílima intuição.

Não estou falando de intuição e sim de conhecimento empírico. E mesmo que fosse, mesmo na Antiguidade era algo raro.

Infelizmente não tenho competência pra dar referência sobre construção civil... Mas uma coisa eu posso dizer: fontes de qualidade não estão na internet.

Depende sobre qual é o assunto que está sendo debatido.

Se fosse possível aprender técnicas de engenharia civil pela internet o Itaquerão já tava pronto.

:hein:
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #346 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 17:48:05 »
Quanta abobrinha numa só resposta... Como você consegue chutar tanto assim ? Em assuntos que eu tenho esse nível de achismo geralmente eu só ouço... Nada pessoal...
É proibido esse tipo de comportamento agressivo aqui. Se não concorda com a opinião de outro forista apresente suas fontes e discuta o assunto de maneira civilizada.

E leia as regras do fórum.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
« Resposta #347 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 18:48:29 »

Agora que você falou man, nunca entendi toda essa polêmica ao redor do 42. Vejamos se eu consigo chutar certo ligando meu "mode Esotérico ON":

"O número 42 desde a Atlântida pode ser visto como 4-2, sendo 4 a materialização(os quatro elementos) e o 2 a dualidade(Yin-Yang\Positivo-Negativo\Homem-muilher\cima-baixo\traz-frente(hadouken!)\Queijo-Presunto etc...). Assim o 4-2 remeteria a criação do mundo pela dualidade da mente arquetipal derivativa do pensamento abstrato da entidade suprema em questão: Deus(ou o Diabo se preferir).

Quarenta e dois também pode representar a redução em 6(4+2=6), número bíblico do homem, cabalístico do sol e sumeriano da boa sorte, ou ainda a idade da minha tia".

De qualquer forma, se alguém souber o que raios quer dizer 42, e quiser compartilhar, eu agradeço. Tenho dúvidas se isso mudará minha concepção de mundo, mas pelo menos satisfará a curiosidade.

Online Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #348 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 19:38:39 »
Você já leu o "Guia do Mochileiro das Galáxias"?
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #349 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 19:44:26 »

Agora que você falou man, nunca entendi toda essa polêmica ao redor do 42. Vejamos se eu consigo chutar certo ligando meu "mode Esotérico ON":

"O número 42 desde a Atlântida pode ser visto como 4-2, sendo 4 a materialização(os quatro elementos) e o 2 a dualidade(Yin-Yang\Positivo-Negativo\Homem-muilher\cima-baixo\traz-frente(hadouken!)\Queijo-Presunto etc...). Assim o 4-2 remeteria a criação do mundo pela dualidade da mente arquetipal derivativa do pensamento abstrato da entidade suprema em questão: Deus(ou o Diabo se preferir).

Quarenta e dois também pode representar a redução em 6(4+2=6), número bíblico do homem, cabalístico do sol e sumeriano da boa sorte, ou ainda a idade da minha tia".

De qualquer forma, se alguém souber o que raios quer dizer 42, e quiser compartilhar, eu agradeço. Tenho dúvidas se isso mudará minha concepção de mundo, mas pelo menos satisfará a curiosidade.

42 é a resposta para a vida, o universo e tudo mais. Pelo menos de acordo com o Pensador Profundo, do Guia do Mochileiro das Galáxias. :)

EDIT: Luiz F. foi mais rápido.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!