Autor Tópico: Maçonaria  (Lida 42074 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Maçonaria
« Resposta #275 Online: 07 de Junho de 2011, 17:56:13 »
Então, é Maçonaria coisa boa... ou ruim?

Não li o que você escreveu Enio, mas como são muitas estrofes, então com certeza a maçonaria é muito ruim.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #276 Online: 07 de Junho de 2011, 18:25:46 »

Em primeiro lugar, não vejo o sistema de hierarquias com bons olhos. É um sistema que deve ser mudado, havendo toda uma reestruturação da sociedade. A idéia da necessidade da sociedade ser um pirâmide é ridícula para mim, pois que vejo possibilidade de haver uma reestruturação (como pelo Projeto Vênus). O problema é da parte da elite, que não quer mudar isso. Dizer que a sociedade sempre será uma pirâmide é mostrar falta de capacidade cognitiva de inovação, sinal de conservadorismo, uma coisa também ruim, pois que está sempre envolvido em atraso social.

Parei de ler nesse parágrafo, confesso que não tive saco de ler o resto.Só lhe faço uma pergunta, se um grupo de pessoas quer se reunir de livre e espontânea vontade em determinada sociedade, qual o problema disso? As pessoas que fazem parte da ordem tinham conhecimento da existencia de uma hierarquia e se mesmo assim quiseram participar o que voce ou qualquer outra pessoa tem com isso? Se as pessoas quiserem se reunir em grupos para se mutilar, desde que seja por livre e espontânea vontade, tem todo o direito de faze-lo.Sei que estou perdendo tempo em discutir com voce, mas essa parte eu não podia deixar passar.
« Última modificação: 07 de Junho de 2011, 18:29:44 por Wolfgang Schmitt »
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #277 Online: 07 de Junho de 2011, 20:00:45 »
O que eu fiz foi só uma crítica minha a certos aspectos da maçonaria e discutir aqui se é uma sociedade que presta ou não, quer dizer, saber se maçons são verdadeiros ou falsos em relação ao verdadeiro sentido de igualdade, liberdade e fraternidade. Saber se devemos confiar nas palavras e atos de um maçom ou não. O problema não é um grupo de pessoas se reunirem... o problema é que esta sociedade tem uma profunda influência no meio social em que vivemos, na história de muitos países, ou seja, é relevante discutir sobre o real caráter de um maçon. Como é parte de nossa cultura, de ideologias modernas, então eu me importo em discutir sim sobre isso. Se não tivesse importância social profunda, não estaria me importando com isso.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #278 Online: 07 de Junho de 2011, 22:14:45 »
Para mim o segredo que há entre maçons nada mais seria do que um conjunto de macetes para se dar bem em relação à massa popular não-maçônica. Ou seja, nada mais do que tirar vantagem dos que não são maçons.

Maçonaria está associada à elite social. Pense nisso.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #279 Online: 08 de Junho de 2011, 06:52:25 »

Sim claro, não se pode deixar as massas a pensar por si mesmas... Liberdade, Fraternidade, Igualdade,... sob a direção de uma aristocracia esclarecida... como é evidente. :P
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #280 Online: 08 de Junho de 2011, 08:21:00 »
[...]

Nem tanto. Eu conheço dois "pé-rapados" que são maçons.
Foto USGS

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #281 Online: 08 de Junho de 2011, 09:12:49 »
[...]

Isso é muito comum...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #282 Online: 08 de Junho de 2011, 11:02:11 »
Mesmo que haja gente pobre na Maçonaria, maçons tem certos acessos que a massa popular não tem. Ou seja, ser maçom pobre ou rico já tem suas vantagens sobre a massa popular que inconscientemente vive como um rebanho de ovelhas.

Sim claro, não se pode deixar as massas a pensar por si mesmas... Liberdade, Fraternidade, Igualdade,... sob a direção de uma aristocracia esclarecida... como é evidente.
Esse é o problema... liberdade, fraternidade e igualdade não deveriam ser produtos de uma aristocracia e não deveriam estar limitados somente à ela. Porque daí é a maior hipocrisia. Eu já fiz a minha parte em me destacar desta massa popular, mesmo não fazendo parte da Maçonaria. Na verdade estou mais para idealizar uma divergência dela, sem hierarquias, rituais, templos, trajes, formalismos, segredos... e além de tudo anarquista.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #283 Online: 08 de Junho de 2011, 11:37:48 »
Citação de: Enio
Na verdade estou mais para idealizar uma divergência dela, sem hierarquias, rituais, templos, trajes, formalismos, segredos... e além de tudo anarquista.

Sei. É igual a uma sopa diferente que fiz um dia desses: consistência sólida (líquido é tão retrógrado, né?), feita com farinha, leite (para dar consistência) e manteiga.
Fiz no forno, porque é um método mais moderno. Depois coloquei uma cobertura de chocolate.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #284 Online: 08 de Junho de 2011, 14:22:12 »
Bem, se você não gosta de uma determinada receita para sua sopa, é normal criar uma nova que lhe seja melhor, não é?  :wink:

Neste caso eu apenas estou criando uma receita de ingredientes inversos à já estabelecida.

Só que esta receita que fiz é para a sociedade, não só para mim.

Se fosse só para mim não teria graça...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #285 Online: 08 de Junho de 2011, 19:19:22 »
Na verdade estou mais para idealizar uma divergência dela, sem hierarquias, rituais, templos, trajes, formalismos, segredos... e além de tudo anarquista.

Sei. É igual a uma sopa diferente que fiz um dia desses: consistência sólida (líquido é tão retrógrado, né?), feita com farinha, leite (para dar consistência) e manteiga.
Fiz no forno, porque é um método mais moderno. Depois coloquei uma cobertura de chocolate.
../forum/Smileys/default/28.gif
Putz... Até tu Dr. ?!  Lei de Poe rules....  :biglol: :biglol:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #286 Online: 08 de Junho de 2011, 20:46:41 »

E qual é a receita para fazer bolo? :P
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #287 Online: 08 de Junho de 2011, 20:49:07 »
Citação de: Geotecton
Mesmo que haja gente pobre na Maçonaria, maçons tem certos acessos que a massa popular não tem.

Como por exemplo?

Ou seja, ser maçom pobre ou rico já tem suas vantagens sobre a massa popular que inconscientemente vive como um rebanho de ovelhas.

Qual é a relação entre as "vantagens" dos maçons (que eu desconheço!) com a sua ideia de 'alienação das massas'?
Foto USGS

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #288 Online: 09 de Junho de 2011, 08:41:59 »
Como por exemplo? Qual é a relação entre as "vantagens" dos maçons (que eu desconheço!) com a sua ideia de 'alienação das massas'?

Esse seria um dos segredos dos maçons. Como não sou maçom, não sei o que se passa na reunião deles. Mas como eles guardam coisas só entre eles, então penso que, para eles, aquilo deve ter um grande valor, quer dizer, de vantagem em relação a quem está fora da Maçonaria. De vantagem na pirâmide social.

Senão não faria sentido se tornar maçom.

E mais, a grande maioria dos presidentes dos EUA foram maçons, exceto um ou outro.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #289 Online: 09 de Junho de 2011, 10:27:43 »
Como por exemplo? Qual é a relação entre as "vantagens" dos maçons (que eu desconheço!) com a sua ideia de 'alienação das massas'?

Esse seria um dos segredos dos maçons. Como não sou maçom, não sei o que se passa na reunião deles. Mas como eles guardam coisas só entre eles, então penso que, para eles, aquilo deve ter um grande valor, quer dizer, de vantagem em relação a quem está fora da Maçonaria. De vantagem na pirâmide social.

Senão não faria sentido se tornar maçom.

E mais, a grande maioria dos presidentes dos EUA foram maçons, exceto um ou outro.

É a mesma vantagem que você teria fazendo parte de qualquer outra associação ou até de um sindicato que tenham objetivos comuns. É ululante que a reunião de esforços em prol de um objetivo comum é muito mais forte e eficiente do que o esforço individual de alguém.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #290 Online: 09 de Junho de 2011, 18:13:29 »
Sim, mas acontece que maçons são hipócritas porque distorcem o sentido de liberdade, igualdade e fraternidade, quer dizer, para o interesse deles, e não no sentido absoluto. E eles são machistas e preconceituosos. E esse negócio de guardar segredo desperta em mim desconfianças...

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #291 Online: 10 de Junho de 2011, 08:30:22 »
Sim, mas acontece que maçons são hipócritas porque distorcem o sentido de liberdade, igualdade e fraternidade, quer dizer, para o interesse deles, e não no sentido absoluto. E eles são machistas e preconceituosos. E esse negócio de guardar segredo desperta em mim desconfianças...

É o problema das aristocracias ideológicas. Sentem-se os detentores da verdadeira interpretação dos valores que dizem defender e portanto julgam-se no direito de ascender ao poder e de serem eles a exercê-lo em nome dessa interpretação correta... em detrimento dos não maçons, dos que não beneficiaram das luzes do conhecimento iniciático.
As diferentes aristocracias ideológias deformam os conceitos em prol dos seus interesses. Os conceitos de nação, proletariado, burguesia, democracia, povo, etc... são refeitos em função de cada ideologia. De tal forma que facilmente o defensor do povo esmaga o mesmo povo em nome dos verdadeiros interesses do povo, transformando o povo em inimigo do povo... Há sempre uns tantos que se julgam os iluminados... e prontos a exercer um verdadeiro despotismo iluminado disfarçado doutra coisa.... Os grandes educadores e condutores das massas e do povo em geral.

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #292 Online: 10 de Junho de 2011, 09:55:42 »
Eu acabei de criar, claro, em teoria, o oposto da Maçonaria. É um nome estranho, pois que é Maçonaria invertido: Airanoçam.

Nenhuma aristocracia jamais irá cumprir verdadeiramente com os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade. Outro grande problema são líderes políticos e religiosos, que também distorcem estes conceitos em função do benefício próprio.

Há sempre uns tantos que se julgam os iluminados... e prontos a exercer um verdadeiro despotismo iluminado disfarçado doutra coisa
Esses são os maiores hipócritas. E isso não deve faltar na maçonaria, pelo menos entre os mestres que se julgam grandes sábios.

Os grandes educadores e condutores das massas e do povo em geral.
Resumindo... flagelos!

Aqui está a lista das características da Airanoçam (a evolução da Maçonaria)... mas pode ser que eu crie um novo nome depois:

•   Não há lugar para segredos e rituais. Rituais devem ser vistos como passatempo.

•   Todos tem o direito de conhecer gratuitamente os conhecimentos e ideologias da Airanoçam.

•   Qualquer um poderia fazer parte disso, sem machismos e caprichos de aparência e crença.

•   Todos são iguais perante ao bom senso e à própria espécie humana.

•   Não há hierarquismo, mas anarquismo. Rejeita a idéia de uma pirâmide social.

•   Formalismo proibido.

•   Sistema de cooperação mútua entre membros e não-membros da Airanoçam.

•   Não há caráter religioso.

•   Ao invés de Grande Arquiteto do Universo, a Fonte que proponho (um deus totalmente impessoal, não-autoridade).

•   A espiritualidade é vista como um mecanismo de base monista, sem panteísmo e dualismo.

•   As regras morais se baseiam numa combinação entre humanismo e espiritualismo.

•   Não é a lei que predomina, mas o bom senso. O bom senso é que molda as leis.

•   Não há necessidade de usar trajes como na Maçonaria.

•   Não há templos concretos. O único templo é a mente de cada indivíduo.

Estas características refletem o que penso que deveria ser mudado na Maçonria...

Com estes ideais, claro que não poderia ser uma aristocracia, mas o oposto disso.

Ah, e estas características se baseiam no meu bom senso mesmo.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #293 Online: 10 de Junho de 2011, 10:00:30 »
Liberdade, fraternidade e igualdade nunca irão funcionar numa pirâmide social. Seria necessário mudar este sistema.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #294 Online: 10 de Junho de 2011, 10:17:32 »
Liberdade, fraternidade e igualdade nunca irão funcionar numa pirâmide social. Seria necessário mudar este sistema.

Elabore...

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #295 Online: 10 de Junho de 2011, 10:33:48 »
Simples, pois que estes conceitos não são verdadeiramente compatíveis numa sociedade que valoriza uma autoridade. Enquanto haver uma autoridade pessoal, haverá um egoísmo que distorcerá tais conceitos. Ou seja, de qualquer forma o povo vai estar sempre prejudicado diante desta autoridade. Estes conceitos me são mais compatíveis e aceitáveis numa sociedade anarquista, isso sim. Quando falo de anarquismo não me refiro a terrorismos, mas sim a uma nova organização social, sem ser uma pirâmide. Pois esta pirâmide de autoritarismos vai contra estes conceitos que citei.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #296 Online: 10 de Junho de 2011, 10:44:47 »
Simples, pois que estes conceitos não são verdadeiramente compatíveis numa sociedade que valoriza uma autoridade. Enquanto haver uma autoridade pessoal, haverá um egoísmo que distorcerá tais conceitos. Ou seja, de qualquer forma o povo vai estar sempre prejudicado diante desta autoridade. Estes conceitos me são mais compatíveis e aceitáveis numa sociedade anarquista, isso sim. Quando falo de anarquismo não me refiro a terrorismos, mas sim a uma nova organização social, sem ser uma pirâmide. Pois esta pirâmide de autoritarismos vai contra estes conceitos que citei.

Em sua casa, a autoridade é você, seu pai ou sua mãe?
Ou todos exercem a mesma liberdade?

Você poderia, por exemplo, cozinhar às 04:00 da manhã ou de repente, fazer uma festa a hora que quiser?

Há outros milhares de exemplos, claro, mas a autoridade para você é somente perante a Sociedade ou ela também é praticada no ambiente familiar?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #297 Online: 10 de Junho de 2011, 12:49:17 »

Elabore...

Queria saber de onde veio essa sua idéia de pirâmide social...

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #298 Online: 10 de Junho de 2011, 15:58:29 »
Essa idéia não é minha... ela é a própria sociedade, que funciona como uma pirâmide... As classes sociais por exemplo. As classes mais elevadas que tem domínio sobre as classes mais baixas. Domínio este que gera sofrimento e ignorância. E isso sempre foi verdade ao longo da história humana.

É claro que há um autoritarismo em meu ambiente familiar, sendo o meu pai a principal autoridade (neste caso porque é ele que sustenta).

Mas a minha crítica é em relação a esta pirâmide. O problema todo é que deve haver uma reestruturação da sociedade. Ou seja, teria que haver uma reestruturação gradativa, e não repentina, senão viraria caos. Enquanto haver esta pirâmide, haverão, por exemplo, ditadores, oportunistas, manipuladores ocultos, enfim, haverá sempre um povo prejudicado.

A minha rotina é variável, ou seja, eu não tenho uma rotina específica do que devo fazer todo dia. Com relação às tarefas, dificilmente  faria isso, ou seja, primeiro terminaria uma tarefa, para depois fazer outra. E não há necessidade, em relação a isso, de uma autoridade... quer dizer, de coisas que eu posso fazer por conta própria. Cabe coisas a mim fazer, cabe coisas a meu pai fazer.

E claro, nesta reestruturação haveria também uma mudança na estrutura das famílias, junto com uma mudança de estrutura cultural, porém lenta, gradativa. Pois é só assim que as pessoas vão poder, a longo prazo, se adaptar a esta mudança que estou sugerindo. O pdesafio é saber como fazer isso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #299 Online: 10 de Junho de 2011, 21:35:42 »
[...]
A minha rotina é variável, ou seja, eu não tenho uma rotina específica do que devo fazer todo dia.
[...]

Voce tem pelo menos um problema, que é o de definição, pois se a sua rotina é variável, então ela não é uma rotina.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!