Eu acabei de criar, claro, em teoria, o oposto da Maçonaria. É um nome estranho, pois que é Maçonaria invertido: Airanoçam.
Nenhuma aristocracia jamais irá cumprir verdadeiramente com os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade. Outro grande problema são líderes políticos e religiosos, que também distorcem estes conceitos em função do benefício próprio.
Há sempre uns tantos que se julgam os iluminados... e prontos a exercer um verdadeiro despotismo iluminado disfarçado doutra coisa
Esses são os maiores hipócritas. E isso não deve faltar na maçonaria, pelo menos entre os mestres que se julgam grandes sábios.
Os grandes educadores e condutores das massas e do povo em geral.
Resumindo... flagelos!
Aqui está a lista das características da Airanoçam (a evolução da Maçonaria)... mas pode ser que eu crie um novo nome depois:
• Não há lugar para segredos e rituais. Rituais devem ser vistos como passatempo.
• Todos tem o direito de conhecer gratuitamente os conhecimentos e ideologias da Airanoçam.
• Qualquer um poderia fazer parte disso, sem machismos e caprichos de aparência e crença.
• Todos são iguais perante ao bom senso e à própria espécie humana.
• Não há hierarquismo, mas anarquismo. Rejeita a idéia de uma pirâmide social.
• Formalismo proibido.
• Sistema de cooperação mútua entre membros e não-membros da Airanoçam.
• Não há caráter religioso.
• Ao invés de Grande Arquiteto do Universo, a Fonte que proponho (um deus totalmente impessoal, não-autoridade).
• A espiritualidade é vista como um mecanismo de base monista, sem panteísmo e dualismo.
• As regras morais se baseiam numa combinação entre humanismo e espiritualismo.
• Não é a lei que predomina, mas o bom senso. O bom senso é que molda as leis.
• Não há necessidade de usar trajes como na Maçonaria.
• Não há templos concretos. O único templo é a mente de cada indivíduo.
Estas características refletem o que penso que deveria ser mudado na Maçonria...
Com estes ideais, claro que não poderia ser uma aristocracia, mas o oposto disso.
Ah, e estas características se baseiam no meu bom senso mesmo.