Considero a tradição cultural a responsável por essas diferenças entre o homem e a mulher. Mas é uma posição minha um pouco precipitada para não ficar só "em cima do muro".
Sempre tive a seguinte especulação na minha mente:
Pensando a racionalidade como uma capacidade de encontrar o conhecimento verdadeiro independente de qualquer tipo de influência externa que nossa consciência pensante possa sofrer. Então, posso considerar que alguém de racionalidade mais desenvolvida melhor conduzirá sua vida nos caminhos da lógica. Pergunto, então, se homens e mulheres são racionalmente iguais por que eles escolhem caminhos diferentes para a sua vida?
Nunca gostei muito da idéia de influências externas, principalmente as culturais. Seria puro empirismo pensar que algo não é o que realmente é devido aos fatores externos, como se não tivéssemos uma consciência pensante e independente. Os fatores externos são diversos e, no entanto, os homens sempre foram os mais destacados no conhecimento.
Uma mulher pode chegar à conclusão que não quer ter filhos, como muitas, e se preocupar apenas em crescer como pessoa (como qualquer homem). O que impede essa decisão de ser tomada? Instintos? Se penso que são instintos, de certa forma, estou colocando uma característica biológica (inata) que prejudica potencialmente a racionalidade feminina.
Mesmo que a tradição cultural seja a grande responsável: A cultura é uma criação humana. Por que a mulher sempre aceitou esse tipo de cultura que a deixa em segundo plano na vida social?
Afinal, racionalidade significa, necessariamente, uma maior capacidade de interagir com a vida? A racionalidade é o único caminho verdadeiro para o conhecimento? (Pronto! Já começo a delirar!
).
Espero não ter especulado muita bobagem aqui!
E mulheres, vocês são seres divinos para mim, perdão qualquer coisa!