Autor Tópico: Homem × Mulher: O tópico  (Lida 64827 vezes)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Mulheres céticas
« Resposta #100 Online: 15 de Maio de 2006, 11:30:06 »
Meu Q.I não permite ler coisas como Superinteressante, ele me permite ler e aceitar coisas ditas em revistas do estilo Scientific American, Ciência Hoje, Science, Nature, PNAS!! Prefiro deixar essas leituras estilo SI pra homens intelectuais como v3n0w!! :biglol:

Uma dica pra você e pros jornalistas da SI: Jay Gould tem um ótimo livro sobre testes de Q.I e similares. Neste, ele mostra como testes desse tipo foram manipulados e usados para justificar todo tipo de preconceito!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #101 Online: 15 de Maio de 2006, 16:17:31 »
Meu Q.I não permite ler coisas como Superinteressante, ele me permite ler e aceitar coisas ditas em revistas do estilo Scientific American, Ciência Hoje, Science, Nature, PNAS!! Prefiro deixar essas leituras estilo SI pra homens intelectuais como v3n0w!! :biglol:

Uma dica pra você e pros jornalistas da SI: Jay Gould tem um ótimo livro sobre testes de Q.I e similares. Neste, ele mostra como testes desse tipo foram manipulados e usados para justificar todo tipo de preconceito!

Essa frase acho que serve para o Jay Gould: "É algo que acarreta uma fé passional por parte dos biólogos e antropólogos 'politicamente corretos' o fato de que o tamanho do cérebro não tem correlação alguma com a inteligência; que a inteligência não tem nada a ver com os genes; e que os genes são provavelmente só umas coisinhas fascistas". Richard Dawkins, sem mais.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 15 de Maio de 2006, 16:18:47 »
PelamordeGod, prove que teste de QI funciona, alias prove que ele faz sentido, ou cale-se p[ara sempre.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #103 Online: 15 de Maio de 2006, 16:30:48 »
A razão tamanho do cérebro pela massa corpórea tem relação com inteligência, sim. Caso não tivesse, o Homo sapiens e cetáceos não possuíriam um cérebro mais complexo que de outros organismos!

Mas, essa razão está longe de ser definida por um teste de lógica! E até o momento não foi isolado qualquer gene relacionado com inteligência, e se existisse, ele provavelmente não seria inibido ou expresso por maiores taxas de testosterona! Tal gene hipotetico não está no diminuto cromosso Y, esse já foi bastante mapeado. E só faria sentido falar em um gene masculino pra inteligência se ele estivesse no Y, caso não estivesse, qualquer mulher o teria!

Não é questão de ser politicamente correta ou não. É apenas perceber as diferenças biológicas e culturais!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #104 Online: 15 de Maio de 2006, 16:34:47 »
Mas cuidado gênio do Q.I! Seria mais ou menos isso:  você pesa 80kg e seu cérebro tem em média 1,4 kg...você espera mesmo que eu com 48kg tenha o cérebro do tamanho do cérebro de um homem?! Não, você precisa calcular o tamanho do meu cérebro pelo meu peso!

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #105 Online: 15 de Maio de 2006, 17:40:10 »
Mas cuidado gênio do Q.I! Seria mais ou menos isso:  você pesa 80kg e seu cérebro tem em média 1,4 kg...você espera mesmo que eu com 48kg tenha o cérebro do tamanho do cérebro de um homem?! Não, você precisa calcular o tamanho do meu cérebro pelo meu peso!

Quem dera... Quanto a parte genetica dexo para voce. Mas tem mulheres com QI de 180, como eu disse antes, nao é uma regra, e sim uma média. Entao acho que nao seria o caso de um gene da inteligencia.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #106 Online: 15 de Maio de 2006, 17:43:37 »
Quem dera o que?!

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #107 Online: 15 de Maio de 2006, 17:45:17 »
PelamordeGod, prove que teste de QI funciona, alias prove que ele faz sentido, ou cale-se p[ara sempre.

O onus da prova nao cabe a mim, e já foi feito.

Agora vale tem em mente que o teste é feito com a suposição de que inteligencia, significa raciocionio logico, oque para voce, pode nao fazer sentido.

Agora, nao existe prova maior, doque voce mesmo pegar alguem que seja muito bom em matematica e fazer o teste e comparar com alguem que tenha estudado a mesma coisa, mas como dificuldades. A diferença vai ficar bem clara no teste.

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #108 Online: 15 de Maio de 2006, 17:46:24 »
Quem dera o que?!

Eu fosse o gênio do QI, nao foi disso que voce me chamou? :)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #109 Online: 15 de Maio de 2006, 17:49:32 »
Se fosse, tiraria 10 nas provas de lógica! Mas isso não garantiria um bom desempenho em situações novas ou capacidade de armazenar informações!

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #110 Online: 15 de Maio de 2006, 17:55:30 »
Se fosse, tiraria 10 nas provas de lógica! Mas isso não garantiria um bom desempenho em situações novas ou capacidade de armazenar informações!

Depende das novas situaçoes.  E realmente armazenar informaçoes nao tem nada haver com QI.

Por falar em prova de logica eu to querendo brigar com um professor que cobrou o teste de QI do Einstein em uma prova da faculdade. Um absurdo na minha opiniao.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #111 Online: 15 de Maio de 2006, 18:06:50 »
Essas coisas estão incluídas em alguns conceitos de inteligência segundo a neurologia!   

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #112 Online: 15 de Maio de 2006, 23:15:53 »
Essas coisas estão incluídas em alguns conceitos de inteligência segundo a neurologia!   

Segundo o teste, nao. Como eu já disse, ele analiza o proposto.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 16 de Maio de 2006, 00:13:55 »

mas isso não é QE? Quociente de Encefalização??? Nada a ver com QI, ou ao menos muito parcamente relacionado (serve mais para apontar a inteligêncie entre espécies do que dentro de uma)

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #114 Online: 16 de Maio de 2006, 10:17:15 »
Não tem nada a ver com Q.I, Danniel. É apenas a resposta a frase de Dawkins, pra mostrar que biólogos não afirmam que tamanho de cérebro e complexidade cerebral não são relacionados!

v3n0w: Q.I é teste de inteligência lógica apenas (que pode ser aumentando mediante testes  treinamento), se pesquisar um pouco mais sobre o assunto verá que existem vários tipos de inteligência!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 16 de Maio de 2006, 10:51:17 »
Me lembro de um teste que vi, nao sei se era de QI da Veja ou se era o que, mas serve pra ilustrar meu ponto. A pergunta tinha a ver com uma progressao geometrica de razao dois.

Tipo assim: 2, 4, 8, 16, 32...

Se alguem sem estudar matematica respondesse ela em 10 segundos, essa pessoa certamente eu iria considerar inteligente. Mas pra quem faz ciencia da computacao e/ou mexe com programação, código binário... bate o olho e sem pensar já sabe quanto é 2 elevado a 16, entende?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #116 Online: 16 de Maio de 2006, 11:11:55 »
Essa questão caiu em uma prova psicotécnica que eu fiz não faz muito tempo pra um concurso.

Por ter estudado Lógica da computação, eu fiz muitas das questões rapidamente... além de outras que eu já vi em testes pela net.

A questão é, eu me saí muito bem na prova porque estava preparado, sabia como funcionavam alguns e outros que não conheciam, foram fáceis justamente por lógica.

Acho que treinamento é tudo nessa questão de testes de Q.I....
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #117 Online: 16 de Maio de 2006, 12:13:56 »
Algumas questões repetem nesses testes, ou são muito muito parecidas, mais ou menor como um camundongo que aprende a apertar os mesmos botões em situações similares!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 16 de Maio de 2006, 12:47:17 »
Mas como esse cara acha que pode exisitir um teste de intenligência que não possa ser aprendido se inteligencia depende da capacidade de aprender???

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #119 Online: 16 de Maio de 2006, 13:44:31 »
Não tem nada a ver com Q.I, Danniel. É apenas a resposta a frase de Dawkins, pra mostrar que biólogos não afirmam que tamanho de cérebro e complexidade cerebral não são relacionados!

v3n0w: Q.I é teste de inteligência lógica apenas (que pode ser aumentando mediante testes  treinamento), se pesquisar um pouco mais sobre o assunto verá que existem vários tipos de inteligência!

Querida, to dizendo isso desde o começo, agora veja, que na minha opiniao, o raciocio logico é o mais importante, e com certeza para quem fez o teste de QI tambem, eu conheco a teoria das multiplas inteligencias sim.

Se se voce reparar, uma pessoa ruim em raciocionio logico acaba sendo burra em tudo, repare tambem que o QI, esta relacionado diretamente com o ceticismo, escritores famosos, atores bem sucedidos, cientistas e assim por diante...

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #120 Online: 16 de Maio de 2006, 13:52:26 »
Mas como esse cara acha que pode exisitir um teste de intenligência que não possa ser aprendido se inteligencia depende da capacidade de aprender???

Aff cara para de viajar, o teste de QI provou sua validade sendo INATO. Medir uma coisa que se aprende qualquer professor faz.

E agora me diz uma coisa, vc nunca viu ninguem que estuda pouco e tira nota boa e alguem que estuda mto e vai mal? Em que planeta voce esta?

Vo te conta uma historia, na minha sala de ciencias da computacao tem um nerd, que foi destaque escolar no 1º periodo, passou com tudo acima de 98. O cara só estuda, nao faz mais nada da vida.
Dai agora que estamos no segundo periodo veio a materia de Progamacao, que é quase que pura logica, ou seja é MUITO mais dificil ser aprendida por alguem que nao tenha raciocionio logico mto bom, ai oque aconteceu? O cara me tira 5/25, na prova.

Oque eu quero dizer com isso? Exatamente a diferença que o raciocinio logico faz, e o cara sem duvidas que estudou feito um loko né.

O ceticismo ensina a ser critico, mas ensina tambem a dar o braço a torcer quando as provas estao na mesa, e ISSO é o principal da ciencia. É oque difere a ciencia da religiao. E pelo visto voce esta muito mais para religiao. A religiao dos politicamente corretos.
« Última modificação: 16 de Maio de 2006, 13:56:04 por v3n0w »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #121 Online: 16 de Maio de 2006, 13:55:56 »
Se se voce reparar, uma pessoa ruim em raciocionio logico acaba sendo burra em tudo, repare tambem que o QI, esta relacionado diretamente com o ceticismo, escritores famosos, atores bem sucedidos, cientistas e assim por diante...

Duas palavras...: Tom Cruise :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 16 de Maio de 2006, 13:57:16 »

Aff cara para de viajar, o teste de QI provou sua validade sendo INATO. Medir uma coisa que se aprende qualquer professor faz.
Antes de a gente continuar, será que voce poderia esclarecer o que é que voce entende por testes de QI???

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #123 Online: 16 de Maio de 2006, 13:59:03 »

Duas palavras...: Tom Cruise :lol:

hehe mas religiao fode a cabecinha do povo mesmo...

Offline v3n0w

• Nível 10
  • *
« Resposta #124 Online: 16 de Maio de 2006, 14:05:51 »

Antes de a gente continuar, será que voce poderia esclarecer o que é que voce entende por testes de QI???

Mede o raciocinio logico de uma pessoa, que é provadamente inato.  Cara le esse textinho aqui da wikipedia... Acho que voce vai conseguir as provas que esta querendo.

"Segundo Jared Diamond, em seu livro "Armas, germes e aço", o resultado e a validade de testes de QI devem ser relativizados: segundo ele, qualquer ocidental teria certamente péssimos resultados em um teste de QI elaborado por aborígenes australianos, por exemplo. O leitor há de se perguntar por que um teste de inteligência deveria exigir algum tipo de cultura mínima, e se isso é realmente necessário, de que cultura está-se a falar. E como resposta óbvia, constatará que precisa de uma forma de comunicação, de um sistema de contagem e de operações aritméticas, que são alguns dos elementos culturais que enriquecem as possibilidades de articulação consistente de idéias apropriadas para fiéis representações dos fatos senscientes, para análises e sínteses, sem as quais não se pode atingir níveis mais elevados de compreensão. Em média, os metropolitanos são mais inteligenets do que os tribais. Estudos de Richard Lynn indicam QI médio 100 para os metropolitanos e 70 para os tribais, em testes que consistem no reconhecimento e reprodução de padrões visuais. Os mesmos testes também já foram aplicados em chimpanzés e gorilas, sendo que a gorila com melhor performance (chamada "Koko") alcançou QI 95, portanto, se até mesmo um gorila, cuja cultura é radicamente diferente da nossa, pode ter escores semelhantes aos humanos num teste "culture fair", é evidente que o fator cultural nestes testes não tem peso tão importante e não é suficiente para explicar o baixo desempenho de tribos aborígenes. Além disso, pessoas que nasceram em tribos, como Philip Emeagwali, alcançam escores acima de 180 e até acima de 190 em testes baseados em cultura diferente daquela em que eles nasceram e cresceram. Estes são fatos amplamente documentados, não são meras opiniões de Jared Diamond."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!