O raciocinio logico nao é aprendido, nao vo mais fica batendo nessa tecla mil vezes, se eu to falando que é provado é pq é provado, se voce nao acredita em mim, na wikipedia, na superinteressante, procure uma fonte que voce acredita.
Simplesmente não vou encontrar isso (talvez na superinteressante, ou na wikipédia, se alguém copiar algo da superinteressante), porque é absurdo. O cérebro se desenvolve ao longo da vida, raciocínio é aprendido, não é algo fixo como tipo sangüíeo. Crianças de 5 anos vão ter um QI, mas essas mesmas pessoas vão ter um QI mais elevado mais tarde, a menos que tenham algum retardamento mental grave.
Fato isolado que eu postei? Eu só trabalho com concensos, tudo que eu postei até agora se refere a um concenso.
Você ciitou o caso do nigeriano, falando que ele tinha um QI mais alto do que o da tribo em que nasceu. Isso não é um "consenso", mas um fato histõrico, ok, não contesto. Mas esse mesmo nigeriano disse que o Poincaré tinha QI baixo, só coloquei esse fato, que não é "mais" fato isolado do que esse do nigeriano.
De magico o teste nao tem nada, foi muito trabalho e estudo para se chegar em algo que nao se altera com "estudo".
Esses testes não foram desenvolvidos para se chegar a um teste que não se alteraria com estudo, apenas para se medir a inteligência, que não é fixa ao longo da vida, nem determinada tão simplesmente quanto tipo sangüíneo, por tudo que se sabe do cérebro, pelamor de Vênus. Se fosse, bastaria um exame genético simples e corresponderia gritantemente com testes de QI, como se houvessem "gene para QI 80", "gene para QI 90", "gene para QI 100", etc o que simplesmente não ocorre.