Autor Tópico: Líder Indígena Cocaleiro elege-se Presidente da Bolívia.  (Lida 11727 vezes)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Re.: Líder Indígena Cocaleiro elege-se Presidente da Bol
« Resposta #100 Online: 24 de Dezembro de 2005, 14:44:58 »
Citação de: Cabeção
É preciso dizer quantos estragos o relativismo moral já trouxe?

Uma base para o que é certo e verdadeiramente bom se faz necessária e está implícita ao espírito humano em todos os seus empreendimentos. Negar esses valores conduz às grandes abominações que já assolaram a humanidade (e cujos fantasmas ainda emergem, egressos do inferno).

Pois é... quem é que é dono da "moral"... e da verdade, quem se apoderou?...

A moral é uma invenção humana, demasiada humana...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re.: Líder Indígena Cocaleiro elege-se Presidente da Bolívia
« Resposta #101 Online: 24 de Dezembro de 2005, 14:54:24 »
Eu também não simpatizo com o relativismo moral, mas não se pode confundir a idéia de haver uma moral absoluta com a presunção de conhecê-la.

Eu penso que existem certas diretrizes fundamentais que governam a humanidade, por exemplo, independente da cultura a que pertencem, os seres humanos preferem sentir prazer a sentir dor; todos concordam que fome é ruim e todos gostariam de ser valorizados por seus semelhantes. A tristeza de um aborígene africano é disparada pelos mesmos hormônios que a de um yuppie americano; se nós, seres humanos, somos tão parecidos uns com os outros em nossa constituição, por que nossos gostos e preferências deveriam ser tão diferentes a ponto de não ser possível determinar que tipo de tratamento deve ser dado a alguém de outra cultura, como pregam os relativistas?

Em essência acho que boa parte do que chamamos de moral é absoluto: não matar, não roubar, não trair a confiança. O que diferem são os pequenos detalhes: andar pelado ou vestido, monogamia ou poligamia, comer ou não comer carne.

Meu meio termo nessa questão é respeitar as diferenças culturais, mas não tolerar comportamentos degradantes à natureza humana. Não me entra na cabeça alguém respeitar o "direito" de alguém mutilar o clitóris de dezenas de meninas e ainda por cima usando a mesma faca.

Karl Rove

• Visitante
Líder Indígena Cocaleiro elege-se Presidente da Bolívia.
« Resposta #102 Online: 24 de Dezembro de 2005, 16:33:36 »
A moral serve somente a um senhor, que é a Liberdade, representação do que é verdadeiro e bom.

A Liberdade é o bem máximo pois é impossível pensar no bem sem a Liberdade. Não é algo que precise ser explicado, talvez seja até axiomático. A escravidão (mental ou física) é um mal em si, e nunca poderia ser compatível com qualquer concepção de bem máximo e portanto jamais poderia ser servida por uma moral que não seja falsa (ou relativa, o que dá na mesma).

Liberdade só é alcançada enquanto respeitarmos seus três cânones: Propriedade Privada, Livre Mercado e Estilo de Vida.

Enquanto houver proteção a estes entes, seremos Livres, e a moral é essa proteção.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 24 de Dezembro de 2005, 17:38:27 »
Cabeção, ultimamente você está parecendo um estatuto de partido falante...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 24 de Dezembro de 2005, 23:40:10 »
Apesar de concordar com ele (pelo menos em grande parte), confesso que dá medo... :medo:

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #105 Online: 25 de Dezembro de 2005, 04:02:08 »
Citação de: Gabriel dCF

Só estou postando minhas idéias num ambiente extremamente hostil a elas, é normal que sejam mal recebidas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 25 de Dezembro de 2005, 04:38:00 »
Extremamente hostil? Eu, o bruno, o Mioto e o Fernando estamos concordando com você em tanta coisa! O que eu observei é que você anda escrevendo em um tom tão grandiloqüente que parece queestá escrevendo um "Manifesto do Partido Capitalista"  :D

ukrainian

• Visitante
« Resposta #107 Online: 25 de Dezembro de 2005, 10:29:07 »
Um espectro ronda o Forum Cético... o espectro do capitalismo.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #108 Online: 25 de Dezembro de 2005, 10:30:38 »

Ele tem encarnado o Olavo de Carvalho. Tá um saco isso...ele não era assim.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 25 de Dezembro de 2005, 15:05:21 »
Extremamente hostil? Eu, o bruno, o Mioto e o Fernando estamos concordando com você em tanta coisa!

Talvez até demais... :medo:

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #110 Online: 25 de Dezembro de 2005, 17:32:48 »
Esse papo de "Liberdade é bom" me fez lembrar da Constituição dos EUA..

Ela é peculiar por causa de um aprágrafo que só é encontrado nela..
Diz mais ou menos o seguinte: "Todo homem tem direito a liberdade, propriedade privada, saúde e blá blá blá.."
A continuação:
"..e se algum homem não tiver propriedades, trabalho e etc, ele pode ser feliz"

Ou seja.. se você é um pobre desgraçado que não tem absolutamente nada... casa, trabalho, comida e etc... Você pelo menos é livre para ser feliz!

Acho muito legal esse tipo de babaquice hipócrita..

Dois vivas para a Liberdade! Liberdade é Bom!
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 25 de Dezembro de 2005, 18:09:33 »
Não é hipocrisia, é realismo. A melhor forma de lidar com a miséria, com certeza, não é fingir que ela não existe.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 25 de Dezembro de 2005, 18:40:52 »
eu não troco minha liberdade por uma ração de 1800 calorias diárias...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #113 Online: 25 de Dezembro de 2005, 20:19:13 »
Não é hipocrisia, é realismo. A melhor forma de lidar com a miséria, com certeza, não é fingir que ela não existe.

Bom, ao menos pode-se dizer que os miseráveis tem liberdade para serem felizes uh?

Estando a "liberdade" garantida tuuuuuuuudo esta bom.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 25 de Dezembro de 2005, 20:44:04 »
Mortos de fome durante o regime de Pol Pot no Camboja entre 1976 e 1979: 2 milhões
Mortos de fome durante Holodomor, quando Stálin confiscou a produção agrícola da Ucrânia em 1932-1933: 5 milhões
Mortos de fome durante o Grande Salto para Frente na China entre 1958 e 1960: 30 milhões

Instituições democráticas, respeito à constituição e responsabilidade social e econômica: Não tem preço.
Cite uma grande fome que não tenha sido causada por catástrofes naturais ou guerras e que tenha atingido algum país democrático e com economia de mercado.

http://en.wikipedia.org/wiki/Pol_Pot
http://en.wikipedia.org/wiki/Stalin
http://en.wikipedia.org/wiki/Holodomor
http://en.wikipedia.org/wiki/Great_Leap_Forward

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #115 Online: 25 de Dezembro de 2005, 21:00:36 »
Citação de: Cabeção

Liberdade só é alcançada enquanto respeitarmos seus três cânones: Propriedade Privada, Livre Mercado e Estilo de Vida.

Enquanto houver proteção a estes entes, seremos Livres, e a moral é essa proteção.

"Liberdade
[Do lat. libertate.]
S. f.
 1.    Faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação: 2  
 2.    Poder de agir, no seio de uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por normas definidas: 2  2  2    
 3.    Faculdade de praticar tudo quanto não é proibido por lei.
 4.    Supressão ou ausência de toda a opressão considerada anormal, ilegítima, imoral: 2  2  
 5.    Estado ou condição de homem livre: 2  
 6.    Independência, autonomia: 2  
 7.    Facilidade, desembaraço: 2    
 8.    Permissão, licença: 2  
 9.    Confiança, familiaridade, intimidade (às vezes abusiva): 2  2  "

No Aurélio o conceito de liberdade difere do que voce falou.
Um grande problema do capitalismo contemporaneo é criar os chamados rótulos. Dizer que liberdade é livre mercado é rotular liberdade. A palavra livre mercado é muito bonita pois ninguém é contra algo  se rotula livre . Mas o que é o tão chamado livre mercado para os países pobres e em desenvolvimento?
Poderemos aqui questionar também o rótulo propriedade privada.  Os grilheiros adoram esse rótulo e investem nessa propagranda_neo_capitalista. A United Fruit não viveria feliz sem esse rótulo.

Nesse natal (e em todos passados) só será feliz as pessoas que puderem presentear e consumir os Shopping. O rótulo nesse mês é consumir para ser feliz. E aí... isso é ser feliz? Ou é apena mais um rótulo?
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #116 Online: 25 de Dezembro de 2005, 21:49:39 »
Mortos de fome durante o regime de Pol Pot no Camboja entre 1976 e 1979: 2 milhões
Mortos de fome durante Holodomor, quando Stálin confiscou a produção agrícola da Ucrânia em 1932-1933: 5 milhões
Mortos de fome durante o Grande Salto para Frente na China entre 1958 e 1960: 30 milhões

Instituições democráticas, respeito à constituição e responsabilidade social e econômica: Não tem preço.
Cite uma grande fome que não tenha sido causada por catástrofes naturais ou guerras e que tenha atingido algum país democrático e com economia de mercado.

http://en.wikipedia.org/wiki/Pol_Pot
http://en.wikipedia.org/wiki/Stalin
http://en.wikipedia.org/wiki/Holodomor
http://en.wikipedia.org/wiki/Great_Leap_Forward

Não estou criticando a democracia.

Se você relacionou liberdade = democracia, errou.
Não me refiro à "liberdade" democrática.

Me refiro principalmente, a esta definição: 5. Estado ou condição de homem livre.

Ou seja.. "Liberdade é bom".

Um bom reflexo disso, talvez, possa ser visto em nossa Previdência Social.
Em seu inicio, haviam 18 pagantes para cada aposentado.

Hoje, são dois pagantes, para cada aposentado.

E salve o liberalismo.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 25 de Dezembro de 2005, 22:02:13 »

Nesse natal (e em todos passados) só será feliz as pessoas que puderem presentear e consumir os Shopping. O rótulo nesse mês é consumir para ser feliz. E aí... isso é ser feliz? Ou é apena mais um rótulo?

há presentes de até 1,99. tem pra todos os gostos e bolsos....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #118 Online: 25 de Dezembro de 2005, 23:40:18 »
Citação de: Fernando
Extremamente hostil? Eu, o bruno, o Mioto e o Fernando estamos concordando com você em tanta coisa!

Talvez até demais... :medo:

O nível de esquerdismo de alguns pode até ser relativamente leve (ainda que nocivo) apesar da grande maioria ter sido absorvida pela máquina de propaganda comunista.

O ambiente é extremamente hostil a idéias liberais, talvez nem mais nem menos do que a média nacional, pois vivemos numa nação de "pensadores" marxistas, pessoas cujo intelecto foi subtraído aos níveis mais rasos e substituído por uma ideologia panfletária e maligna, que apesar de ser algo claramente deletério, se trata de um vírus mental muitíssimo bem sucedido em reduzir as pessoas à indigência mental e sociedades à escravidão em todas as suas facetas.

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #119 Online: 25 de Dezembro de 2005, 23:44:29 »
Engraçado que o conceito de justiça dos representantes de esquerda desse fórum admite miséria absoluta na condição de que ela se estenda à todas as pessoas, considerando tal situação mais digna do que a distribuição desigual de riquezas.

Na verdade não é só uma característica particular da esquerda desse fórum. No fim, é exatamente o que a esquerda faz de melhor.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 25 de Dezembro de 2005, 23:52:21 »
O ambiente é extremamente hostil a idéias liberais, talvez nem mais nem menos do que a média nacional, pois vivemos numa nação de "pensadores" marxistas, pessoas cujo intelecto foi subtraído aos níveis mais rasos e substituído por uma ideologia panfletária e maligna, que apesar de ser algo claramente deletério, se trata de um vírus mental muitíssimo bem sucedido em reduzir as pessoas à indigência mental e sociedades à escravidão em todas as suas facetas.

acho que está um pouco neurótico, cabeção. eu me surpreendo nesse fórum vendo quanta gente tem com uma inclinação mais à direita, seja lá o que isso for.
mas é o que eu digo. o problema com os extremos é que, para eles, o centro sempre parecerá o extremo oposto...

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #121 Online: 26 de Dezembro de 2005, 00:33:43 »
Ja fomos de "máquina comunista" a "propagana comunista", mas até agora, ninguém respondeu: Qual governo de esquerda nós tivemos no Brasil?

O PFL ficou no poder de 30 a 2002 praticamente (sendo 2002 a primeira vez que ele foi para a oposição), quem é que implantou o tal "mecanismo comunista" no Brasil?

Os próprios direitinhas?  :shock:
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 26 de Dezembro de 2005, 00:54:24 »
Citação de: Perseus

Não estou criticando a democracia.

Se você relacionou liberdade = democracia, errou.
Não me refiro à "liberdade" democrática.

Perdoe minha visão estreita de mundo, mas eu não consigo imaginar liberdade e democracia dissociadas. Uma não é possível sem a outra.

Me refiro principalmente, a esta definição: 5. Estado ou condição de homem livre.

Você só é livre se tiver liberdade de pensamento, expressão e ação (quando esta não interfere nas liberdades de outras pessoas), bem como liberdade de participação nos rumos da sociedade, ou seja, democracia.

Ou seja.. "Liberdade é bom".

Um bom reflexo disso, talvez, possa ser visto em nossa Previdência Social.
Em seu inicio, haviam 18 pagantes para cada aposentado.

Hoje, são dois pagantes, para cada aposentado.

E salve o liberalismo.

E o que isso tem a ver com liberdade? Não entendi a conexão. Esse problema que você relatou se deve ao envelhecimento da população resultante da melhor qualidade de vida. Mas esse problema não existiria se há uma geração atrás, quando os atuais aposentados estivessem trabalhando, eles tivessem contratado um serviço de previdência privada. A culpa da atual crise não é do liberalismo, muito pelo contrário, o liberalismo tinha e ainda tem a solução; se toda a Previdência Social fosse privada há uma geração atrás não haveria rombo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 26 de Dezembro de 2005, 00:56:12 »
Ja fomos de "máquina comunista" a "propagana comunista", mas até agora, ninguém respondeu: Qual governo de esquerda nós tivemos no Brasil?

Serve João Goulart? E sob certos aspectos o próprio Getúlio Vargas, apesar de inimigo dos comunistas, do ponto de vista de hoje, era esquerdista.

O PSDB se considera um partido de centro-esquerda, e também tem o Lula, mas só por você ter perguntado parece que você já o deserdou da esquerda...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 26 de Dezembro de 2005, 00:58:37 »

Serve João Goulart? Sob certos aspectos o próprio Getúlio Vargas, apesar de inimigo dos comunistas, do ponto de vista de hoje, era esquerdista.

já perguntei ao perseus o que ele acha que é esquerda e o que é direita. já lhe disse que acho isso bobagem e ele até concordou. achava que o assunto estava encerrado. agora vem cobrar a resposta.
em se tratando da política econômica, os militares eram 'esquerdistas', ora. industrialização de substituição, isso é o que, receituário liberal? ou vai me dizer que tivemos a sorte que os chilenos tiveram e tivemos nossos próprios chicago boys? e, novamente, eu APOSTO que ele não leu o texto que botei lá sobre castelo branco, cujo governou criou o bnh, fgts, até o estatuto da terra, entre outras medidas, basta ler. pra mim, se identifica muito com o que se convenciona esquerda. mas já disse que acho isso bobagem.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!