Autor Tópico: Mais 13 Estados no Brasil?  (Lida 18056 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Mais 13 Estados no Brasil?
« Resposta #225 Online: 11 de Julho de 2011, 09:22:13 »
Cada Estado originário da divisão do Pará terá, além da máquina estadual, três senadores cada. E vai aumentando o poder político das regiões menos povoadas e de economia pífia no Brasil...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #226 Online: 11 de Julho de 2011, 12:28:47 »
Resultado: mais estados parasitas.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #227 Online: 11 de Julho de 2011, 12:45:19 »
Há partidários do divisionismo que citam o sucesso e crescimento (econômico principalmente) acima da média do Brasil de estados recém criados como o Tocantins e Mato Grosso do Sul como exemplos que corroboram a nescessidade de criação de novos estados.
Antes de pensar o quão dispendiosa pode custar a criação de um novo estado, é imprescindível que nos atenhamos ao fato que existem sim imensos vazios de representatividade  política em comunidades nos mais distantes rincões desse nosso Brasil, assim como a experimentamos nós por exemplo aqui do sudeste e sul.
Falar da criação de novos estados pode parecer oportunismo para alguns, mas pode ser a oportunidade de autodeterminação principalmente econômica de muitas comunidades que sim, tem
realidades distintas não só em uma mesma região mas as vezes em um mesmo estado da federação.
« Última modificação: 11 de Julho de 2011, 13:05:55 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #228 Online: 11 de Julho de 2011, 12:59:49 »
É realmente impressionante o estado de alienação financeira em que vivemos. Como se esse crescimento não decorresse de um claro impedimento de crescimento do Brasil como um todo. É um raciocínio bastante semelhante de: Deus acha que eu estou correto! Alguns acham mesmo que só por estar defendendo idéias "politicamente corretas" estão certos, lamentável.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #229 Online: 11 de Julho de 2011, 13:40:08 »
A divisão do Pará é dessas coisas que só podiam mesmo sair da cabeça de gente sem ter o que fazer. Um monte de colonos de outras regiões vai explorar as jazidas de minério no meio da mata e começam a achar que "carregam o Pará nas costas" e passam a exigir separação e representatividade no Congresso.

Ora, se fôssemos criar um estado novo cada vez que alguém vem com esse papo de carregar nas costas...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 12 de Julho de 2011, 09:28:16 »
Seria viável se as Assembléias estaduais tivessem poucos deputados e o senado federal não existisse. O sistema unicameral é muito mais justo...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #231 Online: 12 de Julho de 2011, 11:54:48 »
Eu seria muito mais favorável a fechar a Câmara e deixar só o Senado... mas isso é uma tangente  :-)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 12 de Julho de 2011, 14:21:36 »
Eu seria muito mais favorável a fechar a Câmara e deixar só o Senado... mas isso é uma tangente  :-)

Não é justo, só se mudarem a forma de elegerem os senadores. Por qual razão São Paulo teria 3 senadores e Sergipe também 3? Tem que ser unicameral com quantidade de representantes proporcionais a população, com piso e teto.

Os municípios com até 100 mil habitantes deveriam ter 3 vereadores, até 300 mil habitantes deveriam ter 5 vereadores. Com até um milhão 7, e o restante 11. E só. Na festa que é hoje, seria razoável desde que fosse função NÃO remunerada.

As assembléias estaduais também deveriam ter bem menos deputados e todos deveriam ser eleitos por distritos eleitorais.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #233 Online: 12 de Julho de 2011, 15:31:02 »
Eu seria muito mais radical. UM, ou dois no máximo, bastam. Mas falo isso porque estou francamente farto de tanta escumalha em Brasília. Quanto menos, melhor.

De resto, concordo quanto aos limites de teto para as Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores. De preferência, deveríamos cortar um monte de benefícios também. Li em algum lugar que isso tornaria o cargo de Vereador pouco atraente e que em alguns lugares quase ninguém ia querer se candidatar. Queria saber em que mundo isso é uma má ideia...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #234 Online: 12 de Julho de 2011, 15:46:46 »
Em que mundo funcionaria um trabalho onde você não tem chefe e pode aumentar seu próprio salário?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #235 Online: 13 de Julho de 2011, 10:47:23 »
Não funciona. Não como deveria, ao menos. Q.E.D.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 13 de Julho de 2011, 10:56:25 »
Eu seria muito mais radical. UM, ou dois no máximo, bastam. Mas falo isso porque estou francamente farto de tanta escumalha em Brasília. Quanto menos, melhor.

De resto, concordo quanto aos limites de teto para as Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores. De preferência, deveríamos cortar um monte de benefícios também. Li em algum lugar que isso tornaria o cargo de Vereador pouco atraente e que em alguns lugares quase ninguém ia querer se candidatar. Queria saber em que mundo isso é uma má ideia...

Um só complica, é poder demais nas mãos de uma única pessoa. O legislativo tem função de fiscalização do executivo.

Eu seria candidato se não fosse remunerada a função de verador. Tenho centenas de idéias de projetos de lei. Mas como é hoje, remunerado e politizado, não tenho chance nenhuma.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #237 Online: 13 de Julho de 2011, 13:30:40 »
Naturalmente, e pilhérias à parte, eu concordo com você. Um regime unicameral enxuto e eficiente é uma das coisas que eu gostaria de ver discutido na tal da reforma política. Mas se as chances de se discutir ao menos o fim da aberração que é o quociente eleitoral são ínfimas, quanto mais uma alteração nesse nível...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #238 Online: 13 de Julho de 2011, 15:06:53 »
Seria legal haverem constituição e regimes laboratório para quem quisesse testar teorias as mais diversas possíveis.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #239 Online: 13 de Julho de 2011, 16:20:40 »
Heim?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #240 Online: 13 de Julho de 2011, 17:17:35 »
Heim?
Hein pra mim eu deduzo...
Seria uma constituição normal e uma constituição laboratório para um determinado espaço físico na qual esta constituição laboratório fosse soberana para tais e tais fins como por exemplo maioridade penal para tantos anos, salário mínimo x, executivo desse ou daquele jeito, com monarquia ou parlamentarismo ou anarquia etc., com legislativo y ou sem legislativo. Sistema de saúde, de segurança, de providencia assim ou assado. Tudo de acordo com as aspirações de quem quisesse participar com ou sem limite de duração.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #241 Online: 13 de Julho de 2011, 18:38:02 »
Já existe a proposta do voto distrital e da lista fechada

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #242 Online: 14 de Julho de 2011, 00:02:02 »
Naturalmente, e pilhérias à parte, eu concordo com você. Um regime unicameral enxuto e eficiente é uma das coisas que eu gostaria de ver discutido na tal da reforma política. Mas se as chances de se discutir ao menos o fim da aberração que é o quociente eleitoral são ínfimas, quanto mais uma alteração nesse nível...

A reforma política vem de... políticos! Você espera algo que não beneficie ainda mais os políticos e não foda ainda mais o Brasil?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 15 de Julho de 2011, 02:00:43 »
Parece piada. Se for para remarcar os territórios sou mais de retalhar esse brasilzãodeômeudeusdocéu em diferentes Estados.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re:Mais 13 Estados no Brasil?
« Resposta #244 Online: 25 de Novembro de 2011, 18:50:39 »
E o plebiscito para divisão do Pará? Como estão as pesquisas de opinião mais recentes?

Offline Negão

• Nível 07
  • *
Re:Re.: Mais 13 Estados no Brasil?
« Resposta #245 Online: 25 de Novembro de 2011, 21:47:31 »
Provavelmente os políticos estão mais interessados nos novos cargos que essas divisões gerariam do que com a situação dessas regiões.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 25 de Novembro de 2011, 23:19:50 »
E o plebiscito para divisão do Pará? Como estão as pesquisas de opinião mais recentes?

Eu pedi e o Datafolha atendeu: acabou de sair uma pesquisa de opinião: Rejeição à divisão do Pará passa de 60% dos eleitores, diz Datafolha.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #247 Online: 26 de Novembro de 2011, 08:19:25 »

Eu pedi e o Datafolha atendeu: acabou de sair uma pesquisa de opinião: Rejeição à divisão do Pará passa de 60% dos eleitores, diz Datafolha.

A população sabe que é apenas para dar emprego a uma multidão de apadrinhados.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #248 Online: 09 de Dezembro de 2011, 16:04:56 »
Em Carajás, católicos e evangélicos se unem para criar Estado

Líderes religiosos pregam voto no "Sim", pela separação, em missas e cultos na região: "É um divórcio para os 2 serem abençoados"

O ideal da criação de dois novos Estados no Pará, Carajás e Tapajós, e a promessa de um milagre econômico e social uniu católicos e evangélicos na região sul e sudeste do Pará. Além de mensagens nos programas eleitorais do “Sim”, bispos, padres e pastores estão falando abertamente sobre o tema nas missas e nos cultos. Alem disso, comissões de pastores e líderes evangélicos das áreas emancipacionistas também já fizeram reuniões e divulgaram manifestos a favor da criação de Tapajós e Carajás.

A cidade: Cotada para capital de novo Estado, Marabá é 4ª cidade mais violenta do Brasil

Oficialmente, a Igreja Católica no Pará não emitiu uma posição formal contra ou a favor da divisão. Cada religioso do Estado pode seguir o pensamento que bem entender sobre o plebiscito. O bispo da Diocese de Marabá, dom José Foralosso, é favorável à divisão do Estado. Ele comanda um rebanho de aproximadamente 700 mil pessoas distribuídos em 27 paróquias de 17 municípios. Ao todo, sua diocese tem uma área de 72 mil quilômetros quadrados - o equivalente a 1,5 vezes o tamanho do Estado do Rio de Janeiro.

Vote: Você concorda com a divisão do Pará?
Os dois lados: Conheça os argumentos de quem é a favor e contra a divisão do Pará
Na TV: Veja vídeos da campanha eleitoral no Pará

O bispo da Diocese de Marabá, dom José Foralosso: "Pelo tamanho do Estado, pelas distâncias. Não sentimos uma solução dos problemas"

Carajás: Estado pode ser um dos mais ricos e violentos do Brasil
Tapajós: Estado será maior que Minas e Bahia, mas mais pobre que o Piauí
Novo Pará: Se for criado, Estado será tão alfabetizado quanto São Paulo

Nas últimas semanas, ao final de missas importantes em Marabá e em Parauapebas, dom Foralosso falou abertamente sobre o tema e abraçou a causa separatista. Com 46 anos de vida missionária, 32 anos no Mato Grosso e 11 no Pará, ele afirma que, pelos problemas estruturais vividos diariamente pelos moradores da região, ele não poderia se omitir de um “evento de importância notável para o Pará”.

“Aqui, a presença do Estado está ausente. Pelo tamanho do Estado, pelas distâncias. Não sentimos uma solução dos problemas”, afirmou o bispo.

Foralosso argumenta que viveu na pele a experiência separatista quando era missionário em Mato Grosso, nos anos de 1980. “A divisão do Estado foi rápida e profunda. Mais do que se podia esperar”, disse. “Ultimamente, no final das celebrações sempre pedi um minutinho, também para dar satisfação a muitas pessoas, expus o meu pensamento para o povo. Não estava ali para fazer politicagem. Campanha, eu não fiz. Mas acho que deveria colaborar para o melhor para o povo”, disse.

- Em coração separatista, campanha é tímida e participação, pequena
- Pai trabalha para dividir o Pará. Filha, para mantê-lo unido
- Separatistas dizem que é "dificílimo" conseguir criar Estados

O presidente da Assembleia de Deus de Marabá, pastor Sales Batista: "Falamos dos problemas da região, falta de médicos, estradas. Falamos de saúde, educação"

O presidente da Assembleia de Deus de Marabá, pastor Sales Batista, foi mais longe. Em uma área com 120 templos, ele pediu a todos os 112 pastores que pregassem sobre o projeto de criação de Carajás e Tapajós. Outras igrejas evangélicas também têm adotado o discurso do “Sim” ao final dos cultos. Entre os evangélicos de Marabá, apenas a Igreja Adventista evita tocar no assunto durante as celebrações religiosas.

Apoios: Divisão do Pará é patrocinada por ruralistas e evangélicos

Durante a campanha, os pastores da Assembleia de Deus promoveram vários eventos religiosos nos quais a mensagem de Deus vinha com o bônus da mensagem separatista. Tudo pensando no ideal da nova terra prometida. Alguns destes eventos foram realizados a céu aberto. Outros, em ginásios. Em quase todos, a média de público foi de aproximadamente 23 mil pessoas por evento, entre congregados da Assembléia de Deus, de outras denominações e até mesmo de católicos.

“Nós falamos de Deus (nestes eventos) e aproveitamos também para falar dos problemas da região, falta de médicos, estradas. Falamos de saúde, educação. Nós precisamos ter um governo mais próximo”, explicou o pastor Sales Batista. "Mas não fazemos politicagem", friza.

No próximo domingo, haveria uma reunião destas de grande porte da Assembleia. Ela foi antecipada para o sábado (10), para reforçar a importância dos evangélicos em comparecerem às urnas.

“Nós dependemos em tudo da capital. Então, nós defendemos a ideia da separação pela dificuldade de acesso à saúde, à educação. Pensamos que temos 85% (de votos) em Marabá e 15% em Belém, se chegarmos a 22% em Belém, seremos um Estado”, calcula o pastor.

“É um divórcio para os dois serem abençoados. Deus odeia o divórcio, mas Deus também não quer ver as pessoas infelizes. Se é pra viver infeliz, então que se haja o divórcio”, analisa o Pastor. “Moisés permitiu o divórcio, mas Jesus não recriminou. Até porque ele já tinha morrido”, brincou o pastor.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/pa/em-carajas-catolicos-e-evangelicos-se-unem-para-criar-estado/n1597402792193.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #249 Online: 09 de Dezembro de 2011, 16:17:56 »

A população sabe que é apenas para dar emprego a uma multidão de apadrinhados.

Curioso é que a rejeição é basicamente na área de Belém, a população dos territórios dos dois possíveis novos estados é a favor da separação do Pará. Por um lado tem todo esse problema dos custos com os novos Estados, mas eu não posso dizer que não simpatizo com a aspiração deles, os recursos na maioria dos estados costumam ficar muito concentrados nas capitais e o interiorzão é esquecido.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!