Fronteira invisivel foi boa. Nossa fronteira com os outros países também são invisiveis, será que somos argentinos tambem? Alias, porque eles falam castelhano lá em vez de portugues se a fronteira é invisivel e não quer dizer nada? Ou nós podiamos falar espanhol, tanto faz.
Eu não vou perder tempo aqui tentando explicar os motivos do orgulho que todo gaúcho sente em ser gaúcho pro pessoal do brasil, seria o mesmo que tentar explicar pra um crente porque deus não existe.
Você pode estar na Antártica e ainda assim vai ser brasileiro. Ninguem pode tirar isso de você. O que questionamos
é o motivo de alguem, por exemplo, se orgulhar de montanha X ou cachoeira Y ou de cidade Z.
Olha, e se você sente orgulho de ser gaúcho, ou de ter dois olhos, é problema seu. Você tem o direito de sentir o que quiser.
Só que sua comparação foi infeliz: a fronteira continua invisível. Cultura é algo que existe dentro de nós, e que transcende
fronteiras.
Ainda assim, resta a pergunta: o que tem de especial em ser gaúcho (ou Francês, ou Nepalês)? Existe alguma
essência de gauchês que só os nativos do RS conseguem ver? E qual a diferença fundamental entre os gaúchos e os paranaenses
(ou amazonenses, ou mineiros)? E quanto a diferenças regionais: será que um gaúcho de Porto Alegre pode sentir um orgulho
diferente do que um de Santa Maria ou de Bento Gonçalves?
Não estou querendo desqualificar o seu sentimento. Ele existe e é absolutamente natural. Ele certamete tem origem no nosso passado
tribal, de caçadores-coletores. Eu mesmo fico feliz quando algum brasileiro se destaca no exterior ou quando um time do brasil vence
alguma competição. Mas acho que é importante estarmos cientes de quanto esse sentimento é irracional. E de quanto mal ele já ajudou
a causar ao longo da História. Não acho que esse tipo de sentimento deva mais ser utilizado para guiar decisões políticas.
Ah, e não sou argentino nem uruguaio, mas não vou, digamos, apoiar incondicionalmente toda e qualquer decisão do governo brasileiro
referente a esses países somente pelo fato de ser brasileiro.