Autor Tópico: Mais 13 Estados no Brasil?  (Lida 18054 vezes)

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
Re: Site que prega a separação do Rio Grande do Sul do resto do Brasil
« Resposta #175 Online: 11 de Março de 2008, 15:09:47 »
Segundo o primeiro artigo da atual Constituição brasileira de 1988, a República Federativa do Brasil é "formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal"[2]. Tal dispositivo torna inconstitucional qualquer movimento que tenha como objetivo (direto ou indireto) a dissolução do estado brasileiro. No entanto, a própria legislação brasileira garante a liberdade de cada cidadão de manifestar ideologicamente o seu pensamento, desde que para tanto utilize-se de "normas infraconstitucionais (Não usar armas de fogo, não atentar contra a vida pública, não incitar violência)"[Adel Américo Dias de Oliveira, Juiz federal substituto da 1º Vara Criminal da Justiça Federal, no processo de nº 93.0006271-9 proferida na dia 23 de Março de 1997, no Egrégio Tribunal Federal da 1º Vara Criminal].

Outra via de análise diz respeito ao Direito Internacional e, em particular, ao direito de auto-determinação dos povos (vide, p.ex. self-determination. Distingue-se então o conceito de integridade territorial (invocado pelo Estado) e o direito de um povo de reinvindicar sua emancipação de uma maioria (ratificado pelo Brasil - vide UN law). Esses tipos de movimentos são relativamente comum no mundo e estão ligados, via de regra, a raízes culturais e um forte sentimento de identidade.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimentos_separatistas_no_Brasil#Via_legal
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Danieli

• Visitante
« Resposta #176 Online: 11 de Março de 2008, 15:11:05 »
Perdi e assumo :D

E acho que só eu gostaria de ter uma ancestralidade de apenas uma etnia. :|

Danieli, sinceramente não consigo ver o que "pureza genealógica" tem a ver com desenvolvimento...
Mas não tem haver. Essa conversa de pureza genealógica, tá levando a conversa para um lado sombrio, e eu sei qual é. Sem contar que a situação é completamente hipotética porque até onde concerne meu conhecimento, não tem no mundo alguma civilização ou sociedade intacta etnicamente, então é uma coisa completamente subjetiva e hipotética.

E me inclino a concordar que ficar refletindo na morte da bezerra é tempo perdido, eu só preciso pensar o porque eu gostaria de ter uma ancestralidade sem misturas étnicas, mas é um trabalho pessoal.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #177 Online: 11 de Março de 2008, 15:37:41 »
Entendo. Acho que não cabe a nós discutir questões de gosto pessoal, e sei que você não está do lado sombrio da conversa.
Por isso, é melhor mesmo voltarmos ao tema do tópico, antes que o espectro de Godwin venha nos assombrar :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Danieli

• Visitante
« Resposta #178 Online: 11 de Março de 2008, 15:41:51 »
Entendo. Acho que não cabe a nós discutir questões de gosto pessoal, e sei que você não está do lado sombrio da conversa.
Por isso, é melhor mesmo voltarmos ao tema do tópico, antes que o espectro de Godwin venha nos assombrar :).
:sim:

Eu freqüentei algumas reuniões do movimento "Sul é meu país". Essa conversa toda não vai levar a nada, sinceramente falando.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #179 Online: 11 de Março de 2008, 16:58:41 »

Eu freqüentei algumas reuniões do movimento "Sul é meu país". Essa conversa toda não vai levar a nada, sinceramente falando.

Acho que talvez você esteja referindo-se a unidade cultural. De fato é interessante uma unidade cultural e etnica para o indivíduo. Ele já nasce "membro" de um grupo muito maior e tradicional que dará suporte a ele por toda vida. É como a máfia...

Eu até onde sei só tenho descendência eslava. Teoricamente poderia ser então um único grupo étnico. Mas para mim  nada resolveu por que meu suposto grupo étnico nunca foi grupo nenhum.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 11 de Março de 2008, 16:59:02 »

E tinha estas reuniões onde?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #181 Online: 11 de Março de 2008, 19:14:22 »
Perdi e assumo :D

E acho que só eu gostaria de ter uma ancestralidade de apenas uma etnia. :|
Isso é natural, assim como é natural as pessoas quererem ter filhos que sejam parecidos com elas. É uma questão de instinto.

Mas saindo um pouco do assunto, em fórums gringos toda vez que aparece a foto de alguém as pessoas fazem comentários do tipo "você parece libanês", "ele parece judeu", "ela parece italiana", e eu olho pra todos e penso "pqp, eles parecem brasileiros!". É meio triste perceber que as pessoas de outros países se sentem tão isoladas de quem é diferente delas, e ao mesmo tempo dá um puta orgulho de pensar que o Brasil tem o potencial de fazer as pessoas se entrosarem sem toda essa dificuldade.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #182 Online: 11 de Março de 2008, 21:32:02 »
Na boa, Sul é meu país.

Tenho muito orgulho da minha terra! Tenho orgulho de cantar o hino do meu RS!

Uma pena o pessoal não ter orgulho das suas terras... eu até hoje não sei como é a bandeira de SP, RJ, MG, MS, etc e tal, nunca vi em estadios de futebol, na TV, em lugar nenhum... acho que vou procurar no google imagens :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Danieli

• Visitante
« Resposta #183 Online: 12 de Março de 2008, 00:12:50 »
E tinha estas reuniões onde?

No Diretório Acadêmico Estudantil na universidade em que eu estudei, tinha um comitê joinvilense que se reunia e trazia as notícias do grupo, pena que acabou por ser constatado que se tratava de um ato inconstitucional e para não arranjar problemas para a universidade as reuniões mudaram de ambiente.
Até onde eu sei, o movimento foi "extinto" na cidade, mas deve ter algum dos membros realizando reuniões ainda na surdina.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 12 de Março de 2008, 00:37:46 »
eu sou 100% italiano com toda a certeza. mas vai ver se isso quer dizer alguma coisa; aqui deve ter turco, árabe, fenício, grego e sei lá mais o quê. isso não me acrescenta nada e a itália deveria até ter vergonha de mim, que não falo o idioma e nem gosto da culinária de lá. não tenho nada contra lazanha ou massa em geral, contanto que acompanhem carne, o que não é exatamente um pecado gastronômico mas também não é típico.
de fato, se eu fosse escolher uma cozinha, não seria nenhuma européia nem asiática nem nada. seria a cozinha do novo mundo, aquela em que a carne tem um papel central diferentemente de _qualquer_ outra cozinha do mundo. isso sim é comida.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #185 Online: 12 de Março de 2008, 06:46:54 »
Uma pena o pessoal não ter orgulho das suas terras... eu até hoje não sei como é a bandeira de SP, RJ, MG, MS, etc e tal, nunca vi em estadios de futebol, na TV, em lugar nenhum... acho que vou procurar no google imagens :)

Peça e será atendido:

Agora, brincou que você não conhece a bandeira de MG, heim? A bandeira de vocês é totalmente inspirada na bandeira farroupilha.

Luz

• Visitante
« Resposta #186 Online: 12 de Março de 2008, 10:15:36 »
Admiro Minas Gerais, sua história, beleza, riqueza natural, cultura, particularidades. Aprecio a culinária e o jeito mineiro de ser. Gosto de viver aqui, dos mares de montanhas, dos bares.

No verão, no entanto, prefiro o Nordeste, me identifico com a Bahia, com a praia.

Orgulho mesmo tenho de fazer parte dessa pluraridade de cores e credos, estilo, música e sotaques que convivem tão pacificamente, dessa terra que tem a cara do mundo todo - apesar dos pesares.

Se o Rio Grande do Sul deseja separar-se, por mim, que vá com Deus! Já vai tarde!  :)
« Última modificação: 12 de Março de 2008, 10:35:21 por Luz »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 12 de Março de 2008, 10:16:15 »
Na boa, Sul é meu país.

Bem, sei que se trata de uma questão pessoal, mas ainda não consigo entender como alguem pode sentir "orgulho" de sua terra - qualquer
que seja ela. Para mim, orgulho é um sentimento que está associado a uma conquista pessoal, ou de um grupo do qual se faz parte. Algo pelo
qual você, pessoalmente, lutou. Tenho orgulho de minha formação, tenho orgulho do meu padrão de vida, tenho orgulho de meus trabalhos.
Até um torcedor pode justificar o seu orgulho pela vitória do seu time, afinal de contas, o apoio da torcida muitas vezes é importante.

Não consigo sentir orgulho por algo tão abstrato como um lugar. Esse tipo de orgulho é, na minha opinião, primo-irmão daquele sentimento
da "presença de Jesus" que os crentes costumam relatar: fruto de uma fantasia.

Acho, como já disse antes aqui, que a chave da questão é constatar que "orgulho" não é a mesma coisa que "não se envergonhar". Eu
não me envergonho de ser brasileiro, mas tampouco sinto orgulho. Isso para mim seria como sentir orgulho por ter duas orelhas e um nariz.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 12 de Março de 2008, 10:17:00 »

Se o Rio Grande deseja separar-se, por mim, que vá com Deus! Já vai tarde!  :)

E digo mais: e não se arrependam depois, pois não aceitamos devoluções! :)

Alan Watts

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 12 de Março de 2008, 10:59:08 »

O que eu sei é que gaúcho tem inveja da Cisplatina... Garanto que achariam o máximo separar-se do Brasil e fundir-se com a Cisplatina...

Aqui no Paraná não sei de nenhum movimento separatista relevante... Tem só movimentação interna para dividir o Estado em vários (e vejam que ele é pequeno em território)...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 12 de Março de 2008, 11:02:49 »

O que eu sei é que gaúcho tem inveja da Cisplatina... Garanto que achariam o máximo separar-se do Brasil e fundir-se com a Cisplatina...

Aqui no Paraná não sei de nenhum movimento separatista relevante... Tem só movimentação interna para dividir o Estado em vários (e vejam que ele é pequeno em território)...

Talvez seja uma boa idéia: mais estados = mais deputados & senadores = maior representação do Sul.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #191 Online: 12 de Março de 2008, 11:03:58 »
Dividir o Paraná em vários estados? Por quê, meu Deus??  :olheira:

Offline Jack

• Nível 05
  • *
« Resposta #192 Online: 12 de Março de 2008, 11:47:53 »
Andaram querendo criar um estado "Iguaçú" mas isso não deu e nunca vai dar em nada, tremenda besteira.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #193 Online: 12 de Março de 2008, 11:52:18 »

Vai ver é pelo mesmo motivo que o grupo político dos Sarney andou querendo criar um maranhão do sul (!!!!!!!!!!) tempos atrás.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #194 Online: 12 de Março de 2008, 12:03:46 »
Concordo.

Não sei que tanto orgulho pode dar um simples pedaço de terra cuja separação dos demais estados e países se dá através de uma fronteira invisível.

Se o orgulho é pelo terreno físico em si, não faz sentido absolutamente nenhum. Se o orgulho é por ser "gaúcho", pelo seu povo e tradições, também já está provado que é bobagem.

Aliás, os gaúchos verdadeiros (não os loirinhos que habitam hoje o Sul do país) tinham características que deveriam ser motivos de vergonha, na verdade. Além de bêbados, briguentos e ignorantes, andavam em bandos de homens pelos Pampas durante meses sem ver uma mulher sequer, daí vindo o termo de "Gaúcho Barranqueador", o personagem verídico que transava com animais e tão bem caricaturizado pelo Analista de Bagé. :)

E, como todos sabem, faz um frio dos diabos nos Pampas de noite, e nas estâncias com aquele monte de homens, já viu né. Para aquecer um pouco, vale tudo. Esta é a outra origem do folclore do Sulista veado, que remonta muito mais as origens dos bandos de Homens inseparáveis pré-colonização européia noSul do que seus habitantes atuais.

Então, resta-nos duas alternativas:

a) Os sulistas sentem orgulho por serem herdeiros da Terra de uma linhagem extinta de brucutus, o que não se justifica nem pela questão geográfica, já que é uma terra como qualquer outra, muito menos pela qualidade moral dos antecessores.

b) O tal do separatismo e orgulho Gaúcho é um produto midiático com origem injustificada, sem relação com os Gaúchos em si ou com o território, e que, na verdade, pode ser interpretado simplesmente com a boa e velha mania de superioridade do Europeu claro de biotipo ariano, que é o verdadeiro fenótipo do "neo-gaúcho".

Sou mais a alternativa b.

Na boa, Sul é meu país.

Bem, sei que se trata de uma questão pessoal, mas ainda não consigo entender como alguem pode sentir "orgulho" de sua terra - qualquer
que seja ela. Para mim, orgulho é um sentimento que está associado a uma conquista pessoal, ou de um grupo do qual se faz parte. Algo pelo
qual você, pessoalmente, lutou. Tenho orgulho de minha formação, tenho orgulho do meu padrão de vida, tenho orgulho de meus trabalhos.
Até um torcedor pode justificar o seu orgulho pela vitória do seu time, afinal de contas, o apoio da torcida muitas vezes é importante.

Não consigo sentir orgulho por algo tão abstrato como um lugar. Esse tipo de orgulho é, na minha opinião, primo-irmão daquele sentimento

Acho, como já disse antes aqui, que a chave da questão é constatar que "orgulho" não é a mesma coisa que "não se envergonhar". Eu
não me envergonho de ser brasileiro, mas tampouco sinto orgulho. Isso para mim seria como sentir orgulho por ter duas orelhas e um nariz.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 12 de Março de 2008, 12:14:43 »

O motivo apresentado, com pequenas variações, é a necessidade de algumas regiões têm de uma maior autonomia administrativa e financeira, aumentando a possibilidade de atrairem mais investimentos. Abaixo o trecho de uma entrevista do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), relator do projeto que cria o Estado do Carajás.

(...)o desmembramento daria autonomia política às áreas mais afastadas dos centros administrativos e promoveria maiores investimentos nessas regiões.

FONTE: http://www.oesteinforma.com.br/news.php?news=8705
« Última modificação: 12 de Março de 2008, 12:16:47 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #196 Online: 14 de Março de 2008, 10:13:29 »
Concordo.

Não sei que tanto orgulho pode dar um simples pedaço de terra cuja separação dos demais estados e países se dá através de uma fronteira invisível.

Se o orgulho é pelo terreno físico em si, não faz sentido absolutamente nenhum. Se o orgulho é por ser "gaúcho", pelo seu povo e tradições, também já está provado que é bobagem.

Aliás, os gaúchos verdadeiros (não os loirinhos que habitam hoje o Sul do país) tinham características que deveriam ser motivos de vergonha, na verdade. Além de bêbados, briguentos e ignorantes, andavam em bandos de homens pelos Pampas durante meses sem ver uma mulher sequer, daí vindo o termo de "Gaúcho Barranqueador", o personagem verídico que transava com animais e tão bem caricaturizado pelo Analista de Bagé. :)

E, como todos sabem, faz um frio dos diabos nos Pampas de noite, e nas estâncias com aquele monte de homens, já viu né. Para aquecer um pouco, vale tudo. Esta é a outra origem do folclore do Sulista veado, que remonta muito mais as origens dos bandos de Homens inseparáveis pré-colonização européia noSul do que seus habitantes atuais.

Então, resta-nos duas alternativas:

a) Os sulistas sentem orgulho por serem herdeiros da Terra de uma linhagem extinta de brucutus, o que não se justifica nem pela questão geográfica, já que é uma terra como qualquer outra, muito menos pela qualidade moral dos antecessores.

b) O tal do separatismo e orgulho Gaúcho é um produto midiático com origem injustificada, sem relação com os Gaúchos em si ou com o território, e que, na verdade, pode ser interpretado simplesmente com a boa e velha mania de superioridade do Europeu claro de biotipo ariano, que é o verdadeiro fenótipo do "neo-gaúcho".

Sou mais a alternativa b.

Na boa, Sul é meu país.

Fronteira invisivel foi boa. Nossa fronteira com os outros países também são invisiveis, será que somos argentinos tambem? Alias, porque eles falam castelhano lá em vez de portugues se a fronteira é invisivel e não quer dizer nada? Ou nós podiamos falar espanhol, tanto faz.

Eu não vou perder tempo aqui tentando explicar os motivos do orgulho que todo gaúcho sente em ser gaúcho pro pessoal do brasil, seria o mesmo que tentar explicar pra um crente porque deus não existe.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 14 de Março de 2008, 10:29:35 »
Fronteira invisivel foi boa. Nossa fronteira com os outros países também são invisiveis, será que somos argentinos tambem? Alias, porque eles falam castelhano lá em vez de portugues se a fronteira é invisivel e não quer dizer nada? Ou nós podiamos falar espanhol, tanto faz.

Eu não vou perder tempo aqui tentando explicar os motivos do orgulho que todo gaúcho sente em ser gaúcho pro pessoal do brasil, seria o mesmo que tentar explicar pra um crente porque deus não existe.
Você pode estar na Antártica e ainda assim vai ser brasileiro. Ninguem pode tirar isso de você. O que questionamos
é o motivo de alguem, por exemplo, se orgulhar de montanha X ou cachoeira Y ou de cidade Z.
Olha, e se você sente orgulho de ser gaúcho, ou de ter dois olhos, é problema seu. Você tem o direito de sentir o que quiser.
Só que sua comparação foi infeliz: a fronteira continua invisível. Cultura é algo que existe dentro de nós, e que transcende
fronteiras.

Ainda assim, resta a pergunta: o que tem de especial em ser gaúcho (ou Francês, ou Nepalês)? Existe alguma
essência de gauchês que só os nativos do RS conseguem ver? E qual a diferença fundamental entre os gaúchos e os paranaenses
(ou amazonenses, ou mineiros)? E quanto a diferenças regionais: será que um gaúcho de Porto Alegre pode sentir um orgulho
diferente do que um de Santa Maria ou de Bento Gonçalves?

Não estou querendo desqualificar o seu sentimento. Ele existe e é absolutamente natural. Ele certamete tem origem no nosso passado
tribal, de caçadores-coletores. Eu mesmo fico feliz quando algum brasileiro se destaca no exterior ou quando um time do brasil vence
alguma competição. Mas acho que é importante estarmos cientes de quanto esse sentimento é irracional. E de quanto mal ele já ajudou
a causar ao longo da História. Não acho que esse tipo de sentimento deva mais ser utilizado para guiar decisões políticas.

Ah, e não sou argentino nem uruguaio, mas não vou, digamos, apoiar incondicionalmente toda e qualquer decisão do governo brasileiro
referente a esses países somente pelo fato de ser brasileiro.

Alan Watts

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #198 Online: 14 de Março de 2008, 11:03:14 »
Fronteira invisivel foi boa. Nossa fronteira com os outros países também são invisiveis, será que somos argentinos tambem?Alias, porque eles falam castelhano lá em vez de portugues se a fronteira é invisivel e não quer dizer nada? Ou nós podiamos falar espanhol, tanto faz.

Não, elas não são invisíveis. Existem postos-fiscais, alfândegas, polícia na fronteira. Em certos países tem até muro com cerca-elétrica.

A comparação faz sentido, mas no sentido oposto daquele que você aponta. Tanto o crente como o Gaúcho repetem tradições vazias que nem sabem de onde vieram. Um rápido levantamento histórico revela o passado obscuro de ambas as instituições: o Gaúcho dos Pampas, cavaleiro e rude, e a Igreja com sua extensa lista de genocídios documentados. Enquanto os Crentes fazem procissões ornamentadas nas ruas, os gaúchos fecham a cidade com aqueles desfiles sem sentido comemorando um conflito que perderam (!), com suas "prendas" e os neo-separatistas, emporcalhando as ruas e impedindo o trânsito.

Uma breve pesquisa em ambos os tipos de procissão revelará que 99% das pessoas que estão ali nem sabem porque estão. Alegarão a "Fé em Deus" e o "Orgulho em ser gaúcho", entidades místicas que parecem ser auto-explicativas, mas são apenas alegorias que não resistem a uma análise histórica ginasiana.

Todas aquelas imagens de santos de gesso, aqueles animais com roupas coloridas, a Cuia, a espora para dar no cavalo, o Cálice sagrado, todos elementos de uma simbologia cujo significado ultrapassado remonta a um período sem ligação alguma com a história dos habitantes da região.

Portanto, é de fato inútil tentar explicar estes tipos de sentimentos mágicos onde um copo de vinho e uma hóstia simbolizam Cristo, numa clara apologia ao canibalismo, e ao enaltecimento daqueles broncos que vagavam pela sul da América do Sul, apologia clara ao obscurantismo e a incivilidade.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #199 Online: 14 de Março de 2008, 12:53:19 »
Aí é meio exagero, pois não? Não é possível ser gaúcho e gostar das tradições gaúchas, ainda que se entenda que são tão irracionais como torcer para um time de futebol?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!