Autor Tópico: Mais 13 Estados no Brasil?  (Lida 18048 vezes)

Offline Porto

• Nível 12
  • *
Re: Pacto Federativo
« Resposta #25 Online: 12 de Julho de 2007, 00:56:54 »
 :'( :chorao:

:enjoo: :enjoo:
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #26 Online: 12 de Julho de 2007, 01:14:36 »
Não acho que estado precise de representatividade política pra se desenvolver. Só se for pra conseguir mais votos, ou pra tentar ser menos espoliado pelo governo Federal. Provavelmente, o intuito disso é conseguir sugar mais dinheiro da União, como parece ser o caso do Estado da Guanabara. Mais dinheiro, duvido eu que realmente vire "desenvolvimento" (se é que investimento estatal, no nosso caso tupiniquim, sirva para algo senão para inflar os bolsos dos politiqueiros).

E é claro: o político entra com um projeto desses pra depois convencer a população que o estado deveria ser dividido. Chega a ser hilário: nasce não por um desejo das pessoas, e sim por uma promessa política: "brasileiros e brasileiras, teremos mais votos, mais verbas, poderemos desenvolver mais o nosso estado". Ok.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 12 de Julho de 2007, 01:20:35 »
O que vocês pensam a respeito da reorganização territorial do Brasil? Acham que é viável a criação de novos estados-membros? Alguns podem dar certo e outros não?,

Alguns projetos já estão em fase bem adiantada, como o de Tapajós e Carajás ambas no Pará, e o de Maranhão do Sul. Além desses outros podem seguir o mesmo caminho.

Sou a favor.  Desde que tenham verdadeira autonomia em vez de ser apenas campos de cultivo de cargos públicos e trocas de favores.

O que significa que não vejo com bons olhos.

Aliás, como muitos no fórum já não aguentam mais ser recordados, eu sou a favor da cisão do Brasil em pelo menos quatro Estados com autonomia política.  Exatamente para que pelo menos alguns tenham chance de realmente dar certo, em vez de simplesmente alimentar mais essa depredação que chamamos no Brasil de "política".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Julho de 2007, 01:25:18 »
E é claro: o político entra com um projeto desses pra depois convencer a população que o estado deveria ser dividido. Chega a ser hilário: nasce não por um desejo das pessoas, e sim por uma promessa política: "brasileiros e brasileiras, teremos mais votos, mais verbas, poderemos desenvolver mais o nosso estado". Ok.
Politicagem desconhece a lógica e a população nunca reconhece Ad-hoc.
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 12 de Julho de 2007, 01:27:54 »
Algumas regiões precisam de mais representatividade para se desenvolver,

A partir de certo ponto ter mais políticos não traz tanto representatividade quanto dificuldade de entendimento mesmo - e acaba sendo um convite implícito para acordos ilícitos.  Na minha opinião essa linha já foi cruzada no Brasil há muito tempo, e não há mais condição de se criar benefícios de representatividade via criação de novos Estados e Territórios... A NÃO SER TALVEZ que se pretenda simultaneamente extinguir/fundir alguns dos que já existem.

Ou, melhor ainda, criar núcleos isolados de maior autonomia que não dependam tanto do Governo central - seja através de uma verdadeira Federação (o que na minha opinião não é viável no Brasil atual), seja através da minha querida proposta de separativismo.

além disso, o número de cadeiras no Legislativo é proporcional à população do estado, sendo assim, cria-se novas vagas em um estado, e corta-se vagas de outro.

No Senado, não; são consistentemente três senadores por Unidade da Federação.  E mesmo na Câmara há muito espaço para distorções injustas.  Lembre-se também que cada nova Unidade da Federação dilui ainda mais a significância de cada parlamentar, seja antigo ou novo, deputado ou senador.

É claro que para o bom funcionamento de todo o sistema seria bom que não houvesse corrupção, evitando assim os famosos cabides de empregos e o alto custo para manter a máquina administrativa.

De fato, esse é o fator DECISIVO.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #30 Online: 12 de Julho de 2007, 12:47:38 »
Moro em Uberlândia no Triângulo Mineiro, pode parecer bairrismo, mas não dá mais para aguentar a administração mineira, sempre sugando nossos recursos, como na Lei Robin Hood, que tira recursos das cidades mais ricas (boa parte do triangulo), e distribui entre as mais pobres do estado (em geral norte de minas). Isso sem contar na falta de invetimentos na nossa região, e uma grande centralização do que é arrecadado na zona metropolitanda de Belo Horizonte, tem sido assim ao longo de décadas, o que vem causando um grande prejuízo a nossa região, em contrapartida as regiões que recebem recursos nunca se desenvolvem, continuam sempre a fazer seus artesanatos.
Se não bastasse, vem ai uma nova Lei Robin Hood, para acabar de vez com nossa economia, que há muito tempo já foge para Goiás e São Paulo.

Houve no momento da constituinte e 88 um forte movimento saparatista no Triângulo, mas que foi rejeitado no Congresso por política, afinal Minas é um estado muito influente.

Mas voltando ao tópico, alguns estados tem capacidade de se desenvolverem, como acredito que o Triângulo seja, e como foi com o Mato Grosso do Sul e com o Tocantins, vejam bem, no caso de Tocantins a divisão foi boa para ambas as partes.

O que é necessário para isso é a redução do número de senadores por estado, para viabilizar a criação de novos estados, pois acho que não resta dúvidas aqui a ninguém que é muito mais fácil administrar um estado do tamanho do RN, do que um do tamanho do AM.

Lembrando é claro que as divisões não devem ser feitas ao acaso, deve-se ter possibilidade e viabilidade dos projetos e novos estados

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Julho de 2007, 13:07:04 »
Acho que o caso do Triângulo é diferente porque ele já é uma região viável. É uma região rica, se sustenta, já tem cidades importantes -  de modo que não seria preciso gastar dinheiro para costruir uma capital, como se fez no Tocantins -, já tem universidade federal, enfim, para ser um estado pronto só falta demarcar a fronteira.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Julho de 2007, 18:29:18 »
uma divisão do triângulo poderia ser bem vinda. ao mesmo tempo em que aumentaria as cadeiras do sudeste no senado (que estão em falta) também daria ao povo de bbb mais autonomia.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #33 Online: 12 de Julho de 2007, 18:31:51 »
uma divisão do triângulo poderia ser bem vinda. ao mesmo tempo em que aumentaria as cadeiras do sudeste no senado (que estão em falta) também daria ao povo de bbb mais autonomia.
bbb? acho que isso foi sacanagem né?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 12 de Julho de 2007, 18:37:13 »
BBB? Big Brother Brasil?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 12 de Julho de 2007, 18:44:08 »
beraba, berlândia e aquela bosta de .. bom, esqueci a terceira.
nunca ouviram a piadinha?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #36 Online: 12 de Julho de 2007, 18:59:23 »
belzonte?
XD

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 12 de Julho de 2007, 19:07:19 »
não, é no triângulo, é uma que não começa com bê.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #38 Online: 12 de Julho de 2007, 23:50:45 »
Araguari

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 12 de Julho de 2007, 23:52:21 »
também daria ao povo de bbb mais autonomia.

Aí, estão vendo? O estado do Triângulo já tem até sigla :hihi:

Offline Vincent

• Nível 07
  • *
  • Anything you want! $ Your soul!
Querem mudar o mapa do Brasil.
« Resposta #40 Online: 23 de Julho de 2007, 04:14:05 »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Querem mudar o mapa do Brasil.
« Resposta #41 Online: 23 de Julho de 2007, 04:34:25 »
Resultado: aumento nos gastos do governo central e aumento da força política (como se já fosse pouca) dos estados do Norte e Nordeste.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #42 Online: 23 de Julho de 2007, 10:21:24 »
Ridículo... Vamos dividir o Sul em cidades-Estados de uma vez...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 23 de Julho de 2007, 11:51:24 »
Essa imagem é da Veja?

Tá, mas qual a justificativa que eles dão para fazerem isso?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #44 Online: 23 de Julho de 2007, 11:54:50 »
Ridículo dividir qualquer coisa. O Brasil já tem bastante gasto com encargos políticos! Força política?! Não sou tão otimista em relação às intenções ideológicas. Vejo como uma forma de criar mais e mais parasitas!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #45 Online: 23 de Julho de 2007, 12:26:14 »
Resultado: aumento nos gastos do governo central e aumento da força política (como se já fosse pouca) dos estados do Norte e Nordeste.

Exatamente...

Não é a toa q somente Senadores do norte e nordeste são presidentes do senado, eles tem uma máfia que os sempre coloca nos poder.
(ACM, Jader Barbalho, Severino, Sarney, Calheiros...)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #46 Online: 23 de Julho de 2007, 12:27:04 »
Mais Senadores, mais acessores, menos deputados para o Sul e Sudeste (ou pior, mais deputados no total geral), mais gasto público, mais oportunidades para certos parasitas, digo políticos se entricheirarem no "pude".

Se isso ai for verdade, e não um hoax, é apenas mais um motivo para lamentar a classe política brasileira.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #47 Online: 23 de Julho de 2007, 12:43:45 »
Eu apóio uma mudança no nosso mapa, mas de maneira diferente. Tem estados demais neste país.

Por mim eu dava um jeito naqueles estadinhos do Alagoas e Sergipe colocando eles dentro de Pernambuco e pegaria a Paraíba e o Rio Grande do Norte e colocaria dentro do Ceará. Quatro a menos para dar gastos.

Espírito Santo poderia fazer parte do Rio de Janeiro também.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 23 de Julho de 2007, 13:06:15 »
tenho uma revista de seleções que mostra bem mais idéias de jirico como essas num mapinha.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #49 Online: 23 de Julho de 2007, 13:08:58 »
Alê. Acho que seria uma boa alternativa reduzir o número de estados, mas seria impossível, pois o argumento de autonomia seria mais forte que um argumento prático de redução de gastos. Mas no geral, acho que a única coisa que deveria mudar é o número de políticos. Fico pensando...pra que tantos deputados federais, estaduais, vereadores, senadores?! Além do benefício próprio de cada um deles, não vejo nenhuma vantagem! Alias, o Brasil está entre os primeiros do mundo com políticos mais onerosos ao Estado!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!