Autor Tópico: Mais 13 Estados no Brasil?  (Lida 18051 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Site que prega a separação do Rio Grande do Sul do resto do Brasil
« Resposta #100 Online: 09 de Março de 2008, 18:54:06 »
O que eu sempre acho curioso nas queixas de paulistas e sulistas é que o Nordeste de alguma forma "suga" dinheiro do Sul-Sudeste. Que o Nordeste depende das benesses daqui, ou não se sustentaria.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #101 Online: 09 de Março de 2008, 18:55:18 »
e o sul tem voz no congresso? 3 estados X 328 estados do nordeste (tá...aumentei o número ::) ) Tirando a economia de fora e partindo só para a parte dos impostos, o nordeste recebe mais verbas porque tem mais estados...e o sul não fica com nada...e nós pagamos impostos....isso é uma injustiça...fora que o dinheiro que vai pro nordeste passa por uma mangueira furada...e no fim fica tudo com os políticos corruptos...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #102 Online: 09 de Março de 2008, 18:57:48 »
Quer me parecer que o Bento Gonçalves foi à guerra por uma razão muito parecida - mas o Federalismo é muito melhor que a secessão.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #103 Online: 09 de Março de 2008, 19:01:34 »
Na verdade se o sul recebesse mais verba federal... ninguém pensaria em separar do resto do Brasil...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 09 de Março de 2008, 19:01:41 »

É, mas para isto seria necessário que houvesse maior autonomia regional como você falou. E não tem nada a ver com nazismo e sim impedir que os recursos produzidos pelos estados parem em Brasília.

Mas simplesmente se separar em dois países resolve tudo? Será que não ocorre algo equivalente, talvez até mesmo para brasília via relações internacionais, ou haveriam motivos para crer que essanova nação hipotética seria incorruptível?  :hein:

Não sei de onde tiram a idéia que vontade de separação equivale a desprezo, não vejo lógica nesta declaração.

É que parece haver bastante sobreposição entre as duas coisas. Parte de uma piada que postaram há pouco tempo:

Brasil na visão dos sulistas:

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #105 Online: 09 de Março de 2008, 19:02:13 »

Acabei de me dar conta de um possibilidade, no mínimo, curiosa. Vamos supor que o RS se separe do Brasil, mas que o último permaneça unido. É de se imaginar que o Brasil, pelo seu tamanho e pelo tamanho de sua economia, continuasse a ter uma
enorme influência na economia (para nao dizer nada da cultura) do RS. Por outro lado, nao haveriam mais representantes gaúchos
no Congresso para defender seus interesses... :)

É por isto que acho interessante um desmembramento total para facilitar as administrações e eliminar burocracias. A idéia de federações com maior autonomia seria mais interessante na minha opinião, mas tenho uma impressão de que seria impraticável e não reduziria os gastos com burocracia.

A maior decepção dos gaúchos é a mesma de todos os brasileiros, ou seja, os impostos não dão o retorno esperado. Penso na separação como uma solução administrativa não somente para o estado do RS, mas para o Brasil inteiro. O Brasil é um país muito grande e muito desorganizado, e penso que no momento é mais fácil eliminar o "muito grande" do que ajustar o "desorganizado".
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #106 Online: 09 de Março de 2008, 19:02:18 »
Me parece que diminuiria a roubalheira, com o espaço territorial menor, ficaria mais fácil encontrá-los e puní-los.

O Sul realmente, não depende tanto de SP como se pensa, se houver um setor muito deficiente, com um novo regime gasta injetar grana para desenvolver melhor o setor.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 09 de Março de 2008, 19:04:44 »
Na verdade se o sul recebesse mais verba federal... ninguém pensaria em separar do resto do Brasil...

Acho que essa é a primeira vez que eu ouço falar da coisa sob essa perspectiva prática/econômica. Geralmente é em tom nacionalista, "o Sul é meu país".

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #108 Online: 09 de Março de 2008, 19:06:18 »
e o sul tem voz no congresso? 3 estados X 328 estados do nordeste (tá...aumentei o número ::) ) Tirando a economia de fora e partindo só para a parte dos impostos, o nordeste recebe mais verbas porque tem mais estados...e o sul não fica com nada...e nós pagamos impostos....isso é uma injustiça...fora que o dinheiro que vai pro nordeste passa por uma mangueira furada...e no fim fica tudo com os políticos corruptos...

Qual a proporçao de isentos no Sul e no Nordeste? E qual a razao entre a populaçao do Nordeste e a do Sul. E é só a mangueira que
vai para o Nordeste que é furada?

Ah, e compare: 3 representantes versus 0.0.

Me parece que diminuiria a roubalheira, com o espaço territorial menor, ficaria mais fácil encontrá-los e puní-los.
Confesso que nao consigo chegar aa mesma conclusao. Principalmente ao me lembrar que nas menores cidades é que costumo
ver os casos mais flagrantes de corrupçao (embora as quantias envolvidas sejam menores).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #109 Online: 09 de Março de 2008, 19:09:40 »
E nem precisa ir para as cidades menores. Vejam o caso aqui do Rio: entre o Pan-Americano e a Cidade da Música, são dezenas de bilhões de reais gastos em muitos projetos de orçamento para lá de inchado. E enquanto isso, a desordem urbana avança. Não é à toa que muita gente tem se recusado a pagar IPTU esse ano.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #110 Online: 09 de Março de 2008, 19:10:52 »

É, mas para isto seria necessário que houvesse maior autonomia regional como você falou. E não tem nada a ver com nazismo e sim impedir que os recursos produzidos pelos estados parem em Brasília.

Mas simplesmente se separar em dois países resolve tudo? Será que não ocorre algo equivalente, talvez até mesmo para brasília via relações internacionais, ou haveriam motivos para crer que essanova nação hipotética seria incorruptível?  :hein:

Não sei de onde tiram a idéia que vontade de separação equivale a desprezo, não vejo lógica nesta declaração.

É que parece haver bastante sobreposição entre as duas coisas. Parte de uma piada que postaram há pouco tempo:

Brasil na visão dos sulistas:

Setores administrativos menores são naturalmente mais resistentes a corrupção, pois ela é muito mais visível e a correção tem um alcance mais próximo da sociedade.

Quanto ao desprezo dos gaúchos pelo resto do país é uma questão relacionada ao fracasso da tentativa de independência e à situação econômica atual. Mas não tem NADA a ver com nazismo.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #111 Online: 09 de Março de 2008, 19:12:51 »
Necessariamente, não, não tem. Não entendo porque o Sul e certas regiões de SP tenham tanta simpatia pelo movimento neo-nazista, entretanto.

rizk

• Visitante
« Resposta #112 Online: 09 de Março de 2008, 19:15:53 »
Eu voto pró separação do RS. Vinho (melhor) se traz do Chile, carne (melhor) se traz da Argentina... Quanto às "modelos", vão continuar vindo se prostituir por aqui - e ainda vão poder se dizer "estrangeiras", que chic.

E o chororô acaba! Só benefícios!

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 09 de Março de 2008, 19:20:30 »
Se querem mesmo fazer isso dentro da legalidade, quero ver pagarem por tudo que pertence à União:

- Forças Armadas, usinas hidrelétricas, prédios públicos, universidades, etc. etc.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #114 Online: 09 de Março de 2008, 19:25:39 »

Como assim? A carga de impostos por acaso aumentaria neste caso? Tudo que pertence a união seria administrado pelo estado com os mesmos impostos, a não ser que o caso seja de déficit, ou seja, o Rio Grande do Sul necessitar de mais apoio da federação em relação aos impostos que paga, o que certamente não é o caso...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 09 de Março de 2008, 19:29:16 »
Acho que qualquer tentativa de separatismo invariavelmente acabaria em uma guerra civil.

Não acredito que separar  seria solução para a corrupção simplesmente porque estão saqueando o Brasil na cara dura  e ninguém fez nada , então o que me faria pensar que  morando em um país menor isso acabaria  se o nível de educação do brasileiro continuar onde está hoje?

O pessoal que perde a semana toda de trabalho para protestar em frente ao clube de futebol continuaria fazendo a mesma coisa e continuaria ignorando que é explorado pelo governo...

Acho que a solução seria algo como nos EUA, cada estado com sua própria arrecadação e leis   de acordo com sua realidade.

Seria o fim da indústria da seca do nordeste.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #116 Online: 09 de Março de 2008, 19:31:42 »

Concordo com qualquer uma das duas soluções, mas infelizmente acredito que nenhuma ocorrerá...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 09 de Março de 2008, 19:36:31 »

Como assim? A carga de impostos por acaso aumentaria neste caso? Tudo que pertence a união seria administrado pelo estado com os mesmos impostos...

Que estado?

O que eles querem é uma nova nação. Sendo assim, o que for do Brasil deve ser indenizado ou devolvido.
"Por quê?"

Chaves

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #118 Online: 09 de Março de 2008, 19:39:31 »

Como assim? A carga de impostos por acaso aumentaria neste caso? Tudo que pertence a união seria administrado pelo estado com os mesmos impostos...

Que estado?

O que eles querem é uma nova nação. Sendo assim, o que for do Brasil deve ser indenizado ou devolvido.

Estou falando após a indenização. A administração do que hoje cabe a federação simplesmente passaria ao estado. Como a necessidade deste estado especificamente é muito menor em relação a arrecadação de impostos, não haveria prejuízo algum.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 09 de Março de 2008, 19:42:17 »
Falar é fácil.

Aparelhar um novo Exército, Aeronáutica, Marinha, fontes de energia, sistema educacional de nível superior, e mais um monte de coisa não é coisa assim tão fácil.

Mal comparando, isso é que nem divórcio. Não é só arrumar as malas e sair fora. :-)
"Por quê?"

Chaves

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #120 Online: 09 de Março de 2008, 19:43:57 »

No caso em que proponho, ou seja, um desmembramento total, simplemente não haveria um Brasil a ser indenizado...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 09 de Março de 2008, 19:46:07 »

No caso em que proponho, ou seja, um desmembramento total, simplemente não haveria um Brasil a ser indenizado...

Ocorre que haverá um Brasil a ser indenizado.
E pode ter certeza: a negação dessa realidade seria entendida como uma declaração de guerra. E acho que não seria interessante para ninguém um banho de sangue por essas paragens, a essa altura do campeonato.
"Por quê?"

Chaves

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #122 Online: 09 de Março de 2008, 19:50:59 »

Ocorre que haverá um Brasil a ser indenizado.
E pode ter certeza: a negação dessa realidade seria entendida como uma declaração de guerra. E acho que não seria interessante para ninguém um banho de sangue por essas paragens, a essa altura do campeonato.

Não sei se você entendeu bem, quando falei "desmembramento total", quis dizer o desmembramento de todos os estados do Brasil, ou seja, não haveria união a ser indenizada pois cada estado seria agora independente. É claro que tenho consciência de que esta é uma proposição utópica...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 09 de Março de 2008, 19:51:48 »
Se não me engano, a Constituição nem permite que se discuta uma coisa assim.

Movimento separatista seria um motivo real para uma intervenção dos militares, não seria?

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #124 Online: 09 de Março de 2008, 19:53:30 »

O que procuro não é o separatismo em si, mas uma descentralização do poder seja na forma de separação dos estados ou maior autonomia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!