Autor Tópico: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP  (Lida 14573 vezes)

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #125 Online: 19 de Julho de 2011, 12:35:05 »
E o problema dessa novela do trem-bala é que ela fica empatando duas obras que o governo de SP quer fazer há algum tempo: trem expresso para Campinas e para São José dos Campos. Há muito que se fala aqui na necessidade de trens que liguem essas cidades à capital em 45-55 minutos, mas se a obra for feita e depois fizerem a obra federal com paradas nessas cidades, provavelmente a obra não terá como se pagar depois.
Já para Sorocaba, como não haveria sobreposição de nenhuma outra obra, os estudos já foram iniciados.

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #126 Online: 19 de Julho de 2011, 12:38:19 »
Governo assumirá custo extra das obras do trem-bala

O governo federal vai subsidiar o trem-bala, caso o custo da futura concessionária, responsável pelas obras de infraestrutura, supere o preço pago pela operadora do negócio. 'A União é fiadora dessa equação e vai assumir o risco', afirmou Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que conduz o negócio do trem de alta velocidade que ligará Rio, São Paulo e Campinas.

'Alguém tem de entrar bancando, e pode ser a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), como representante do Poder Público', completou Figueiredo. A nova estatal teve sua criação autorizada por lei e assumirá riscos maiores na operação, conforme antecipou o Estado na semana passada. 'Se a conta não fechar, tem de ter subsídio', reiterou. O dinheiro sairia do Tesouro.

Depois do fracasso da licitação na semana passada, o negócio ganhou novo modelo e passará por três fases até a escolha das empreiteiras. O primeiro edital do novo modelo deverá ser lançado em outubro, depois de uma rodada de conversas com operadores e donos da tecnologia de seis países: Alemanha, França, Espanha, China, Coreia e Japão.

Ganhará a primeira etapa, para operar o negócio, quem oferecer um projeto básico com custo menor e um maior valor pelo arrendamento da infraestrutura. O grupo que ganhar essa primeira fase, prevista para fevereiro de 2012, terá mais seis meses para detalhar o projeto executivo, baseado na tecnologia escolhida, segundo o cronograma preliminar definido pela ANTT.

Segunda rodada
Com base no projeto já detalhado, haverá uma segunda licitação, para concessão das linhas e estações. Quem ganhar será responsável pela construção da infraestrutura e poderá explorar comercialmente não apenas o espaço das estações, mas as áreas às margens da ferrovia, para anúncios publicitários, por exemplo. O perfil traçado pelo governo para assumir a concessão é de um investidor desvinculado de empreiteiras. No Rio, já está certo que o trem-bala sairá da estação Leopoldina, no centro. Em São Paulo, o futuro operador poderá escolher entre o Campo de Marte e a Barra Funda.

Caberá à concessionária da infraestrutura selecionar empreiteiras, por meio de concorrência internacional, na terceira fase do negócio, para construção das linhas. A obra será dividida em lotes, com possibilidade de participação de várias empreiteiras.

A concessionária terá financiamento de até R$ 20 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conforme empréstimo já previsto na primeira tentativa de leilão. Já a operadora e responsável pela tecnologia buscará financiamento externo.

Caso o custo do aluguel da infraestrutura supere o valor pago pela operadora, a União bancará a diferença, prevê o novo modelo, que espera estimular a concorrência e evitar acertos prévios entre empreiteiras. A operação e a concessão serão licitadas por um prazo de 40 anos.

Pela estimativa da ANTT, o trem-bala levará 32,6 milhões de passageiros ao ano no início da operação. O número de passageiros alcançaria 99,3 milhões em 30 anos. A futura operadora fará a própria estimativa de demanda mínima, abaixo da qual assumirá riscos. Se o número de passageiros for maior que o estimado pela operadora, o ganho extra ficará com a União.

http://estadao.br.msn.com/economia/governo-assumir%c3%a1-custo-extra-das-obras-do-trem-bala

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Offline Dr. Manhattan

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #127 Online: 19 de Julho de 2011, 12:43:15 »
Governo assumirá custo extra das obras do trem-bala

O governo federal vai subsidiar o trem-bala, caso o custo da futura concessionária, responsável pelas obras de infraestrutura, supere o preço pago pela operadora do negócio. 'A União é fiadora dessa equação e vai assumir o risco', afirmou Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que conduz o negócio do trem de alta velocidade que ligará Rio, São Paulo e Campinas.

Ou seja, vai sobrar pra gente. Aliás, já ia mesmo, mas agora está explícito.  :parede:
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Offline pablito

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #128 Online: 19 de Julho de 2011, 13:25:14 »
O governo inglês (Conservador) também quer fazer um trem bala ligado o sul ao norte.

O curioso é que as críticas à proposta e a defesa do governo de lá são muito parecidas com as daqui.

Interessante, não?

Via 'The Guardian':
http://www.guardian.co.uk/uk/2011/jul/19/hs2-rail-plans-recipe-disaster

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #129 Online: 19 de Julho de 2011, 17:33:41 »
Governo assumirá custo extra das obras do trem-bala

O governo federal vai subsidiar o trem-bala, caso o custo da futura concessionária, responsável pelas obras de infraestrutura, supere o preço pago pela operadora do negócio. 'A União é fiadora dessa equação e vai assumir o risco', afirmou Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que conduz o negócio do trem de alta velocidade que ligará Rio, São Paulo e Campinas.

Ou seja, vai sobrar pra gente. Aliás, já ia mesmo, mas agora está explícito.  :parede:


Qual era mesmo o discurso dos petistas sobre o governo Feagacê?Não era que governo bancava o prejuízo e privatizava os lucros?

Offline Sergiomgbr

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #130 Online: 19 de Julho de 2011, 17:54:59 »
Governo assumirá custo extra das obras do trem-bala

O governo federal vai subsidiar o trem-bala, caso o custo da futura concessionária, responsável pelas obras de infraestrutura, supere o preço pago pela operadora do negócio. 'A União é fiadora dessa equação e vai assumir o risco', afirmou Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que conduz o negócio do trem de alta velocidade que ligará Rio, São Paulo e Campinas.

Ou seja, vai sobrar pra gente. Aliás, já ia mesmo, mas agora está explícito.  :parede:


Qual era mesmo o discurso dos petistas sobre o governo Feagacê?Não era que governo bancava o prejuízo e privatizava os lucros?
O governo está  no lugar certo na hora certa, precisa virilidade para encarar a conjuntura em um contexto em que a infra-estrutura urge onde nenhuma iniciativa privada tem calibre para tanto. Ainda que precise olhar como um pai para todos os seus filhos.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #131 Online: 19 de Julho de 2011, 18:04:22 »
Governo assumirá custo extra das obras do trem-bala

O governo federal vai subsidiar o trem-bala, caso o custo da futura concessionária, responsável pelas obras de infraestrutura, supere o preço pago pela operadora do negócio. 'A União é fiadora dessa equação e vai assumir o risco', afirmou Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que conduz o negócio do trem de alta velocidade que ligará Rio, São Paulo e Campinas.

Ou seja, vai sobrar pra gente. Aliás, já ia mesmo, mas agora está explícito.  :parede:


Qual era mesmo o discurso dos petistas sobre o governo Feagacê?Não era que governo bancava o prejuízo e privatizava os lucros?
O governo está  no lugar certo na hora certa, precisa virilidade para encarar a conjuntura em um contexto em que a infra-estrutura urge onde nenhuma iniciativa privada tem calibre para tanto. Ainda que precise olhar como um pai para todos os seus filhos.

Até aceito que certos setores realmente só tenham verbas suficientes para investimentos se forem feitos pelo poder público, o que eu questionava era a postura dos petistas que quando oposição eram contra tudo e qualquer coisa proposta pelo governo anterior.

Mas em se tratando do atual governo e seu histórico "limpíssimo" e o montante de verbas investidas no tal projeto, me pergunto se tal obra realmente é necessária ou será mais um PAN que custou quatro vezes o orçamento original...

Deu para entender.

Offline Gaúcho

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #132 Online: 19 de Julho de 2011, 18:11:47 »
Você reclama que o PT souber ser oposição quando era oposição. Você está pedindo o impossível: que uma oposição não faça papel de oposição, Arcanjo. O papel da oposição não é apoiar projetos e ficar elogiando o atual governo. Se fizer isso, não vai deixar nunca de ser oposição e passar a ser situação. Um bom exemplo é o PSDB, que não está sabendo ser oposição, e isso não é bom para ninguém.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sergiomgbr

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #133 Online: 19 de Julho de 2011, 18:30:00 »
Você reclama que o PT souber ser oposição quando era oposição. Você está pedindo o impossível: que uma oposição não faça papel de oposição, Arcanjo. O papel da oposição não é apoiar projetos e ficar elogiando o atual governo. Se fizer isso, não vai deixar nunca de ser oposição e passar a ser situação. Um bom exemplo é o PSDB, que não está sabendo ser oposição, e isso não é bom para ninguém.
Fernando Henrique é história e o governo atual acumula também a experiência administrativa de governos anteriores, não há como comparar governos nessa escala.
Até onde eu sei eu não sei.

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #134 Online: 19 de Julho de 2011, 18:39:58 »
O governo inglês (Conservador) também quer fazer um trem bala ligado o sul ao norte.

O curioso é que as críticas à proposta e a defesa do governo de lá são muito parecidas com as daqui.

Interessante, não?

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http://www.guardian.co.uk/uk/2011/jul/19/hs2-rail-plans-recipe-disaster
O grande problema de planejamento para obras desse porte é que ele depende de estimativas. E o grande problemas das estimativas é que elas podem variar, de maneira que não há como determinar qual a melhor para cada caso. Sempre existe a mais otimista e a mais pessimista e seus defensores, mas o grande problema é que não dá para esperar para ver o que vai acontecer para só então começar a obra. O trem-bala RJ/SP é uma obra que deveriam ter começado há muito tempo porque a ponte aérea já está se aproximando de uma situação insustentável. No atual ritmo, em poucos anos o aeroporto Santos Dumont deverá ser exclusivo para a ponte aérea.
Outro problema é que as pessoas pensam muito no curto prazo. Essa é uma obra que deve durar muitos anos, então é natural que o preço pareça bem salgado agora ou que as exigências pareçam excessivas a ponto de criar um elefante branco. Mas com o tempo a obra passa a ser mais usada (até por esgotamento das alternativas) e então mostra-se justificada. Como exemplo pode-se falar do caso da rodovia Castello Branco (SP-280). Na época em que foi construída era considerada um elefante branco, um gasto desnecessário pois seria paralela à rodovia Raposo Tavares (SP-270) já existente na época, e os métodos de construção eram mais modernos (e consequentemente mais caros) e ainda seria mais larga, o que iria fazer o seu preço ser estratosférico. O resultado é que hoje ela ainda é considerada uma boa rodovia mas já está saturada. E a partir daí o estado de SP adotou essas novas técnicas para a construção de rodovias, de maneira que hoje oito das dez melhores rodovias do país ficam aqui segundo o guia rodoviário Quatro Rodas. As outras são a Freeway no RS (9ª) e a BR-040 ligando o Rio de Janeiro a Juiz de Fora (10ª).

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #135 Online: 19 de Julho de 2011, 19:20:35 »
Você reclama que o PT souber ser oposição quando era oposição. Você está pedindo o impossível: que uma oposição não faça papel de oposição, Arcanjo. O papel da oposição não é apoiar projetos e ficar elogiando o atual governo. Se fizer isso, não vai deixar nunca de ser oposição e passar a ser situação. Um bom exemplo é o PSDB, que não está sabendo ser oposição, e isso não é bom para ninguém.

Não, o PT era contra qualquer coisa que fosse apresentada por qualquer governo que não tivesse o ilustre apedeuta a sua frente.

Foi contra o Real, contra o Proer, contra a lei de resposnabilidade fiscal, contra as privatizações, contra...

E o que faz hoje? Lullalá e a Dilma elogiam o Proer e a CPMF, privatizam aeroportos, portos, contrução de estádios e vão meter dinheiro público numa obra que será entregue a operadoras privadas.

O mínimo que um eleitor espera de alguém eleito é coerência, ou que pelo menos não fique impedindo que outro governo faça o que ele mesmo tem que fazer agora.

E não vejo qualquer dos defensores do PT aqui no CC se pronunciarem sobre isso tudo, mesmo depois de passarem meses falando mal de tudo que acham ótimo agora, afinal foi o apedeuta que fez.

Mas enfim, acho ótimo que o governo atual privatize os cabides de empregos que os comunas em geral tanto adoram e a vantagem é que tb não precisaremos passar os próximos 30 anos ouvindo os caras falarem da "pouca vergonha" que foi a tal privatização porque agora foi FEITA PELO PT.
« Última modificação: 19 de Julho de 2011, 19:26:15 por Arcanjo Lúcifer »

Offline pablito

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #136 Online: 20 de Julho de 2011, 10:46:37 »
Você reclama que o PT souber ser oposição quando era oposição. Você está pedindo o impossível: que uma oposição não faça papel de oposição, Arcanjo. O papel da oposição não é apoiar projetos e ficar elogiando o atual governo. Se fizer isso, não vai deixar nunca de ser oposição e passar a ser situação. Um bom exemplo é o PSDB, que não está sabendo ser oposição, e isso não é bom para ninguém.

Não, o PT era contra qualquer coisa que fosse apresentada por qualquer governo que não tivesse o ilustre apedeuta a sua frente.

Foi contra o Real, contra o Proer, contra a lei de resposnabilidade fiscal, contra as privatizações, contra...

E o que faz hoje? Lullalá e a Dilma elogiam o Proer e a CPMF, privatizam aeroportos, portos, contrução de estádios e vão meter dinheiro público numa obra que será entregue a operadoras privadas.

O mínimo que um eleitor espera de alguém eleito é coerência, ou que pelo menos não fique impedindo que outro governo faça o que ele mesmo tem que fazer agora.

E não vejo qualquer dos defensores do PT aqui no CC se pronunciarem sobre isso tudo, mesmo depois de passarem meses falando mal de tudo que acham ótimo agora, afinal foi o apedeuta que fez.

Mas enfim, acho ótimo que o governo atual privatize os cabides de empregos que os comunas em geral tanto adoram e a vantagem é que tb não precisaremos passar os próximos 30 anos ouvindo os caras falarem da "pouca vergonha" que foi a tal privatização porque agora foi FEITA PELO PT.

O bom dos governos pragmáticos, como estão sendo os governos do PT, é que eles não se prendem a ideologias. Eles buscam a melhor solução.
Por mim, tá bão, pois, como diria Deng Xiaoping, "não importa a cor do gato, o que importa é que ele pegue os ratos".
Sacou?

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #137 Online: 20 de Julho de 2011, 14:51:43 »
Você reclama que o PT souber ser oposição quando era oposição. Você está pedindo o impossível: que uma oposição não faça papel de oposição, Arcanjo. O papel da oposição não é apoiar projetos e ficar elogiando o atual governo. Se fizer isso, não vai deixar nunca de ser oposição e passar a ser situação. Um bom exemplo é o PSDB, que não está sabendo ser oposição, e isso não é bom para ninguém.

Não, o PT era contra qualquer coisa que fosse apresentada por qualquer governo que não tivesse o ilustre apedeuta a sua frente.

Foi contra o Real, contra o Proer, contra a lei de resposnabilidade fiscal, contra as privatizações, contra...

E o que faz hoje? Lullalá e a Dilma elogiam o Proer e a CPMF, privatizam aeroportos, portos, contrução de estádios e vão meter dinheiro público numa obra que será entregue a operadoras privadas.

O mínimo que um eleitor espera de alguém eleito é coerência, ou que pelo menos não fique impedindo que outro governo faça o que ele mesmo tem que fazer agora.

E não vejo qualquer dos defensores do PT aqui no CC se pronunciarem sobre isso tudo, mesmo depois de passarem meses falando mal de tudo que acham ótimo agora, afinal foi o apedeuta que fez.

Mas enfim, acho ótimo que o governo atual privatize os cabides de empregos que os comunas em geral tanto adoram e a vantagem é que tb não precisaremos passar os próximos 30 anos ouvindo os caras falarem da "pouca vergonha" que foi a tal privatização porque agora foi FEITA PELO PT.

O bom dos governos pragmáticos, como estão sendo os governos do PT, é que eles não se prendem a ideologias. Eles buscam a melhor solução.
Por mim, tá bão, pois, como diria Deng Xiaoping, "não importa a cor do gato, o que importa é que ele pegue os ratos".
Sacou?
Governo do PT é pragmatico só onde interessa para eles, no resto é ideologia pura.
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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #138 Online: 20 de Julho de 2011, 15:45:23 »
Você reclama que o PT souber ser oposição quando era oposição. Você está pedindo o impossível: que uma oposição não faça papel de oposição, Arcanjo. O papel da oposição não é apoiar projetos e ficar elogiando o atual governo. Se fizer isso, não vai deixar nunca de ser oposição e passar a ser situação. Um bom exemplo é o PSDB, que não está sabendo ser oposição, e isso não é bom para ninguém.

Não, o PT era contra qualquer coisa que fosse apresentada por qualquer governo que não tivesse o ilustre apedeuta a sua frente.

Foi contra o Real, contra o Proer, contra a lei de resposnabilidade fiscal, contra as privatizações, contra...

E o que faz hoje? Lullalá e a Dilma elogiam o Proer e a CPMF, privatizam aeroportos, portos, contrução de estádios e vão meter dinheiro público numa obra que será entregue a operadoras privadas.

O mínimo que um eleitor espera de alguém eleito é coerência, ou que pelo menos não fique impedindo que outro governo faça o que ele mesmo tem que fazer agora.

E não vejo qualquer dos defensores do PT aqui no CC se pronunciarem sobre isso tudo, mesmo depois de passarem meses falando mal de tudo que acham ótimo agora, afinal foi o apedeuta que fez.

Mas enfim, acho ótimo que o governo atual privatize os cabides de empregos que os comunas em geral tanto adoram e a vantagem é que tb não precisaremos passar os próximos 30 anos ouvindo os caras falarem da "pouca vergonha" que foi a tal privatização porque agora foi FEITA PELO PT.

Claro que ele foi contra tudo, ele era oposição...  :hein:

Oposição se faz se opondo.
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Offline Barata Tenno

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #139 Online: 20 de Julho de 2011, 18:38:28 »
Você reclama que o PT souber ser oposição quando era oposição. Você está pedindo o impossível: que uma oposição não faça papel de oposição, Arcanjo. O papel da oposição não é apoiar projetos e ficar elogiando o atual governo. Se fizer isso, não vai deixar nunca de ser oposição e passar a ser situação. Um bom exemplo é o PSDB, que não está sabendo ser oposição, e isso não é bom para ninguém.

Não, o PT era contra qualquer coisa que fosse apresentada por qualquer governo que não tivesse o ilustre apedeuta a sua frente.

Foi contra o Real, contra o Proer, contra a lei de resposnabilidade fiscal, contra as privatizações, contra...

E o que faz hoje? Lullalá e a Dilma elogiam o Proer e a CPMF, privatizam aeroportos, portos, contrução de estádios e vão meter dinheiro público numa obra que será entregue a operadoras privadas.

O mínimo que um eleitor espera de alguém eleito é coerência, ou que pelo menos não fique impedindo que outro governo faça o que ele mesmo tem que fazer agora.

E não vejo qualquer dos defensores do PT aqui no CC se pronunciarem sobre isso tudo, mesmo depois de passarem meses falando mal de tudo que acham ótimo agora, afinal foi o apedeuta que fez.

Mas enfim, acho ótimo que o governo atual privatize os cabides de empregos que os comunas em geral tanto adoram e a vantagem é que tb não precisaremos passar os próximos 30 anos ouvindo os caras falarem da "pouca vergonha" que foi a tal privatização porque agora foi FEITA PELO PT.

Claro que ele foi contra tudo, ele era oposição...  :hein:

Oposição se faz se opondo.
Oposição de merda é assim, ignora-se o que é melhor para o país e joga-se por agenda própria.
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Offline uiliníli

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #140 Online: 20 de Julho de 2011, 18:49:12 »
"Oposição" é um termo que faria sentido num cenário político que fosse pautado em ideias. A oposição se oporia porque suas ideias são diferentes. O caso é que a política brasileira não é fundamentada em ideias, é meramente uma questão de luta de poder. PSDB e PT têm agendas iguaizinhas, se funcionassem de forma honesta eles se apoiariam. Mas eles não funcionam assim, eles funcionam ganhando eleições, e para isso fazem tudo o que podem para que o governo do partido concorrente dê errado. Quanto pior melhor. E se o pior não é ruim o suficiente, minta!

Offline Sergiomgbr

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #141 Online: 20 de Julho de 2011, 19:12:41 »
"Oposição" é um termo que faria sentido num cenário político que fosse pautado em ideias. A oposição se oporia porque suas ideias são diferentes. O caso é que a política brasileira não é fundamentada em ideias, é meramente uma questão de luta de poder. PSDB e PT têm agendas iguaizinhas, se funcionassem de forma honesta eles se apoiariam. Mas eles não funcionam assim, eles funcionam ganhando eleições, e para isso fazem tudo o que podem para que o governo do partido concorrente dê errado. Quanto pior melhor. E se o pior não é ruim o suficiente, minta!
A coisa chega a tal ponto do burlesco que uma bolotinha de papel pode ser motivo para hospitalização e tomografia  :biglol:
« Última modificação: 20 de Julho de 2011, 19:25:43 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #142 Online: 20 de Julho de 2011, 20:25:49 »
Você reclama que o PT souber ser oposição quando era oposição. Você está pedindo o impossível: que uma oposição não faça papel de oposição, Arcanjo. O papel da oposição não é apoiar projetos e ficar elogiando o atual governo. Se fizer isso, não vai deixar nunca de ser oposição e passar a ser situação. Um bom exemplo é o PSDB, que não está sabendo ser oposição, e isso não é bom para ninguém.

Não, o PT era contra qualquer coisa que fosse apresentada por qualquer governo que não tivesse o ilustre apedeuta a sua frente.

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E o que faz hoje? Lullalá e a Dilma elogiam o Proer e a CPMF, privatizam aeroportos, portos, contrução de estádios e vão meter dinheiro público numa obra que será entregue a operadoras privadas.

O mínimo que um eleitor espera de alguém eleito é coerência, ou que pelo menos não fique impedindo que outro governo faça o que ele mesmo tem que fazer agora.

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Mas enfim, acho ótimo que o governo atual privatize os cabides de empregos que os comunas em geral tanto adoram e a vantagem é que tb não precisaremos passar os próximos 30 anos ouvindo os caras falarem da "pouca vergonha" que foi a tal privatização porque agora foi FEITA PELO PT.

O bom dos governos pragmáticos, como estão sendo os governos do PT, é que eles não se prendem a ideologias. Eles buscam a melhor solução.
Por mim, tá bão, pois, como diria Deng Xiaoping, "não importa a cor do gato, o que importa é que ele pegue os ratos".
Sacou?

E a melhor solução foi fazer exatamente tudo que criticavam antes, inclusive as alianças políticas com gente como Collor, Maluf e Sarney?

É ótimo ver os eleitores do apedeuta levarem uma bica no S*co.


Offline Arcanjo Lúcifer

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« Resposta #143 Online: 20 de Julho de 2011, 20:27:48 »
Você reclama que o PT souber ser oposição quando era oposição. Você está pedindo o impossível: que uma oposição não faça papel de oposição, Arcanjo. O papel da oposição não é apoiar projetos e ficar elogiando o atual governo. Se fizer isso, não vai deixar nunca de ser oposição e passar a ser situação. Um bom exemplo é o PSDB, que não está sabendo ser oposição, e isso não é bom para ninguém.

Não, o PT era contra qualquer coisa que fosse apresentada por qualquer governo que não tivesse o ilustre apedeuta a sua frente.

Foi contra o Real, contra o Proer, contra a lei de resposnabilidade fiscal, contra as privatizações, contra...

E o que faz hoje? Lullalá e a Dilma elogiam o Proer e a CPMF, privatizam aeroportos, portos, contrução de estádios e vão meter dinheiro público numa obra que será entregue a operadoras privadas.

O mínimo que um eleitor espera de alguém eleito é coerência, ou que pelo menos não fique impedindo que outro governo faça o que ele mesmo tem que fazer agora.

E não vejo qualquer dos defensores do PT aqui no CC se pronunciarem sobre isso tudo, mesmo depois de passarem meses falando mal de tudo que acham ótimo agora, afinal foi o apedeuta que fez.

Mas enfim, acho ótimo que o governo atual privatize os cabides de empregos que os comunas em geral tanto adoram e a vantagem é que tb não precisaremos passar os próximos 30 anos ouvindo os caras falarem da "pouca vergonha" que foi a tal privatização porque agora foi FEITA PELO PT.

Claro que ele foi contra tudo, ele era oposição...  :hein:

Oposição se faz se opondo.

O que vc disse deixa implícito que o PT fazia oposição apenas por fazer, obrigado por confirmar que eram um bando de filhos das putas tal qual sempre afirmei que eram.

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #144 Online: 21 de Julho de 2011, 03:16:37 »
"Oposição" é um termo que faria sentido num cenário político que fosse pautado em ideias. A oposição se oporia porque suas ideias são diferentes. O caso é que a política brasileira não é fundamentada em ideias, é meramente uma questão de luta de poder. PSDB e PT têm agendas iguaizinhas, se funcionassem de forma honesta eles se apoiariam. Mas eles não funcionam assim, eles funcionam ganhando eleições, e para isso fazem tudo o que podem para que o governo do partido concorrente dê errado. Quanto pior melhor. E se o pior não é ruim o suficiente, minta!

Exatamente.

Como o Uilinili bem apontou, Arcanjo, é assim que funciona aqui no Brasil. São todos grandes filhos da putas que pensam apenas em encher o ** de dinheiro.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #145 Online: 28 de Setembro de 2011, 00:44:00 »
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Vencedor da licitação do trem-bala terá 5 anos para transferir tecnologia

O prazo para que o processo se inicie é de dois anos a partir da aprovação do programa de transferência tecnológica

O consórcio que vencer a primeira etapa de licitação do trem-bala - a de seleção da tecnologia que será empregada no projeto - terá de concluir o processo de transferência de tecnologia em cinco anos, contados a partir da entrada em operação do empreendimento. Hélio Mauro França, superintendente-executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), disse à Agência Estado que o prazo para que o processo se inicie é de dois anos a partir da aprovação do programa de transferência tecnológica.

Conforme já anunciado pela ANTT antes do fracasso do leilão em 11 de julho, o processo de seleção da empresa que receberá a tecnologia que será usada no Trem de Alta Velocidade (TAV) ocorrerá de forma conjunta entre governo e iniciativa privada, atendendo ao pleito dos investidores interessados, que temiam que a tecnologia acabasse parando nas mãos de empresas concorrentes.

A partir das mudanças no processo de licitação, que separou a contratação da tecnologia que será adotada das obras de engenharia, foi estabelecido também que o desenvolvimento de todo o programa de transferência tecnológica será elaborado pelo consórcio vencedor e pela Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), estatal criada especialmente para o projeto.

"O concessionário que vencer essa primeira fase é que terá a responsabilidade de fazer a transferência tecnológica. Antes, essa obrigação era compartilhada pela empresa de tecnologia e pelas construtoras", comparou França.

http://economia.estadao.com.br/noticias/neg%C3%B3cios,vencedor-da-licitacao-do-trem-bala-tera-5-anos-para-transferir-tecnologia,85690,0.htm
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Edital do trem-bala definirá prazo para projeto executivo

Segundo ANTT, prazo dificilmente será inferior a um ano

O governo definirá no edital de licitação da primeira etapa do Trem de Alta Velocidade (TAV) um prazo limite para que o vencedor elabore o projeto executivo. "Ainda não está definido qual será esse prazo, mas dificilmente será inferior a um ano", afirmou nesta terça-feira Hélio Mauro França, superintendente-executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O vencedor dessa etapa será o operador do TAV e quem definirá qual tecnologia será usada. Só depois que o projeto executivo estiver elaborado é que será realizada a segunda parte da concessão do TAV, que definirá o consórcio responsável pelas obras.

Segundo França, a previsão é que o edital da primeira etapa de concessão do TAV seja apresentado para audiência pública na segunda quinzena de outubro. Em novembro deve sair o edital definitivo e, no primeiro semestre do próximo ano deve ser realizado o leilão, de acordo com a previsão do governo. O superintendente da ANTT participou nesta manhã de um seminário sobre a viabilidade do TAV na Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Na avaliação do diretor de Desenvolvimento de Negócios, Marketing e Vendas da francesa Alstom, Luiz Fernando Ferrari, que também participou do evento, será preciso de seis a nove meses para a elaboração da proposta. "Além de negociar com outras empresas para a formação de um consórcio, é preciso elaborar a proposta financeira. Esse foi o tempo necessário, por exemplo, na concorrência da Linha 4 do Metrô de São Paulo", afirmou.

Transferência de tecnologia

Durante sua apresentação, Ferrari disse que a questão de transferência de tecnologia ainda deve ser discutida com o governo. "É preciso discutir o que se entende por transferência de tecnologia e até que nível isso vai ser alcançado", disse.

Questionado a respeito ao final do evento, o superintendente da ANTT disse que a transferência dos direitos de propriedade intelectual é uma exigência antiga do projeto do TAV. "Mas definiremos critérios para que a indústria ou instituição acadêmica que receba esse conhecimento garanta que ele não vá parar nas mãos de um eventual concorrente", afirmou. "É uma premissa do TAV capacitar a indústria nacional e a academia para ampliar as linhas de trens de alta velocidade no Brasil."

O governo chegou a realizar em julho, após dois adiamentos, um leilão para a concessão do TAV, mas a iniciativa fracassou, já que nenhuma empresa apresentou proposta. O governo anunciou então que adotará um novo modelo de licitação, em duas etapas: uma para selecionar a tecnologia a ser usada e quem cuidará da operação do trem, outra para escolher o responsável pela construção da ferrovia que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,edital-do-trem-bala-definira-prazo-para-projeto-executivo,85784,0.htm
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Operador do TAV definirá transferência de tecnologia

O governo resolveu atender um dos pleitos das empresas detentoras da tecnologia do trem de alta velocidade com interesse em disputar a operação do serviço no país. A concessionária vencedora da licitação terá a permissão para definir, junto com o governo, os critérios de seleção das empresas nacionais que terão direito de fazer uso das licenças e patentes do padrão adotado.

Havia o receio das empresas de que as informações compartilhadas pudessem parar nas mãos de um concorrente direto e de que não fossem escolhidas empresas com qualificação técnica suficiente. O superintendente-executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Mauro França, disse que os critérios serão definidos em comum acordo, tanto com a participação do investidor como da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), estatal responsável pela absorção da tecnologia.

Segundo França, o governo também se beneficia dos ajustes que estão sendo feitos no edital para o plano de transferência tecnológica. No modelo anterior, o governo definia somente os critérios do programa, que seria elaborado pelo empreendedor. Apesar de ceder ao permitir a participação do concessionário no processo de definição dos critérios, o governo também poderá intervir nas decisões tomadas na elaboração do programa.

Antes, teríamos que seguir o plano da empresa. Em contrapartida, temos condições de opinar sobre a melhor forma de trazer e aproveitar essa tecnologia no país, disse França.

A partir das mudanças adotadas foi definido que, ao ser assinado o contrato com a operadora do serviço, começará a contagem do prazo de dois anos para a elaboração conjunta do plano de compartilhamento da tecnologia. Com o programa acabado, a concessionária terá mais dois anos para iniciar a execução e outros cinco anos, contados a partir do início da operação comercial do trem, para concluir.

O trem-bala, que interligará as cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, deverá iniciar a operação em 2019. Se a expectativa do governo for confirmada, a indústria nacional deverá estar apta a fornecer equipamentos e dar manutenção ao projeto a partir de 2024. Como essa tarefa estará a cargo da própria concessionária, que terá índices de nacionalização de equipamentos a cumprir, todo o conhecimento adquirido poderá estar voltado para os novos projetos de expansão da malha ferroviária de alta velocidade no país.

França avalia que a formulação de um programa bem estruturado de transferência tecnológica é apenas um dos desafios da agência reguladora. Ele chama a atenção para o fato de o país ter de correr contra o tempo para criar o ambiente propício ao aproveitamento do conhecimento que será passado pela empresa estrangeira.

O processo, como um todo, envolve dois movimentos. O primeiro está ligado a uma obrigação da concessionária de ensinar como fazer. Já o segundo é externo à concessão, porque envolve a nossa capacidade de receber toda a avalanche de conhecimento que virá, alertou o superintendente ao se referir à necessidade de formar mais técnicos e engenheiros, profissionalizar as empresas nacionais e envolver as universidades com a adequação dos currículos à nova demanda do setor ferroviário.

http://www.valor.com.br/brasil/1019366/operador-do-trem-bala-definira-criterios-para-efetuar-transferencia-de-tecnologia

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #146 Online: 28 de Setembro de 2011, 01:25:36 »
Um documentário sobre trens-bala:
<a href="http://www.youtube.com/v/1nDwWH2CZZw" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/1nDwWH2CZZw</a>
<a href="http://www.youtube.com/v/es1pLIRywJ4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/es1pLIRywJ4</a>
<a href="http://www.youtube.com/v/xcH5fPtbJFk" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/xcH5fPtbJFk</a>
<a href="http://www.youtube.com/v/vnnPmHWkXt4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/vnnPmHWkXt4</a>

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Re: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #147 Online: 30 de Setembro de 2011, 09:52:23 »
Justiça Federal de Brasília manda suspender leilão do trem-bala

Suspensão deverá vigorar até que a ANTT regularize todas as linhas de transporte público interestadual no País com extensão superior a 75 quilômetros

A Justiça Federal de Brasília suspendeu todos os procedimentos que visem a licitação para a exploração do trem-bala que deverá ligar as cidades do Rio de Janeiro a Campinas, passando por São Paulo. A suspensão deverá vigorar até que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regularize todas as linhas de transporte público interestadual no País com extensão superior a 75 quilômetros.

A decisão do juiz substituto Alaôr Piacini, da 9ª Vara da Justiça Federal, acolheu pedido do Ministério Público Federal no DF (MPF/DF), segundo o qual, antes de cuidar do trem-bala, a ANTT deve fazer a licitação prévia para o serviço de transporte público, conforme previsto na Constituição de 1988. A ANTT avisou, por intermédio de sua assessoria, que vai cumprir a decisão da Justiça, mas já determinou os estudos jurídicos para apresentar recurso que a libere para tocar a licitação do trem-bala.

De acordo com o MP, apesar das determinações que mandam a União fazer a licitação para o transporte interestadual, até hoje as empresas que operam centenas de linhas mantém o serviço de forma contrária à Constituição. Algumas chegam a manter contratos administrativos com a União, operando o serviço com base em meras autorizações, de forma totalmente precária, alegou o Ministério Público.

De acordo com o MP, por mais de uma vez o Tribunal de Contas da União (TCU) e a própria ANTT estabeleceram cronogramas para regularizar o problema do transporte interestadual. Sucessivamente, porém, as metas foram descumpridas. A decisão da Justiça Federal de Brasília obriga a ANTT a publicar, já no próximo mês, editais de licitação para a concessão de novas outorgas de exploração de todas as linhas do transporte rodoviário interestadual e internacional cuja extensão seja superior a 75 quilômetros.

A mesma decisão proíbe a União de conceder subvenção econômica para a implantação, concessão ou exploração do trem de alta velocidade na estrada de ferro EF-222 (Rio de Janeiro - Campinas), seja por equalização de juros ou qualquer outra forma enquanto não estiverem devidamente outorgadas todas as linhas de serviço público de transporte de passageiros previstas nas Resoluções 2.868 e 2.869, da própria ANTT.

Foi ainda determinado à agência que cumpra o cronograma de licitação dos serviços regulares de transporte rodoviário interestadual de passageiros. Pelo cronograma apresentado pela ANTT, a completa regularização do transporte rodoviário interestadual e internacional só deverá ficar pronto em setembro do ano que vem, depois de três etapas de trabalho visando a licitação e a outorga. Caso descumpra o prazo de qualquer uma das etapas, a agência terá de pagar multa diária de R$ 5 mil.

A ANTT já tentou licitar o trem-bala três vezes, mas os leilões foram adiados por falta de interessados. A próxima tentativa deverá ocorrer em fevereiro do ano que vem.

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,justica-federal-de-brasilia-manda-suspender-leilao-do-trem-bala,86226,0.htm

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Re:Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #148 Online: 23 de Agosto de 2012, 16:19:17 »
Leilão do trem-bala será em 29 de maio

Interessados terão de depositar uma garantia para a proposta no valor mínimo de R$ 77 milhões

O leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, será realizado no dia 29 de maio de 2013, na BM&FBovespa, às 14 horas, quando as propostas econômicas das proponentes qualificadas serão abertas, prevê a minuta do edital. Para participar do leilão, os interessados deverão depositar uma garantia para a proposta no valor mínimo de R$ 77 milhões.

A assinatura do contrato será realizada no dia 7 de novembro de 2013.

A minuta prevê que a tarifa teto a ser aplicada para o serviço ferroviário não poderá ser superior a R$ 0,49 por quilômetro, de acordo com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O valor de referência para o pagamento pela outorga será de no mínimo R$ 66,12 por trem.km equivalente - unidade que corresponde à circulação de uma composição de comprimento igual ao trem referência ao longo de um quilômetro.

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,leilao-do-trem-bala-sera-em-29-de-maio,124204,0.htm

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Re:Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP
« Resposta #149 Online: 07 de Setembro de 2012, 02:49:45 »
Repaginado, trem-bala é analisado por vários grupos estrangeiros

A primeira fase do leilão do trem-bala, prevista para 29 de maio de 2013, já está provocando a movimentação de interessados em fornecer a tecnologia e operar o sistema que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Quatro empresas estrangeiras confirmaram à Reuters interesse em participar do certame: a japonesa Mitsui, a francesa Alstom, a canadense Bombardier e a espanhola CAF.

O diretor da Mitsui no Brasil, Kazuhisa Ota, disse que a empresa está formando um consórcio junto com outras grandes companhias japonesas, como Toshiba, Hitachi e Mitsubishi Heavy Industries, a quem caberia o papel de liderar a parte tecnológica do grupo.

Na opinião do executivo, a mudança no modelo da licitação, que separou a operação e a infraestrutura do trem de alta velocidade (TAV), foi bem-vinda. A visão é que, agora, as empresas estrangeiras detentoras de tecnologia ficam menos expostas aos riscos da obra civil do projeto.

"Essa modelagem nova resolve muita coisa, facilita as coisas", disse Ota à Reuters.

O diretor-presidente da CAF no Brasil, Paulo Fontenele, condorda. "O risco da construção civil foi eliminado, porque o governo assumiu o risco... Estamos vendo (o leilão) com muita serenidade."

A CAF e a também espanhola Renfe formarão consórcio para participar da primeira fase da disputa, e o grupo deverá ter parceiros brasileiros. "Estamos trabalhando, nossos estudos estão prontos. Estamos montando um consórcio a partir da Espanha", afirmou Fontenele.

De acordo com ele, todo o material rodante a ser utilizado, caso o consórcio seja o vencedor, será fornecido pela CAF, que já possui uma fábrica de vagões em Hortolândia (SP). "Queremos fabricar (os trens) em Hortolândia e já estamos estudando a ampliação da fábrica."

Já a francesa Alstom afirmou que há uma equipe "totalmente dedicada a analisar todo o pacote das condições, a fim de ter um posicionamento preciso sobre o projeto".

"A Alstom tem intenção de seguir na sua parceria com a operadora nacional francesa SNCF e, neste âmbito, Alstom e SNCF reafirmam o interesse no projeto e vão continuar discutindo isso com todas as partes interessadas... a fim de ajudar a trazer a tecnologia de trens de alta velocidade para o Brasil", disse a empresa por meio de sua assessoria de imprensa.

Outra companhia de olho no leilão é a canadense Bombardier, que acompanha "o processo de perto há alguns anos e quando a hora certa chegar anunciará o modelo da nossa possível participação".

Para a Bombardier, o TAV que ligará os dois maiores centros urbanos brasileiros é essencial para o desenvolvimento econômico e social da região. A empresa avalia que o acesso entre Rio e São Paulo chegou ao limite pelos meios de transporte disponíveis.

Segundo uma fonte do governo que acompanha o tema, o leilão do trem-bala atrai ainda empresas da Coreia do Sul e da Alemanha, neste caso representada pela Siemens.

Procurada, a Siemens afirmou que não comentaria o assunto. Já a operadora alemã de ferrovias Deutsche Bahn disse não ter interesse em atuar como operadora no projeto. Porém, seu grupo de consultoria e engenharia, DB International, já atua no Brasil em projetos como a otimização das operações da SuperVia, no Rio de Janeiro.

"A DB International não é construtora ou operadora, ela assume consultoria profissional ou funções de controle em certas fases de projetos de construção... É possível que haja um papel de consultoria no consórcio no futuro", afirmou a companhia.

O leilão do trem-bala deveria ter ocorrido em dezembro de 2010, mas a licitação foi adiada para abril de 2011 e depois para julho daquele ano.

Como nenhuma empresa ou consórcio entregou proposta naquela ocasião, o governo mudou o modelo da licitação, dividindo o projeto em duas partes.

DÚVIDAS

A presidente Dilma Rousseff é entusiasta do projeto, que tem investimento total estimado em 33,6 bilhões de reais e é prioridade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A versão final do edital do leilão da primeira fase do trem-bala ainda não foi divulgada, e por isso persistem algumas dúvidas a respeito das regras que permitirão ou não a presença de alguns grupos estrangeiros na disputa.

Para a escolha do operador do trem-bala, o governo incluiu algumas exigências qualitativas, como a necessidade de o operador já atuar há pelo menos 10 anos com o serviço de transporte de alta velocidade e não ter sido responsabilizado nesse período por nenhum acidente fatal em suas linhas.

"Temos que saber qual é a definição de 'acidente'. É um atropelamento? Só saberemos quando sair o edital", afirmou o professor do departamento de transportes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Telmo Giolito Porto.

Segundo a fonte do governo, que preferiu não se identificar, as novas regras deixam de fora um possível operador chinês para o projeto brasileiro.

A taxa interna de retorno do projeto deve ser de 6,32 por cento ao ano durante o prazo de 40 anos da concessão. A minuta do edital estabelece ainda tarifa-teto de 0,49 real por quilômetro percorrido, a ser cobrada na classe econômica no trajeto de 412 quilômetros entre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O critério para escolha do vencedor do leilão será o da melhor relação entre o valor de outorga oferecido pelo investidor e o menor custo de investimento que esse operador exigir para a construção da infraestrutura da ferrovia.

O leilão de infraestrutura está previsto para o início de 2014. O prazo máximo para a construção do trem-bala, segundo a minuta de edital, é 2020. Mas a meta do governo é ter a obra pronta em 2018.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/09/especial-repaginado-trem-bala-e-analisado-por-varios-grupos-estrangeiros-1.html

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