Autor Tópico: Governo quer implantar trem-bala entre RJ e SP  (Lida 14570 vezes)

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Offline HSette

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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #50 Online: 19 de Julho de 2007, 20:46:50 »
Mas não te iluda... super-faturamento não é invenção e nem exclusividade do governo Lula, isto vem desde que o Brasil é uma república... e não será neste e nem nos próximos que irá acabar.
Também acho.
E acho que o projeto sai sim. O Brasil vem se tornando um alvo prioritário de investimentos externos em diversos setores.

Gostem ou não os oposicionistas, o governo atual tem agido bem no controle monetário e na formação de uma forte reserva cambial, o que atrai investidores em busca de estabilidade e segurança nesse front.
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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #51 Online: 19 de Julho de 2007, 20:48:08 »
Mas não te iluda... super-faturamento não é invenção e nem exclusividade do governo Lula, isto vem desde que o Brasil é uma república... e não será neste e nem nos próximos que irá acabar.
Também acho.
E acho que o projeto sai sim. O Brasil vem se tornando um alvo prioritário de investimentos externos em diversos setores.

Gostem ou não os oposicionistas, o governo atual tem agido bem no controle monetário e na formação de uma forte reserva cambial, o que atrai investidores em busca de estabilidade e segurança nesse front.
Já eu acho que você votou no Lula pois defende ele demais para alguem racional e não tendencioso.
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Offline HSette

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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #52 Online: 19 de Julho de 2007, 20:50:14 »
Votei.
Mas estou embasando minhas opiniões na realidade dos fatos.
Todos os indicadores que buscam avaliar a atratividade do Brasil para investidores estrangeiros avançaram muito, e são extremamente positivas.
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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #53 Online: 19 de Julho de 2007, 21:02:19 »
Votei.
Mas estou embasando minhas opiniões na realidade dos fatos.
Todos os indicadores que buscam avaliar a atratividade do Brasil para investidores estrangeiros avançaram muito, e são extremamente positivas.
Avançaram muito em relação a 2001, quando os investidores estavam com medo de Lula ser eleito.

EDIT: Erro...
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Offline Spitfire

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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #54 Online: 19 de Julho de 2007, 21:19:00 »
Mas não te iluda... super-faturamento não é invenção e nem exclusividade do governo Lula, isto vem desde que o Brasil é uma república... e não será neste e nem nos próximos que irá acabar.
Mas a invenção de inúmeros projetos que não são realizados, nisso o Lula é campeão!

Hehehe... também não... é praxe de cada novo governo não concluir as obras dos anteriores.

Mas sinceramente, seja o Lula ou seja a Tonga da Milonga... eu prefiro que uma obra super-faturada não saia mesmo, nem do papel.

Offline HSette

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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #55 Online: 19 de Julho de 2007, 21:20:17 »
Votei.
Mas estou embasando minhas opiniões na realidade dos fatos.
Todos os indicadores que buscam avaliar a atratividade do Brasil para investidores estrangeiros avançaram muito, e são extremamente positivas.
Avançaram muito em relação a 2001, quando os investidores estavam com medo de Lula ser eleito.

EDIT: Erro...

Engano seu.
Esses indicadores têm atingido valores históricos.
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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #56 Online: 20 de Julho de 2007, 00:46:41 »
Provavelmente vai demorar, mas também acho que o projeto saia do papel. Isso já é discutido há mais de três anos e inclusive já houve uma licitação sobre a empresa que o construiria, mas acabou sendo anulada. Como o fluxo de pessoas entre as duas cidades é alto e como o próximo aeroporto a ser construído em São Paulo provavelmente ficará mais afastado ainda do centro que o de Cumbica, é quase certo que esse trem possa ser o substituto da ponte aérea.

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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #57 Online: 20 de Julho de 2007, 10:43:07 »
Votei.
Mas estou embasando minhas opiniões na realidade dos fatos.
Todos os indicadores que buscam avaliar a atratividade do Brasil para investidores estrangeiros avançaram muito, e são extremamente positivas.
Avançaram muito em relação a 2001, quando os investidores estavam com medo de Lula ser eleito.

EDIT: Erro...

Engano seu.
Esses indicadores têm atingido valores históricos.
Tem batido recordes ultimamente, mas qual a prova que não estaria alto com Alckmin presidente? São reflexos da economia mundial.
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Offline Ricardo RCB.

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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #58 Online: 20 de Julho de 2007, 10:48:22 »
Provavelmente vai demorar, mas também acho que o projeto saia do papel. Isso já é discutido há mais de três anos e inclusive já houve uma licitação sobre a empresa que o construiria, mas acabou sendo anulada. Como o fluxo de pessoas entre as duas cidades é alto e como o próximo aeroporto a ser construído em São Paulo provavelmente ficará mais afastado ainda do centro que o de Cumbica, é quase certo que esse trem possa ser o substituto da ponte aérea.

SE um novo aeroporto vier a ser construído.
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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #59 Online: 20 de Julho de 2007, 11:18:00 »
Quanto ao projeto do trem-bala, acho improvável que saia.

Só a questão ambiental vai travar o projeto por anos, senão décadas, afinal ele vai ter que passar por áreas de preservação ambiental, não?

E se for para super-faturar a obra ( e que obra pública no Brasil não é super-faturada?) eu prefiro que não saia.
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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #60 Online: 21 de Julho de 2007, 00:55:51 »
SE um novo aeroporto vier a ser construído.
Isso já é quase certo, o grande problema é definir o local ideal para isso. A única alternativa a isso seria ampliar Viracopos e Cumbica, mas isso é tão problemático quanto construir um novo.

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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #61 Online: 21 de Julho de 2007, 01:09:45 »
Só a questão ambiental vai travar o projeto por anos, senão décadas, afinal ele vai ter que passar por áreas de preservação ambiental, não?
Não muitas. Acho que será uma das obras mais tranqüilas em relação à questão ambiental. A construção da rodovia Nova Imigrantes pela Ecovias aqui em SP foi um belo exemplo de obra que não teve grandes transtornos por causa da questão ambiental. O trem-bala é mais problemático por ser um trajeto mais longo e que não admite muitos desvios, mas como a região já está toda tomada por cidades, o maior problema seriam as áreas de mananciais.
Citar
E se for para super-faturar a obra (e que obra pública no Brasil não é super-faturada?) eu prefiro que não saia.
Partindo dessa premissa e adotando esse critério, simplesmente não se faria nada no Brasil. Se realmente parecer necessário, pode-se propor uma auditoria externa.

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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #62 Online: 21 de Julho de 2007, 01:38:37 »
Votei.
Mas estou embasando minhas opiniões na realidade dos fatos.
Todos os indicadores que buscam avaliar a atratividade do Brasil para investidores estrangeiros avançaram muito, e são extremamente positivas.

mas você sabe, hsette, que muitos dos méritos do governo lula são do governo anterior, da conjuntura mundial ou, quem sabe, do governo atual mesmo, hehe.
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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #63 Online: 21 de Julho de 2007, 01:39:32 »
Só a questão ambiental vai travar o projeto por anos, senão décadas, afinal ele vai ter que passar por áreas de preservação ambiental, não?
Não muitas. Acho que será uma das obras mais tranqüilas em relação à questão ambiental. A construção da rodovia Nova Imigrantes pela Ecovias aqui em SP foi um belo exemplo de obra que não teve grandes transtornos por causa da questão ambiental. O trem-bala é mais problemático por ser um trajeto mais longo e que não admite muitos desvios, mas como a região já está toda tomada por cidades, o maior problema seriam as áreas de mananciais.
Citar
E se for para super-faturar a obra (e que obra pública no Brasil não é super-faturada?) eu prefiro que não saia.
Partindo dessa premissa e adotando esse critério, simplesmente não se faria nada no Brasil. Se realmente parecer necessário, pode-se propor uma auditoria externa.

a imigrantes é uma maravilha, coisa que enche o peito de ver o progresso. e também que põe uma banana na boca de quem não consegue ouvir a palavra "privatização".

SE um novo aeroporto vier a ser construído.
Isso já é quase certo, o grande problema é definir o local ideal para isso. A única alternativa a isso seria ampliar Viracopos e Cumbica, mas isso é tão problemático quanto construir um novo.

quanto ao aeroporto, ainda não entendi por que não fazem mais pistas em cumbica.
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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #64 Online: 21 de Julho de 2007, 02:17:25 »
quanto ao aeroporto, ainda não entendi por que não fazem mais pistas em cumbica.
Falta espaço. O espaço que ainda há mal dá p/ afastar as duas pistas para permitir que dois aviões pousem ao mesmo tempo. Para se construir uma terceira pista, seria necessário desapropriar o equivalente a uma cidade de 30 mil habitantes. Quando esse aeroporto foi criado, havia muito espaço em volta, mas hoje a cidade de Guarulhos praticamente "abraçou" o aeroporto não dando mais espaço p/ ampliação. Em Viracopos ficaria mais fácil fazer uma ampliação, só que aí o problema seria o translado dos passageiros, já que ele fica a 90km de São Paulo.
De qualquer forma, no pronunciamento de hoje (ou ontem, pois já passou da meia-noite) o Lula afirmou que em 90 dias será definido o local da construção do próximo aeroporto. Agora é esperar p/ ver.

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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #65 Online: 21 de Julho de 2007, 10:56:57 »
quanto ao aeroporto, ainda não entendi por que não fazem mais pistas em cumbica.
Falta espaço. O espaço que ainda há mal dá p/ afastar as duas pistas para permitir que dois aviões pousem ao mesmo tempo. Para se construir uma terceira pista, seria necessário desapropriar o equivalente a uma cidade de 30 mil habitantes. Quando esse aeroporto foi criado, havia muito espaço em volta, mas hoje a cidade de Guarulhos praticamente "abraçou" o aeroporto não dando mais espaço p/ ampliação. Em Viracopos ficaria mais fácil fazer uma ampliação, só que aí o problema seria o translado dos passageiros, já que ele fica a 90km de São Paulo.
De qualquer forma, no pronunciamento de hoje (ou ontem, pois já passou da meia-noite) o Lula afirmou que em 90 dias será definido o local da construção do próximo aeroporto. Agora é esperar p/ ver.

Em 90 dias já terão esquecido do desastre e irão pedir mais prazo para definir a área do novo aeroporto, mas claro que é apenas um palpite.

Uma alternativa mais barata que me pareceu mais interessante, a primeira vista pelo menos, seria expandir Viracopos e integrar SP-Campinas através de trem direto, não do tipo trem bala, saindo da capital e indo direto para o aeroporto.

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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #66 Online: 22 de Julho de 2007, 04:37:33 »
quanto ao aeroporto, ainda não entendi por que não fazem mais pistas em cumbica.
Falta espaço. O espaço que ainda há mal dá p/ afastar as duas pistas para permitir que dois aviões pousem ao mesmo tempo. Para se construir uma terceira pista, seria necessário desapropriar o equivalente a uma cidade de 30 mil habitantes. Quando esse aeroporto foi criado, havia muito espaço em volta, mas hoje a cidade de Guarulhos praticamente "abraçou" o aeroporto não dando mais espaço p/ ampliação. Em Viracopos ficaria mais fácil fazer uma ampliação, só que aí o problema seria o translado dos passageiros, já que ele fica a 90km de São Paulo.
De qualquer forma, no pronunciamento de hoje (ou ontem, pois já passou da meia-noite) o Lula afirmou que em 90 dias será definido o local da construção do próximo aeroporto. Agora é esperar p/ ver.

Em 90 dias já terão esquecido do desastre e irão pedir mais prazo para definir a área do novo aeroporto, mas claro que é apenas um palpite.

Uma alternativa mais barata que me pareceu mais interessante, a primeira vista pelo menos, seria expandir Viracopos e integrar SP-Campinas através de trem direto, não do tipo trem bala, saindo da capital e indo direto para o aeroporto.



soa interessante. mas um trem assim logo seria tomado pelo trânsito comum de passageiros e ficaria entupido, eu acho. teria de ter muitos, muitos vagões.

em matéria de custos é interessante notar que um ônibus de campinas sai umas 3 ou 4 vezes mais barato do que um táxi de cumbica até a zona sul de são paulo. mas em matéria de tempo...

também que o trajeto de guarulhos até o centro de são paulo, em um dia de semana, mesmo fora do horário do rush, demora de 40 min a uma hora. de viracopos a demora seria de uns 20 ou 30 min a mais, o que não é assim tanto. de trem, evitando o trânsito e quem sabe caindo numa estação de metrô, demoraria ainda menos.
« Última modificação: 22 de Julho de 2007, 04:41:37 por adultério »
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« Resposta #67 Online: 22 de Julho de 2007, 09:25:53 »
Votei.
Mas estou embasando minhas opiniões na realidade dos fatos.
Todos os indicadores que buscam avaliar a atratividade do Brasil para investidores estrangeiros avançaram muito, e são extremamente positivas.

mas você sabe, hsette, que muitos dos méritos do governo lula são do governo anterior, da conjuntura mundial ou, quem sabe, do governo atual mesmo, hehe.

E o que há de relevante nessa constatação?
Isso vale para todas as pessoas, em todos os tempos.
Não sei porque bater nessa tecla.

Até os meus méritos, os seus, os de todos os foristas, devem ser tributados não exclusivamente a nós, mas a uma conjunção de fatores, incluindo pessoas, circunstâncias, etc.
Isso não desmerece ninguém.
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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #68 Online: 22 de Julho de 2007, 09:38:58 »
a constatação é relevante. eu não dei minha confiança e nem daria novamente a um governo lula ou algum tipo de sucessor indicado porque desde 2002 o que mais me chamou a atenção não foi a roubalheira, o caos aéreo ou qualquer outro demérito, mas a política externa que desaprovo e, o que importa pro tópico, a falta de pulso, de competência mesmo. é que me pergunto, como teria sido um governo lula na década de 90? é salutar que o governo lula soube manter algum bom legado do governo fhc, o que, se nos deu alguma tranquilidade, por outro lado não foi o suficiente pra inspirar toda a confiança necessária. porque pra tocar o barco mais ou menos no piloto automático não precisa de tanto, é com a tempestade que me preocupo.
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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #69 Online: 22 de Julho de 2007, 09:47:02 »
Que tempestade???
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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #70 Online: 22 de Julho de 2007, 09:51:29 »
Que  piloto automático o que?

FHC faliu o país três vezes.
Passou o bastão com o país quebrado, pedindo esmola para honrar os compromissos, taxas de juros de 40%, sem reservas financeiras.

Tenha dó. Pelo menos atenha-se à realidade. Tudo bem ser oposicionista, mas mistificações não colam por aqui. A maioria do pessoal é bem informada.
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« Resposta #71 Online: 22 de Julho de 2007, 17:03:14 »

soa interessante. mas um trem assim logo seria tomado pelo trânsito comum de passageiros e ficaria entupido, eu acho. teria de ter muitos, muitos vagões.

em matéria de custos é interessante notar que um ônibus de campinas sai umas 3 ou 4 vezes mais barato do que um táxi de cumbica até a zona sul de são paulo. mas em matéria de tempo...

também que o trajeto de guarulhos até o centro de são paulo, em um dia de semana, mesmo fora do horário do rush, demora de 40 min a uma hora. de viracopos a demora seria de uns 20 ou 30 min a mais, o que não é assim tanto. de trem, evitando o trânsito e quem sabe caindo numa estação de metrô, demoraria ainda menos.

Concordo que existe o risco do trem ser tomado pelo trânsito de passageiros, uma idéia que poderia diminuir esse risco seria que o trem só serviria para passageiros do aeroporto, realizando o check-in antes de entrar no trem.

Um trem exclusivo. Outra coisa talvez seria integrar Cumbica com o centro via trem rápido, nos mesmos moldes do projeto, e também com check-in antes de embarcar no trem.

A idéia do trem para campinas vem do "fato" (notar aspas) que Viracopos tem mais espaço para expansão do que Cumbica.

"fato" entre aspas pois ouvi isso em uma rádio aqui em SP quando alguém, definido pelo locutor como especialista, disse que Cumbica é mais díficil de expandir do que Viracopos, não sei até que ponto isso é verdade.
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Re: Projeto do trem-bala Rio-São Paulo
« Resposta #72 Online: 22 de Julho de 2007, 17:49:25 »
Que  piloto automático o que?

FHC faliu o país três vezes.
Passou o bastão com o país quebrado, pedindo esmola para honrar os compromissos, taxas de juros de 40%, sem reservas financeiras.

Tenha dó. Pelo menos atenha-se à realidade. Tudo bem ser oposicionista, mas mistificações não colam por aqui. A maioria do pessoal é bem informada.
Está louco? FHC tirou o Brasil do buraco rapaz, quer falar a verdade e me fala uma baboseira dessas, sabe o que é plano real? Vai estudar que falar que os outros são bem estudados e falar uma merda dessas é se rebaixar mesmo.
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« Resposta #73 Online: 22 de Julho de 2007, 18:13:46 »
Que  piloto automático o que?

FHC faliu o país três vezes.
Passou o bastão com o país quebrado, pedindo esmola para honrar os compromissos, taxas de juros de 40%, sem reservas financeiras.

Tenha dó. Pelo menos atenha-se à realidade. Tudo bem ser oposicionista, mas mistificações não colam por aqui. A maioria do pessoal é bem informada.
Está louco? FHC tirou o Brasil do buraco rapaz, quer falar a verdade e me fala uma baboseira dessas, sabe o que é plano real? Vai estudar que falar que os outros são bem estudados e falar uma merda dessas é se rebaixar mesmo.

Sem comentários.
A partir de agora desconsiderarei suas postagens.
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« Resposta #74 Online: 22 de Julho de 2007, 18:44:13 »
Que  piloto automático o que?

FHC faliu o país três vezes.
Passou o bastão com o país quebrado, pedindo esmola para honrar os compromissos, taxas de juros de 40%, sem reservas financeiras.

Tenha dó. Pelo menos atenha-se à realidade. Tudo bem ser oposicionista, mas mistificações não colam por aqui. A maioria do pessoal é bem informada.
Está louco? FHC tirou o Brasil do buraco rapaz, quer falar a verdade e me fala uma baboseira dessas, sabe o que é plano real? Vai estudar que falar que os outros são bem estudados e falar uma merda dessas é se rebaixar mesmo.

Sem comentários.
A partir de agora desconsiderarei suas postagens.
Não me importo muito com socialistinhas ignorantes e tendenciosos, bom mesmo é o Lula que tirou a equipe de uma das melhores aviações civis do mundo e colocou um bando de incompetentes petistas que nem entendem nada de aviação.
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