Autor Tópico: Tópico único sobre as charges de Maomé  (Lida 29902 vezes)

Pug

• Visitante
Tópico único sobre as charges de Maomé
« Resposta #75 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 17:32:08 »
Quem eles acham que são para dizer a nós o que podemos ou não publicar em nossos jornais?

parece que o pessoal se esquece que também somos cidadãos...

Pessoalmente, pefiro  nestas alturas usar o meu poder de voto e de consumidor :wink:

Tudo bem, eles que fiquem com a liberdade de "insulto"...

Pug

• Visitante
« Resposta #76 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 17:34:26 »
eu digo, devíamos construir um imenso muro nos separando dessa barbárie.

E onde deveria eu ficar :roll:

Pug

• Visitante
« Resposta #77 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 17:35:49 »
Citação de: Hrrr
Citação de: Pug
Em caso de um país Laico, não conheço a lei turca.

Lembre-se que esse país pretende entrar na UE, portanto terá que ter leis semelhantes ás da UE.

Não conheço a possibilidade de uma mulher assumir-se lésbica em país algum muçulmano...falta saber o caso Turquia, que se não mudou irá mudar sua lei.

que eu saiba a turquia desde o governo de Mustafa Kemal (anos 20) eh que eh laico
ou nao?

E que interessa ser laico?

homossexuais são perseguidos em qualquer sistema...

daí afirmo, desconheço a lei turca sobre o assunto.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #78 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 17:45:11 »
"Reação às caricaturas de Maomé são de natureza política"

Governos e detentores do poder no mundo árabe instrumentalizam os protestos para fins políticos. Uma análise de Ibrahim Mohamad.

As reações no mundo árabe à publicação das caricaturas do profeta Maomé não se resumiram a protestos pacíficos: as pessoas furiosas foram às ruas em mais de 25 países, incendiaram bandeiras dinamarquesas e incitaram o boicote aos produtos deste país. Foram feitas inúmeras ameaças, inclusive de bombas, contra cidadãos e missões diplomáticas ocidentais. Alguns, como o xeique kuweitiano Nasem Almisbah, exigiram até a morte do cartunista responsável pelos desenhos. A maioria dos governos árabes apoiou os protestos em vez de tentar apaziguar os ânimos. Países como Arábia Saudita, Kuweit e Líbia chamaram seus embaixadores e exigiram uma forte retaliação aos responsáveis, assim como um pedido de desculpas oficial do governo dinamarquês.

Nenhuma separação entre Estado e religião

Ibrahim Mohamad analisa a polêmica sobre as caricaturasBildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Ibrahim Mohamad analisa a polêmica sobre as caricaturasEssas exigências evidenciam que os governos árabes ainda não estão aptos a compreender a relação entre nações européias e liberdade de opinião, que é garantida pela Constituição. No mundo árabe, ao contrário do que acontece na Europa, o Islã desempenha um papel dominante no dia-a-dia. Por isso, muitos mulçumanos se sentem pessoalmente atingidos quando sua religião é retratada de forma ofensiva. Além disso, eles não compreendem que os políticos, no estrangeiro, não exercem influência direta sobre a imprensa, como ocorre no mundo árabe.

Reações calculadas

As reações mais contundentes a esse acontecimento transpassam a fronteira dos protestos usuais. De fato, as caricaturas de Maomé são provocativas, mas não são motivo para que sejam feitas ameaças de morte contra outras pessoas ou para que produtos sejam alvo de boicote. Sem dúvidas, isso também não é razão para que os árabes instrumentalizem a situação para fins políticos. No mundo árabe, especialmente no Iraque, são assassinadas semanalmente centenas de pessoas, mesquitas e igrejas são explodidas. Contra isso não são feitos protestos em massa nas ruas, nem manifestações oficiais dos governos árabes.

A suspeita é de que os motivos que se escondem por detrás dessas demonstrações exageradas não são religiosos, mas políticos. Grupos islâmicos procuram incitar ao ódio pelo Ocidente e fortalecer sua influência política por meio disso. Através de solidariedade aparente com a onda de protestos, os governos e detentores do poder no mundo árabe procuram desviar as atenções do fracasso de sua política interna e desacreditar os apelos do Ocidente por reformas em seus países. Não foi o Hamas ou a Djihad que conduziu os protestos, mas a ala militar – as brigadas Al-Aksa – do movimento secular Fatah. Eles querem aproveitar o momento propício para vingar sua frustração com a derrota nas eleições parlamentares. Os governos árabes provavelmente também vão usar os acontecimentos para fazer um ataque à liberdade de imprensa.

A visão unilateral da mídia árabe

A forma como a mídia árabe lida com a polêmica das caricaturas tem sido muito diferenciada até agora: enquanto conhecidas empresas de mídia, como a Al Jazira, tratam o tema como prioridade, ele é relegado ao segundo ou ao terceiro plano no renomado jornal transarábico alhayat.

Tanto as mídias mais próximas ao governo quanto as relativamente independentes concordam com seus leitores que essa forma de representação do Profeta é prejudicial. Opiniões divergentes a essa são exceção. O analista do jornal jordaniano al-Shihan perguntou provocativamente: "O que prejudica mais o Islã: essas caricaturas ou as imagens de um assassino que corta a garganta de sua vítima na frente de uma câmera ligada ou um suicida que acaba com sua vida no meio de um casamento em Amã?"

Diálogo cada vez mais difícil

A Europa, e em especial a Alemanha, intensificaram suas tentativas de diálogo com o mundo árabe e islâmico nos últimos anos. Desde que os árabes foram convidados de honra da Feira do Livro de Frankfurt, em 2004, alguns progressos já foram alcançadas. Essas caricaturas e suas conseqüências são um retrocesso no caminho do incentivo ao diálogo. Segundo a visão de muitos analistas árabes, essas publicações dão força a grupos extremistas, que não querem dialogar com o Ocidente.

Provocações diretas como essas prejudicam a relação entre o Islã e o mundo ocidental, diz Abd Albari Atwan, redator-chefe do jornal pan-arábico publicado em Londres al-Quds Al-Arabi. Com a divulgação das caricaturas em outros países europeus, pode ser que o abismo entre Oriente e Ocidente se torne ainda maior.

Ibrahim Mohamad (mr)

http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,1891557,00.html

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Charges de Maomé provocam protestos de muçulmanos
« Resposta #79 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 20:37:54 »
Citação de: bruno
que povo cristão? será que uns bispos aqui ou acolá reclamariam? uns até louvariam o desenho, se fossem da teologia da libertação. outros não dariam a mínima. mas nenhum deles, é certo, exigiria do governo que punisse o jornal responsável pelo jesus fardado ou mesmo incentivariam um boicote aos produtos desse país.

jesus é sacaneado o tempo todo no ocidente...

Tem razão. São esses maometanos que são irritados mesmo.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 20:40:48 »
:o

AH! nem pensar

Estou sempre na mira de ateus, agnósticos e até muçulmanos, e sinceramente estou-me a lixando para todos que desejam sempre confirmações, quando sou extremamente claro na definição daquilo que sou

Neste forum já disse o que era precisamente com todo o rigor possível uma vez, não o repetirei, seja porque motivo for.

É só ver aqui, a resposta foi extremamente clara e completa

Sim ou não?  :roll:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Re.: Charges de Maomé provocam protestos de muçulmanos
« Resposta #81 Online: 03 de Fevereiro de 2006, 23:37:42 »
Alguém desejou fazer algo ao pessoal do Monty Phyton por causa dos seus filmes?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 00:27:49 »

Um jornalista françês disse:

"temos que lutar pelo direito de insultar"

Realmente tenho dificuldade de entender.

A questão é que não se pode dar ao Estado o direito de censurar um veículo de imprensa. Se um jornal é ofensivo a uma determinada fé, a punição suficiente a ele é a queda nas vendas em decorrência do direito dos ofendidos de não comprá-lo.

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #83 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 00:46:17 »
Abra uma só brecha e os maometanos estarão matando quem não virar a bunda para Meca 43 vezes por dia.

A propósito, aproveito para divulgar aqui meu trabalho artístico cubista chamado "Visões de Maomé":

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 00:50:05 »
Ele é comunista também? Vindo de você só faltou fundir o crescente e a estrela do islamismo com a foice e o martelo...

Pug

• Visitante
« Resposta #85 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 07:42:07 »
Citação de: Willy Nilly

Um jornalista françês disse:

"temos que lutar pelo direito de insultar"

Realmente tenho dificuldade de entender.

A questão é que não se pode dar ao Estado o direito de censurar um veículo de imprensa. Se um jornal é ofensivo a uma determinada fé, a punição suficiente a ele é a queda nas vendas em decorrência do direito dos ofendidos de não comprá-lo.

Chegou onde eu pretendia :wink:

Isso não corresponde á verdade.

cartoons anti-semitas podem dar prisão.

Minimizar a shoa, pode dar prisão.

propaganda da corja racista pode dar prisão.

discriminação dos homofóbicos pode dar prisão.

partido nojento nazi é interdito na Alemanha, na prática até existe, mas mal pisa a linha é ilegalizado.

Os casos cuja a lei é evidente são contra quem minimiza a Shoa (normalmente revisionistas) e contra o anti-semitismo ( em teoria os arabes estariam incluidos, penso eu)

Á liberdade já foram colocadas barreiras, pelo estado...

No Reino Unido pessoas têm sido detidas por usarem t-shirts anti-bush e anti-blair :o

A lista podia ser bem longa...

Na europa, ninguém se preocupou com a ofensa, mas com a consequência economica e é muito bem feito.

No mundo muçulmano, a meu ver houve também um certo excesso de reacção.
Penso que deveriam usar do embargo económico e dos tribunais, acalmando as populações, porque o estado realmente não deve pedir desculpas em nome de um jornal, mesmo se a Noruega o fez.

Quem ousar falar em liberdade de expressão, tem o meu apoio, mas não parem neste caso, lutem para que pessoas como os homofobicos possam expressar todo o seu desprezo ( até aqui no forum, se sabe existir homofobicos )
Deixem a corja racista manifestar-se sem entraves...porque na europa estão barrados, a escapatória é ser contra imigrantes...

falo no campo das ideias apenas, não vamos deixar essa corja efectivar os seus desejos de agressão, obviamente

"O antigo Presidente dos EUA, Bill Clinton, condenou na passada segunda feira, 30/1/2006, a publicação das caricaturas retratando e ridicularizando o Profeta Muhammad (p.e.c.e.) num jornal Dinamarquês. Ele considerou como "horroroso" e "ultrajante" os 12 desenhos, que pôs, e com razão, em rebuliço o Mundo Islâmico. Clinton também advertiu para o surgimento do progressivo preconceito anti-Islâmico, comparando-o com o histórico anti-Semitismo. Criticou ainda a tendência para generalizar notícias negativas de militância Islâmica."

Deixa-me apreensivo que a escumalha racista venha ganhando terreno.

A escumalha, tende e sempre usa vocabulos sabidos desrespeituosos, porque são simplesmente pessoas sem caracter, e todos os dias esforçam-se por mostra-lo, para meu regozijo pessoal  :D  8-)

Pug

• Visitante
« Resposta #86 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 07:52:15 »
Bem realmente sou novo neste forum.

Sou muçulmano :D  

mesmo se existem um ou outro muçulmano que me acusa de sionista disfarçado :lol:

Nem sequer vou juntar os enumeros titulos, fica só esse, pois foi o alvo da pergunta.

Desculpa Roberto, por não ter respondido.

Mas se mais alguém se atreve a perguntar o mesmo...  :evil:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 09:35:12 »
:inri:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 09:40:26 »
Sem graça o desenho do Cabeção.  :?

PS:Ah, agora serei chamado de marxista, ok, ok...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re.: Charges de Maomé levam à demissão de editor de jornal
« Resposta #89 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 09:51:57 »
tem dois topicos sobre isso? to confusa...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #90 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 11:36:32 »
Mas Pug, quem vai decidir o que pode e o que nw pode ser censurado?Se ofender alguem?tem pessoas que se ofendem com bem pouco, outras nw se ofendem conm quase nada....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Pug

• Visitante
« Resposta #91 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 12:07:02 »
Citação de: Lord Barata
Mas Pug, quem vai decidir o que pode e o que nw pode ser censurado?Se ofender alguem?tem pessoas que se ofendem com bem pouco, outras nw se ofendem conm quase nada....

Se eu te dizer que chamar-me de determinado modo é ofensivo, irias faze-lo?

Podes dizer que é um absurdo, sem nexo, etc.

Só que a questão é, irias faze-lo?

Até nas resoluções da ONU é dito que não se deve ofender as pessoas com base naquilo que elas acreditam!
(ainda tenho que investigar melhor, por motivações legais...)

Mais uma vez, podes dizer, é um absurdo acreditar nisto ou naquilo...o teu direito de critica não deve ser limitado, isso é liberdade de expressão.

mas irias usar isso de forma a ofender?

como saber se ofende?

Pegando neste caso especifico, se te dizer ser ofensivo fazer-se representações da imagem do profeta Mohamed, tu irias faze-lo?

Só vejo uma possibilidade para que tal ocorra após o conhecimento do que isso representaria, provocação e pessoa de má indole.

Ou seja, a liberdade de expressão fica intacta através do bom senso das pessoas, porque sem dúvidas que sempre haverá pessoas de maus instintos...

Podem achar uma idiotice, mas qual a real necessidade em faze-lo?

A barreira é de facto tenue, mas aos homens de bom senso, nada é impossível.

Pug

• Visitante
Re: Re.: Charges de Maomé levam à demissão de editor de jorn
« Resposta #92 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 12:09:40 »
Citação de: Guinevere
tem dois topicos sobre isso? to confusa...

Pois é Gui, não devia mas parece ter sido duplicado, assim como algumas reacções por esse mundo fora :)

Pug

• Visitante
« Resposta #93 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 12:10:07 »
Citação de: Fernando
:inri:

:evil:  :evil:  :evil:  :evil:

:D

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 12:23:13 »

Chegou onde eu pretendia :wink:

Isso não corresponde á verdade.

cartoons anti-semitas podem dar prisão.

Minimizar a shoa, pode dar prisão.

propaganda da corja racista pode dar prisão.

discriminação dos homofóbicos pode dar prisão.

partido nojento nazi é interdito na Alemanha, na prática até existe, mas mal pisa a linha é ilegalizado.

Os casos cuja a lei é evidente são contra quem minimiza a Shoa (normalmente revisionistas) e contra o anti-semitismo ( em teoria os arabes estariam incluidos, penso eu)

Á liberdade já foram colocadas barreiras, pelo estado...

No Reino Unido pessoas têm sido detidas por usarem t-shirts anti-bush e anti-blair :o

A lista podia ser bem longa...

Na europa, ninguém se preocupou com a ofensa, mas com a consequência economica e é muito bem feito.

No mundo muçulmano, a meu ver houve também um certo excesso de reacção.
Penso que deveriam usar do embargo económico e dos tribunais, acalmando as populações, porque o estado realmente não deve pedir desculpas em nome de um jornal, mesmo se a Noruega o fez.

Quem ousar falar em liberdade de expressão, tem o meu apoio, mas não parem neste caso, lutem para que pessoas como os homofobicos possam expressar todo o seu desprezo ( até aqui no forum, se sabe existir homofobicos )
Deixem a corja racista manifestar-se sem entraves...porque na europa estão barrados, a escapatória é ser contra imigrantes...

falo no campo das ideias apenas, não vamos deixar essa corja efectivar os seus desejos de agressão, obviamente

"O antigo Presidente dos EUA, Bill Clinton, condenou na passada segunda feira, 30/1/2006, a publicação das caricaturas retratando e ridicularizando o Profeta Muhammad (p.e.c.e.) num jornal Dinamarquês. Ele considerou como "horroroso" e "ultrajante" os 12 desenhos, que pôs, e com razão, em rebuliço o Mundo Islâmico. Clinton também advertiu para o surgimento do progressivo preconceito anti-Islâmico, comparando-o com o histórico anti-Semitismo. Criticou ainda a tendência para generalizar notícias negativas de militância Islâmica."

Deixa-me apreensivo que a escumalha racista venha ganhando terreno.

A escumalha, tende e sempre usa vocabulos sabidos desrespeituosos, porque são simplesmente pessoas sem caracter, e todos os dias esforçam-se por mostra-lo, para meu regozijo pessoal  :D  8-)

Isso aqui não dá cadeia (só fez os anunciantes retirarem suas propaganadas do site...)

http://www.ghastlycomic.com/d/20040411.html

Esta aqui de baixo é a da semana seguinte, que se refere à de cima:

http://www.ghastlycomic.com/d/20040418.html

Esta aqui insinua...

http://www.ghastlycomic.com/d/20040425.html

Essas são três blasfêmias leves. Mais tarde nesse webcomic o "Chick Boy" que aparece no segundo e no terceiro cartoon se apaixona por um travesti, com quem começa a namorar e é constantemente sodomizado... A próxima tira é aquela que eu tinha falado, onde Jesus é comido por trás por uma dick-girl, mas essa é mais pesada. Eu sei que a gurizada não vai obdecer mesmo, mas só pra ser politivamente correto, só abra esse link se você tiver mais de 18 anos :P

http://www.ghastlycomic.com/d/20041205.html

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 12:42:41 »
Em tempo, o paraíso de liberdade de expressão que permite que tais cartoons sejam legais é o Canadá.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 12:43:59 »
nao dá pa ver, Gabriel.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 12:51:37 »
Citação de: Guinevere
nao dá pa ver, Gabriel.

Tente pelos links.

Pug

• Visitante
« Resposta #98 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 12:55:34 »
Legais porquê?

Que tem de interessante nesses cartoons, Willy Nilly

pode chamar liberdade de expressão, aceito perfeitamente,

mas se não fosse por saber que isso seria considerado um ultraje para algumas pessoas, vc realmente acharia interessante?

o que está por detrás do suposto divertimento que essas imagens proporcionam?

Pug

• Visitante
« Resposta #99 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 12:59:35 »
E se me permitem retiro-me do debate sobre este assunto, foi um exercicio interessante, mas acaba por cansar, porque para mim todas esses desenhos no fundo não valem absolutamente nada...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!