Autor Tópico: Erros (?) científicos do Kardecismo.  (Lida 32712 vezes)

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
Re: Erros (?) científicos do Kardecismo.
« Resposta #50 Online: 02 de Março de 2006, 12:47:54 »
Materializações, já são um assunto tão batido que pesquisadores sérios nem perdem mais tempo com isso, até hoje TODOS os casos de materializaçõe sexaminados por pesquisadores sérios e ilusionistas profissionais tiveram o mesmo resultado, FRAUDE.

Na maioria das vezes os truqes são tão básicos que os ilusionistas num breve exame já detectam a fraude e reproduzem para demonsrar com é feito.

Douglas, para v/ entender o que estamo dizendo entre em contato com esse centro espírita no Rio de Janeiro e peça autorização para documentar a materialização acompanhado de um ilusionista, diga que a sua intenção é provar para os malditos céticos de mente fechada que materializações ocorrem de verdade. Poste a resposta deles (com a evasiva que nós certamente já ouvimos muitas vezes) aqui no tópico.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Douglas

• Visitante
« Resposta #51 Online: 02 de Março de 2006, 16:55:54 »
Quasar,

Quanto ao experimento da Garota Z, ele foi um dos pioneiros. Existem experimentos recentes ocorridos no IAC, como já relatei onde os supostos projetores deitam-se em uma sala e em outra um micro busca uma imagem aleatória na internet. De 100 projetores, uns 4 conseguem descrver a imagem com exatidão.
Na decada de 80, ocorreram experimentos onde os projetores saiam do corpo e e"exteriorizavam" energia em agua, depois uma quimica analizava a agua e se certificava que a agua tinha mudado.

Sobre as materializações a única coisa que conheço são os experimentos antigos. É um fenomeno raro e o único lugar que sei onde ocorre é o centro Frei Luiz. Segue aqui as datas de Materializações.

Realmente existem muitas fraudes. Podemos ver os experimentos de Katie King aqui e as refutações, caso vcs queiram. Com o intuito de conhece-lo, o que vcs acham?

Não vou me comprometer a enviar um e-mail ao Centro, pois moro longe do Rio e não vou assumir um compromisso que não poderei cumprir, caso a resposta deles seja afirmativa. Vcs poderiam enviar atravé desta pesquisapsi, pois pareceria algo mais sério.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #52 Online: 02 de Março de 2006, 19:17:22 »
Tem alguém do Rio de Janeiro aí que possa dar um bizu nessas materializações?

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #53 Online: 02 de Março de 2006, 19:27:44 »
Será que eles não tem nenhum video mostrando uma dessas materializações?

APODman

• Visitante
« Resposta #54 Online: 02 de Março de 2006, 19:59:09 »
Douglas, o Espiritismo existe a mais de 100 anos, tempo suficiente para ter gerado algum conhecimento científico verdadeiro e novo já que possui um sem números de livros de cunho "científico".

Cite 10 contribuições científicas originais do Espiritismo a Humanidade.

As que eu conheço:

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

Todas estas !!

Vc teria outras ?

[ ]´s
« Última modificação: 02 de Março de 2006, 20:11:30 por APODman »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #55 Online: 02 de Março de 2006, 20:43:43 »
Quasar,

Quanto ao experimento da Garota Z, ele foi um dos pioneiros. Existem experimentos recentes ocorridos no IAC, como já relatei onde os supostos projetores deitam-se em uma sala e em outra um micro busca uma imagem aleatória na internet. De 100 projetores, uns 4 conseguem descrver a imagem com exatidão.
Na decada de 80, ocorreram experimentos onde os projetores saiam do corpo e e"exteriorizavam" energia em agua, depois uma quimica analizava a agua e se certificava que a agua tinha mudado.

Sobre as materializações a única coisa que conheço são os experimentos antigos. É um fenomeno raro e o único lugar que sei onde ocorre é o centro Frei Luiz. Segue aqui as datas de Materializações.

Realmente existem muitas fraudes. Podemos ver os experimentos de Katie King aqui e as refutações, caso vcs queiram. Com o intuito de conhece-lo, o que vcs acham?

Não vou me comprometer a enviar um e-mail ao Centro, pois moro longe do Rio e não vou assumir um compromisso que não poderei cumprir, caso a resposta deles seja afirmativa. Vcs poderiam enviar atravé desta pesquisapsi, pois pareceria algo mais sério.

Na verdade há um pequeno problema com esses estudos: são muito antigos ou não foram devidamente feitos de maneira a não deixar margem para dúvida.

Talvez fosse melhor pegar as pessoas que estão fazendo alegações espirituais agora e fazer estes estudos. O PesquisaPsi aparentemente é a melhor organização para cuidar de testes mais conclusivos aqui no Brasil.

Enquanto isso, se não for difícil, podemos enviar céticos para analisarem as alegações dos médiuns. Bem como o Quasar disse.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Douglas

• Visitante
« Resposta #56 Online: 02 de Março de 2006, 22:48:15 »
Quasar,
Não conheço Videos de materializações, mas seria interessante alguém acompanhar nos dias marcados no Rio. Eu tenho vontade, mas por agora não tenho condições para ir até lá. Tem um livro que é sobre materializações. Vou ver se acho e posto aqui depois.

APOdman,
A maioria dos experimentos que citei eram referentes a Projeciologia. O experimento de Katie King não era realizado por espiritas. Se tratavam de fenomenos que são chamados de mediunicos pelo espiritismo, com exceção da projeção astral que não é chamada de fenomeno mediunico e sim animico.
Sou espirita, gosto muito do tratamento que dão para questões morais e de sua filosofia. Mas não é tudo que aceito. Gosto de ter comprovações. É um dos motivos de começar a participar aqui. Vcs são quem pode propor a maneira como podem ocorrer os experimentos.

Alenonimo,
Infelizmente não sou médium e não conheço pessoas que topariam realizar experimentos deste tipo. Mas seria muito interessante se conseguissemos que esta organização citada por vc realizasse este estudo. Como vcs podem ver no link que postei, todas as materializações são marcadas por data. Existem mais pessoas que estudaram o fenomeno. Vou ver se acho e posto aqui mais tarde.
« Última modificação: 03 de Março de 2006, 04:04:12 por Douglas »

Douglas

• Visitante
« Resposta #57 Online: 03 de Março de 2006, 04:13:25 »
Pessoal,

Lembrei de já ter visto alguma coisa sobre a "alma" pesar 21g.

Fiz uma pesquisa sobre o assunto e encontrei alguma informações:

Em meados de 1945, a imprensa européia dava conta das pesquisas realizadas por um laboratório italiano financiado pelos nazistas a respeito do que devesse ser, àquela época, o bebê de proveta. A guerra havia terminado e tudo aquilo ligado ao eixo nazi-fascista acabara de ruir.
Do que a imprensa deu conta, os pesquisadores em questão haviam descoberto que, o que comandava a gravidez de qualquer mulher sadia seria um campo energético estranho á sua estrutura biológica e que teria a propriedade de comandar, não só a fecundação, como ainda o
formação fetal desde a embriogênese ao parto, acompanhando o feto no momento natal.
Então, passaram a desenvolver uma série de pesquisas com o fito de obter tal campo fora do ventre materno, visando à fecundação de óvulos em proveta, sem necessidade da presença da mãe.
Não se sabe o resultado a que chegaram por que o Papa Pio XII proibiu tais experiências porque elas seriam contrárias aos desígnios de Deus, todos poderosos.
Contudo, outros pesquisadores tentaram estudar os resultados daquela descoberta do que advieram resultados que permitiram descobrir uma série de novidades.
Doutor Hernani Guimarães Andrade, em 1959, relata, em seu segundo livro sobre Pesquisas no Campo do Espírito – logo após ter publicado “Teoria Corpuscular do Espírito” –, uma série dessas experiências, inclusive uma em que conseguem chocar ovos de galinha com variação de freqüência do campo a que os mesmos foram sujeitos, em apenas três dias.
De qualquer modo, pode-se dizer que as conclusões destes pesquisadores italianos é que foram o começo de uma série de experiências no citado campo bioenergético humano.
A partir de então, concluíram que existia em nós um duplo energético formado pelas reações iônicas que se acoplava a este campo de vida, até então desconhecido e que, todavia, era detectado pelos aparelhos.
Não se pode precisar como se deu a evolução dos conhecimentos, porque, paralelamente ás pesquisas biológicas foram desenvolvidos trabalhos no campo da Física que mudaram por completo o rumo dos conhecimentos.
Por volta do início da década de 1960, a Engenheira Química, Zélia Pires trabalhava numa equipe em Manguinhos chefiada pelo Dr. Botafogo e, que,
faziam pesquisas com os campos bioenergéticos.
Estavam se dedicando à influência dos alcalóides e teve ela ocasião de me mostrar alguns gráficos mostrando os distúrbios que a influência da nicotina tragada por um fumante causava nas linhas de força do campo humano.
Por essa época, ainda, os suecos deram início a uma série de pesquisas conhecidas como a pesagem da alma que, em síntese, consistia em adaptarem um dinamômetro a um eletrógrafo semelhante aos usados em cirurgia e acompanharem os registros por ele feitos durante o declínio de vida de um paciente em estado terminal.
Já na década seguinte foi dada ciência pelos suecos que, exatamente, no momento do trespasse, o corpo humano, ao se transformar em cadáver, perdia um campo de energia com 22 g (gramas-peso) e que, no entanto, suas células orgânicas continuavam vivas durante algum tempo que variava de cadáver para outro.
Estes mesmos estudos foram realizados por Harold Saxton Burr que nos dá conta, em seu livro “Life’s Field” da existência do aludido campo de vida por ele pesquisado, como sendo, de fato, responsável não só pela vida individual da pessoa, como por sua personalidade. Só não fez ligação com os campos estudados pelos italianos em 1945, sendo provável que haja uma íntima
ligação entre o campo uterino que gerou o feto e este que abandona o corpo no ato final da vida.

O que vcs acham desta informação?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #58 Online: 03 de Março de 2006, 08:57:20 »
O que vcs acham desta informação?

Nada confiável e um tanto estranha. Não apresenta nenhuma referência e conta um monte de histórias que podem facilmente ser inventadas, e provavelmente foram. Uma pesquisa no google por Zélia Pires e Botafogo só retornaram um único texto, espírita.

Por volta do início da década de 1960, a Engenheira Química, Zélia Pires trabalhava numa equipe em Manguinhos chefiada pelo Dr. Botafogo e, que,
faziam pesquisas com os campos bioenergéticos.
Estavam se dedicando à influência dos alcalóides e teve ela ocasião de me mostrar alguns gráficos mostrando os distúrbios que a influência da nicotina tragada por um fumante causava nas linhas de força do campo humano.

Engenheiros químicos pesquisando campos energéticos humanos? Publicaram onde? Linhas de força do campo humano? Isso existe? Mostre referências de que alguém, um cientista, já pesquisou isso, e publicou.

Já na década seguinte foi dada ciência pelos suecos que, exatamente, no momento do trespasse, o corpo humano, ao se transformar em cadáver, perdia um campo de energia com 22 g (gramas-peso) e que, no entanto, suas células orgânicas continuavam vivas durante algum tempo que variava de cadáver para outro.

Essa aqui eu já declaro abertamente, EU DUVIDO que alguém tenha conduzido pesquisas com moribundos mantidos inertes e isolados sobre balanças de precisão para que se pudesse pesá-los. Duvido! Pra mim isso é lorota. E eu já vi várias versões dessa historinha e o peso em outras é bem menor, algo por volta de 1g.

Douglas

• Visitante
« Resposta #59 Online: 03 de Março de 2006, 09:59:03 »
Achei que poderia ser uma forma de se "mensurar" um espirito conforme relatado. Mas desta forma está equivocada mesmo.

Por enquanto são estes fenomenos, com exceção de se pesar um corpo antes e depois, para tentar se provar algo: Materialiazações e EFC´s.

Se encontar algo mais volto a informa aqui mais tarde.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #60 Online: 03 de Março de 2006, 10:59:13 »
Parece a estória do Dragão na Garagem!

"Tem um espírito na minha garagem!"

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 05 de Março de 2006, 18:25:38 »
E o Antonio de Lima? Abandonou a discussão mesmo?

Douglas, o espiritismo pretende ser científico, portanto deve ser capaz de se submeter ao método científico e passar nos seus testes.

Quando uma teoria científica é formulada, um dos indícios de que é uma boa teoria é a capacidade de "prever" teoricamente novos fenômenos ainda não observados.

Isto também é um bom teste para a validade do espiritismo, haja vista as previsões feitas por ele, abundantes nos livros de Kardec. Foram feitas em uma época em que a ciência não era avançada o suficiente para verificar sua validade, mas pouco a pouco nos tornamos capazes de determinar se o que os "espíritos" falavam era verdade ou não.

O resultado pode ser visto lendo os livros de Kardec. O conhecimento científico proporcionado pelo espiritismo não era mais avançado do que o disponível na época, freqüentemente incorrendo nos mesmos erros e algumas vezes mostrando-se até mesmo inferior.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Douglas

• Visitante
« Resposta #62 Online: 05 de Março de 2006, 20:09:57 »
Ângelo,

Não costumo restringir o Espiritismo a Kardec. Não nego que é um dos personagens mais importantes da DE (Doutrina Espírita). Mas a criação da DE, suas principais idéias, surgiram antes.
A DE não é somente Kardec, infelizmente os próprios espíritas acabaram endeusando a figura dele, chegando às vezes a um radicalismo sem precedentes. Muito disso, devido o ingresso de algumas pessoas saídas de outras religiões carregando uns 15 séculos de dogmas católicos na bagagem (não posso generalizar, pois estaria sendo injusto, nem todos foram ou são assim).

Creio que quando ela se autodenomina cientifica, é para meio que se diferenciar de outras doutrinas que tem todo seu embasamento calcado na chamada: “Fé Cega”.  Então a DE utilizou-se de conceitos científicos para tentar explicar os fenômenos dos espíritos, partindo do pressuposto que as comunicações, batidas na parede, mesas girantes derivavam de uma causa inteligente. Para não se acreditar cegamente nesses fenômenos, era necessária a utilização da ciência para se valida-los.

Sinceramente, não conheço que tipos de experimentos utilizaram. É isto que venho pesquisando ultimamente. Estou na DE, porque ela não enfatiza somente o lado cientifico, mas também o filosófico, além de experiências pessoais, mas não posso cita-las por não serem comprovadas cientificamente. Não gosto de citar o lado religioso dela, pois ele ainda me dá calafrios (lembranças do passado católico).

Não foi somente Kardec que estudou alguns fenômenos espiritas. Cito: Sir William Crookes, Arthur Conan Dayle, Ernesto Bozzano, Richet, entre outros. Meu objetivo é pesquisar estas experiências já realizadas, saber o que há de novo e o que se pode fazer.

A experiência da “garota Z” é um ótimo inicio. É algo que pode ser repetido e esta sendo feito no IAC em Foz do Iguaçu. A tese defendida pelo psiquiatra Alexander Moreira de Almeida da USP também é interessante, pois além de mostrar que “médiuns” não sofrem de psicopatologias graves, que eles topam realizar experimentos científicos sérios.
Acredito que novidades devem surgir nos próximos anos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 05 de Março de 2006, 20:27:44 »
Douglas, o Espiritismo existe a mais de 100 anos, tempo suficiente para ter gerado algum conhecimento científico verdadeiro e novo já que possui um sem números de livros de cunho "científico".

Cite 10 contribuições científicas originais do Espiritismo a Humanidade.

As que eu conheço:

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

Todas estas !!

Vc teria outras ?

[ ]´s

[fantasmista]
Vocês ateus materialistas céticos zetéticos pirrônicos comunistas faschistas não vêem que os fantasmas e o fantasmismo só trazem progressos de cunho espiritual/fantasmagórico. Os fantasmas não estão interessados no avanço tecnológico ou quaisquer de nossas questões materialistas mesquinhas e egoístas.

(exceto os que bebem uma cachacinha nos "trabalhos", e o dr, Fritz, que não é alcoholic, mas workaholic)

Aquelas "previsões" de como seria a vida em outros planetas, por outro lado, parecem contradizer isso; mas na verdade, eram mentiras bem intencionadas. Só isso acenderia a curiosidade materialista ateísta humana para ir lá e ver, confirmar. E desenvolver por si próprios as tecnologias e avanços, em vez de receber tudo mastigado, de forma acomodada. E a decepção também faz parte do aprendizado, da evolução ectoplasmática. Assim, devemos aos mortos a exploração espacial e os avanços tecnológicos dela oriundos, além do aprendizado, que vem com as decepções

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #64 Online: 05 de Março de 2006, 21:50:11 »
Aquelas "previsões" de como seria a vida em outros planetas, por outro lado, parecem contradizer isso; mas na verdade, eram mentiras bem intencionadas. Só isso acenderia a curiosidade materialista ateísta humana para ir lá e ver, confirmar. E desenvolver por si próprios as tecnologias e avanços, em vez de receber tudo mastigado, de forma acomodada. E a decepção também faz parte do aprendizado, da evolução ectoplasmática. Assim, devemos aos mortos a exploração espacial e os avanços tecnológicos dela oriundos, além do aprendizado, que vem com as decepções

Então segundo v/ a exploração espacial deve suas conquistas ao espiritismo? :o :o :o

Olha que eu já ouvi muita besteira espírita mas essa merece um lugar de destaque. :lol: :lol: :lol: :lol:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 05 de Março de 2006, 21:58:47 »
Estava só acompanhando a discussão, mas esse último post do Daniel está ininteligível.

Vc está "zoando" ou o quê?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 05 de Março de 2006, 22:28:19 »
É um post irônico, leiam com atenção. Antes de começar o post, o Danniel escreveu:

[fantasmista]
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #67 Online: 05 de Março de 2006, 22:58:55 »
Creio que quando ela se autodenomina cientifica, é para meio que se diferenciar de outras doutrinas que tem todo seu embasamento calcado na chamada: “Fé Cega”.
Que propaganda enganosa!
Além de não ter nada de científico, o espiritismo tem dogmas sim, baseados na fé cega. Como por ex. a existência de espíritos e a existência de Deus.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 05 de Março de 2006, 23:13:31 »
Douglas,

Independente do espiritismo não ser só Kardec (se bem que me parece que aqui no Brasil espiritismo é kardecismo), ele fez previsões supostamente ditadas por um espírito superior que teria acesso a informações mais avançadas que as disponíveis na época.

Ou seja, ele usou as premissas básicas do espiritismo para fazer previsões que podiam ser testadas. Portanto a precisão de tais previsões serve como teste de tais premissas, independente do espiritismo não ser só Kardec.

Quanto aos casos de Crookes e Doyle, são fraudes já documentadas. Pior que isso só as fotos de "materializações" nas quais aparecem Chico Xavier e Waldo Vieira.

Acredito que novidades devem surgir nos próximos anos.
O problema é que estes "nos próximos anos" já dura uns 100 anos e até agora nada.

Mesmo no caso das EFCs, se por hipótese, fossem comprovadas cientificamente eliminando acaso, fraudes e causas naturais, não constituiriam evidência da existência de um espírito, mas sim, de um fenômeno PSI.

Douglas

• Visitante
« Resposta #69 Online: 05 de Março de 2006, 23:38:30 »
Ângelo,

O Espiritismo é conhecido como Kardecismo aqui no Brasil, porque os espiritas o usam para criar uma distinção de outras religiões espiritualistas, como a Umbanda, o candomblé, para evitar o sincretismo, ou ser confundido com macumbeiros, ou que realizam despachos, etc. Eu não me intitulo Kardecista, mas muitos sim. Mas não neguei que ele seja um dos personagem mais importantes. Só acho errado este endeusamento dado a ele.

Kardec recebeu instruções de espíritos superiores, conforme acreditamos. Agora, não tenho certeza, mas não foi diretamente, foi através de médiuns. Eu não estou entendo como você quer utilizar as previsões para validar cientificamente, seria possível, me dar um exemplo?

Quanto a Crookes e a Doyle, este é o problema. Eu não conheço as refutações e muito menos as experiências por completo. Essa é a minha intenção, como já disse anteriormente, saber quais fora feitas, de que maneira, para saber o que é necessário fazer, o que é fraude ou não. E elas não se limitam somente a estes dois ou a de Chico e Waldo.

Desculpe, eu não fui claro quanto a avanços nos próximos anos, se referem aos estudos que serão publicados pela Projeciologia, com respeito as EFC´s. Realizaram muitos, devem ter chegado a conclusões e deverão publicar. Só não sei quando. Participei de um questionário do IAC há algum tempo.

Quanto as EFC´s eu precisaria de uma definição para psi, pois sou leigo no assunto. Acho que prova a existência de espíritos, pois eles encontram espíritos que já “morreram na carne”. Pelo menos há relatos de projetores. Por isso que a saida do corpo deve ser provada por experiências como a da garota Z e depois partirem para provar o restante.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 05 de Março de 2006, 23:39:46 »
É um post irônico, leiam com atenção. Antes de começar o post, o Danniel escreveu:

[fantasmista]

Continuo não entendendo.
"Por quê?"

Chaves

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 06 de Março de 2006, 21:50:12 »

[fantasmista]

Continuo não entendendo.

O [fantasmista] que o Danniel colocou é uma analogia com os comandos de html, como quando você vai citar e coloca quote, por exemplo. Significa que ele "ligou" o modo espírita e faz comentários irônicos baseados nos seus chavões. O mesmo por exemplo quando você coloca [criacionista] e faz comentários ironizando os chavões criacionistas.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 07 de Março de 2006, 00:07:47 »
O [fantasmista] que o Danniel colocou é uma analogia com os comandos de html, (...)
OK.
E desculpe a interrupção, mas como disse, estou a acompanhar o Tópico com atenção e me senti circunstancialmente confuso.
"Por quê?"

Chaves

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #73 Online: 09 de Março de 2006, 22:25:14 »
Boa noite.

Gostaria de esclarecer que ao me retirar do tópico não estava apelando pra que ninguém se apiedasse de mim e muito menos me retirando por não poder "pregar" minha religião, coisas que foram maldosamente citadas ao meu respeito. 

Na verdade ocorreu o seguinte:  Me sentí aborrecido sim, pois achei que estaria contribuindo com um tema interessante aos frequentadores do site e em alguns momentos percebí que havia pessoas que se mostravam mais interessadas em ridicularizar o tema proposto ou qualquer tipo de opinião que fosse dada por mim do que participar do fórum... acredito que se o tema não agrada era melhor que procurassem outro que agradasse mais.  Confesso que por me sentir assim aborrecido preferí dar meu silêncio como resposta.

Bem, com o passar dos dias refletí melhor e percebí que apesar de eu não ter gostado de algumas respostas, elas tinham uma certa razão de ser, principalmente por virem de pessoas com conceitos diferentes dos que tenho (calma gente !).  Deixa eu explicar melhor...  por pensarmos diferente acaba-se criando em alguns casos uma certa "rivalidade",  nem todos conseguimos expôr  o que pensamos sem sermos de certa forma contundentes, ocorrendo também que alguns recebem o que os outros dizem com mais sensibilidade, como foi o meu caso no momento.    Sendo assim, ví que por esse e outros motivos não teria eu motivos de remoer nada, além do mais se eu entrei na chuva eu sabia que poderia me molhar.  Pra encerrar, gostaria de esquecer e não quero mais comentar o que ocorreu.

Apesar de não ter guardado mágoas, continuei e continuo me omitindo de comentar por enquanto, pois sinto que a discussão está em um nível que realmente eu não tenho muito o que acrescentar... Sou pouco entendido quanto ao Espiritismo e muito menos em Ciência.  Assim, estou acompanhando à distância, mas não com menos interesse.

Só pra encerrar, parece que o tópico não está tão desinteressante assim, afinal tem muita gente postando. :x

Saudações a todos...   

:brasil:
Antônio de Lima

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #74 Online: 09 de Março de 2006, 23:01:57 »
Relaxem
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!