Autor Tópico: Erros (?) científicos do Kardecismo.  (Lida 32714 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Erros (?) científicos do Kardecismo.
« Resposta #100 Online: 11 de Maio de 2006, 21:22:28 »
Aparentemente não: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/o-suicidio-de-allan-kardec.html

Não que eu costume acreditar em argumentos espíritas.  Mas neste caso...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #101 Online: 11 de Maio de 2006, 23:30:51 »
Aparentemente não: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/o-suicidio-de-allan-kardec.html

Não que eu costume acreditar em argumentos espíritas.  Mas neste caso...
Pensei que eles acreditassem em evidência anedótica. O espiritismo é quase todo baseado nisso!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #102 Online: 12 de Maio de 2006, 00:37:20 »
Não me anime a criticar o Espiritismo, Alê... você sabe que eu tenho um lado sádico.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 12 de Maio de 2006, 07:23:09 »

Não que eu costume acreditar em argumentos espíritas. Mas neste caso...

Valeu, Dantas! :ok:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #104 Online: 20 de Maio de 2006, 16:43:36 »
Eu disse que curto, por eu leio e me interesso. Mas não sigo doutrina, porisso, não respeito. Me desculpem.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #105 Online: 26 de Maio de 2006, 13:31:40 »
Erros científicos nas afirmações de Kardec? Estou falando dos fenômenos das mesas girantes desde que entrei aqui, mas ninguém dá bola pra isto, e muito menos ninguém respondeu minha pergunta:

Como é possível algo sem átomo e que não ocupa lugar no espaço (espírito) ser capaz de exercer uma força mecânica para mover as mesas?

Seria este o maior erro científico de Kardec, e o erro que deu origem à doutrina estudada por ele? Até hoje nenhum físico respondeu esta pergunta. Alguém pode me responder? Gente, eu me focalizo nesta questão pois o fenômeno das mesas girantes foram os fatos que levaram Allan Kardec à escrever todas as suas obras! Analisar este fato é muito importante, mas parece que ninguém dá importância pra isto!!!!
Dizem que deve-se cortar o mal pela raíz, então façam o mesmo, pois foram estes fenômenos que deram origem ao espiritismo, vamos por assim dizer. Então, se caso conseguir provar estes fatos, o espiritismo de Kardec está morto, pois foi aí que começou. As mesas girantes são a raíz do espíritismo, se alguém conseguir cortá-la, o mesmo morre em grande parte, pelomenos tudo o que se diz respeito ao Kardec.

SERÁ QUE NINGUÉM PERCEBEU ISTO ATÉ AGORA???????? OS ESPÍRITAS FOGEM DESTA QUESTÃO POIS NÃO TEM COMO RESPONDER FISICAMENTE, CIENTIFICAMENTE. Provar-se cientificamente um ser imaginário é impossível. Seria o espírito um ser imaginário, como o unicórnio por exemplo?
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 26 de Maio de 2006, 21:20:35 »
  Você já viu essas mesas girando ? Têm algum video dessas mesas ? Um amigo meu curioso pelo espiritismo ,visitou centros no RJ e ninguém falou nada sobre isso.É sempre assim.Uma "experiência" espirita realizada a 140 anos e ninguém se preocupa em tentar repetir.Por que será ? :erm: :erm2: :umm:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #107 Online: 27 de Maio de 2006, 02:33:12 »
Porquê esté é o lado podre do espiritismo. O espiritismo quer se tornar uma ciência, mas como o Angelo Melo disse, para se tornar uma ciência tem que partir para experimentos, se submeter aos métodos científicos, e como o espírito não é nada concreto, pois não tem átomos e não ocupa lugar no espaço, é impossível falar de ciência relacionado com um ser imaginário. É como tentar provar cientificamente um unicórnio, o pernalonga, etc..

Claro que está meio óbvio que a história das mesas girantes é uma mentira, e se for, que decepção hein? Então se for assim, o espiritismo já começou com uma mentira..
Como você disse Felipp, muitos espiritas preferem não falar dos fenômenos das mesas, porque muitos também acham que está história é mentira, mesmo acreditando nesta filosofia espírita. Eles tentam ignorar estes fatos, fingir que não aconteceram, mas pelomenos aqui, por mim, isto não será esquecido.
Estes fenômenos estão nos livro de Kardec, que são os livros base do espiritismo, todo espírita sabe disso, porém não me importo que seja mentira, caso ninguém responda minha pergunta (Como algo sem átomo e que não ocupa lugar no espaço pode realizar uma força?), a filosofia espírita vai ser humilhada, aguardem, vocês verão..
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #108 Online: 27 de Maio de 2006, 11:33:54 »
Erros científicos nas afirmações de Kardec? Estou falando dos fenômenos das mesas girantes desde que entrei aqui, mas ninguém dá bola pra isto, e muito menos ninguém respondeu minha pergunta:

Como é possível algo sem átomo e que não ocupa lugar no espaço (espírito) ser capaz de exercer uma força mecânica para mover as mesas?

Seria este o maior erro científico de Kardec, e o erro que deu origem à doutrina estudada por ele? Até hoje nenhum físico respondeu esta pergunta. Alguém pode me responder? Gente, eu me focalizo nesta questão pois o fenômeno das mesas girantes foram os fatos que levaram Allan Kardec à escrever todas as suas obras! Analisar este fato é muito importante, mas parece que ninguém dá importância pra isto!!!!
Dizem que deve-se cortar o mal pela raíz, então façam o mesmo, pois foram estes fenômenos que deram origem ao espiritismo, vamos por assim dizer. Então, se caso conseguir provar estes fatos, o espiritismo de Kardec está morto, pois foi aí que começou. As mesas girantes são a raíz do espíritismo, se alguém conseguir cortá-la, o mesmo morre em grande parte, pelomenos tudo o que se diz respeito ao Kardec.

SERÁ QUE NINGUÉM PERCEBEU ISTO ATÉ AGORA???????? OS ESPÍRITAS FOGEM DESTA QUESTÃO POIS NÃO TEM COMO RESPONDER FISICAMENTE, CIENTIFICAMENTE. Provar-se cientificamente um ser imaginário é impossível. Seria o espírito um ser imaginário, como o unicórnio por exemplo?
Eu já participei daquela brincadeira que os copos se mexem, e explode. Mas tudo tem uma explicação cientifica: o copo se mexe por causa da telecinese.
Você já viu essas mesas girando ? Têm algum video dessas mesas ? Um amigo meu curioso pelo espiritismo ,visitou centros no RJ e ninguém falou nada sobre isso.É sempre assim.Uma "experiência" espirita realizada a 140 anos e ninguém se preocupa em tentar repetir.Por que será ? :erm: :erm2: :umm:
Talvez tenha como repitir. Mas isso não deve ser atribuido por espírito.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #109 Online: 27 de Maio de 2006, 17:47:09 »

Eu já participei daquela brincadeira que os copos se mexem, e explode. Mas tudo tem uma explicação cientifica: o copo se mexe por causa da telecinese.
Talvez tenha como repitir. Mas isso não deve ser atribuido por espírito.

Não sabia que "telecinese" era algo aceito cientificamente, v/ poderia explicar mais sobre isso?
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #110 Online: 28 de Maio de 2006, 00:04:41 »
Engraçado, eu já fiz a brincadeira do copo mais de 17 vezes para mostrar para as pessoas que não existe força externa capaz de mover os copos. Você pode participar denovo e filmar? Depois disponibilize o vídeo na internet, ou me indique como fazer a brincadeira corretamente pois eu devo estar fazendo errado não? Por favor.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 28 de Maio de 2006, 16:56:50 »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #112 Online: 28 de Maio de 2006, 20:22:39 »
No site acima está: "Quem já fez a brincadeira do copo não pode negar: o copo realmente se move e faz isso aparentemente sem ajuda de ninguém. O efeito é desconcertante e capaz de convencer mesmo os mais relutantes em abraçar a explicação sobrenatural."

Até hoje nunca moveu, pow, estava fazendo errado então.. vou ler direitinho tudo e repetir a experiência. Se mover mesmo vou filmar e colocar o vídeo aqui. Valeu.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #113 Online: 28 de Maio de 2006, 20:43:37 »
No site também está isto: "Foi com um método parecido, mas mais elaborado, que o físico Faraday provou, no século XIX, que as "mesas girantes", aquelas que tremiam e pulavam animadas pelos espíritos, na verdade eram empurradas pelas pessoas que se sentavam ao redor delas."

"Mas mesmo que não seja um espírito o responsável pelo movimento do copo, como ele se move se os participantes juram que não o estão empurrando? Há sempre um trapaceiro em cada brincadeira? Felizmente, não. A resposta é que os participantes da brincadeira empurram sim o copo, mas o fazem inconscientemente, através de pequenas e involuntárias contrações musculares. Este efeito é bem conhecido pelos médicos e chama-se efeito ideomotor."

"O efeito ideomotor é mais comum do que se pensa e você provavelmente já foi vítima dele. Como quando assistia a uma partida de futebol e, sem mais nem menos, chutou a poltrona no momento em que o atacante hesitou com a bola diante do gol. Ou todas as vezes que seus pés procuraram instintivamente o pedal do freio a cada manobra arriscada do seu amigo na direção. Médicos e psicólogos vêem o efeito ideomotor como um tipo de imitação involuntária; o observador age conforme o que vê ou o que gostaria de ver."

Conclusão de Farady pode ser lida aqui: http://www.projetoockham.org/pseudo_radioestesia_5.html

É óbvio que a ciência já comprovou há muito tempo que as histórias das mesas girantes eram mentira, mesmo para os que acreditam sem saber da explicação de Farady, eu pergunto:

Como algo sem átomo, sem particulas pode realizar uma força para mover as mesas? Se alguém responder esta pergunta, além de quebrar a teoria de Farady, ganhará um prêmio nobel de física!

Eu quero a prova por parte de quem acredita que eram os espíritos quem moviam as mesas, pois não deixa de estar nos livros de Kardec que eram os espíritos que moviam as mesas.

Gostaria que um espírita tivesse a coragem de responder estas perguntas: Será que o espiritismo realmente começou com uma mentira? Seria o fenômenos das mesas girantes, que estão nos livros de Kardec, o maior erro científico? E graças à este erro, o espiritismo baseado nesta mentira se tornou o que é? Um aglomerado de imaginação?
:)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 28 de Maio de 2006, 20:51:09 »
Como foi que vc fez, Ernane.

Qtas. pessoas, por exemplo?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 29 de Maio de 2006, 07:33:41 »
Engraçado, eu já fiz a brincadeira do copo mais de 17 vezes para mostrar para as pessoas que não existe força externa capaz de mover os copos. Você pode participar denovo e filmar? Depois disponibilize o vídeo na internet, ou me indique como fazer a brincadeira corretamente pois eu devo estar fazendo errado não? Por favor.

Já fiz essa brincadeira a muito tempo, mas com um compasso.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #116 Online: 29 de Maio de 2006, 12:59:13 »
Algumas vezes na casa de uma amiga minha, numa mesa de madeira com a superficie bem lisa. Fizemos um círculo com as letras em volta, e um copo no meio. Eu falando pros espíritos virem, esperando, todos com o dedo levemente sobre o copo, e nada. Sempre fiz para provar que não existem "forças" externas capaz de fazer o copo se mover.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #117 Online: 30 de Maio de 2006, 16:25:32 »
É simples, mas não para homens totalmente ceticos.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #118 Online: 30 de Maio de 2006, 21:05:56 »
Filha, o fato de você ser menos cética não vai fazer o copo mover. Por mais que você acredite no lobo mau, no papai noel, o coelhinho da páscoa, isto não altera a realidade. O cético somente procura a verdade, e a verdade não é algo aceitável por muitas pessoas, se fosse, o mundo não teria tantas filosofias incoerentes e religiões.
Fugir da realidade é uma opção sua, se você prefere ficar no mundo da imaginação, boa sorte, caso você seja feliz assim, sou totalmente à favor da ilusão.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #119 Online: 31 de Maio de 2006, 13:30:43 »
Filha, o fato de você ser menos cética não vai fazer o copo mover. Por mais que você acredite no lobo mau, no papai noel, o coelhinho da páscoa, isto não altera a realidade. O cético somente procura a verdade, e a verdade não é algo aceitável por muitas pessoas, se fosse, o mundo não teria tantas filosofias incoerentes e religiões.
Fugir da realidade é uma opção sua, se você prefere ficar no mundo da imaginação, boa sorte, caso você seja feliz assim, sou totalmente à favor da ilusão.
Para funcionar qualquer coisa que seja, você tem que acreditar. Nunca ouviu falar que a fé move montanhas?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 31 de Maio de 2006, 13:55:07 »
Errrr... eu não preciso acreditar no movimento das lacunas na movimentação dos eletrons para ligar um interruptor e acender uma lampada. A eletricidade existe independente da minha fé.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #121 Online: 31 de Maio de 2006, 13:57:52 »
Para funcionar qualquer coisa que seja, você tem que acreditar. Nunca ouviu falar que a fé move montanhas?

E eu continuo colocando gasolina no carro pra ele funcionar... :roll:
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #122 Online: 31 de Maio de 2006, 13:59:58 »

Mas por mais que v/ acredite o Papai Noel e o Coelhinho da Pascoa continuarão não existindo.

"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #123 Online: 31 de Maio de 2006, 14:11:41 »

Mas por mais que v/ acredite o Papai Noel e o Coelhinho da Pascoa continuarão não existindo.

Não me refiro as seres, e sim movimentação psiquica. Uma coisa não tem nada hgá ver com a outra.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #124 Online: 31 de Maio de 2006, 15:19:37 »
movimentação psiquica? Explique melhor, não entendemos..

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!