Porquê esté é o lado podre do espiritismo. O espiritismo quer se tornar uma ciência, mas como o Angelo Melo disse, para se tornar uma ciência tem que partir para experimentos, se submeter aos métodos científicos, e como o espírito não é nada concreto, pois não tem átomos e não ocupa lugar no espaço, é impossível falar de ciência relacionado com um ser imaginário. É como tentar provar cientificamente um unicórnio, o pernalonga, etc..
Claro que está meio óbvio que a história das mesas girantes é uma mentira, e se for, que decepção hein? Então se for assim, o espiritismo já começou com uma mentira..
Como você disse Felipp, muitos espiritas preferem não falar dos fenômenos das mesas, porque muitos também acham que está história é mentira, mesmo acreditando nesta filosofia espírita. Eles tentam ignorar estes fatos, fingir que não aconteceram, mas pelomenos aqui, por mim, isto não será esquecido.
Estes fenômenos estão nos livro de Kardec, que são os livros base do espiritismo, todo espírita sabe disso, porém não me importo que seja mentira, caso ninguém responda minha pergunta (Como algo sem átomo e que não ocupa lugar no espaço pode realizar uma força?), a filosofia espírita vai ser humilhada, aguardem, vocês verão..