Argumentos sobre a existência de divindades não são assunto da lógica, e sim da inspiração mística ou artística.
Sua conclusão, marca gol contra, pois sugere que a lógica está ?limitada? a assuntos específicos, o que abre margem a uma grande discussão de quais seriam especificamente esses assuntos. Isso é perigoso, pois induz a uma teoria equivocada de que temas como a existência/inexistência de deus, por exemplo, não caibam a sua alçada, devendo ser desconsideradas todas as suas considerações a esse respeito. Desde seu surgimento como instituição a ciência tem trabalhado arduamente para que a lógica seja amplamente difundida e aceita em qualquer argumentação possível, não aceitando o argumento contrário.
Não "marca gol contra", pois a metafísica não se encaixa na lógica, ou melhor: não se encaixa no mundo físico, justamente pelo fato de estar além deste. Dessa forma os "argumentos" para existência de coisas metafísicas, incluindo neste caso os deuses, não são argumentos válidos logicamente, logicamente.
Não tem qualquer sentido lógico tentar "provar" que 7 Cogumelos Transcendentes Astrais criaram o universo, da mesma forma que não possui qualquer lógica em querer provar que uma "divindade tal" fez o mesmo. O próprio ato de se querer provar que um ser metafísico existe no mundo físico já o descaracteriza e o descarta logicamente. Quanto mais então se tal ente metafísico criou algo físico!
Questões envolvendo seres transcendentes são puramente questões de fé e não de lógica.
Se tiver tempo e paciência, leia esta minha mensagem sobre isso.
A lógica, segundo entendo, é um processo “intelectual” seletivo que busca através de informações (prévias) e adquiridas, análise e conclusão a aceitação ou negação de idéias. Um processo falho. Primeiro, por estar sujeito a informações, que podem estar incompletas ou equivocadas, segundo, por estar sujeito a análise, que embora busque a objetividade é uma implicação subjetiva, e terceiro, porque pode levar a uma conclusão equivocada de aceitação ou negação. Em princípio, toda questão (encadeamento de idéias) é uma questão de lógica. Questões que extrapolam o plano “intelectual”, sendo submetidas à experimentação (verificação de fenômenos físicos), deixam de ser questões de lógica, para se tornar questões de prática. Segundo o dicionário que tenho: é a ciência que tem por “objeto” o estudo das leis do “raciocínio”.
Sendo, portanto, a própria “lógica” e seu objeto de estudo - o “raciocínio”, questões metafísicas, isso é: sujeitas ao “intelecto”, não possuindo forma “material” que possa ser fisicamente verificada. Assim como diversas coisas “tidas” como existentes, mas que fisicamente (átomos) e materialmente (moléculas) não existem de fato. À lógica cabe elaborar idéias e teorias, cabendo à prática a comprovação dessas. Na impossibilidade de “comprovação”, por ausência de evidências fisicamente verificáveis, qualquer questão fica sujeita a uma lógica posterior. Digamos que a lógica pode convencer, mas não pode comprovar o que diz, podendo ser derrubada ou por um futuro experimento ou por um melhor convencimento. Por exemplo: pela lógica a menor distância entre dois pontos é “uma reta”, segundo Newton e “uma curva” segundo Einsten. Como Newton convenceu o mundo de sua lógica por mais de dois séculos, Einsten precisou comprovar o que dizia, mostrando, na prática, através de um eclipse ocorrido 1919 a aplicação de sua teoria de curvatura do universo.
Fontes do exemplo citado:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Relatividade_geral http://www.comciencia.br/reportagens/2005/03/03.shtmlhttp://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=28477http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13274.shtmlSugeridas a mim por outro membro do Clube (não me lembro qual).
Esse texto, é claro, foi baseado em informações “prévias” e adquiridas, análise e conclusão “pessoais” leigas, podendo estar incompleto ou equivocado. Por isso, estou aberta a suas informações e lógica para esclarecer as lacunas e erros da minha citação. Assuntos complexos como esse, concordo com você, exigem paciência. E seu pedido foi aceito, mas não consegui encontrar a mensagem que me pediu para ler.