Enquete

Sobre a legalização da Maconha sua opinião é?

Sou contra a legalização
Sou a favor da legalização
Sou a favor da legalização, desde que o uso seja permitido somente em locais restritos

Autor Tópico: Legalizar a "maconha" - Cannabis sativa  (Lida 16084 vezes)

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
Re: Legalizar a "maconha" [i][/i]Cannabis Sativa
« Resposta #50 Online: 15 de Abril de 2006, 16:43:01 »
Punir os usuarios não faria com que o trafico terminasse.
Homiciodio é punido severamente em todo o mundo e não é por isso que não mais homicidios em todo o mundo.

E você acha que se homicídio não fosse punido não aumentaria? faça-me o favor...

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #51 Online: 15 de Abril de 2006, 16:43:32 »
O melhor para o bem-estar social é que as pessoas sejam responsáveis em seus atos, e conscientes do que fazem. Inclusive conscientes que irão consumir uma droga.

Tanto com bebida quanto com maconha o que ocorre é que os casos de distúrbio social são grandemente divulgados, mas o carinha que pegou no sono depois de beber ou passou sua viagem olhando o fantástico desenho que uma gota faz ao cair no parapeito de sua janela, não são.
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 15 de Abril de 2006, 16:47:21 »
e outra vez a comparação clássica: o mesmo não ocorre com álcool? E: todos ficam malucos? ou tem gente que usa e fica mais tranquila, sedada?

Vc tem razão, o álcool é o maior responsável por internações psiquiátricas no país. Dados do Ministério da Saúde.
Sem falar que, por exemplo, no Pronto Socorro daqui de BH, em 70 % dos atendimentos na emergência, o álcool está envolvido.

Mas como eu disse essa linha de raciocínio/ação é contraproducente. A sociedade não quer nem saber dessa comparação. Tendo birita, tá tudo certo. É hipocrisia mesmo.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #53 Online: 15 de Abril de 2006, 16:48:40 »
A comparação entre homicida e maconheiro não procede. um está de fato sendo danoso à sociedade. o outro, não necessariamente.

Também tenho amigos que usam maconha nomeu círculo de relacionamentos e nunca vi um causando danos à terceiros ou entrando em viagens psicóticas que pudessem causar danos à terceiros. Riem muito, falam de algo e se calam de repente e depois têm uma fome de leão. Se o prejuízo na geladeira for dano social, então maconha causa dano social.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #54 Online: 15 de Abril de 2006, 16:51:33 »
O melhor para o bem-estar social é que as pessoas sejam responsáveis em seus atos, e conscientes do que fazem. Inclusive conscientes que irão consumir uma droga.

Se todos tivessem o bom senso não seriam necessárias leis. As leis existem justamente por causa disso.

Tanto com bebida quanto com maconha o que ocorre é que os casos de distúrbio social são grandemente divulgados, mas o carinha que pegou no sono depois de beber ou passou sua viagem olhando o fantástico desenho que uma gota faz ao cair no parapeito de sua janela, não são.

Como disse, se todos tivessem o bom senso como no segundo caso, não seriam necessárias as leis.

Offline Rapha Nit

• Nível 00
  • *
« Resposta #55 Online: 15 de Abril de 2006, 16:52:45 »
Cezar o que estou tentando lhe dizer é que punir o usuario, além de injusto, não seria uma solução. A venda da maconha poderia até diminuir, mas essa redução não seria tão relevante para a economia do trafico.
Um outro ponto é que pensando não só na teoria, mas também na prática, será que o usuario seria realmente punido?
A policia, pelo menos no RJ, está totalmente corrompida, nem mesmo os traficantes são punidos.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #56 Online: 15 de Abril de 2006, 16:52:55 »
e outra vez a comparação clássica: o mesmo não ocorre com álcool? E: todos ficam malucos? ou tem gente que usa e fica mais tranquila, sedada?

Vc tem razão, o álcool é o maior responsável por internações psiquiátricas no país. Dados do Ministério da Saúde.
Sem falar que, por exemplo, no Pronto Socorro daqui de BH, em 70 % dos atendimentos na emergência, o álcool está envolvido.

Mas como eu disse essa linha de raciocínio/ação é contraproducente. A sociedade não quer nem saber dessa comparação. Tendo birita, tá tudo certo. É hipocrisia mesmo.

Ainda acho que essa linha serve para demostrar a hipocrisia por trás do pre-conceito em relação ao uso da maconha. Como justificativa do uso, é contra-producente. Dois erros não fazem um acerto.

Agora, massa, em 70% dos atendimentos de emergência há o fator alcoolico envolvido. Esses 70% corresponderiam à toda população alcoolizada? 70% dos bebuns acabam no hospital?

Não creio. Pelo contrário, creio que a maioria acabe é dormindo coberto de vômito e acorde com cachorro lambendo a cara.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #57 Online: 15 de Abril de 2006, 16:55:33 »
A comparação entre homicida e maconheiro não procede. um está de fato sendo danoso à sociedade. o outro, não necessariamente.

Também tenho amigos que usam maconha nomeu círculo de relacionamentos e nunca vi um causando danos à terceiros ou entrando em viagens psicóticas que pudessem causar danos à terceiros.

Já vi muitos amigos beberem no meu círculo e sem causar danos a ninguém, em compensação já vi muitos causarem, eu mesmo já causei. Já vi muitos no meu círculo, usarem maconha e não fazerem mal a ninguém, mas também já vi o inverso.

A questão é, o que é melhor para um convívio em sociedade?

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #58 Online: 15 de Abril de 2006, 16:56:30 »
Cezar o que estou tentando lhe dizer é que punir o usuario, além de injusto, não seria uma solução. A venda da maconha poderia até diminuir, mas essa redução não seria tão relevante para a economia do trafico.
Um outro ponto é que pensando não só na teoria, mas também na prática, será que o usuario seria realmente punido?
A policia, pelo menos no RJ, está totalmente corrompida, nem mesmo os traficantes são punidos.

Bom, vou ver se encontro os dados que desmentem essa sua afirmação.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #59 Online: 15 de Abril de 2006, 16:58:23 »
Cezar, é verdade que nem todos possuem esse bom-senso, mas também é verdade que nem todos, chutaria que a grande maioria, faria o contrário. Esses que fazem o contrário sim, são criminosos.

A comparação com homicidas não procede, mas sua conclusão é correta: punir usuário não acabará com os crimes decorrentes do uso. Causará mais medo, tornará aquisição e uso mais escondidos, etc, mas duvido que sequer diminuísse o uso.

Agora, certeza que criaria raiva nas pessoas que não causam problemas e se vêm punidaspor seu hábito pácifico, mesmo que não saudável. Tenho conhecidos que odeiam polícia porque estavam lá na deles fumando seus fininhos e chega o australopitecus da polícia e senta bofetão no cara.

São esses caras que vão punir os maconheiros? uma polícia completamente brutal, mal informada e mal educada?

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #60 Online: 15 de Abril de 2006, 17:00:54 »

O melhor é quem cause seja punido e quem não cause seja deixado em paz. Pelo menos esse é o princípio da justiça:

Culpado: punido
Inocente: ilibado

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 15 de Abril de 2006, 17:02:44 »
Ainda acho que essa linha serve para demostrar a hipocrisia por trás do pre-conceito em relação ao uso da maconha. Como justificativa do uso, é contra-producente. Dois erros não fazem um acerto.

Hendrick, eu concordo contigo, meu caro. Não defendo esse ponto de vista. Apenas constato-o.
Reafirmo: é hipocrisia mesmo.

Sobre a estatística, vc entendeu errado.
Em 70 % dos casos que dão entrada na emergência, o álcool está envolvido.
E não, 70% dos usuários de álcool se envolvem.

Não é questão de crer ou não crer: é informação obtida a partir de dados coligidos diariamente na recepção do PS. Não tem furo.
« Última modificação: 15 de Abril de 2006, 17:04:25 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #62 Online: 15 de Abril de 2006, 17:05:35 »
Cezar, é verdade que nem todos possuem esse bom-senso, mas também é verdade que nem todos, chutaria que a grande maioria, faria o contrário. Esses que fazem o contrário sim, são criminosos.

A comparação com homicidas não procede, mas sua conclusão é correta: punir usuário não acabará com os crimes decorrentes do uso. Causará mais medo, tornará aquisição e uso mais escondidos, etc, mas duvido que sequer diminuísse o uso.

Bom, vou dar uma procurada nos dados, se não me engano o próprio freakonomics fala sobre a diminuição do tráfico nesses casos, mas vou dar uma procurada.

Agora, certeza que criaria raiva nas pessoas que não causam problemas e se vêm punidaspor seu hábito pácifico, mesmo que não saudável. Tenho conhecidos que odeiam polícia porque estavam lá na deles fumando seus fininhos e chega o australopitecus da polícia e senta bofetão no cara.

Bom, também conheço muitos que usam cocaína de forma pacífica, entre outras drogas, e não é por isso que vamos legalizar.

São esses caras que vão punir os maconheiros? uma polícia completamente brutal, mal informada e mal educada?

Aí, já estamos entrando em outra questão, pois a polícia já é mal preparada desde a punição de usuários no estado atual, cansei de ver isso bem de pertinho.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #63 Online: 15 de Abril de 2006, 17:09:23 »
Entendi da estátistica sim, HSette, apenas queria mostrar que ela exibeas entradas no hospital, mas não mostra o que 70% de todos os consumistas fazem.

Além disso seria curioso ver a faixa etária desses 70%.

Outra coisa seria revisar a legislação da venda e consumo de álcool. Fico pensando em filmes onde o barman recusa-se a servir mais álcool ao bebum. Tá certo, aí já será tarde demais.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #64 Online: 15 de Abril de 2006, 17:10:44 »

O melhor é quem cause seja punido e quem não cause seja deixado em paz. Pelo menos esse é o princípio da justiça:

Culpado: punido
Inocente: ilibado

Hendrik, hipoteticamente, digamos que adotassemos o modelo de punição severa aos usuários, e por consequência disso o tráfico e a violência diminuissem consideravelmente. Você ainda defenderia que deveriam ser legalizados simplesmente pelos casos dos usuários pacíficos?
« Última modificação: 15 de Abril de 2006, 17:17:41 por Cezar Teixeira »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 15 de Abril de 2006, 17:15:34 »
Cezar, para esclarecer, o que vc chama de punição severa?
"Por quê?"

Chaves

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #66 Online: 15 de Abril de 2006, 17:17:01 »
Bom, vou dar uma procurada nos dados, se não me engano o próprio freakonomics fala sobre a diminuição do tráfico nesses casos, mas vou dar uma procurada.

OK, mas sou cético à dados desses tipos. Não tem como fatos desconhecidos serem anotados. O máximo que posso admitir é que houve diminuição no flagrantes à tráfico.

Bom, também conheço muitos que usam cocaína de forma pacífica, entre outras drogas, e não é por isso que vamos legalizar.

Mas cocaína não se trata de droga leve.

Repare que considero a legalização da maconha como válida por ser leve e por questões de liberdade individual.

Cocaína causa danos sérios à saúde, além de viciar.

Aí, já estamos entrando em outra questão, pois a polícia já é mal preparada desde a punição de usuários no estado atual, cansei de ver isso bem de pertinho.

Tudo bem, foi só um adendo. Não pretendia abrir um off-topic. Foi apenas ilustrativo, ignore-o.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #67 Online: 15 de Abril de 2006, 17:19:41 »
Hendrik, hipoteticamente, digamos que adotassemos o modelo de punição severa aos usuários, e por consequência disso o tráfico e a violência diminuissem consideravelmente. Você ainda defenderia que deveriam ser legalizados simplesmente pelos casos dos usuários pacíficos?

Agora defenderia duas coisas:

1) A queda de uma lei indiscriminatória.

2) A legalização da maconha, com restrições.

A lei diminuiu a violência? muito bem, mas tornou real uma coisa muito mais odiosa: a tirania.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 15 de Abril de 2006, 17:20:07 »

Não posso deixar passar esse ponto.
A maconha também.

"Por quê?"

Chaves

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #69 Online: 15 de Abril de 2006, 17:21:14 »
E não é simplesmentepelos casos dos usuários pacíficos. Esses caras são a grande maioria. Se todo mundo que fumasse causasse problema, então sim, estaríamos em apuros.

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #70 Online: 15 de Abril de 2006, 17:21:45 »
Danos sérios, HSette?

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #71 Online: 15 de Abril de 2006, 17:24:07 »
E danos sérios... à adultos.

Não defendo o uso legal de maconha para menores.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #72 Online: 15 de Abril de 2006, 17:24:56 »
Cezar, para esclarecer, o que vc chama de punição severa?

Uma boa pergunta HSette, algo a ser estudado, mas seria uma punição praticamente igual ao do traficante.

OK, mas sou cético à dados desses tipos. Não tem como fatos desconhecidos serem anotados. O máximo que posso admitir é que houve diminuição no flagrantes à tráfico.

Mas cocaína não se trata de droga leve.

Repare que considero a legalização da maconha como válida por ser leve e por questões de liberdade individual.

Certo, Hendrink, mas a questão não é a liberdade pessoal? Não é isso que você defende? Se a cocaína causa danos em mim, problema meu não é? Agora se você disser que é contra a legalização da cocaína pelos danos que ela pode trazer na sociedade como um todo. Concordo contigo, é por isso que pra legalizar a maconha temos que pensar da mesma forma, dos danos que ela pode trazer a sociedade e não ao usuário.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 15 de Abril de 2006, 17:25:29 »
Sérios sim.
Não há porque não reconhecer isso.
Enfizema pulmonar, câncer pulmonar, bucal e da garganta, possiblidade de um surto psicótico....

Sou favorável à legalização, mas não tenho porque tapar o sol com a peneira.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 15 de Abril de 2006, 17:29:07 »
Uma boa pergunta HSette, algo a ser estudado, mas seria uma punição praticamente igual ao do traficante.

Aí é exagero.
Já está provado que isso não funciona.
Todos nós aqui conhecemos essa história. Eu mesmo já fumei muita Canabis na adolescência.
Dava um e ia papear, tomar uma cerveja, nada demais.
Já pensou ir parar na cadeia por causa disso. Sem chance.
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!