Autor Tópico: Vale a pena viver?  (Lida 28845 vezes)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
Re: Vale a pena viver?
« Resposta #275 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 19:33:46 »
Vaticano é a sede de autoridade canônica da igreja.

Se você quer assumir que a culpa seja do vaticano, ou seja, dos membros do vaticano, isto reduz a intensidade do problema, já que os membros do vaticano são poucos...
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #276 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 19:36:06 »
Não, a culpa é do tipo de pensamento. O vaticano é que mais segue o tipo de pensamento que gerou guerras.
Ando observando que quanto maior a instituição religiosa, mais tendencia a isso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #277 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 19:59:01 »
Isso não é bem verdade, Foxes.  Movimentos extremistas pequenos são muito comuns.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #278 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:02:37 »
Não, a culpa é do tipo de pensamento. O vaticano é que mais segue o tipo de pensamento que gerou guerras.
Ando observando que quanto maior a instituição religiosa, mais tendencia a isso.

Tu poderia definir-me este tipo de pensamento?
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #279 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:09:39 »
Como assim? A Igreja é a responsável e única responsável, além do mais onde mais é centralizado o poder da religião que é o vaticano prega completamente o tipo de idéia que gerou esse tipo de coisa.
Talvez você pudesse dizer "não culpe todos os fiéis", mas a Igreja em si não vejo como não responsabiliza-la.

Quem disse que o vaticano controla todas as igrejas?

Ao meu estúpido ver, você supoe que as igrejas não possuem nenhuma autonomia…

Se você está se referindo a igrejas católicas, elas não têm autonomia nenhuma.
A ICAR é, provavelmente, o mais extremo exemplo de centralismo.

PS: ah, me esqueci. As igrejas têm sim, uma autonomia. A de recolher a grana dos incautos e dar boa vida aos padres e agregados.  :nojo:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #280 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:12:35 »
Como assim? A Igreja é a responsável e única responsável, além do mais onde mais é centralizado o poder da religião que é o vaticano prega completamente o tipo de idéia que gerou esse tipo de coisa.
Talvez você pudesse dizer "não culpe todos os fiéis", mas a Igreja em si não vejo como não responsabiliza-la.

Quem disse que o vaticano controla todas as igrejas?

Ao meu estúpido ver, você supoe que as igrejas não possuem nenhuma autonomia…

Se você está se referindo a igrejas católicas, elas não têm autonomia nenhuma.
A ICAR é, provavelmente, o mais extremo exemplo de centralismo.

PS: ah, me esqueci. As igrejas têm sim, uma autonomia. A de recolher a grana dos incautos e dar boa vida aos padres e agregados.  :nojo:

Não, de todas as igrejas.

Se as católicas não tem autonomia -agora, não importa, já que estamos discutindo sobre a história delas .

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #281 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:19:37 »
A Igreja Católica Romana usa em suas relações institucionais o nome de "Santa Sé".
Em sua página na Internet, ao comentar sobre "A Missão do Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas", ela afirma:

"O termo Santa Sé aplica-se à autoridade central da Igreja, que transcende, embora inclua, o minúsculo e soberano Estado do Vaticano. Assim, a Santa Sé representa uma comunidade global, e não apenas os cidadãos do Vaticano."

Dessa forma, ela se apresenta simultaneamente como a "Santa Sé" e a "autoridade central".
"Por quê?"

Chaves

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #282 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:20:52 »

Tails, pra começar, o tratado de Latrão aconteceu em 1929, as Cruzadas e outras atrocidades que tu apontou acontecerem na idade média... ou seja, não existia Vaticano.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #283 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:21:35 »
A Igreja Católica Romana usa em suas relações institucionais o nome de "Santa Sé".
Em sua página na Internet, ao comentar sobre "A Missão do Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas", ela afirma:

"O termo Santa Sé aplica-se à autoridade central da Igreja, que transcende, embora inclua, o minúsculo e soberano Estado do Vaticano. Assim, a Santa Sé representa uma comunidade global, e não apenas os cidadãos do Vaticano."

Dessa forma, ela se apresenta simultaneamente como a "Santa Sé" e a "autoridade central".

Tails, pra começar, o tratado de Latrão aconteceu em 1929, as Cruzadas e outras atrocidades que tu apontou acontecerem na idade média… ou seja, não existia Vaticano.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #284 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:23:02 »
Autoridade central das unidades da AR.

Veja se elas tem algo a ver com as ortodoxas. Nada.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #285 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:27:41 »

Tails, pra começar, o tratado de Latrão aconteceu em 1929, as Cruzadas e outras atrocidades que tu apontou acontecerem na idade média… ou seja, não existia Vaticano.

Muito conveniente essas mudanças de nomes e de estrutura para se livrar da culpa por genocídios, atrocidades e tudo mais.

Nessa hora, a fé como motor dessas barbaridades é varrida para debaixo do tapete, não é mesmo?

Rod, você está tentando defender o indefensável. Reflita um pouco.
"Por quê?"

Chaves

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #286 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:33:07 »

Muito conveniente essasmudanças de nomes e de estrutura para se livrar da culpa por genocídios, atrocidades e tudo mais.

Nessa hora, a fé como motor dessas barbaridades é varrida para debaixo do tapete, não é mesmo?

Rod, você está tentando defender o indefensável. Reflita um pouco.

Você já reparou que toda vez você diz que estou tentando esconder/disfarçar as coisas?

Eu não estou tentando dizer que uma parte da igreja não cometeu barbaridades, ela cometeu, e reconhece (como eu disse alí em cima), mas eu não vejo motivo pra generalizar o termo "religião" como se cada unidade de igreja no mundo não tivesse fins e também fosse responsável pelas barbaridades.

Também não vejo porque especular se a religião trouxe mais prejuízo do que benefício, eu acho que não,  mas dúvido que se chege a um consenso sobre isso, até porque para muitos o que eu julgo ser benefício é irrelevante.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #287 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:46:13 »
Que parte da igreja o que, Rod?

A ICAR é uma instituição una, meu caro. Não tem essa de parte, não.

O fato é um só: a fé é algo irracional. Não é surpesa nenhuma que as ações das instituições religiosas reflitam isso.

PS: e jogar a sujeira para debaixo do tapete é o que, senão tentar disfarçar/esconder?
"Por quê?"

Chaves

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #288 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:49:02 »

Só pode tar brincando...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #289 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:49:12 »

Tu poderia definir-me este tipo de pensamento?
O popular agora, contra os homossexuais? Contra o ensino do criacionismo?
Essa idéia anti-evolução não é diferente da inquisição, a não ser que a Igreja não tem mais poder para crucificar, mas a mentalidade é a mesma.
Também não vejo porque especular se a religião trouxe mais prejuízo do que benefício, eu acho que não,  mas dúvido que se chege a um consenso sobre isso, até porque para muitos o que eu julgo ser benefício é irrelevante.
Eu nunca vi isso como um obstáculo, é só seguir os procedimentos:
1 - Observe os líderes religiosos;
2 - Observe os meios da religião para manter seus fiéis;
3 - Observe a mentalidade da maioria dos fiéis do porque seguir as religiões;
(até aí foi para verificar se é saudável para as pessoas em si, agora são acontecimentos)
4 - Observe as causas dos maiores conflitos do mundo;
5 - Observe que quando o conflito não é causado pela religião em si, o líder costuma usar a religião nos discursos para seus seguidores;

Solução? As pessoas não deviam colocar sua fé acima de nada. Pode continuar com sua fé, mas não troque qualquer ação por ela.
O que claro é difícil de acontecer.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2007, 20:57:38 por Ilovefoxes »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #290 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 20:58:33 »

Só pode tar brincando…

Se você acha que a decisão de promover genocídios é algum tipo de brincadeira…
eu sinto muito por você.

E mais: esse tal de espírito santo devia estar é no banco dos réus.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2007, 21:01:32 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #291 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:15:36 »

Só pode tar brincando…

eu sinto muito por você.

Então vamos mudar um pouco a brincadeira pra você..

Quero que você me apresente fontes confiáveis que embasem o que você disse, que na época a ICAR era totalmente unificada, unicamente e inteiramente responsável pelas atrocidades que eu vou apontar logo abaixo, e que isso justifica culpar todo o sistema de religiões.

1 - Cruzadas
2 - Inquisição
3 - Julgamento das feiticeiras de Salem
4 - Anti-semitismo
5 - Exploração por parte dos missionários

E depois, o que isso anularia nos feitos da igreja Ortodoxa?
A ICAR tem algo a ver com os batistas do sul no que concerne á escravidão?
As atrocidades realmente representam a palavra de Deus?

......

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #292 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:17:27 »
Luis, cadê a moderação? Pensei que falácias eram proibidas neste site.

Eu não sacrifico o meu tempo para manter este site no ar para que venha uma porta falar o que quer e ignorar o debate.

Bom á porta esta aqui e quer debater e não ficar refem de coisas do tipo: ha mais isso é apelo a autoridade, quando só alguem com autoridade pode dizer se esta certo ou não o que se fala a respeito do tema! Ou é prova anedotica! quando independente se aconteceu ou não, se não foi pesado, medido e registrado não vale! Dizem ser questões de logica que se aprende em filosofia, eu chamo de correr do debate!
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #293 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:22:14 »

Só pode tar brincando…

eu sinto muito por você.

Então vamos mudar um pouco a brincadeira pra você…

Quero que você me apresente fontes confiáveis que embasem o que você disse, que na época a ICAR era totalmente unificada, unicamente e inteiramente responsável pelas atrocidades que eu vou apontar logo abaixo, e que isso justifica culpar todo o sistema de religiões.

1 - Cruzadas
2 - Inquisição
4 - Anti-semitismo

E depois, o que isso anularia nos feitos da igreja Ortodoxa?
A ICAR tem algo a ver com os batistas do sul no que concerne á escravidão?
As atrocidades realmente representam a palavra de Deus?

….

Olá Rod! eles desconsideram o que as religiões fazem pelo mundo, com ongs e muitas missões, e se prendem no passado onde na maioria das vezes foram fanaticos que por equivocos tomaram atitudes erradas!
Fique ligado daqui a pouco alguem vai lhe chamar de proselitista...
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #294 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:26:01 »

Só pode tar brincando…

eu sinto muito por você.

1 - Cruzadas
2 - Inquisição
4 - Anti-semitismo

….

Não, não. A ICAR não tem nadinha com isso.
Tudo isso é lenda. Intriga da oposição.
 :stunned: :stunned: :stunned:
"Por quê?"

Chaves

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #295 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:26:49 »
Você não entendeu o que eu tô pedindo cara?

.. é difícil...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #296 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:30:48 »
Vaticano volta a pedir desculpas pela inquisição

Reuteus: Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Conversas sobre julgamentos, bruxas queimadas e livros proibidos ecoaram no Vaticano na terça-feira, dia em que o papa João Paulo 2o. pediu perdão pela Inquisição, quando a Igreja Católica torturou e matou pessoas consideradas heréticas.

O papa fez seu apelo em uma carta lida durante uma entrevista coletiva convocada para o lançamento de um livro sobre a Inquisição.

João Paulo 2o. repetiu uma frase tirada de um documento de 2000, no qual pela primeira vez o pontífice pediu perdão pelos "erros cometidos a serviço da verdade por meio do uso de métodos que não têm relação com a palavra do Senhor".

Engraçado, né.
A autoridade máxima da ICAR pede perdão por algo que a instituição não fez.
Vai ver o papa já estava caducando nessa época.

PS: seu pedido pode ser atendido nas bibliotecas do próprio Vaticano.
"Por quê?"

Chaves

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #297 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:32:03 »
"que na época a ICAR era totalmente unificada, unicamente e inteiramente responsável pelas atrocidades que eu vou apontar logo abaixo, e que isso justifica culpar todo o sistema de religiões."

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #298 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:34:12 »
Hsette, você vai me perdoar, mas você não faz idéia da irrelevância do que está postando, além do que, eu não costumo ficar especulando ou discutindo nesse tipo de troca de informações.

Só uma coisa, a verdade é inerente ás tuas suposições, continue especulando á vontade. :)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #299 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:35:58 »
"que na época a ICAR era totalmente unificada, unicamente e inteiramente responsável pelas atrocidades que eu vou apontar logo abaixo, e que isso justifica culpar todo o sistema de religiões."

Rod, a Inquisição foi decisão da cúpula da instituição.
Mudanças de nomenclatura e de estrutura são meras conveniências.

Explique-me então o porque do pedido de desculpas.  :?:
Qual a razão de ser dessa penitência da autoridade máxima da instituição?  :?:

Esse pedido de desculpas é especulação?
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!