Provas? Podia mostrar alguma coisa que mostre que os ateus se suicidam mais e que os religiosos carolas se suicidam menos? Nâo considera os homens-bomba religiosos?
Essa possibilidade é encontarada na observação e na logica dessa maxima: Se na morte não sofro mais, é obvio que é uma solução atrante matar-se!
Considerando que o teista "sabe" que vai piorar muito essa situação… qual é tua duvida?é claro demais…
Claro está é que você acha que as pessoas precisam ter medo de Deus para viverem sua vida plenamente ao invés de terem bons motivos para tal.
Uma outra coisa que eu percebi é que você apela para a "necessidade" de existir Deus e punição, mas não mostra que essas coisas existem. Ou seja, está desviando do problema.
Ah sim. Se um religioso se matar, é só você dizer que ele tinha a fé abalada ou era equivocado… Se isso não é uma desculpa, então a gravidade não existe.
Se ele tem certeza que vai agravar a situação, o faz porque? ou não é religioso e logo não tem fé ou não tem fé nenhuma e opta por não sofrer mais!
E se o religioso não tiver certeza de que sua situação será agravada? E se ele acreditar que a misericórdia divina é maior? E se ele não acreditar que o suicídio é um pecado? E se ele achar que sua vida atual é pior que o inferno? Você está ignorando hipóteses demais.
Ué? Mas se os ateus acham que a vida não vale a pena, como você diz, e que não tem sentido nenhum, como você diz, e que não vão ser punidos ao se matar, como você diz, por que que ninguém se matou até agora? Seria o caminho mais fácil para se evitar o sofrimento, né?
Quando eu disse QUE TODOS os ateus acham que a vida não vale pena? eu disse que quando ele acha isso, pode se matar sem problemas, é isso obvio!agora diz pra mim, tem outro caminho para deixar de sofrer(sofrimento sem solução) que não seja deixar de existir e com ele a dor ir junto?
E qual é o problema em se matar? Supondo que a pessoa acredita que esse é o único caminho e que "não vai haver punição" como você diz, e daí? Isso prova que Deus existe ou deixa de existir? Isso prova que acontece algo com ela? Isso prova que a vida não vale a pena para as outras pessoas?
Qual é o seu ponto, afinal?
Vamos supor: e se os suicidas estiverem certos? E se não acontecer nada com quem se mata? O que acontece?
Mas isso é o que você diz! E já houve casos de religiosos se matando. Religiosos batizados, catequisados e doutrinados. O que mostra que o que você diz não bate com a realidade.
E como avaliar e ter certeza que apesar de tudo isso eram caras realmente com fé suficiente para não se matar? Acho que lhe faltavam certezas!
Sabe por quê isso se chama "Falácia do Escocês"? Conhece a estória do Escocês de Verdade? Um homem diz que todos os escoceses bebem. Aí outro vem e diz que conhece um que não bebe. Aí o primeiro diz que aquele não era um escocês de verdade. O cara não conhece o tal escocês e já faz afirmações sobre sua nacionalidade baseada no conceito de que todos os escoceses precisam beber!
Você comete o mesmo erro: Você diz que religiosos não se matam. Eu digo que tanto se matam como se matam com freqüência. Aí você diz que eles não eram religiosos de verdade. Viu como soou?
Você está usando de um conceito para definir a realidade, quando é a realidade que define o conceito! Você tá fazendo uma ginástica gramatical para não assumir que estava errado! Isso é falácia!
O que eu estou querendo dizer é que, em um momento de desespero, não importa o quão religiosa seja a pessoa, ela vai tentar o suicídio. Se a pessoa não estiver abalada emocionalmente, ela sequer terá um motivo para tentar, entendeu?
E você não pode dizer que uma pessoa não é religiosa com base em um momento de desespero.
Ai é que vc se engana! se vc conversar com gente que pensou em se matar e for umm religioso vai te falar que a fé foi determinate para não sucumbir ao ato! talvez vc ´não conhça teista suficientes que tenham passados por estes momentos! sendo assim vc esta enganado!
Por quê não entrevista os que sucumbiram ao ato? Os que efetivamente tentaram? Verá que em maioria são religiosos também. Eles podem falar coisas como "eu tava desesperado mas eu me arrependi" ou algo parecido, mas eles
tinham religião e eles
ao menos tentaram o suicídio.
Admita que está errado. Ou prove que está dizendo a verdade.