Autor Tópico: Vale a pena viver?  (Lida 28841 vezes)

Marcell

• Visitante
Re: Vale a pena viver?
« Resposta #175 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:08:07 »
Parece estar havendo uma interpretação errônea da Wikipédia:

Outra maneira de expressar a segunda lei é, 'O universo está constantemente se tornando mais desordenado!'

http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_lei_da_termodin%C3%A2mica

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
  • O que é a natureza ou a realidade última do homem?
« Resposta #176 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:16:34 »
Após a descoberta da 2ª Lei da Termodinâmica, não existem mais argumentos que possam ser utilizados para negar que indubitavelmente o ateismo leva ao niilismo.

Por que?

O fisico Lord Kelvin lhe responderá:

"Não existe processo natural cujo único resultado seja resfriar um reservatório de calor e realizar trabalho externo." Em termos mais compreensíveis, esta lei observa o fato de que a energia utilizável no universo está se tornando cada vez menor. No final não haverá energia disponível sobrando. A partir deste fato nós achamos que o estado mais provável para qualquer sistema natural é um estado de desordem. Todos os sistemas naturais se degeneram quando abandonados a si mesmos".

Lord Kelvin como citado em A.W. Smith e J.N. Cooper, Elements of Physics, 8th edition (New York, New York: McGraw-Hill Publishing, 1972), p. 241.

A conclusão é óbvia. Se o destino de todo esse sistema conhecido por nós é o caos o nada, qual seria a razão dessa existência?

« Última modificação: 12 de Setembro de 2006, 14:19:31 por Livre Pensador »
"(...) Na verdade, não é outra coisa o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar só do corpo, nem exclusivamente das riquezas, e nem de qualquer outra coisa antes e mais fortemente que da alma, de modo que ela se aperfeiçoe sempre, pois não é do acúmulo de riquezas que nasce a virtude, mas do aperfeiçoamento da alma é que nascem as riquezas e tudo o que mais importa ao homem (...)."

Socrates Σωκράτης

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:17:40 »
A conclusão é óbvia.

Cof cof.

Dá pena.

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
« Resposta #178 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:22:30 »
Portanto Duran, lhe faço uma pergunta que foi feita por Socrates a seus discipulos:

"O que é a natureza ou a realidade última do homem?"
"(...) Na verdade, não é outra coisa o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar só do corpo, nem exclusivamente das riquezas, e nem de qualquer outra coisa antes e mais fortemente que da alma, de modo que ela se aperfeiçoe sempre, pois não é do acúmulo de riquezas que nasce a virtude, mas do aperfeiçoamento da alma é que nascem as riquezas e tudo o que mais importa ao homem (...)."

Socrates Σωκράτης

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #179 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:29:47 »
A conclusão é óbvia. Se o destino de todo esse sistema conhecido por nós é o caos o nada, qual seria a razão dessa existência?

A razão dessa existência é existir!
Manter-se vivo e aproveitar cada momento. Usar a energia disponível para o seu bel prazer.

Se você está chamando de niilismo a negação do desperdício da vida na esperança de uma recompensa ou de um sentido para a vida ou da negação que a vida deva ser regida por qualquer tipo de padrão moral tendo em vista um ente superior, de fato o ateísmo tem alguma relação com o niilismo.
Mas se se refere ao fato da existência não ter qualquer sentido ou razão de ser e que a única saída é provocar a própria morte, aí já é extrapolação
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:32:44 »
"Todos os sistemas naturais se degeneram quando abandonados a si mesmos"

O planeta Terra não está abandonado a si mesmo. Ele possui vida. É um dos lugares de mais baixa entropia do universo. Esse argumento de segunda lei da termondinamica levar ao niilismo é só pra quem se preocupa em morrer daqui a 5 biolhões de anos quando o sol explodir.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #181 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:33:25 »
Portanto Duran, lhe faço uma pergunta que foi feita por Socrates a seus discipulos:

O próprio Sócrates respondeu: o homem é a sua consciência e sua personalidade intelectual e moral.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
« Resposta #182 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:42:23 »
A questão é usufruir prazeres....então segundo a sua concepção o ateismo leva ao hedonismo.
No entanto meu caro, o que são os prazeres? São ilusões pois vc nunca se sente satisfeito, e isso é tão real que se vc tiver os seus prazeres atendidos de forma a o saturar, vc não mais os encararia como prazer e sim como prisões pois estaria viciado neles, e cairia no tédio, onde vc se saturou de tal forma que não existem mais prazeres que possam satisfazê-los. Nesse caso onde estaria o prazer??? E onde estaria o seu objetivo de vida?
Sem esse "deus" naturalmente não haveria razões para a sua existência.
Indubitalvelmente a realidade niilistica se encontraria presente.

Socrates Σωκράτης

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
« Resposta #183 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:47:10 »
"Todos os sistemas naturais se degeneram quando abandonados a si mesmos"

O planeta Terra não está abandonado a si mesmo. Ele possui vida. É um dos lugares de mais baixa entropia do universo. Esse argumento de segunda lei da termondinamica levar ao niilismo é só pra quem se preocupa em morrer daqui a 5 biolhões de anos quando o sol explodir.

A questão aqui levantada é que se não fosse pela existência dessa realidade inexorável, os ateistas até poderiam dizer que a sua existência tinham uma razão de ser em virtude de ela seria um ponto de apoio para as gerações futuras.
No entanto, se considerarmos que o destino de tudo o que conhecemos nesse sistema, é a destruição, nem mesmo essa possibilidade remota existe como finalidade existêncial.

Socrates Σωκράτης

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
« Resposta #184 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:49:26 »

O próprio Sócrates respondeu: o homem é a sua consciência e sua personalidade intelectual e moral.

Sim e qual a finalidade dessa individualidade intelecto-moral?

Socrates Σωκράτης

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #185 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:56:01 »
A questão é usufruir prazeres....então segundo a sua concepção o ateismo leva ao hedonismo.
No entanto meu caro, o que são os prazeres? São ilusões pois vc nunca se sente satisfeito, e isso é tão real que se vc tiver os seus prazeres atendidos de forma a o saturar, vc não mais os encararia como prazer e sim como prisões pois estaria viciado neles, e cairia no tédio, onde vc se saturou de tal forma que não existem mais prazeres que possam satisfazê-los. Nesse caso onde estaria o prazer??? E onde estaria o seu objetivo de vida?
Sem esse "deus" naturalmente não haveria razões para a sua existência.
Indubitalvelmente a realidade niilistica se encontraria presente.

"Bel prazer" significa "do seu arbítrio", "de sua vontade".

Não estou falando de prazeres imediatos e frugais.

É mais no sentido de Epicuro, onde o prazer é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É atingir os seus desejos naturais e necessários segundo a escala de valores individual.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 12 de Setembro de 2006, 14:58:17 »
No entanto, se considerarmos que o destino de tudo o que conhecemos nesse sistema, é a destruição, nem mesmo essa possibilidade remota existe como finalidade existêncial.
Você por acaso sabe QUANDO seria a tal destruição final?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #187 Online: 12 de Setembro de 2006, 15:00:19 »

Para Sócrates é aperfeiçoar a alma para que ela não precisasse retornar mais a esse planeta.
Para mim é aperfeiçoar a alma para utilizar esse planeta da melhor forma possível.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2006, 15:07:31 por L. Duran »

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #188 Online: 12 de Setembro de 2006, 15:02:05 »

E enquanto essa destruição final não é vislumbrada , ser um ponto de apoio para as gerações futuras é uma excelente razão para existir sim!
« Última modificação: 12 de Setembro de 2006, 15:06:24 por L. Duran »

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
« Resposta #189 Online: 12 de Setembro de 2006, 15:07:22 »

E enquanto essa destruição final não é vislumbrada , ser um ponto de apoio para as gerações futuras é uma excelente razão para existir sim!

E a pergunta????

Qual o objetivo disso?? Sendo que um dia isso vai acabar.
Qual o prazer que existe em se trabalhar em favor de algo sabendo que esse algo no final de nada será útil?
Vc sente prazer em construir algo com a consciência de que esse algo de nada será útil?
Quando se faz algo se faz pelo prazer de saber que esse algo terá algum retorno, sem esse retorno, qual o objetivo do trabalho? Não seria o mesmo que fazem os robôs?
« Última modificação: 12 de Setembro de 2006, 15:15:03 por Livre Pensador »

Socrates Σωκράτης

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #190 Online: 12 de Setembro de 2006, 15:10:39 »

E a pergunta????

Esta?

Respondi acima:

Para Sócrates é aperfeiçoar a alma para que ela não precisasse retornar mais a esse planeta.
Para mim é aperfeiçoar a alma (como sinônimo de consciência e personalidade intelectual e moral.) para utilizar esse planeta da melhor forma possível.

Offline Livre Pensador

• Nível 01
  • *
« Resposta #191 Online: 12 de Setembro de 2006, 15:12:16 »
Leia acima, eu fiz um acréscimo.

Socrates Σωκράτης

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #192 Online: 12 de Setembro de 2006, 15:17:52 »
Qual o objetivo disso?? Sendo que um dia isso vai acabar.

Ser um apoio para as gerações futuras até que tudo acabe.
Sendo assim, pra que comer se vamos morrer? Pra que

Qual o prazer que existe em se trabalhar em favor de algo sabendo que esse algo no final de nada será útil?

Enquanto não chegar ao fim, será útil.

Quando se faz algo se faz pelo prazer de saber que esse algo terá algum retorno, sem esse retorno, qual o objetivo do trabalho? Não seria o mesmo que fazem os robôs?

Por que o prazer de fazer algo tem que ser baseado em algum retorno? Por que só fazer alguma coisa pensando em ter retorno?

Marcelo

• Visitante
« Resposta #193 Online: 12 de Setembro de 2006, 16:18:46 »
Concordo totalmente com o Livre Pensador, em ultima instância, levando-se em conta q tudo (tudo mesmo) acabará de qq jeito um dia, não há argumento lógico q possa sustentar a utlidade da existência. O valor da existência é subjetivo e pessoal, cada um coloca objetivos em suas vidas q façam ela valer a pena. Mas um objetivo central, único e universal para o existir, certamente não há.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #194 Online: 12 de Setembro de 2006, 16:25:42 »
Concordo totalmente com o Livre Pensador, em ultima instância, levando-se em conta q tudo (tudo mesmo) acabará de qq jeito um dia, não há argumento lógico q possa sustentar a utlidade da existência.

Cê tá falando sério?!

Juro que não entendo como ou por que a constatação de que tudo tem um fim poderia prejudicar a validade da existência.

O valor da existência é subjetivo e pessoal, cada um coloca objetivos em suas vidas q façam ela valer a pena. Mas um objetivo central, único e universal para o existir, certamente não há.

Como chegou a essa certeza?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 12 de Setembro de 2006, 16:34:03 »
Também não consigo entender o motivo da vida supondo que ela seja eterna. Se ela é eterna, pra que viver o agora? É só morrer e sair desse mundinho de merda... Neste sentido, talvez eu também concorde que o valor que se dá para a própria existência é subjetivo e pessoal.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #196 Online: 12 de Setembro de 2006, 16:57:04 »
Luis e Oceanos, veja bem, estou me referindo não só ao fim da minha existência ou ao dos seres humanos, me refiro ao fato de q TUDO o q é vivo vai deixar de existir. O q vai sobrar são restos de corpos celestes vagando em um universo totalmente gélido.
Como o Livre Pensador, acredito q para nós ateus, o único objetivo universal e/ou central q poderia haver é servir de apoio (de preferência bom) às futuras gerações. Porém, levando-se em conta q com a morte do universo, toda a civilização humana deixará de existir (bem como toda forma de vida), não sobra nada para se sustentar a utilidade da existência de qq um q seja.
Estamos todos de passagem em um trem cujo destino final é um abismo.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #197 Online: 12 de Setembro de 2006, 17:07:46 »
Mas não sabemos quando chegaremos no abismo, portanto é melhor que a viagem seja agradável.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #198 Online: 12 de Setembro de 2006, 17:11:53 »
Concordo... aí é q entra a subjetividade do valor da existência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 12 de Setembro de 2006, 17:47:56 »
Luis e Oceanos, veja bem, estou me referindo não só ao fim da minha existência ou ao dos seres humanos, me refiro ao fato de q TUDO o q é vivo vai deixar de existir. O q vai sobrar são restos de corpos celestes vagando em um universo totalmente gélido.
Como o Livre Pensador, acredito q para nós ateus, o único objetivo universal e/ou central q poderia haver é servir de apoio (de preferência bom) às futuras gerações. Porém, levando-se em conta q com a morte do universo, toda a civilização humana deixará de existir (bem como toda forma de vida), não sobra nada para se sustentar a utilidade da existência de qq um q seja.

Só uma perguntinha:

E quem garante que não haverá algum tipo de evolução nessa “destruição” que vc citou, já que terá muiiiiiiiiito tempo para isso acontecer?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!