Autor Tópico: Vale a pena viver?  (Lida 28842 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Vale a pena viver?
« Resposta #200 Online: 12 de Setembro de 2006, 18:17:50 »
Luis e Oceanos, veja bem, estou me referindo não só ao fim da minha existência ou ao dos seres humanos, me refiro ao fato de q TUDO o q é vivo vai deixar de existir. O q vai sobrar são restos de corpos celestes vagando em um universo totalmente gélido.

Não necessariamente.  Mas e se for assim, que problema há?

Como o Livre Pensador, acredito q para nós ateus, o único objetivo universal e/ou central q poderia haver é servir de apoio (de preferência bom) às futuras gerações. Porém, levando-se em conta q com a morte do universo, toda a civilização humana deixará de existir (bem como toda forma de vida), não sobra nada para se sustentar a utilidade da existência de qq um q seja.
Estamos todos de passagem em um trem cujo destino final é um abismo.

E daí?  Isso em NADA prejudica a validade da jornada!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #201 Online: 12 de Setembro de 2006, 19:26:41 »
Luis e Oceanos, veja bem, estou me referindo não só ao fim da minha existência ou ao dos seres humanos, me refiro ao fato de q TUDO o q é vivo vai deixar de existir. O q vai sobrar são restos de corpos celestes vagando em um universo totalmente gélido.
Como o Livre Pensador, acredito q para nós ateus, o único objetivo universal e/ou central q poderia haver é servir de apoio (de preferência bom) às futuras gerações. Porém, levando-se em conta q com a morte do universo, toda a civilização humana deixará de existir (bem como toda forma de vida), não sobra nada para se sustentar a utilidade da existência de qq um q seja.

Só uma perguntinha:

E quem garante que não haverá algum tipo de evolução nessa “destruição” que vc citou, já que terá muiiiiiiiiito tempo para isso acontecer?

Ao meu ver não seria exatamente uma destruição, mas a perda contínua de energia no universo, até não restar mais nenhuma estrela "viva". Quanto à evolução q vc se refere, se for no sentido de q os seres vivos evoluam para se adaptar a esta nova situação, aparentemente é impossível, visto q nenhum organismo pode sobreviver sem uma fonte de energia externa. Já ouvi falar de prováveis saída para isto, como por exemplo a fuga para um outro universo paralelo ou até mesmo a criação de um novo universo para onde pudéssemos ir depois q este se definhar. Quem sabe...
« Última modificação: 12 de Setembro de 2006, 19:42:06 por Marcelo »

Marcelo

• Visitante
« Resposta #202 Online: 12 de Setembro de 2006, 19:39:37 »

Não necessariamente. Mas e se for assim, que problema há?

E daí? Isso em NADA prejudica a validade da jornada!
Daí é como disse antes, vai depender da concepção de vida de cada um, no sentido de criar objetivos e colocar sentido em sua própria existência. Cada um cria seus próprios argumentos para dar sentido à sua vida, mesmo q tais argumentos nao passem de pura fantasia ou só convenção mesmo. Cada um dá o sentido à existência que sua visão de mundo lher proporciona dar. Alguns se agarram à esperança religiosa do céu ou vida eterna em um paraíso, outros se empenham em causas sociais e ecológicas, outros se voltam totalmente à manutenção de sua família e criação de seus filhos, alguns colocam a profissão como meta de vida etc... mas a questão é q nada disso muda o fato de q no fim tudo vai ter sido um gigantesco esforço para alcançar o vento, acabando em um total e completo nada.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 12 de Setembro de 2006, 20:41:01 »
[pegando o bonde andando mas não estando nem aí]

viver é uma pena? Acho que não.

Algumas situações até podem ser penosas, mas a vida não precisa se restringir a elas, na imensa maioria dos casos.

Se por exemplo, eu fosse o sobrevivente de um mundo pós-apocaliptico em que todas as pessoas que eu conhecia e gostava tivessem virado zumbis canibais, e eu tivesse que me ailmentar de ratos ou lesmas mutantes, seria diferente, mas acho que estamos bastante longe disso... e a maioria dos "dramas" reais menores é na maior parte emoíce.

[/pegando o bonde andando mas não estando nem aí]

Offline Legendary MegaByte

• Nível 01
  • *
« Resposta #204 Online: 17 de Setembro de 2006, 23:22:40 »
Existe um "além"? A verdade é que eu não sei, e eu não gosto muito de especulações. O que eu sei é que muitas vezes se diz que suicídio é covardia para não deixarmos os nossos entes amados partirem. E no fundo, é algo egoísta. Visa apenas impedir que nós soframos e não pensamos na dor do outro. Nem eu estou livre disso, se vocês querem saber!

Eu também acredito que como somos instintivamente tão ligados à sobrevivência, o suicídio é o ápice do desafio ao instinto, e um ato de coragem. Estupidez? Talvez. Assim como a linha entre medo e pânico é tênue, também é a linha entre a coragem e a burrice.

"Vale a pena viver?" No fundo, depende do mundo interior (experiências internas) de cada um. Se você viveu muitos momentos felizes, o suicídio provavelmente vai soar um absurdo. Se sua vida foi muito triste e sofrida, você está machucado por dentro e viver é a dor da existência. E no seu mundo, o valor da vida passa a ser questionável ou nulo.

Se vale a pena viver para mim? Depende do momento. Mas eu tenho uma certa paciência e procuro esperar a tempestade passar.

Offline Munique

• Nível 08
  • *
« Resposta #205 Online: 14 de Outubro de 2006, 20:50:46 »

Daí é como disse antes, vai depender da concepção de vida de cada um, no sentido de criar objetivos e colocar sentido em sua própria existência. Cada um cria seus próprios argumentos para dar sentido à sua vida, mesmo q tais argumentos nao passem de pura fantasia ou só convenção mesmo. Cada um dá o sentido à existência que sua visão de mundo lher proporciona dar. Alguns se agarram à esperança religiosa do céu ou vida eterna em um paraíso, outros se empenham em causas sociais e ecológicas, outros se voltam totalmente à manutenção de sua família e criação de seus filhos, alguns colocam a profissão como meta de vida etc... mas a questão é q nada disso muda o fato de q no fim tudo vai ter sido um gigantesco esforço para alcançar o vento, acabando em um total e completo nada.

Concordo com vc! Quem é verdadeiramente cético, na verdade? Você certamente é.
Munique
"Ando devagar porque já tive pressa..."

Offline Munique

• Nível 08
  • *
« Resposta #206 Online: 14 de Outubro de 2006, 20:54:50 »

NÃO???!?!??!
Por que não?????
O fato de não haver um objetivo não prejudica a jornada?
Há pessoas que querem fzer "algo pela ciência". Tá. Com que objetivo????

Há pessoas que querem melhorar o mundo para garantir uma boa permanência da espécie no futuro. Tá. Pra quê? Não faz diferença haver raça humana ou não.

VIVAM AS AMEBAS!!! ;-)
Munique
"Ando devagar porque já tive pressa..."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 14 de Outubro de 2006, 22:55:38 »
Acho que não prejudica porque o fato supracitado provavelmente vai demorar mais que três ou quatro gerações para ocorrer. :)

Von Newman contribuiu para o modelo atual da computação e nos deixou felizes. Acho que na prática o que a ciência faz é trazer praticidade para a espécie humana, e é exatamente por isso que ela só faz diferença enquanto existirmos.

Enfim, não tem realmente sentido algum olhar o sentido da nossa vida e das nossas descobertas pensando em um tempo tão distante que nem o universo já exista mais. Por isso algumas pessoas preferem ver a vida por uma ótica mais palpável e presente.

Suponho que não seja questão de pensar na diferença que fará para mim ajudar ou não as pessoas que amo depois que eu morrer. A questão é que não me sinto bem com a idéia de prejudica-las, seja quando for. :)

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #208 Online: 15 de Outubro de 2006, 04:12:33 »
Concordo com vc! Quem é verdadeiramente cético, na verdade?
Todas as pessoas que são verdadeiramente céticas são céticas na verdade. :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #209 Online: 15 de Outubro de 2006, 04:13:28 »

NÃO???!?!??!
Por que não?????

Mas há um objetivo, aliás, há uma enormidade de objetivos.  Eles não chegam a alcançar a eternidade em termos absolutos, mas isso não tem importância prática.  Quando as pessoas e causas que eu amo precisam de atenção eu não me preocupo em pensar que um dia eles vão estar mortos e esquecidos.

Há pessoas que querem fazer "algo pela ciência". Tá. Com que objetivo????

Entre alguns possíveis: contribuir para a qualidade de vida de alguém; melhorar a qualidade do conhecimento e das idéias existentes; abrir caminho para que a ignorância e a superstição causem menos dano.

Há pessoas que querem melhorar o mundo para garantir uma boa permanência da espécie no futuro. Tá. Pra quê? Não faz diferença haver raça humana ou não.

VIVAM AS AMEBAS!!! ;-)

Todas as pessoas e idéias que eu amo ou amei vão morrer um dia, sim.  Mas não acho que isso torna menos válido o meu amor por elas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #210 Online: 15 de Outubro de 2006, 04:21:42 »
NÃO???!?!??!
Por que não?????
De jeito nenhum...

Por exemplo, eu gosto tanto de viajar, que curto mais a viagem em si do que a chegada ao meu destino...

Viajar por viajar pode ser o objetivo em si.

Há pessoas que querem fzer "algo pela ciência". Tá. Com que objetivo????
Neste caso, o objetivo é este: fazer algo pela ciência, pelo bem comum.

Há pessoas que querem melhorar o mundo para garantir uma boa permanência da espécie no futuro. Tá. Pra quê?
Para garantir uma boa permanência da espécie no futuro.

Não se pode ser bom simplesmente por ser bom?

Aliás, quem não é bom simplesmente por bondade, não é bom.

Qualquer pessoa que faça o bem pensando numa recompensa é sórdida.

Não faz diferença haver raça humana ou não.
Pro resto do Universo, realmente não.

Para os terráqueos, não exitir raça humana faz diferença: a vida no planeta duraria mais tempo.

VIVAM AS AMEBAS!!! ;-)
Elas vivem!

Offline Lordwar Maxwell

• Nível 10
  • *
« Resposta #211 Online: 22 de Outubro de 2006, 16:45:17 »
Trabalhamos, estudamos, sofremos, lutamos para absolutamente nada!

Quando morrermos não levaremos nada que construímos aqui.

A crença na existência de um Deus atribui um objetivo à nossa vida, mas como aqui somos ateus (maioria) não cremos nisso.

Então lhes pergunto: Vale apena viver? Não seria mais fácil dar um tiro na cabeça nesse instante, para evitar os futuros aborrecimentos, sofrimentos e frustrações?

8-) :|

se você não ver na vida um nada, um complexo de existência sem sentido.
Então, me desculpe meu caro amigo, vejo sua vida desprovida de objetivos, vívidos sobre as frustações.

O que faz-nos impulsionar são os objetivos, são estes que dão motivação, como causa e efeito.

Se você me dizer que a vida não vale a pena, para todos os momentos.
Pode ter certeza que eu encontro um sentido

Então a motivação é algo pessoal e depende da percepção de quem vê.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #212 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 19:17:10 »

Depende! Se vc tiver uma boa pespectiva de vida, vc deve arriscar, agora se vc sabe que tua vida vai ser ruim, acho que matar-se é uma solução interessante, afinal, sofrer em vão pra que né!!!!!
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #213 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 20:03:11 »
Muitos dilemas...
É uma experiência interessante viver? Mas experiência não é resultado de hormônios e do instinto da curiosidade/aprendizagem?
A razão pela qual a maioria continua a viver é instintiva, afinal. Instintivamente queremos sobreviver.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #214 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 14:32:18 »

Depende! Se vc tiver uma boa pespectiva de vida, vc deve arriscar, agora se vc sabe que tua vida vai ser ruim, acho que matar-se é uma solução interessante, afinal, sofrer em vão pra que né!!!!!

Ué video, voltou ao Clube Cético?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #215 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 16:57:07 »

Tiveram piedade comigo!!!! E ai cara tudo tranquilo?

Fabi

• Visitante
« Resposta #216 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 16:58:57 »

Incentivando o suicídio?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 17:31:51 »

Incentivando o suicídio?

Ele acha que essa é a posição ateísta, de alguém que não sofrerá conseqüências do suicídio após a morte, a não ser a privação da vida em si.

Insiste nisso, meio como se ateus tendessem, ou devessem tender, a ser mais suicidas. Só porque ele quer.

Essa visão pode tanto ser de teístas quanto de ateus, e tanto teístas quanto ateus podem ter razões para preferir a vida à morte. Os teístas terão justificativas sobrenaturais, apenas, não comprovadas; ateus só tem a certeza de que essa é a única vida que tem, então se se matarem não tem segunda chance, perdão no paraíso, limbo, inferno, nada. É aproveitar enquanto dá, e não esperar ajuda de deuses ou outros seres sobrenaturais para mudar o que deixa insatisfeito com a vida como está, por a mão na massa, não achando que a vida é "fixista".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 17:35:03 »
Videomaker,

Imagine a seguinte situação: se de repente, qualquer dia te provassem, sem sombra de dúvida que não há vida após a morte, nem deus, céu ou inferno. Você se mataria só por qualquer chateação apenas por isso?

Ou se digamos, viesse um espírito confiável e te dissesse que se vocÊ se matasse, não "involuiria" espiritualmente nem nada de muito ruim te aconteceria, apenas iria para a próxima vida, meio como num video-game.

Eu acho que em qualquer das situações você não se mataria, acho que tem algo de instintivo na preservação da própria vida, e como já disse, pode-se imaginar justificativas tanto materialistas quanto sobrenaturais para qualquer uma das coisas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #219 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 17:48:09 »
Os pensamentos suicídas e as tentativas são sintomas de depressão, tanto não é normal que é doença.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #220 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 18:24:27 »
Eu adoro viver
Mesmo nos momentos mais difíceis não consigo ignorar as coisas maravilhosas desta vida.

A vida será sempre difícil, muita merda acontecerá, mas o Bom para mim sempre foi mais importante que o Mau.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #221 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 21:25:48 »
Os pensamentos suicídas e as tentativas são sintomas de depressão, tanto não é normal que é doença.
Eu acho que depressão é natural e que todos passam. Mas talvez não seja útil para manter a qualidade de vida.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #222 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 21:36:57 »
Eu acho que depressão é natural e que todos passam. Mas talvez não seja útil para manter a qualidade de vida.
Existe a depressão normal e a doença, onde a linha tênue é a vida social e familiar prejudicada. O ânimo de vida é sinal de saude mental. 
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #223 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 00:18:22 »
Ele acha que essa é a posição ateísta, de alguém que não sofrerá conseqüências do suicídio após a morte, a não ser a privação da vida em si.

Se a vida não vale a pena é evidente que matar-se é possibilidade interesante para o Ateu! se privar de uma vida indigna e cheia de sofrimentos é solução viavel!porque sofrer se deixar de existir é solução para isso?
Insiste nisso, meio como se ateus tendessem, ou devessem tender, a ser mais suicidas. Só porque ele quer.

Eu não quero nada! é só uma questão de logica razoavel! quem optaria sofrer tendo uma solução interessante que acaba com a dor? e pra sempre heimm!

Essa visão pode tanto ser de teístas quanto de ateus, e tanto teístas quanto ateus podem ter razões para preferir a vida à morte. Os teístas terão justificativas sobrenaturais, apenas, não comprovadas; ateus só tem a certeza de que essa é a única vida que tem, então se se matarem não tem segunda chance, perdão no paraíso, limbo, inferno, nada. É aproveitar enquanto dá, e não esperar ajuda de deuses ou outros seres sobrenaturais para mudar o que deixa insatisfeito com a vida como está, por a mão na massa, não achando que a vida é "fixista".

Conversa pra boi dormir! O teista teme sofrer pelos seus atos e sabe que se matando vai piorar e muito a sua situação! já o Ateu tem a certeza de que ali na hora da morte ele resolve o problema e acaba com a dor, dizer que o sujeito prefere seguir com uma vida desgraçada, só porque é unica… poe ate mamute pra dormir, imagine boi…

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #224 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 01:24:59 »

Se a vida não vale a pena é evidente que matar-se é possibilidade interesante para o Ateu! se privar de uma vida indigna e cheia de sofrimentos é solução viavel!porque sofrer se deixar de existir é solução para isso?

E o que te faz pensar que a vida não vale a pena para um ateu? E se uma pessoa acha sua vida indigna e cheia de sofrimentos, acha mesmo que religião irá impedí-la de cometer suicídio?

Você fala como se todos os suicidas fossem ateus. Posso te garantir que não são.

Eu não quero nada! é só uma questão de logica razoavel! quem optaria sofrer tendo uma solução interessante que acaba com a dor? e pra sempre heimm!

Então por que este fórum tem mais de 300 usuários participando, sendo a maioria se declarando ateísta? Não seria de se esperar que estivessem todos cortando seus pulsos com giletes em suas casas ao invés de estarem participando de um fórum de internet?

Conversa pra boi dormir! O teista teme sofrer pelos seus atos e sabe que se matando vai piorar e muito a sua situação! já o Ateu tem a certeza de que ali na hora da morte ele resolve o problema e acaba com a dor, dizer que o sujeito prefere seguir com uma vida desgraçada, só porque é unica… poe ate mamute pra dormir, imagine boi…

Quem está dizendo isso é você, e não um ateu. Eu te digo que dadas as circunstâncias e na hora do desespero, seja ateu ou seja espírita, a pessoa se mata.

Creio que já te escreveram por mais de mil vezes que ateus dão sentidos às suas vidas. E você por mais de duas mil vezes ignora o que a gente escreve. Que tal parar de bancar a porta e começar a interagir com o que a gente escreve?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!