Autor Tópico: Dicas de Livros  (Lida 31694 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Dicas de Livros
« Resposta #150 Online: 06 de Junho de 2009, 17:04:58 »

Um livro interessante.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #151 Online: 06 de Junho de 2009, 17:13:13 »

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #152 Online: 06 de Junho de 2009, 17:17:23 »
Qualquer obra do Tsai Chih Chung

Offline ARQPITA

• Nível 01
  • *
« Resposta #153 Online: 18 de Junho de 2009, 00:33:13 »
1. LOLITA_ VLADIMIR NABAKOV (LITERATURA FINA E DE ALTO NÍVEL);
2. CEM ANOS DE SOLIDÃO_ GABRIEL G. MARQUEZ(APRENDENDO O QUE É SER LATINO AMERICANO);
3. VIGIAR E PUNIR_ MICHEL FOCAULT (LIVRO ACADÊMICO, MAS IMPORTANTE PARA FORMAR CONSCIÊNCIAS);
4. REINAÇÕES DE NARIZINHO_ MONTEIRO LOBATO (SER BRASILEIRO, O QUE É?);
5. O TEMPO E O VENTO_TODOS OS VOLUMES_  ÉRICO VERÍSSIMO (I-M-P-R-E-S-S-I-O-N-A-N-T-E).

LER ESSAS CINCO OBRAS VALE UMA VIDA.
ABRÇS.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #154 Online: 18 de Junho de 2009, 12:30:05 »
Ei, como tem uma obra de um russo em primeiro lugar?

E como tu se atreveu a citar Focault, um francês?

TU TRAIU O MOVIMENTO UFANISTA LATINO-AMERICANO VEIO!

Offline ARQPITA

• Nível 01
  • *
« Resposta #155 Online: 18 de Junho de 2009, 13:06:56 »
a dica nao foi para vc, lela. foi o john quem pediu a lista.
quanto ao seu sarcasmo e deboche, acredito ser mais produtivo e maduro ignorá-los.
abrçs.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #156 Online: 18 de Junho de 2009, 13:10:51 »
 :P

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #157 Online: 18 de Junho de 2009, 14:25:08 »
1. LOLITA_ VLADIMIR NABAKOV (LITERATURA FINA E DE ALTO NÍVEL);
2. CEM ANOS DE SOLIDÃO_ GABRIEL G. MARQUEZ(APRENDENDO O QUE É SER LATINO AMERICANO);
3. VIGIAR E PUNIR_ MICHEL FOCAULT (LIVRO ACADÊMICO, MAS IMPORTANTE PARA FORMAR CONSCIÊNCIAS);
4. REINAÇÕES DE NARIZINHO_ MONTEIRO LOBATO (SER BRASILEIRO, O QUE É?);
5. O TEMPO E O VENTO_TODOS OS VOLUMES_  ÉRICO VERÍSSIMO (I-M-P-R-E-S-S-I-O-N-A-N-T-E).

LER ESSAS CINCO OBRAS VALE UMA VIDA.
ABRÇS.

Ahhhhhhhh... eu não consegui terminar esse livro e me disseram que o final para "lágrimas rolarem".

Ei, você conhece um livro do Lobato chamado "O Presidente Negro"? Eu fiquei chocada e até hoje custo a acreditar que ele escreveu isso.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #158 Online: 18 de Junho de 2009, 18:57:31 »
Ei, você conhece um livro do Lobato chamado "O Presidente Negro"? Eu fiquei chocada e até hoje custo a acreditar que ele escreveu isso.
Você chegou a ler o livro ou apenas ouviu comentários?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
« Resposta #159 Online: 23 de Junho de 2009, 13:41:46 »
Não li o livro e não ouvi comentários. Li um ensaio do Roberto Pompeu de Toledo sobre o livro e, sinceramente, não acredito que ele tenha mentido ou distorcido alguma coisa. Claro que pretendo ler o livro para tirar minhas próprias conclusões mas acho que, pelos resumos e várias outras coisas que li, não vai mudar muita coisa.

Interessante é que é um livro pouco divulgado e bastante difícil de se encontrar em prateleiras de boas livrarias.

Abaixo o ensaio do Pompeu:

Vence o candidato negro. E então, nos EUA…

Um livro esquecido de Monteiro Lobato trata como sonho dourado um futuro que mais soa a pesadelo

O romance O Presidente Negro (ou O Choque das Raças), publicado por Monteiro Lobato em 1926, previa, para o ano de 2228, uma eleição presidencial nos Estados Unidos em que concorriam um negro e uma mulher, além do homem branco candidato à reeleição. Venceu o negro, ficando a mulher em segundo lugar. Como se dizia em 1926: "Hurra!". Um autor brasileiro, oitenta anos atrás, previu o que está acontecendo hoje! Como se diz em 2008: "Menos, menos". Guardemos a comemoração para depois de saber do que trata, exatamente, o livro.

Monteiro Lobato era, em 1926, aos 44 anos, o mais famoso e mais lido autor brasileiro, não só por causa do Sítio do Picapau Amarelo mas também pelo tipo do Jeca Tatu, pelos contos de Urupês e de Cidades Mortas, pelos artigos nos jornais. Era também um raro modelo de escritor que se desdobrava em empresário; entre outros empreendimentos, foi fundador, sócio majoritário ou sócio importante de sucessivas editoras (Monteiro Lobato e Cia, Companhia Editora Nacional, Brasiliense). Lobato pensava grande. Em 1926 teve um estalo: ia entrar no mercado dos EUA. Sonhou, em carta ao amigo Godofredo Rangel, vender 1 milhão de exemplares. Foi com esse propósito que escreveu O Presidente Negro.

Os EUA imaginados por ele para o ainda hoje distante 2228 tinham uma população de 314 milhões de habitantes – 206 milhões de brancos, 108 milhões de negros. Lobato tinha admiração pela grande república da América do Norte; Henry Ford, a quem dedica parágrafos entusiasmados no livro, era o seu ídolo. Os EUA de 2228, tal qual os concebeu, estavam melhor ainda por causa do aprimoramento da raça. Para começar, haviam trazido de volta as "sábias leis espartanas" de eliminação, no nascedouro, dos portadores de defeito físico. Para completar o serviço, decidira-se esterilizar "os tarados, os malformados mentais" e outros capazes de "prejudicar com má progênie o futuro da espécie".

A utopia de Lobato é o triunfo da eugenia, conceito então em voga e cujos desdobramentos práticos o mundo logo conheceria – o nazismo já dobrava a esquina. Não se procriava às tontas, em 2228, como em 1926 ou em 2008. Só podiam fazê-lo os casais portadores do "brevê de pais autorizados", emitido pelo Ministério da Seleção Artificial depois de rigorosos testes de sanidade. Esse admirável mundo novo era perturbado no entanto por um entrave incontornável – a divisão da sociedade entre brancos e negros. A questão tornou-se aguda, às vésperas da eleição presidencial de 2228, em virtude de uma cisão nas hostes brancas; embaladas pelas ilusões do feminismo, as mulheres lançaram candidatura própria. Resultado: venceu Jim Roy, o candidato dos negros.

Que fazer? Os brancos, tanto homens como mulheres, ficaram em estado de choque. As mulheres, arrependidas, correram de volta aos maridinhos. Melhor assim, mas restava o problema do inaceitável resultado eleitoral. Golpe de estado nem pensar. A Constituição dos pais fundadores continuava sagrada. Foi aí que luziu o gênio do inventor John Dudley. Ele lançou no mercado, com vistas aos consumidores negros, uma milagrosa loção de alisar o cabelo. O sucesso foi absoluto. Até Jim Roy aderiu à loção "desencarapinhante", sem suspeitar do efeito secundário que o esperto Dudley introduzira no produto: ela esterilizava o usuário. Os EUA, com isso, não só se livraram do presidente negro, morto na véspera de tomar posse em circunstâncias não muito bem esclarecidas pelo livro, mas de toda a população negra. Antecipando um famoso adepto do esporte, Lobato inventou a solução final – ele que, anos mais tarde, seria um adversário tenaz dos fascismos, tanto os europeus como o brasileiro do Estado Novo.

O sonho de arrebatar o mercado americano deu em nada. Um dos poucos editores dos EUA que se dignaram dar-lhe uma resposta explicou que o negro é "um cidadão americano, parte integrante da vida nacional, e sugerir seu extermínio por meio da sabedoria e da capacidade superior da raça branca levaria a uma dissensão tão violenta no espírito dos leitores quanto faria um conflito entre dois partidos políticos, ou duas religiões, em que um extirparia o outro". No Brasil, onde as teorias racistas foram moeda comum entre os intelectuais da segunda metade do século XIX até a primeira do XX, a história chocava menos do que naqueles EUA em que a segregação era consagrada em lei.

A moda no Brasil era acreditar na maldição da mestiçagem. Ela teria criado uma raça fraca de corpo e mentalmente inepta. Nos EUA, ao contrário, a segregação, conforme diz Lobato no livro, gerou "a glória do eugenismo humano". Lido hoje, O Presidente Negro deixa uma dúvida: o autor falava a sério ou estaria usando da ironia para denunciar o despropósito da eugenia e do racismo? O tom não engana: é a sério. Miss Jane, a personagem do livro que narra a história, tal qual a viu no "porviroscópio", um aparelho de enxergar o futuro, fala por Lobato, em O Presidente Negro, tanto quanto, nos livros para crianças, fala por ele a boneca Emília.

Fonte: Revista Veja - Edição 2053 - 26 de março de 2008
.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #160 Online: 23 de Junho de 2009, 14:42:42 »
Então, Lobato era racista?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #161 Online: 24 de Junho de 2009, 01:58:18 »
Não li o livro e não ouvi comentários. Li um ensaio do Roberto Pompeu de Toledo sobre o livro e, sinceramente, não acredito que ele tenha mentido ou distorcido alguma coisa. Claro que pretendo ler o livro para tirar minhas próprias conclusões mas acho que, pelos resumos e várias outras coisas que li, não vai mudar muita coisa.

Interessante é que é um livro pouco divulgado e bastante difícil de se encontrar em prateleiras de boas livrarias.
Eu já li outra reportagem sobre esse livro, mas a diferença é que ela era inconclusiva quanto ao autor defender a sério essa idéia. E ela se debruça mais na análise da personalidade de Lobato antes de tirar conclusões apressadas, e por isso a achei melhor construída. Até porque, se eu escrever um livro sobre um povo que defende idéias nazistas e como eles as põem em prática, isso não fará de mim um nazista.

A propósito, aqui está a outra reportagem: ../forum/topic=16368.0.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #162 Online: 16 de Julho de 2009, 02:42:26 »
A dica é "Dia De Finados", de Cees Nooteboom, um dos meus romances prediletos. Um trecho de um diálogo do livro, sobre a timidez do protagonista diante das mulheres:

“Mas eu não consigo.”
“Por que não?”
“Imagino sempre que eu sou essa mulher e que de repente chega um chato de um homem e me conta uma lorota qualquer, embora só esteja pensando em trepar.”
“Se for assim, você tem razão.”
“E se não for?”
“Aí ela logo percebe. Depende do que você disser.”
“É que eu sou muito tímido, só isso.”
“Ta bom, digamos que seja. Roda o mundo inteiro e é muito tímido para se dirigir a uma mulher. Você tem é medo de passar ridículo. Pura vaidade (...)”

Para quem quiser saber mais, leiam aqui.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #163 Online: 05 de Agosto de 2009, 19:56:51 »
Que livros de S. King recomendam?  o.o

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #164 Online: 05 de Agosto de 2009, 20:19:01 »

O Iluminado, Christine. Dizem que "IT" é muito bom, mas nao li.
Li recentemente "Buick 8" e gostei muito, mas tem gente que nao gosta.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #165 Online: 05 de Agosto de 2009, 20:20:31 »
Estou com um problema: livros demais para ler e pouco tempo. :|

Sem falar que meu leitor de e-books veio com um CD com 100 obras clássicas (Shakespeare, Dostoiévsky, Aristóteles, etc.)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #166 Online: 06 de Agosto de 2009, 02:52:06 »
Que livros de S. King recomendam?  o.o
Os volumes de contos e novelas dele são muito bons. Nightmares and dreamscapes (não sei se foi traduzido para o português) e Tripulação de Esqueletos são dois dos melhores na minha opnião. Hearts in Atlantis e Night Shift (também não sei se já foiram traduzidos) também são bem legais.

Dos romances já não gosto muito (ou melhor gosto de alguns poucos), mas além do Iluminado e Christine que o Manhattan já citou, tem o Misery (sei que já traduziram, mas não sei como ficou o título em Português), no qual foi baseado aquele filme Louca Obsessão.

EDIT: Ah, esqueci de colocar O Pistoleiro, primeiro volume da série da Torre Negra. Nunca li o resto, então não sei sobre a série toda mas esse por si só é muito bom.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 03:03:02 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #167 Online: 06 de Agosto de 2009, 03:07:53 »
Já eu estou com livros de menos e tempo demais. Pela primeira vez em muito tempo estou lendo um livro só, o Infinite Jest, do David Foster Wallace. Mas o danado é tão grande, e tão complicado, que não dá pra ler outra coisa junto. Sem contar que ele não é dividido em capítulos, em partes, nada, só um monte de blocos enormes de texto, sem nenhum ponto óbvio de parada, então é extremamente cansativo de ler... mas tem momentos tão engraçados que vale a pena.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #168 Online: 07 de Agosto de 2009, 19:39:15 »
O Bit e o Pêndulo - Tom Siegfried

Física quântica, cosmologia, genética, etc e tals, abordados pela ótica da ciência da informação.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
« Resposta #169 Online: 09 de Agosto de 2009, 22:29:33 »

O Iluminado, Christine. Dizem que "IT" é muito bom, mas nao li.
Li recentemente "Buick 8" e gostei muito, mas tem gente que nao gosta.

Questão pessoal... não gostei de Christine não. Achei bastante chato e já estava doida que acabasse logo para que eu começasse outro :P

Quanto ao "O Iluminado"... se estiver no nível do filme, então será um grande livro!!
.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #170 Online: 09 de Agosto de 2009, 23:17:22 »
Quanto ao "O Iluminado"... se estiver no nível do filme, então será um grande livro!!
Apesar de o enredo de ambos ser praticamente o mesmo (exceto pelo final e alguns pequenos detalhes), há diferenças significativas entre os dois no que diz respeito ao que está por trás da história, e na caracterização e motivação dos personagens.

Enquanto o filme foca mais no isolamento e na loucura, o livro é muito mais sobre a relação conturbada entre aquelas três pessoas, e como a situação em que eles se encontram leva essa relação ao limite (não que esse tema não esteja presente no filme também, mas ele é bem menos explorado do que no livro). O filme deixa em aberto, ou pelo menos implícito, bastante coisa que é bem explícita no livro (por exemplo qual é a do tal Tony e dos fantasmas do hotel). Além disso o filme ignora quase toda a primeira parte do livro, que se passa fora do hotel e elabora bem mais o personagem do pai e a relação violenta entre ele, a mulher e o filho.

Outras diferenças são algumas cenas presentes no livro que não estão no filme e vice-versa. Ah, e uma coisa que faz muita gente que viu o filme antes ficar um pouco frustrada ao ler o livro é que nele não tem o labirinto (mas tem outra coisa que faz a função do labirinto), nem a cena da máquina de escrever.

Bem, resumindo, tem diferenças o suficiente pro King ter ficado bem ressentido com a adaptação do Kubrick, ao ponto de anos depois ter ele mesmo feito uma outra adaptação pra TV. Aliás era meio que típico do Kubrick cortar bastante coisa dos livros que ele adaptava.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 10 de Agosto de 2009, 10:29:15 »
A relação com o alcoolismo foi bastante ignorada no filme.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #172 Online: 10 de Agosto de 2009, 21:48:02 »
Dica mais de autor que de livro: Leiam qualquer coisa do Terry Pratchett. Todos são bons, alguns melhores que outros, mas todos são muito engraçados.

E a boa notícia é que tem bastante coisa dele já traduzida para o português, e as traduções não são ruins (mas se você souber ler em inglês tente ler no original. Tem muitas piadinhas e trocadilhos que são intraduzíveis).

A relação com o alcoolismo foi bastante ignorada no filme.
Exatamente.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #173 Online: 11 de Agosto de 2009, 04:17:33 »

Também tenho livros demais, mas tempo não me falta.

Sem falar que meu leitor de e-books veio com um CD com 100 obras clássicas (Shakespeare, Dostoiévsky, Aristóteles, etc.)

É bom este negócio?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #174 Online: 11 de Agosto de 2009, 10:34:40 »
Dica mais de autor que de livro: Leiam qualquer coisa do Terry Pratchett. Todos são bons, alguns melhores que outros, mas todos são muito engraçados.

E a boa notícia é que tem bastante coisa dele já traduzida para o português, e as traduções não são ruins (mas se você souber ler em inglês tente ler no original. Tem muitas piadinhas e trocadilhos que são intraduzíveis).
Estilo Douglas Adams?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!