Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289214 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:O que estás lendo?
« Resposta #3925 Online: 23 de Julho de 2015, 10:01:13 »
Não entendo como conseguem ler tanto. Quanto tempo dedicam diariamente?

Um automatismo que muita gente tem é entrar em casa depois do trabalho e ligar a TV. Se você faz isso (ou o mesmo com o computador, celular), pode contar 3h a menos de tempo pra qualquer coisa.

Não é meu caso.

Meu caso se relaciona mais a não ter dentro do meu tempo disponível, atualmente, parcela considerável para dedicar prioritariamente a leitura.

Não que tudo que eu faça seja mais "valioso" ou "importante" do que a leitura, mas muito do que eu faço substitui a leitura de livros e é aí que eu ainda tenho dúvida sobre o quanto ou se eu deveria me reorganizar pra de fato ler livros.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3926 Online: 26 de Julho de 2015, 23:09:09 »
Estou lendo 1984 de George Orwell. O próximo será A Revolta de Atlas de Ayn Rand. O último foi A filosofia do como se, de Hans Vaihinger.

:ok:
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3927 Online: 27 de Julho de 2015, 19:19:10 »
Devoradores de Mortos, de Michael Crichton
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Skorpios

• Visitante
« Resposta #3928 Online: 28 de Julho de 2015, 07:44:53 »
A Cruz de Cinza de Luis Astorga e Fran Zabaleta.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #3929 Online: 01 de Agosto de 2015, 21:25:30 »
O próximo será A Revolta de Atlas de Ayn Rand.

Não recomendo. Apesar do livro começar relativamente bem, com o mistério quanto a figura do John Galt e o desenvolvimento de uma América Distópica, o livro acaba se estendendo muito mais que o necessário, repetindo incessantemente os mesmos pontos, o que aliado com a incapacidade da autora de escrever personagens com tons de cinza (salvo Robert Stadler e talvez o Ragnar), faz com que o livro rapidamente se torne tedioso (a menos que você seja uma pessoa que acha que precisa ler a cada 2-3 páginas como o Egoísmo é incrível, como a Razão é uma ferramenta excepcional do homem, como a Liberdade é fenomenal, salvo aos Parasitas).

Se quer ler um livro com os mesmos temas da mesma autora, tente The Fountainhead/A Nascente. Ainda é o mesmo tipo de literatura proselitista, mas é mais curto e focado em um personagem ao invés do constante balé entre Dagny, Hank e d'Anconia (e sem um discurso de quase 100 páginas na versão traduzida)
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3930 Online: 02 de Agosto de 2015, 11:35:57 »

Não recomendo. Apesar do livro começar relativamente bem, com o mistério quanto a figura do John Galt e o desenvolvimento de uma América Distópica, o livro acaba se estendendo muito mais que o necessário, repetindo incessantemente os mesmos pontos, o que aliado com a incapacidade da autora de escrever personagens com tons de cinza (salvo Robert Stadler e talvez o Ragnar), faz com que o livro rapidamente se torne tedioso (a menos que você seja uma pessoa que acha que precisa ler a cada 2-3 páginas como o Egoísmo é incrível, como a Razão é uma ferramenta excepcional do homem, como a Liberdade é fenomenal, salvo aos Parasitas).

Se quer ler um livro com os mesmos temas da mesma autora, tente The Fountainhead/A Nascente. Ainda é o mesmo tipo de literatura proselitista, mas é mais curto e focado em um personagem ao invés do constante balé entre Dagny, Hank e d'Anconia (e sem um discurso de quase 100 páginas na versão traduzida)
Hehe, já comprei o box com os três volumes e iniciarei a leitura amanhã, vamos ver o que acharei.  :ok:

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3931 Online: 02 de Agosto de 2015, 20:58:37 »
A Era das Revoluções. Comprei a coleção do Hobsbawm por uma pechincha no Submarino.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #3932 Online: 03 de Agosto de 2015, 00:28:58 »

Hehe, já comprei o box com os três volumes e iniciarei a leitura amanhã, vamos ver o que acharei.  :ok:

eu recomendo!   :ok:
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #3933 Online: 03 de Agosto de 2015, 05:48:27 »
A Era das Revoluções. Comprei a coleção do Hobsbawm por uma pechincha no Submarino.

Cara... Que inveja...
Daqui a uns três meses, se você tiver condição, mande um parecer, ainda que parcial, do Revoluções. :ok:
Eu interrompi a leitura de A Era dos Extremos na metade da obra, num periodo atribulado da vida. Preciso terminar o serviço.
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3934 Online: 03 de Agosto de 2015, 09:38:03 »

Cara... Que inveja...
Daqui a uns três meses, se você tiver condição, mande um parecer, ainda que parcial, do Revoluções. :ok:
Eu interrompi a leitura de A Era dos Extremos na metade da obra, num periodo atribulado da vida. Preciso terminar o serviço.

Ué, você começou pelo último? A "dos Extremos" eu tive que comprar à parte, não faz parte do box. Deveria... já tem um tempo de lançamento.

E 3 meses pra ler um livro? :|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3935 Online: 03 de Agosto de 2015, 10:53:22 »

eu recomendo!   :ok:
:ok:

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #3936 Online: 03 de Agosto de 2015, 11:03:31 »
[...]

(1) Ué, você começou pelo último? A "dos Extremos" eu tive que comprar à parte, não faz parte do box. Deveria... já tem um tempo de lançamento.

E 3 meses pra ler um livro? :|

(1) Longa história curta:
Havia comprado o dito por recomendação de um professor, na graduação. Lí dois capítulos, um colega me pediu emprestado e não devolveu.
3 anos mais tarde comprei novamente, dessa vez o original em inglês. Lí até a metade e parei pois havia ingressado num curso. Desde então não toquei mais no livro.

(2) Porquê não? Cada um tem um ritmo e um comportamento particular de leitura (e.g. ler tomando nota, ler mais de um livro por vez, ler 6 páginas antes de dormir). Seja lá qual for seu estilo, 3 meses seria tempo suficiente pra cobrir as 350-400 páginas do livro com tranquilidade.
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3937 Online: 03 de Agosto de 2015, 11:51:59 »
Eu li mais de 400 páginas de 1984 de George Orwell em uma semana, no entanto levei mais de 5 meses para ler as mais de 700 páginas de A filosofia do como se de Hans Vaihinger. O primeiro era um romance, e isso talvez explique em partes o motivo de eu o ter lido em tão curto espaço de tempo, já o segundo era um livro técnico sobre filosofia, mais especificamente sobre a teoria ficcionista de Hans Vaihinger, um livro muito mais massante e complicado, e por isso talvez explique o motivo de eu ter demorado tanto tempo para conclui-lo. Mas acho que este tempo de leitura depende também de outros fatores, como o fascínio que o livro lhe causa, o tempo disponível para leitura que você dispõe atualmente, e etc.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3938 Online: 04 de Agosto de 2015, 19:23:41 »
Os Frutos Dourados do Sol, de Ray Bradbury.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #3939 Online: 07 de Agosto de 2015, 09:02:06 »
"A Quarta Revolução - a corrida global para reinventar o Estado" de John Micklethwait e Adrian Wooldridge

Estou a acabar a Introdução... e li há pouco: "O Brasil encaminha-se para uma crise das pensões ao lado da qual até as da Grécia e de Detroit serão uma brincadeira de crianças". Que se passa aí no Brasil? Isto tem fundamento?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3940 Online: 07 de Agosto de 2015, 11:35:53 »
"A Quarta Revolução - a corrida global para reinventar o Estado" de John Micklethwait e Adrian Wooldridge

Estou a acabar a Introdução... e li há pouco: "O Brasil encaminha-se para uma crise das pensões ao lado da qual até as da Grécia e de Detroit serão uma brincadeira de crianças". Que se passa aí no Brasil? Isto tem fundamento?
Um exemplo: RAPHAEL GOMIDE  (19/11/2013), As filhas de servidores que ficam solteiras para ter direito a pensão do Estado: As pensões a filhas solteiras de funcionários públicos consomem por ano R$ 4,35 bilhões do contribuinte – e muitas já se casaram, tiveram filhos, mas ainda recebem os benefícios. (arquivado), Revista Época.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, 11:39:06 por Skeptikós »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #3941 Online: 07 de Agosto de 2015, 13:54:14 »
Esse problema das filhas de FP parece-me estranho... Há falta de cruzamento de dados via informática? As declarações via internet para pagamento de impostos permitem cruzar dados facilmente... entre muita outra informação processada, abonos de família para os filhos, matrículas em escolas, etc...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #3942 Online: 07 de Agosto de 2015, 15:14:15 »
E 3 meses pra ler um livro?

Pois eu levei 10 anos pra ler "Grande Sertões: Veredas", "Os Sertões" e a trilogia de Gilberto Freire: "Casa-grande e senzala, Sobrados e mocambos e Ordem e progresso".

Comecei com 20 e fui terminar aos 30; digo isso porque o cipoal que eu vislumbrei na juventude aos poucos foi se aclarando em belíssimo jardim o qual posteriormente me fez compreender a prosa machadiana e suas sutilidades.

Ri com Machado de Assis aos 30 anos apenas, e por coincidência, pois o havia tolamente abandonado na escola, por aversão e ignorância, e deparei-me com sua ironia e sarcasmo - e também delicadeza - auxiliando filhos na escola, e pude ajudá-los a compreender texto, contexto e pretexto nos textos do grande escritor.

Às vezes livros são como remédios: sua ingestão é desagradável, mas seus efeitos serão benéficos se ingerido na posologia e indicação corretas.

Acabei com os 7 Reinos. "Khalessi is coming to Westeros!"

A propósito, E off topic:

GNOSE

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #3943 Online: 07 de Agosto de 2015, 19:25:07 »

Cê sabe que ele é um historiador marxista, né?

Hobsbawm, como um velho militante de esquerda, utilizou-se do método marxista de análise histórica, sempre partindo do conceito de luta de classes.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3944 Online: 07 de Agosto de 2015, 19:46:37 »

Cê sabe que ele é um historiador marxista, né?

E?

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #3945 Online: 07 de Agosto de 2015, 21:33:36 »
E nada de especial.
Apenas me parece, por algumas de suas postagens, que você não concorda com a maioria dos posicionamentos da esquerda (e o método de análise marxista de história é um deles), e que haveria a possibilidade de ter comprado essa coleção ignorando isso.

A propósito: a pechincha que você falou é de R$ 80,00? Ou comprou mais barato que isso e o preço já subiu?
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3946 Online: 07 de Agosto de 2015, 21:49:31 »
Como já dito por outro autor: "Ele merece ser lido apesar de ser comunista, não por causa disso.". Ele escreve muito bem e tem uma visão muito interessante. Um adulto não tem problemas em separar uma coisa da outra.

Paguei R$72 com o desconto à vista.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3947 Online: 07 de Agosto de 2015, 22:31:21 »
(...)
A propósito: a pechincha que você falou é de R$ 80,00? Ou comprou mais barato que isso e o preço já subiu?

(...)
Paguei R$72 com o desconto à vista.

Nenhum dos dois valores é pechincha pra mim. hehe

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3948 Online: 08 de Agosto de 2015, 00:29:54 »
E nada de especial.
Apenas me parece, por algumas de suas postagens, que você não concorda com a maioria dos posicionamentos da esquerda (e o método de análise marxista de história é um deles), e que haveria a possibilidade de ter comprado essa coleção ignorando isso.

Já li alguns livros deles.. o melhor, a era dos extremos.

Ele é marxista mas não chega a comprometer, ele tenta contar uma história e não fica adjetivando ou julgando de maneira demasiada.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3949 Online: 20 de Agosto de 2015, 09:33:08 »
Terminei a "das Revoluções" e comecei "do Capital". Excelente. Se eu não soubesse que ele é um mega comunista, nem desconfiaria.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!