Autor Tópico: Prova científica da existência do espírito.  (Lida 40164 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Prova científica da existência do espírito.
« Resposta #200 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 20:15:23 »
Ok, a brincaderia acabou.  Video, você está suspenso por dois dias.  Os motivos são estes, retirados do nosso tópico de regras.  Se quiser, volte depois com uma atitude mais sóbria.

../forum/topic=31.0.html

É proibido cometer sofismas no fórum. Sofismas são caracterizados como falácias de uso intencional.

É proibido fazer flood no fórum. Flood é caracterizado por postar muitas vezes seguidas mensagens que atrapalham a discussão.

É proibido desvirtuar frases de outras pessoas com o intuito de fazer sofisma.

É proibido postar tópicos em áreas não apropriadas. Em caso de dúvida ou erro, reportar o tópico criado para a moderação ou se informar com ela antes.

É proibido fazer proselitismo religioso. Este ambiente serve para debates sérios, e não apenas para pregar em meio aos céticos.

É proibido desvirtuar tópicos propositalmente, com o intuito de impedir uma discussão.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #201 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 20:17:25 »

Estão falando via mediuns! agora cade o video das luvas de parafina?

Voz não interessa. A voz é do "médium" (!?), seja lá o que isso significa.

Quero ver os espítitos. Os espíritos. Cadê os espíritos?

Vc viu aquela briza no catavento? não! vi o catavento girar! eu quero ver a Briza, a briza...
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 20:20:53 »

Estão falando via mediuns! agora cade o video das luvas de parafina?

Voz não interessa. A voz é do "médium" (!?), seja lá o que isso significa.

Quero ver os espítitos. Os espíritos. Cadê os espíritos?

Vc viu aquela briza no catavento? não! vi o catavento girar! eu quero ver a Briza, a briza…

:histeria:
Video, agora virou piada.

Vai ver, o que faz o catavento girar são os duendes invisíveis do papai noel.  :histeria:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #203 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 20:26:59 »
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Suyndara

• Visitante
« Resposta #204 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 11:27:41 »
Assim não  rende, eu saio um pouquinho e perco toda a festa?  :'(

O video foi banido ou não?  :?

Ele é extremamente fraco de argumento, e fala muito parecido com alguem que conheço  ::) (se bem que já o vi no RV...é o mesmo né?)

Eu não preciso fazer um estudo de campo sobre mediunidade para refutar qualquer artigo que seja, pra isso a gente usa o método científico e a estatística  :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #205 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 11:55:07 »
Assim não  rende, eu saio um pouquinho e perco toda a festa?  :'(

A culpa é toda sua!  O que você podia estar fazendo durante um feriado de carnaval que fosse melhor do que se pendurar o dia todo no Clube Cético?

Aprenda e não erre mais, irmã.

O video foi banido ou não?  :?

Foi sim, por enquanto apenas por dois dias.  Logo estará de volta se quiser.  E se aprender a argumentar poderá inclusive continuar.

Ele é extremamente fraco de argumento, e fala muito parecido com alguem que conheço  ::) (se bem que já o vi no RV…é o mesmo né?)

É o mesmo.  Ele foi banido por um mês do RV (desde o dia 11 de fevereiro) e resolveu voltar a nos prestigiar...

mas se ele fosse fraco de argumento tudo bem.  Ficar só insistindo no apelo à misericórdia e na inversão do ônus da prova é que não dá.

Eu não preciso fazer um estudo de campo sobre mediunidade para refutar qualquer artigo que seja, pra isso a gente usa o método científico e a estatística  :ok:

Por falar nisso, você podia recriar a refutação a Ian Stevenson.  Os artigos sobre ele e Reencarnação na Wikipedia estão precisando de um trato.

Aliás, já te falei sobre nossa Wiki? :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #206 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 12:05:04 »
A culpa é toda sua!  O que você podia estar fazendo durante um feriado de carnaval que fosse melhor do que se pendurar o dia todo no Clube Cético?

Aprenda e não erre mais, irmã.

Ah, fui pra goiânia e estou sem net lá...mas valeu pelas comidas deliciosas da mamãe :P

mas se ele fosse fraco de argumento tudo bem.  Ficar só insistindo no apelo à misericórdia e na inversão do ônus da prova é que não dá.

Comportamento normal, eles sempre tumultuam tudo :stunned:

Por falar nisso, você podia recriar a refutação a Ian Stevenson.  Os artigos sobre ele e Reencarnação na Wikipedia estão precisando de um trato.

Aliás, já te falei sobre nossa Wiki? :)

Wiki? Tô mais por fora que cego em tiroteio :P

Esperava que algum deles entrasse aqui no CC pra fazer a refutação :vergonha:

Fazer artigo por artigo é muito trabalhoso e só seria interessante se isso ficasse postado em algum lugar, pq eles sempre negam a refutação e repetem o mesmo argumento furado :nojo:

Não dá pra refazer as estatísticas do Stenvenson pq o espertinho não publicou os dados nos artigos :P Mas segundo o Vitor, basta pedir por e-mail para a Universidade de Virgínia...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #207 Online: 22 de Fevereiro de 2007, 14:19:15 »
Wiki? Tô mais por fora que cego em tiroteio :P

Esperava que algum deles entrasse aqui no CC pra fazer a refutação :vergonha:

Fazer artigo por artigo é muito trabalhoso e só seria interessante se isso ficasse postado em algum lugar, pq eles sempre negam a refutação e repetem o mesmo argumento furado :nojo:

Não dá pra refazer as estatísticas do Stenvenson pq o espertinho não publicou os dados nos artigos :P Mas segundo o Vitor, basta pedir por e-mail para a Universidade de Virgínia…

Acho que você devia mesmo contribuir para a Wiki do Clube Cético; veja o link na minha assinatura ou vá para ../wiki e cadastre-se...

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #208 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 14:41:46 »
E por favor, não me venham com absurdos como a "brincadeira do copo" ou "mesas falantes", já que espírito não tem átomo, matéria, então não pode realizar uma força, pois força só existem corpos(físicos) interagem entre si.Obrigado, espero respostas.
A nossa consciência é algo imaterial. A prova disto está no envelhecimento das células que não afeta a consciência quando o corpo físico está em perfeito estado de saúde cerebral.
Uma experiência prática vemos no dia a dia quando é mostrada uma pessoa de mais de 100 anos de idade e sua consciência nunca envelhecida ainda se lembra de quase toda sua vida passada.
A consciência é uma energia cósmica imaterial que tem influência sôbre a materia.
Antes de me fazerem uma pergunta eu tenho uma única pergunta: Porque a consciência não acompanha o envelhecimento das células cerebrais?
Esta aí a prova da existência da alma?
Não tenho como provar, mas as evidências estão aí.
Abraços
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #209 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 14:57:47 »
E por favor, não me venham com absurdos como a "brincadeira do copo" ou "mesas falantes", já que espírito não tem átomo, matéria, então não pode realizar uma força, pois força só existem corpos(físicos) interagem entre si.Obrigado, espero respostas.
A nossa consciência é algo imaterial. A prova disto está no envelhecimento das células que não afeta a consciência quando o corpo físico está em perfeito estado de saúde cerebral.
Uma experiência prática vemos no dia a dia quando é mostrada uma pessoa de mais de 100 anos de idade e sua consciência nunca envelhecida ainda se lembra de quase toda sua vida passada.
A consciência é uma energia cósmica imaterial que tem influência sôbre a materia.
Antes de me fazerem uma pergunta eu tenho uma única pergunta: Porque a consciência não acompanha o envelhecimento das células cerebrais?
Esta aí a prova da existência da alma?
Não tenho como provar, mas as evidências estão aí.
Abraços
Quando uma pessoa sofre qualquer tipo de seqüela grave no cérebro, seja qual for o motivo, ela muda de personalidade e enfrenta problemas de memória. Isso indica que qualquer problema grave nas células cerebrais afeta diretamente a consciência.

Pessoas velhas tendem a ter problemas de memórias, mesmo que não significativos. Elas podem lembrar de várias coisas que aconteceram em suas vidas, mas começam a esquecer de coisas do cotidiano. Ou seja, ao contrário do que você diz, a consciência acompanha sim o envelhecimento das células e depende muito de sua saúde.

Você pode até mesmo alterar o seu modo de pensar tomando remédios ou bebendo álcool.

Precisa de mais provas de que os espíritos não existem e que a consciência humana é intrínsceca ao cérebro?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #210 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 15:08:12 »
a consciência acompanha sim o envelhecimento das células e depende muito de sua saúde.
Estou falando de uma pessoa em perfeito estado de saúde mental onde sua consciência não envelhece. Pelo certo a medida que as células fossem envelhecendo a capacidade mental do cérebro diminua acompanhando a velhice. Existem pessoas idosas super inteligentes.
Este é o fôlego de vida que o cérebro possui. ¨A Alma¨.
Em caso de distúrbio mental quem paga o pato é a consciência.
Um americano ficou mais de 20 anos em estado de coma e sua consciência ainda permanecia presente.
Veja que a consciência é algo que esta dentro, mas fora da matéria.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 15:42:24 »
Como é??? Consciência é um processo eletro-químico. Ao que me conste, não existe absolutamente nada de "imaterial" nisto.
E não muda com o tempo? Bah! E como muda! Quando eu tinha 18 anos eu era um porra-louca... com 38 estou tranquilo e sereno.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #212 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 15:49:31 »
a consciência acompanha sim o envelhecimento das células e depende muito de sua saúde.
Estou falando de uma pessoa em perfeito estado de saúde mental onde sua consciência não envelhece. Pelo certo a medida que as células fossem envelhecendo a capacidade mental do cérebro diminua acompanhando a velhice. Existem pessoas idosas super inteligentes.
Este é o fôlego de vida que o cérebro possui. ¨A Alma¨.
Em caso de distúrbio mental quem paga o pato é a consciência.
Um americano ficou mais de 20 anos em estado de coma e sua consciência ainda permanecia presente.
Veja que a consciência é algo que esta dentro, mas fora da matéria.

Erivelton, se a pessoa está em perfeita saúde mental, então a consciência está perfeita também. Pouco importa a idade das células se isso estiver ocorrendo. Que parte você não entendeu?

E a maioria dos idosos não possuem a perfeita saúde mental. A mudança de comportamento dessas pessoas é visível.

Se quiser insistir nesse ponto, precisa explicar então o porquê de pessoas que tenham perdido massa cerebral não ter a consciência perfeita. Não é você quem está alegando a separação do cérebro da alma?

Explique também, já que está aí, o porquê de remédios como Prozac mudarem o comportamento das pessoas, causando ou recuperando distúrbios mentais.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #213 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 15:52:44 »
Como é??? Consciência é um processo eletro-químico. Ao que me conste, não existe absolutamente nada de "imaterial" nisto.
E não muda com o tempo? Bah! E como muda! Quando eu tinha 18 anos eu era um porra-louca… com 38 estou tranquilo e sereno.
Quando erraram um diagnóstico neurológico meu, me receitaram Prozac. Eu, que tenho bom humor até, virei o demônio em pessoa.

Só quem passa por uma coisa assim sabe do que eu estou falando. Se eu não fosse cético, provavelmente estaria em uma Igreja Evangélica rezando para me desencapetarem. :D

O meu problema? É que aos 18 anos, eu não virei um porra-louca.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #214 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 16:00:50 »
Porra-louca é força de expressão, não no sentido literal, Ale... mas eu tinha atitudes que hoje eu não mais tenho.  :wink:

E foi um processo natural, de envelhecimento, sem nenhum agente externo.  :ok:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #215 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 07:53:57 »
Se quiser insistir nesse ponto, precisa explicar então o porquê de pessoas que tenham perdido massa cerebral não ter a consciência perfeita. Não é você quem está alegando a separação do cérebro da alma?
A alma é nossa consciência. Ela depende do funcionamento das células cerebrais para estar em condição ativa. Se o cérebro está bem a consciência também está. Se vai mau tudo com o cérebro a consciência da alma sofre as consequências.
Explique também, já que está aí, o porquê de remédios como Prozac mudarem o comportamento das pessoas, causando ou recuperando distúrbios mentais.
Existe um laço que interliga o cérebro com a consciência da alma. Entendam uma coisa: Perder a sensibilidade da memória é uma coisa, perder a consciência é outra. A consciência afirma o EU cêntrico está presente. Descartes afirmou: Se penso logo existo.
É um assunto complicado para um cético, mas entendam que os maiores mistérios da vida não são de fáceis solução.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #216 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 08:39:18 »
(Sou o único se perguntando se era para isso fazer sentido?)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #217 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 11:56:01 »
A alma é nossa consciência. Ela depende do funcionamento das células cerebrais para estar em condição ativa. Se o cérebro está bem a consciência também está. Se vai mau tudo com o cérebro a consciência da alma sofre as consequências.

Se isso não é um indicativo de que a consciência só existe no cérebro, então não sei o que é mais.

Existe um laço que interliga o cérebro com a consciência da alma. Entendam uma coisa: Perder a sensibilidade da memória é uma coisa, perder a consciência é outra. A consciência afirma o EU cêntrico está presente. Descartes afirmou: Se penso logo existo.
É um assunto complicado para um cético, mas entendam que os maiores mistérios da vida não são de fáceis solução.

Não é nada complicado. Se o cérebro pode ser alterado de forma a afetar a personalidade, é porque é ele o responsável pela consciência e não de outra forma.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #218 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 12:31:11 »

(Sou o único a ficar exasperado com a atitude ridiculamente condescendente do Erivelton?)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #219 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 12:32:45 »
Não, não é.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #220 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 13:11:23 »
Não mesmo .

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 13:29:18 »
  Sem chance.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #222 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 15:38:31 »
Se alguém aqui já foi católico sabe que na segunda parte da missa o padre fala: Eis o mistério da fé :?:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #223 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 15:45:36 »
Sabemos.  E portanto...?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #224 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 15:47:21 »
Sei. Só não sei o que tem de misterioso nela.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!