O que estou te dizendo é que tanto a lasanha, quanto os espiritos podem existir se a sua permissão! um me matando a fome e o outro falando por mediuns, sendo que os dois estão poucos se lixando da expressão prova anedotica! sem falar que no caso da lasanha estava uma delicia…
Nâo dá para comparar um espírito com uma lasanha. Lasanha sabemos que existe e pode ser comprada em qualquer supermercado ou restaurante que sirva comida italiana. Lasanha pode ser feita em casa. Até mesmo o tal ingrediente especial, se soubermos qual é, pode ser usado na receita!
Com os espíritos a coisa é diferente. Nâo se vê espíritos por aí. Os únicos que os vêem são pessoas que já estão predispostas a vê-los e não saberiam distinguí-lo de uma alucinação. Ou médiuns fajutos (desculpe o pleonasmo) que querem fazer as pessoas acreditar em tais coisas. Um cético, por mais que queira ver e vá nos centros espíritas, não consegue. Isso afeta a questão de reprodutibilidade dos efeitos, que é importante para as pesquisas científicas.
Mostre-me um espírito e a coisa muda de figura. Eu, como um cético, poderia ajudar os outros céticos a verem espíritos também, e faria com que eles pudessem ser estudados. Estudo é imprescindível para qualquer coisa, principalmente para a aceitação da idéia no ambiente cético.