Autor Tópico: Prova científica da existência do espírito.  (Lida 40162 vezes)

Suyndara

• Visitante
Re: Prova científica da existência do espírito.
« Resposta #150 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 10:59:21 »
Você tem cópia da refutação ao Stevenson, Su?

Se acha ele fraco, devia ver como é o Hernane Guimarães de Andrade…

Então Dantas,

A "nossa amiga" apareceu no tópico dizendo que eu era fake do Apodman, fez um inferno básico por lá e o moderador da céticos deletou o tópico :chorao:

Já estava para lá de 2 mil postagens, mas é claro...eles tinham que achar um jeito de "apagar" a vergonha...

Bom que aqui no CC ninguém vai apagar :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #151 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 11:01:47 »
Tem gente cuja maior contribuição para certos fóruns é a dádiva do esquecimento...

de fato, aqui ninguém vai apagar.  Além do que fazemos vários backups semanais.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #152 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 11:06:19 »
Tem gente cuja maior contribuição para certos fóruns é a dádiva do esquecimento…

de fato, aqui ninguém vai apagar.  Além do que fazemos vários backups semanais.

Por isso que gosto de vocês :)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #153 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 00:39:15 »
E quantos ceticos tem tentado replicar essas pesquisas? Quantos tem algo a dizer a respeito a não ser isso é Anedota ou argumento Ad isso Ad aquilo? Por que temos que aceitar apenas um "eu acho" dos ceticos? Esse negocio de não aceitar a AUTORIDADE de quem fala apenas porque não se viu os protocolos das experiencias, muita gente teria morrido na questão medicina e saude!
O que cansa Dantas, é não ver nenhum desses combatentes provarem que os experimentos do passado foram fraudes! ou ficar repetindo, ANEDOTA! ANEDOTA! como se resolve-se o problema é que não dá!

Ei,

Você é amigo do Vitor Moura? (o pai das evidências anedotas :P )

Eu já fefutei a porcaria do artigo do Stenveson no orkut, e o Julio Siqueira espumou de tantos palavrões e ofensas…

Engraçado que os experimentos são feitos por espíritas, usam protocolos espíritas e o método científico é mascarado e a gente pode implorar que ninguém passa as planilhas originais :wink:

Ah, ninguém merece essa insistência toda de que o espiritismo é científico! Aff!

Poxa vida Moça vc é tão "sabida"! eu sou apenas um ex frequentador DE! vai devagar comigo ai... que dizer que vc é uma pesquisadora dos fenomenos mediunicos? Com vai as suas experiencias nesse campo? Ou vc refuta apenas baseada em argumentos lidos e escrito por outros? O Julio Siqueira é uma cara que sabe o que diz! que dizer deixou o cara fulo foi? Vc deve ser boa mesmo heimm!!!
Moça esse negocio de Provas anedoticas vale tambem pra o que eu comi ontem? é que tava tão bom... pena que eu não posso "provar" que comi... mas que tava bom tava...

Tadinho do Julio.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #154 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 00:43:19 »
Nem tudo é evidência anedótica, Video…

há apelo à autoridade, apelo à misericórdia e inversão do ônus da prova também.

Não é de se admirar que a comunidade científica não se convença!

Puxa Dantas! que dizer que seu disser isso é apelo á isso ou aquilo, tá tudo resolvido em um debate?
Argumentar nem pensar né? o Dantas assim é mole de mais...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #155 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 01:14:34 »

Puxa Dantas! que dizer que seu disser isso é apelo á isso ou aquilo, tá tudo resolvido em um debate?
Argumentar nem pensar né? o Dantas assim é mole de mais…

O pior cego é aquele que não quer ver.

Você fala como se não apontássemos as falácias, ou a tivéssemos inventado só para tentar desmerecer seu texto sem embasamento algum. Não passou pela cabeça conferir o que a gente fala?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #156 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 02:10:18 »

O pior cego é aquele que não quer ver.

Você fala como se não apontássemos as falácias, ou a tivéssemos inventado só para tentar desmerecer seu texto sem embasamento algum. Não passou pela cabeça conferir o que a gente fala?

Ve se isso tem cabimento: Eu comi uma lasanha ontem, estava uma delicia, tinha um ingrediente que eu desconheço... tava otima.
 Ai vem alguem e diz: Prova Anedotica!!!!
 Pronto! tá tudo resovido e a lasanha já nem existe mas! ai é delascar! não é não?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #157 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 03:34:09 »
que dizer que vc é uma pesquisadora dos fenomenos mediunicos?
Não, ela não gosta de perder tempo.
Moça esse negocio de Provas anedoticas vale tambem pra o que eu comi ontem? é que tava tão bom… pena que eu não posso "provar" que comi… mas que tava bom tava…
Bom, só posso imaginar, devido as comparações, que você tem dificuldades em diferenciar o porque devemos questionar se fulano matou ou não fulano como diz do que se você realmente comeu o almoço de ontem como diz.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #158 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 09:15:35 »

Não é culpa minha se você prefere apelos à emoção em vez de argumentos.  Se quer moleza, me convide para jogar xadrez com você.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #159 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 13:28:47 »
Ve se isso tem cabimento: Eu comi uma lasanha ontem, estava uma delicia, tinha um ingrediente que eu desconheço… tava otima.
 Pronto! tá tudo resovido e a lasanha já nem existe mas! ai é delascar! não é não?

O que que o cú tem a ver com as calças? O que o fato de ter um tempero especial na sua comida, que nem é algo tão extraordinário ou impossível assim, muda de tão importante nas nossas vidas? Você estaria nos convencendo a usar tal tempero em tudo o que a gente come?

Continua sendo uma Evidência Anedótica por natureza a afirmação, no entanto ela não traz nada de impossível ou que nos dê um motivo para duvidar de você, e nem está tentando mudar os paradigmas da ciência. Sacou? Tal afirmação é corriqueira, e duvidar de você ou não não vai fazer muita diferença em nossas vidas.

Já as afirmações de que espíritos existem e de que milagres ocorrem parecem mais histórias de pescadores. Envolvem coisas mágicas e não presentes no mundo real e ainda tentam mudar o nosso modo de pensar. Muita pretensiosidade para pouca evidência, não?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 13:41:26 »
Tens aquário em casa?  :histeria:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #161 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 13:57:35 »
Um açude talvez?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 14:13:05 »
Um açude talvez?

Não... é aquela piada sobre associar um aquário com a masculinade... não, não estou questionando a masculinidade de ninguem... mas é que o tipo de associação feita pelo VM me fez lembrar desta piada.  :hihi:

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #163 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 18:43:17 »
Ve se isso tem cabimento: Eu comi uma lasanha ontem, estava uma delicia, tinha um ingrediente que eu desconheço… tava otima.

O que que o cú tem a ver com as calças? O que o fato de ter um tempero especial na sua comida, que nem é algo tão extraordinário ou impossível assim, muda de tão importante nas nossas vidas? Você estaria nos convencendo a usar tal tempero em tudo o que a gente come?

Continua sendo uma Evidência Anedótica por natureza a afirmação, no entanto ela não traz nada de impossível ou que nos dê um motivo para duvidar de você, e nem está tentando mudar os paradigmas da ciência. Sacou? Tal afirmação é corriqueira, e duvidar de você ou não não vai fazer muita diferença em nossas vidas.

Já as afirmações de que espíritos existem e de que milagres ocorrem parecem mais histórias de pescadores. Envolvem coisas mágicas e não presentes no mundo real e ainda tentam mudar o nosso modo de pensar. Muita pretensiosidade para pouca evidência, não?

O que estou te dizendo é que tanto a lasanha, quanto os espiritos podem existir se a sua permissão! um me matando a fome e o outro falando por mediuns, sendo que os dois estão poucos se lixando da expressão prova anedotica! sem falar que no caso da lasanha estava uma delicia...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #164 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 20:14:23 »
O que estou te dizendo é que tanto a lasanha, quanto os espiritos podem existir se a sua permissão! um me matando a fome e o outro falando por mediuns, sendo que os dois estão poucos se lixando da expressão prova anedotica! sem falar que no caso da lasanha estava uma delicia…

Perfeito.

Quando estiver pronto para mostrar evidências da existência de espíritos, estamos aqui.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #165 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 21:14:24 »
VideoMaker, para a comparação ser mais apropriada, deveria de descrever a lasanha como "invisível e que só você pode tocar".
Então mesmo que estivéssemos o observando, iria depender plenamente de sua palavra se realmente comeu uma lasanha ou só está inventando. É exatamente como o medium: não vemos o espírito e só ele pode tocar, logo fica tudo dependendo da palavra dele se o espírito existe ou está inventando.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #166 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 21:57:37 »
O que estou te dizendo é que tanto a lasanha, quanto os espiritos podem existir se a sua permissão! um me matando a fome e o outro falando por mediuns, sendo que os dois estão poucos se lixando da expressão prova anedotica! sem falar que no caso da lasanha estava uma delicia…

Nâo dá para comparar um espírito com uma lasanha. Lasanha sabemos que existe e pode ser comprada em qualquer supermercado ou restaurante que sirva comida italiana. Lasanha pode ser feita em casa. Até mesmo o tal ingrediente especial, se soubermos qual é, pode ser usado na receita!

Com os espíritos a coisa é diferente. Nâo se vê espíritos por aí. Os únicos que os vêem são pessoas que já estão predispostas a vê-los e não saberiam distinguí-lo de uma alucinação. Ou médiuns fajutos (desculpe o pleonasmo) que querem fazer as pessoas acreditar em tais coisas. Um cético, por mais que queira ver e vá nos centros espíritas, não consegue. Isso afeta a questão de reprodutibilidade dos efeitos, que é importante para as pesquisas científicas.

Mostre-me um espírito e a coisa muda de figura. Eu, como um cético, poderia ajudar os outros céticos a verem espíritos também, e faria com que eles pudessem ser estudados. Estudo é imprescindível para qualquer coisa, principalmente para a aceitação da idéia no ambiente cético.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #167 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 22:08:59 »
Mostre-me um espírito e a coisa muda de figura.
Não dá, é superstição, ele vai sugerir que algo seja um espírito enquanto pode haver outra explicação.
Exemplo bom é como ele respondeu antes isso: mostrou uma pessoa que diz incorporar espíritos (medium).
Perguntas: 1 - Nesse caso a hipótese de que a pessoa não esteja falando a verdade, o que está dentro as leis da física conhecidas, deve de ser descartada? Porque, sendo que explicaria o acontecimento sem nessecidade de uma nova teoria para explicar algo já explicado? 2 - Em que diferem um medium de um qualquer dizendo ser um espírito?

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #168 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 23:11:23 »
Mostre-me um espírito e a coisa muda de figura.
Não dá, é superstição, ele vai sugerir que algo seja um espírito enquanto pode haver outra explicação.
Exemplo bom é como ele respondeu antes isso: mostrou uma pessoa que diz incorporar espíritos (medium).
Perguntas: 1 - Nesse caso a hipótese de que a pessoa não esteja falando a verdade, o que está dentro as leis da física conhecidas, deve de ser descartada? Porque, sendo que explicaria o acontecimento sem nessecidade de uma nova teoria para explicar algo já explicado? 2 - Em que diferem um medium de um qualquer dizendo ser um espírito?

Vc já esteve em uma situação de um fenomeno mediunico?
Qual a explicação mais simples para o fenomeno?
Responda essas duas e vamos em frente!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #169 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 23:49:02 »
Não. Se eu tenho um pensamento crítico isso é umas das últimas coisas que tenho vontade de fazer. Lembro de ter passado por experiências paranormais, ver fantasmas, mas antes de começar a desenvolver ceticismo, depois disso nada de extraordinário ocorre mais.

Qual a explicação mais simples? Não há espírito, somente pessoas que dizem que há.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #170 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 03:09:11 »
Vc já esteve em uma situação de um fenomeno mediunico?
Não, mas não é estranho que só ocorram em locais onde há médiuns e espíritas? E nunca em locais onde há céticos?
Qual a explicação mais simples para o fenomeno?
Mentira por parte dos espíritas? Auto-enganação? Ilusão? Um ET do futuro brincando com um programa de holograma? As fadas da floresta amazônica pregando uma peça? Ou seria o Monstro Espaguete Voador?
Responda essas duas e vamos em frente!
Já ficou pra trás já!

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #171 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 11:22:33 »

Não, mas não é estranho que só ocorram em locais onde há médiuns e espíritas? E nunca em locais onde há céticos?

Então vc não testou ou se quer viu um fenomeno mediunico, e mesmo assim acha que pode atestar que é isso ou aquilo? quem disse que fenomenos mediunicos não acontecem diante de ceticos? como é que vc pode afirmar isso, sem mesmo ter visto um de perto? O medium é veiculo para acontecer o fenomeno, como é que vc quer que aconteça o fenomeno sem mediuns por perto? muito confuso isso., muito...

Mentira por parte dos espíritas? Auto-enganação? Ilusão? Um ET do futuro brincando com um programa de holograma? As fadas da floresta amazônica pregando uma peça? Ou seria o Monstro Espaguete Voador?

Vc testou cada possibilidade dessas? verificou mesmo? ou é mas um achismo sem funadamentos praticos? realmente tá ficando chato, ou vc mostra algo ou vai ficar improdutivo nosso debate!

Já ficou pra trás já!

Não ficou não!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #172 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 12:00:38 »

Então vc não testou ou se quer viu um fenomeno mediunico, e mesmo assim acha que pode atestar que é isso ou aquilo? quem disse que fenomenos mediunicos não acontecem diante de ceticos? como é que vc pode afirmar isso, sem mesmo ter visto um de perto? O medium é veiculo para acontecer o fenomeno, como é que vc quer que aconteça o fenomeno sem mediuns por perto? muito confuso isso., muito…

Você não entendeu? Fenômenos naturais ocorrem em qualquer lugar. Por que os fenômenos espíritas não ocorrem? Por que só quem se diz médium pode interagir com os espíritos, se eles não são diferentes das pessoas normais? Por que nenhum cético veio aqui e disse ter preenciado um fenômeno legítimo?

O único motivo para um cético questionar a veracidade de algo é somente se tal coisa não existir de verdade.

Vc testou cada possibilidade dessas? verificou mesmo? ou é mas um achismo sem funadamentos praticos? realmente tá ficando chato, ou vc mostra algo ou vai ficar improdutivo nosso debate!

É você quem vem aqui dizer que eles existem. É você, portanto, que tem que demonstrar. Eu só dei várias possibilidades, algumas delas extremamente plausíveis.

Já ficou pra trás já!

Não ficou não!

Você pediu respostas e eu dei. Tá na hora de você responder satisfatoriamente o que lhe é pedido agora. Você tá me devendo muitas respostas.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #173 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 17:02:25 »
VideoMaker, poderia dizer o que há de sobrenatural em fenômenos mediúnicos? Uma pessoa falando é sobrenatural? É contra as leis da física pessoas mentirem?
Aliás, já que estou falando do que há de sobrenatural, porque geralmente as "evidências" que os mediuns nos mostram são sempre tão furadas, como a mão de parafina que pode-se achar a receita na Internet?

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #174 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 21:41:14 »

Você não entendeu? Fenômenos naturais ocorrem em qualquer lugar. Por que os fenômenos espíritas não ocorrem? Por que só quem se diz médium pode interagir com os espíritos, se eles não são diferentes das pessoas normais? Por que nenhum cético veio aqui e disse ter preenciado um fenômeno legítimo?

Porque a comunicação via radio depende de algumas variantes e de um radio para ter boa comunicação? o medium é uma pessoa normal!

É você quem vem aqui dizer que eles existem. É você, portanto, que tem que demonstrar. Eu só dei várias possibilidades, algumas delas extremamente plausíveis.

E continuo a dizer que os fenomenos mediunicos atestam isso! agora prove que não são espiritos! eu digo a autenticidade da personalidade é suficiente! pra vc não? porque? oras são plausiveis! então prove como e de que forma é feita a fraude! é pedir muito?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!