Autor Tópico: Continuaremos a comer vegetais? (era Re: Continuaremos a comer carne?)  (Lida 13798 vezes)

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
Re: Continuaremos a comer vegetais? (era Re: Continuaremos a comer carne?)
« Resposta #275 Online: 19 de Outubro de 2006, 04:09:31 »
Vegan e Tash, não vou discutir novamente este assunto de forma extensiva mais do que já discuti com vcs, não criei este tópico, ele fazia parte do tópico "Continuaremos a comer carne?" e foi dividido, já discuti bastante o assunto no outro tópico e neste. Se eu for discutir tudo novamente a cada vez que aparece algum forista vou passar minha vida discutindo dieta, pricipalmente por ser um assunto bastante complexo e extenso!

O assunto é muito polêmico, assim como existem artigos científicos a favor do vegetarianismo existem artigos contra. O que precisa ser levado em consideração é a imparcialidade do pesquisador e seu método. Não sei qual a formação de vcs mas ambos têm razão em alguns pontos e estão equivocados em outros, vale lembrar que a ciência está sempre sujeita a refutação, descobrindo e corrigindo erros, até mesmo cientistas, médicos e nutricionistas respeitáveis têm opiniões opostas em relação a dietas. Quem está certo, quem está errado ou se não tem quem esteja errado ou certo, espero que um dia descubramos.
mUKA

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #276 Online: 19 de Outubro de 2006, 10:24:28 »
O assunto é muito polêmico, assim como existem artigos científicos a favor do vegetarianismo existem artigos contra

Me perdoe, mas a questão não é o vegetarianismo. Apesar de você (e alguns dos links que você posta) atacar diretamente o vegetarianismo ele não é o foco da questão. Provar que o vegetarianismo está errado não indica que devemos comer só carne, como propõe sua dieta lowcarb.

Salvo raras excessões (como o Atheist) não temos muito conhecimento científico pra debater sobre isso, no entanto temos uma certa carga filosófica. Debater pode não chegar a lugar algum, mas sem dúvida esclarece algumas coisas. Eu decidi me tornar vegetariano após ler esse tópico, por exemplo. Foi muito conclusivo pra mim.

Quem está certo, quem está errado ou se não tem quem esteja errado ou certo, espero que um dia descubramos.

Empurrar a bola pro futuro também não é uma coisa muito legal, estamos vivendo agora, degradando (ou não) nossos corpos com dietas ruins nesse instante, não no futuro. Acho que vale a pena debater, de maneira clara e objetiva.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #277 Online: 19 de Outubro de 2006, 15:24:17 »
O assunto é muito polêmico, assim como existem artigos científicos a favor do vegetarianismo existem artigos contra

Me perdoe, mas a questão não é o vegetarianismo. Apesar de você (e alguns dos links que você posta) atacar diretamente o vegetarianismo ele não é o foco da questão. Provar que o vegetarianismo está errado não indica que devemos comer só carne, como propõe sua dieta lowcarb.

Salvo raras excessões (como o Atheist) não temos muito conhecimento científico pra debater sobre isso, no entanto temos uma certa carga filosófica. Debater pode não chegar a lugar algum, mas sem dúvida esclarece algumas coisas. Eu decidi me tornar vegetariano após ler esse tópico, por exemplo. Foi muito conclusivo pra mim.

Quem está certo, quem está errado ou se não tem quem esteja errado ou certo, espero que um dia descubramos.

Empurrar a bola pro futuro também não é uma coisa muito legal, estamos vivendo agora, degradando (ou não) nossos corpos com dietas ruins nesse instante, não no futuro. Acho que vale a pena debater, de maneira clara e objetiva.

A questão é dieta. Qual é a melhor dieta? Só vegetais? Só carne? Vegetais e carnes? E na verdade é muito mais do que isso, muitos fatos evidênciam que a melhor opção é equilibrar a dieta com vegetais e carnes. Daí a questão é levada para: Qual quantidade e proporção entre lipídios, proteínas e carboidratos é melhor para obter maior longevidade possível e menor chance de se contrair doenças, e quais as melhores fontes dessas substâncias? Essa é a questão!

Não sou contra ingestão de vegetais, sou totalmente contra a ingestão de no mínimo alguns vegetais específicos!

A dieta "lowcarb" não é minha, existem no mínimo dezenas de dietas comerciais "lowcarb" no mercado, a primeira delas data de 1863!

Todas as dietas "lowcarbs" não são dietas exclusivamente carnívoras, são dietas como o próprio nome diz, onde o consumo de carboidratos é reduzido, recomenda-se diversos vegetais nessas dietas e condena-se diversos vegetais tbm.

Não "empurro a bola pro futuro" a natureza do assunto faz isso! Mais estudos são necessários para chegar a alguma conclusão. Revisão de estudos antigos é necessária, novos estudos são necessários, isso pode levar anos, décadas até se obter algo mais conclusivo! Não é discutindo com vc que o assunto será resolvido.
mUKA

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #278 Online: 19 de Outubro de 2006, 15:39:56 »
Citação de: mUKA
muitos fatos evidênciam que a melhor opção é equilibrar a dieta com vegetais e carnes.

Sem dúvida.

A dieta "lowcarb" não é minha, existem no mínimo dezenas de dietas comerciais "lowcarb" no mercado, a primeira delas data de 1863!

Mas o tópico foi dividido porque você apresentou-nas pra gente. Foi isso que eu quis dizer.

Mais estudos são necessários para chegar a alguma conclusão. Revisão de estudos antigos é necessária, novos estudos são necessários, isso pode levar anos, décadas até se obter algo mais conclusivo! Não é discutindo com vc que o assunto será resolvido.

Não acho que a humanidade seja ignorante a ponto de não saber o que está comendo. Temos, pelo menos, uma noção. Discutir sobre os estudos já existentes é saudável, questionar é sempre uma forma de esclarecer.

O tópico foi dividido porque essa parte falava estritamente sobre a dieta lowcarb, é sobre ela que deveria ser discutido aqui e não sobre todas as dietas. Já tem outro tópico sobre vegetarianismo.

Apesar disso, respeito sua decisão de encerrar sua participação no debate e entendo sua posição.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #279 Online: 19 de Outubro de 2006, 15:41:14 »
Principais argumentos do mUKA refutados:

Nosso sistema digestório absorve muito precariamente os nutrientes existentes nos vegetais e é semelhante ao sistema digestório dos animais carnívoros: http://www.second-opinions.co.uk/carn_herb_comparison.html
...
O Artigo já se desmonta por si só. Ele apenas compara o trato digestivo do homem, do cachorro e da ovelha. No decorrer do artigo ele cita várias dietas de animais herbívoros e por que eles digerem coisas que nós não digerimos. Ele não cita dietas humanas. Você come só capim, bambu e mato? Nem eu, nem nenhum vegetariano.
...

quote author=VeganX link=topic=6416.250.html#msg137704 date=1161144120]
Aponte uma falácia!
O que vc quer dizer com "Apelo a Natureza"?

Um simples copy/paste, você pode tirar suas conclusões sobre o que eu quero dizer:

A Falácia da Lei da Natureza / Apelo à Natureza

O Apelo à Natureza é uma falácia comum em argumentos políticos. Uma versão consiste em desenhar uma analogia entre uma conclusão particular, e alguns aspectos do mundo natural - e então afirmando que a conclusão é inevitável, porque o mundo natural é similar:

textos eliminados por serem muito longos (vejam as mensagens originais)...

Complicado comentar cada detalhe!

É gigantesca a quantidade de absurdos que vcs escreveram, diversos erros dentro de acertos, diversos acertos dentro de erros, infelizmente eu não tenho tempo pra pegar na mão dos dois e ensinar o bê-á-bá da biologia.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2006, 15:43:44 por mUKA »
mUKA

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #280 Online: 19 de Outubro de 2006, 15:44:09 »
infelizmente eu não tenho tempo pra pegar na sua mão e ensinar o bê-á-bá da biologia.

É uma pena.

Editado: Não precisa ensinar, apenas aponte os erros diretamente. Sou capaz de estudar sozinho e postarei o resultado desses estudos aqui, para todos verem e tirarem suas próprias conclusões.

Editado pela segunda vez: E nem precisa apontar todos, podemos ir um à um, assim você divide o pouco tempo que tem, sou muito paciente.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2006, 15:55:10 por Tash »

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #281 Online: 19 de Outubro de 2006, 16:08:06 »
Na verdade devem ser 3 pq nunca vi caso de alergia só coloquei a alergia pois caso existisse seria um bom motivo, se vc ler o texto vai descobrir que o suposto motivo humanitário na verdade perde 100% de sua razão de existir por diversos outros motivos e não apenas isso, deixa de ser humanitário não matar gado quando se conhece toda a dinâmica da coisa.

:hein:

Desculpa, não entendi isso...

Estava falando sobre bons motivos pra se deixar de comer carne. Ou melhor, que o melhor motivo seria ter alergia a carne, como é muito improvável (não sei nem se existe isso) ter alergia a carne, então não existe outro bom motivo pra não se comer carne, pois, quanto ao argumento do sofrimento e morte de animais, não faz sentido ter essa empatia "apenas pelos bois", já que para que exista agricultura é preciso desmatar áreas gigantescas de florestas causando a morte de incontáveis espécies da fauna e flora. Outro aspecto a levar em consideração é o do aproveitamento do solo, existem áreas enormes em diversos países onde não existe mata e não é possível utilizar o solo para plantar vegetais para consumo humano mas é perfeitamente possível o cultivo de espécies vegetais que servem para alimentar gado, etc.

O problema é muito complexo e as pessoas desinformadas costumam se apoiar em argumentos falhos como por exemplo de que é possível alimentar X milhões de pessoas com um área X usada para pecuária. Muitas áreas não podem ser utilizadas para agricultura, em alguns países se todas as pessoas se tornassem vegetarianas não haveria solo suficiente para plantar e alimentar todos. O ideal é o bom aproveitamento, otimização dos recursos.
mUKA

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #282 Online: 19 de Outubro de 2006, 16:16:24 »
infelizmente eu não tenho tempo pra pegar na sua mão e ensinar o bê-á-bá da biologia.

É uma pena.

Editado: Não precisa ensinar, apenas aponte os erros diretamente. Sou capaz de estudar sozinho e postarei o resultado desses estudos aqui, para todos verem e tirarem suas próprias conclusões.

Editado pela segunda vez: E nem precisa apontar todos, podemos ir um à um, assim você divide o pouco tempo que tem, sou muito paciente.

Seria uma solução, um assunto de cada vez, devagar, no entanto, isso geraria um tópico absurdamente grande.

Este assunto tem tantas ramificações e controvérsias que não pode ser seguido linearmente.

Alguém se habilita a escrever a respeito na nossa Wiki? :)

Acho melhor a idéia do Luis de utilizar a Wiki
mUKA

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #283 Online: 19 de Outubro de 2006, 16:18:07 »
mUKA, concordo. Também cansei de tentar ensinar bioquímica...acho que um bom livro especializados pode ajudar alguns amigos do fórum!  Esse já ajudaria: Princípios de Bioquímica LEHNINGER; Esse também: Evolução: Evolução. Mark Ridley.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #284 Online: 19 de Outubro de 2006, 16:34:07 »
A propósito, algum de vocês quer umas dicas de como se cria artigos na wiki?  Fiquem à vontade para me contactar por MP.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #285 Online: 19 de Outubro de 2006, 16:56:54 »
Primeiramente, você não cita fonte alguma.

Ou melhor, que o melhor motivo seria ter alergia a carne, como é muito improvável (não sei nem se existe isso) ter alergia a carne

Realmente, nunca vi caso de alergia à carne. À não ser peixes, camarões e leite (que não é carne mas tem origem animal)

pois, quanto ao argumento do sofrimento e morte de animais, não faz sentido ter essa empatia "apenas pelos bois", já que para que exista agricultura é preciso desmatar áreas gigantescas de florestas causando a morte de incontáveis espécies da fauna e flora

Áreas gigantescas de florestas, infelizmente, já foram desmatadas e infelizmente os animais que as habitavam também já morreram. Sou definitivamente contra o desmatamento para plantação.

É possível plantar sem desmatar. É caro mas não é inviável. Cito exemplos:

http://br.news.yahoo.com/060802/5/17f9b.html (Irrigando áreas inférteis)
http://www.srjundiai.com.br/hidroponia.htm (Hidroponia).

Portanto, comparando, podemos afirmar que a criação de animais causa muito mais sofrimento, porque as mortes são frequentes, não acontecem apenas uma vez e não são de causas naturais.

Como já citado, somos parasitas e é inevitável desmatar. Seja para plantar ou criar gado, ou morar, ou construir estádios de futebol, removemos mata. A questão é que o fazemos para sobreviver (exceto no caso dos estádios). Se é inevitável que matemos outros animais, o mais ético é escolher a opção que cause a menor perda possível.

Não é porque achamos bois bonitinhos e frangos engraçadinhos. Também somos contra a criação de besouros pra produção de tinta vermelha, por exemplo. Vegetarianos são contra a morte de qualquer animal.

A Amazonia também é desmatada para plantio de pastos (sic). Se você não sabe, a produção extensiva de gado exige a plantação de pasto. Após uma série de plantações e consumo a terra fica infértil e desmatam mais floresta pra criar novos pastos, abandonando a terra infértil. É por isso e demais fatores que consideram a produção extensiva de gado (que é dominante no Brasil) uma das práticas mais nocivas para o ambiente.

Alguma outra dúvida quanto à ética?

Outro aspecto a levar em consideração é o do aproveitamento do solo, existem áreas enormes em diversos países onde não existe mata e não é possível utilizar o solo para plantar vegetais para consumo humano mas é perfeitamente possível o cultivo de espécies vegetais que servem para alimentar gado

Com a tecnologia atual é possível aproveitar esses espaços pra plantações sim. Por que não o fazem? Porque gado é mais barato, por enquanto, já que terras brasileiras tem abundância de água e pasto.

Muitas áreas não podem ser utilizadas para agricultura

Desertos, provavelmente. Já que onde cresce pasto, há terra apta a ser preparada pra plantar outros tipos de cultura. Além do mais, pasto plantado várias vezes degrada o solo. Existem técnicas de plantio com culturas alternadas (trigo/soja por exemplo) que mantém sempre nutrientes para uma próxima plantação, sem aditivos.

em alguns países se todas as pessoas se tornassem vegetarianas não haveria solo suficiente para plantar e alimentar todos.

Estatísticas? Modo de produção desses países?

O ideal é o bom aproveitamento, otimização dos recursos.

E minimização do impacto na natureza.

A propósito, algum de vocês quer umas dicas de como se cria artigos na wiki?  Fiquem à vontade para me contactar por MP.

Ótima idéia, tenho conhecimento do funcionamento do MediaWiki (software que roda o Wiki do CC) e assim que puder iniciarei lá um artigo. É ideal porque também é possível iniciar discussões.

Atheist

• Visitante
« Resposta #286 Online: 25 de Outubro de 2006, 09:20:29 »
Eita, isso continuou!!

Se comentou sobre a agricultura ser mais vantajosa que a pecuária por poder ter rotação de cultura e não empobrecer o solo... No entanto, é preciso lembrar que para ter uma dieta saudável vegana é preciso um elenco de vegetais que não são simplesmente trigo e soja. Na imensa maioria dos casos é necessário o cultivo em estufas até mesmo climatizadas para oferecer alimentos à demanda atual. Imaginem se todos virassem veganos!!!

Por outro lado, os produtos industrializados são enriquecidos com minerais e vitaminas necessárias a uma alimentação saudável. Neste caso, basta não ser extremista e utilizar tais alimentos, que é possível ser vegano e não ter problemas com vitamina B12, por exemplo.

Ainda, uma área que está iniciando há algum tempo e que promete muito é a nutrigenômica/nutrigenética. Uma vez que diferentes pessoas têm metabolismos diferenciados não se pode mais generalizar e dizer que uma determinada dieta é boa para todos, nem quais são as necessidades diárias de cada nutriente, pois isso pode variar de pessoa para pessoa. Quem sabe num futuro próximo seja possível elaborar uma dieta baseada no perfil genético do indivíduo!

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #287 Online: 25 de Outubro de 2006, 10:08:36 »
Citação de: Atheist
Na imensa maioria dos casos é necessário o cultivo em estufas até mesmo climatizadas para oferecer alimentos à demanda atual.

Fiquei curioso, que tipos de vegetais são tão rigorosos assim que não tenham uma alternativa de baixo custo?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #288 Online: 25 de Outubro de 2006, 10:28:54 »
Na imensa maioria dos casos é necessário o cultivo em estufas até mesmo climatizadas para oferecer alimentos à demanda atual.

Fiquei curioso, que tipos de vegetais são tão rigorosos assim que não tenham uma alternativa de baixo custo?

Tenta criar alface na sibéria.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #289 Online: 25 de Outubro de 2006, 10:30:07 »

Não estamos na Sibéria e alface não tem propriedades nutritivas que não possam ser adquiridas com outro alimento. Alface é basicamente fibra e água.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #290 Online: 25 de Outubro de 2006, 10:37:18 »

Não estamos na Sibéria e alface não tem propriedades nutritivas que não possam ser adquiridas com outro alimento. Alface é basicamente fibra e água.

Então o povo da Sibéria não pode ser vegetariano?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #291 Online: 25 de Outubro de 2006, 10:56:12 »

Então o povo da Sibéria não pode ser vegetariano?

Nos desertos gelados siberianos provavelmente não. Lá vivem poucas pessoas que se alimentam de uma produção pequena de animais, não se compara à produção exagerada de carne do Brasil (que poderia ser vegetariano facilmente). A questão lá é de sobrevivência, eles tem que comer as renas ou morrem.

Atheist

• Visitante
« Resposta #292 Online: 26 de Outubro de 2006, 01:30:09 »
Hortifruti em geral não cresce bem em qualquer lugar e precisam de muitos cuidados e muito defensivo (bem mais que soja).

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #293 Online: 26 de Outubro de 2006, 17:20:35 »
Tash...acredite, aqui no Brasil ainda tem gente que come calango!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #294 Online: 26 de Outubro de 2006, 19:08:50 »
Tash...acredite, aqui no Brasil ainda tem gente que come calango!

Por causa do clima da região ou da baixa renda? Enfim, tanto faz. Não estou dizendo que todo mundo tem que virar vegetariano agora, isso seria uma idéia utópica.

No mais, esse tópico não era sobre a "dieta da carne"? O outro tópico (esse é resultado de divisão) é que fala sobre vegetarianismo. Eu mencionei sobre rotação de culturas (que foi o que deu inicio a essa discussão paralela) porque o próprio argumentador à favor dessa "dieta da carne" colocou um link que não provava nada, apenas criticava o vegetarianismo.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #295 Online: 04 de Outubro de 2007, 23:14:02 »
Mais um estudo pra detonar vegetarianismo e que demonstra a superioridade da dieta carnívora.

../forum/topic=13316.0.html#msg243806
mUKA

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #296 Online: 05 de Outubro de 2007, 10:56:25 »
Mais um estudo pra detonar vegetarianismo e que demonstra a superioridade da dieta carnívora.

Exceto pelo fato de que a notícia é para minhocas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #297 Online: 05 de Outubro de 2007, 12:44:28 »

Já é alguma coisa. O VideoMaker por exemplo já se beneficiaria muito desse estudo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #298 Online: 05 de Outubro de 2007, 13:36:59 »
Agora sei que não devo alimentar minhas minhocas com doces, para que elas vivam mais quinze anos, fantástico!
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #299 Online: 05 de Outubro de 2007, 23:33:59 »

Nenhum estudo, inclusive de substâncias que serão usadas por pessoas, são feitas com pessoas (exceto quando a substância será realmente usada por humanos e o estudo passou com sucesso nas etapas anteriores realizadas em animais), durantes anos os estudos de novas substâncias são realizadas em outros seres, microorganismos diversos, larvas, moscas, ratos, coelhos, porcos, cães, macacos, etc. Existem muitos modelos usados em estudos em laboratório, e quando algo funciona em algum modelo desses a probabilidade de ter correlação com humanos é muito grande!

No caso das dietas que limitam, reduzem ou eliminam carboidratos, os resultados benéficos já são conhecidos, existem alguns estudos modernos a respeito além dos resultados puramente empíricos obtidos pelo público.
mUKA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!