Autor Tópico: Continuaremos a comer vegetais? (era Re: Continuaremos a comer carne?)  (Lida 13797 vezes)

Offline VeganX

• Nível 01
  • *
Re: Continuaremos a comer vegetais? (era Re: Continuaremos a comer carne?)
« Resposta #250 Online: 16 de Outubro de 2006, 23:15:15 »
Olá Sr. mUKA

Quanto aos vegetarianos que aparecem com as mesmas falácias que já foram expostas e/ou argumentos que já foram refutados, parei de escrever, basta lerem http://paleodiet.com/ (principalmente o artigo THE NAÏVE VEGETARIAN http://www.second-opinions.co.uk/vegetarian.html )

Um defensor da dieta "Fred Flintstone", hein?  :hihi:

Confesso, não cheguei a ler todo o artigo, mas posso dizer que numa primeira vista, seus argumentos são tão fracos que até me assusta que alguém siga uma dieta altamente perigosa para o organismo a médio e longo prazo.

Numa olhada rápida, já vi uma coleção de falácias:

Argumentum ad Ignorantiam, Generalização Grosseira, Apelo a Natureza, Declive Escorregadio...

Enfim, eu demoraria muitas horas para responder a cada argumento apresentado, mas posso dizer que as respostas são extremamente simples e se o vegetarianismo fosse tão danoso quanto ele foi apresentado nesse estudo, eu não estaria vivo hoje, nem eu nem milhões de pessoas pelo mundo.

Você já fumou ou fuma atualmente? eu fui fumante por alguns anos e posso dizer que embora eu esteja livre do vício (que é comprovadamente danoso ao organismo) atualmente, eu adorava fumar, gostava mesmo e admito que sempre que chego perto de um fumante dá uma vontade danada de dar umas tragadas.  :)

Agora se um médico ou estudioso aparecer dizendo que o cigarro não é tão prejudicial assim como dizem, tudo não passa de "teorias da conspiração" e é a combinação cigarro + café que faz mal, não o cigarro puro, eu deveria ignorar as milhares de pessoas que morreram de doenças causadas pelo tabagismo e voltar a fumar?

Offline Munique

• Nível 08
  • *
« Resposta #251 Online: 16 de Outubro de 2006, 23:17:32 »
Cadê o tópico em que eu havia postado? Er.. não riam de mim... :-P Nã tô encontrado um outro tópico do mesmo assunto em que postei ontem!

De qualquer forma, tem gente se preocupando tanto com as proteínas consumidas por um vegetariano... é só vocês consultarem uma tabela nutricional para constatarem que a soja possui mais proteína por grama que as carnes, assim como outros alimentos de origem vegetal.

Pra quem em outro post havia falado sobre a relação entre proteína e evolução do cérebro humano(NUNCA vi nenhum artigo sério que falasse sobre isso!), mesmo que isso faça sentido não justifica o fato de sermos carnívoros.

Mas como tem gente que adora uma carninha e um churrasco, aproveitem esse prazer!! ^_^
Munique
"Ando devagar porque já tive pressa..."

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #252 Online: 17 de Outubro de 2006, 00:29:38 »
Mas a questao nao e nem so proteina por grama. Tem a questao da absorcao, tem a questao dos aminoacidos que o vegetal possui, etc.

so.

Plantas não possuem sistema nervoso, nem ao menos cérebro, isso quer dizer que se por acaso eu "mal tratar" ela, não estarei causando sofrimento, ao contrário do que aconteceria caso fosse com um animal. Plantas não pensam, não choram, não se comunicam, não se mechem... enfim elas vivem, mas apenas vivem nada mais.
Existem estudos que dizem que as plantas sentem e sofrem. Depois dou uma procurada, que agora ja passa de meia noite.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2006, 00:32:55 por Felius »
"The patient refused an autopsy."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #253 Online: 17 de Outubro de 2006, 06:07:17 »
Este assunto tem tantas ramificações e controvérsias que não pode ser seguido linearmente.

Alguém se habilita a escrever a respeito na nossa Wiki? :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #254 Online: 17 de Outubro de 2006, 06:09:45 »
Cadê o tópico em que eu havia postado? Er.. não riam de mim... :-P Nã tô encontrado um outro tópico do mesmo assunto em que postei ontem!

Ah, sim :)  tempos atrás o tópico tomou um rumo um tanto inesperado, e com isso foi dividido.  A sua postagem anterior está na outra bifurcação do tópico e pode ser lida em ../forum/topic=1642.550.html#msg137065

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #255 Online: 17 de Outubro de 2006, 06:12:06 »
Não faço dieta 100% carnívora e não posso chutar um percentual exato mas muito provavelmente como algo entre 80 a 99% alimentos de origem animal. Estou vivo. Exceto em raras ocasiões festivas onde não gosto de ser "anti-social", minha dieta do dia-a-dia é http://paleodiet.com/

Quanto aos vegetarianos que aparecem com as mesmas falácias que já foram expostas e/ou argumentos que já foram refutados, parei de escrever, basta lerem http://paleodiet.com/ (principalmente o artigo THE NAÏVE VEGETARIAN http://www.second-opinions.co.uk/vegetarian.html )

Na... me enganei... :|

:lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #256 Online: 17 de Outubro de 2006, 09:44:49 »
Ja disse e repito, além do aspecto moral, todas os outros argumentos contra ou a favor do vegetarianismo são ridículos.....

Somos onívoros, ONIVOROS, não carnívoros e nem herbívoros.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #257 Online: 17 de Outubro de 2006, 10:04:42 »
Ja disse e repito, além do aspecto moral, todas os outros argumentos contra ou a favor do vegetarianismo são ridículos.....

Apesar de controversos, os argumentos relativos a motivos de saúde, ecologia e economia são relevantes e merecem estudo.   Nem que seja para desfazê-los de vez.

Offline VeganX

• Nível 01
  • *
« Resposta #258 Online: 17 de Outubro de 2006, 10:08:44 »

Gostaria de conhecer um ser humano com dieta herbívora, se alimentar assim provavelmente traz graves deficiências nutricionais, além de precisar de vááááááários quilos de comida para atingir as 2500 kcal diárias...  :hihi:

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #259 Online: 17 de Outubro de 2006, 11:06:22 »
VeganX, francamente, herbivora nao quer dizer que so come alface nao ta. Herbivoros comem plantas, sejam sementes, graos, ou folhas.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #260 Online: 17 de Outubro de 2006, 12:45:30 »
Eu vi um estudo que dizia que a expectativa de vida das pessoas vegetarianas é maior do que a das "carnívoras". Não sou vegetariano, mas acho que não existe argumento melhor do que esse...
(também acho o argumento econômico interessante)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #261 Online: 17 de Outubro de 2006, 12:57:23 »
Eu vi um estudo que dizia que a expectativa de vida das pessoas vegetarianas é maior do que a das "carnívoras". Não sou vegetariano, mas acho que não existe argumento melhor do que esse...
Sim, mas pra que viver muito se voce nao tem certos prazeres. Pra que eu vou querer viver ate os 200 anos, se pra isso so posso comer coisas piores que oleo de figado de bacalhau?
(também acho o argumento econômico interessante)
Entao por que certos paises da africa (acho que ta num dos dois topicos falando sobre isso, mas eu nao vou procurar por mais de 30 paginas agora ne?) tiveram sucesso em acrescentar carne de porco na dieta de sua populacao, como fonte mais barata de proteinas e tal?

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #262 Online: 17 de Outubro de 2006, 13:08:47 »
Olá Sr. mUKA

Um defensor da dieta "Fred Flintstone", hein? :hihi:

Confesso, não cheguei a ler todo o artigo, mas posso dizer que numa primeira vista, seus argumentos são tão fracos que até me assusta que alguém siga uma dieta altamente perigosa para o organismo a médio e longo prazo.

Numa olhada rápida, já vi uma coleção de falácias:

Argumentum ad Ignorantiam, Generalização Grosseira, Apelo a Natureza, Declive Escorregadio...

Enfim, eu demoraria muitas horas para responder a cada argumento apresentado, mas posso dizer que as respostas são extremamente simples e se o vegetarianismo fosse tão danoso quanto ele foi apresentado nesse estudo, eu não estaria vivo hoje, nem eu nem milhões de pessoas pelo mundo.

Você já fumou ou fuma atualmente? eu fui fumante por alguns anos e posso dizer que embora eu esteja livre do vício (que é comprovadamente danoso ao organismo) atualmente, eu adorava fumar, gostava mesmo e admito que sempre que chego perto de um fumante dá uma vontade danada de dar umas tragadas. :)

Agora se um médico ou estudioso aparecer dizendo que o cigarro não é tão prejudicial assim como dizem, tudo não passa de "teorias da conspiração" e é a combinação cigarro + café que faz mal, não o cigarro puro, eu deveria ignorar as milhares de pessoas que morreram de doenças causadas pelo tabagismo e voltar a fumar?

Se essa dieta é prejudicial ao organismo vc precisa ir correndo avisar aos esquimós e diversas tribos que só se alimentam de animais, a propósito, vc sabia que os povos que se alimentam exclusivamente ou quase exclusivamente de carne gorda, não têm doenças como diabetes, cáries, cardiopatias, doenças vasculares, obesidade, etc.?

Como disse antes, não vou escrever novamente sobre o assunto, existem dois tópicos nos quais discuti muito sobre o assunto e apresentei argumentos juntamente com outros colegas do fórum.

Existe muito material publicado sobre esse assunto, o site paleodiet.com concentra no mínimo centenas de locais ricos em informações contra o vegetarianismo, são artigos cheios de referências bibliográficas e argumentação lógica e séria.

Dar apenas uma lida não leva a nada, o material é extenso e de difícil "digestão", sou biólogo e estudei o assunto por diversos anos, não espero que uma pessoa que dê uma lida num artigo mude de opinião.
mUKA

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #263 Online: 17 de Outubro de 2006, 13:43:58 »
De qualquer forma, tem gente se preocupando tanto com as proteínas consumidas por um vegetariano... é só vocês consultarem uma tabela nutricional para constatarem que a soja possui mais proteína por grama que as carnes, assim como outros alimentos de origem vegetal.

Muitas carnes têm mais proteína que a soja, não generalize. E isso não é vantagem, é desvantagem, a alimentação pobre em carboidratos deve ser rica em gordura e não em proteína!
O maior problema com a soja (e muitos outros vegetais) é que ela possui substâncias anti-nutrientes que impedem/dificultam o aproveitamento de micronutrientes (sem contar com a toxicidade de diversos vegetais, como exemplo, leguminosas, praticamente todas são muito tóxicas, motivo pelo qual é preciso cozinhar muito bem).

Pra quem em outro post havia falado sobre a relação entre proteína e evolução do cérebro humano(NUNCA vi nenhum artigo sério que falasse sobre isso!), mesmo que isso faça sentido não justifica o fato de sermos carnívoros.

Vc quer dizer relação entre gordura e o cérebro, a disponibilidade da gordura foi fundamental para o desenvolvimento evolutivo do cérebro dos mamíferos.
mUKA

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #264 Online: 17 de Outubro de 2006, 13:58:38 »

Os argumentos a favor do vegetarianismo são ridículos, os contra não são!

Sobre sermos carnívoros, herbívoros ou onívoros, veja bem, é preciso ter coerência quando se discute isso, podemos ingerir tanto vegetais quanto carnes portanto somos onívoros, existe um porém que precisa ser considerado, nosso sistema digestório é semelhante ao sistema digestório de animais que in natura só se alimentam de carne mas poderiam comer vegetais processados ou frutos, etc, vegetais sem celulose, assim como cães podem sobreviver comendo ração de origem vegetal, isso poderia significar que esses animais são onívoros mas in natura eles não buscam alimentos vegetais pois não estão "disponíveis" os alimentos vegetais que eles poderiam comer. Leões não sobem em árvore para comer frutos, apesar de terem sistema digestório capaz de digerir e absorver seus nutrientes!

Nosso sistema digestório só pode digerir e absorver uma grande parte dos alimentos de origem vegetal que foram processados e cujo conteúdo nutritivo (geralmente rico em carboidratos) foi disponibilizado.

O sistema digestório de herbívoros pode digerir e absorver uma grande parte dos alimentos de origem vegetal sem a necessidade de um pré-processamento.

Essa é a grande diferença, definitivamente não podemos digerir a grande maioria dos vegetais sem um pré-processamento, esses vegetais são tóxicos se não forem cozidos, o cozimento destrói uma grande parte das proteínas tóxicas existentes e tornam os vegetais menos tóxicos.

Assim como todos os carnívoros, não temos "máquina" (sistema digestório) para lidar com esses vegetais mas os herbívoros têm!

Somos carnívoros em nossa essência biológica, nossa máquina é de carnívoro, entretanto somos onívoros socialmente, nossa capacidade de processar a natureza e usufruir dos alimentos vegetais nos torna onívoros.

Será que existe alguma dúvida a respeito disso?
mUKA

Offline VeganX

• Nível 01
  • *
« Resposta #265 Online: 17 de Outubro de 2006, 17:25:36 »
Existem muitas dúvidas mUKA...

Este tópico está completamente dividido, eu vim respondendo lá no outro, e agora aqui também está cheio, mas tudo bem, vamos lá... :?

Eu li "por cima" o texto, por que realmente não tive tempo ainda de ler inteiro, assim que eu puder eu vou dar uma lida. ;)

Apenas deixei claro que numa primeira olhada ele está cheio de falácias! e a mais utilizada, inclusive por você é o Apelo a Natureza.

Se você tiver tempo e/ou vontade, dê uma lida no que foi postado nas últimas páginas do tópico "irmão" deste, a questão é muito maior do que simplesmente a saúde das pessoas, e fechar os olhos para algumas coisas não vai fazer elas deixarem de existir.

Sobre consumo excessivo de carne x saúde, que aparentemente é o seu assunto preferido:

Eu posso até respeitar o seu ponto de vista, mas por favor, além de povos antigos e/ou comunidades indígenas isoladas, você conhece alguma pessoa contemporânea, que sobreviva muitos anos com essa dieta?

Você se esquece, que os esquimós não consomem gordura saturada, sua alimentação é rica em omega 3, substância que não é encontrada em carne de gado, frango ou similares. Esta substância só está presente na carne de peixes e focas, graças as algas que eles comem.

Eu conheci vegetarianos idosos e pessoas que nunca comeram carne na vida, se alimentando apenas dos "tóxicos e perigosos" vegetais, e eram muito saudáveis. Será que existe um "paleotariano" idoso e com saúde? O famoso Dr. Atkins, que seguia uma dieta parecida com a paleolítica morreu de causas misteriosas, alguns dizem que foi ataque cardíaco, embora a família diga que foi outra coisa.

Eu sou gaúcho, moro na conhecida "Terra do Churrasco", aqui segundo alguns possuímos o melhor gado de corte e a melhor técnica de assar a carne do mundo, e acredito eu, um dos maiores consumos per capita de carne do Brasil, senão do mundo.

A família de meu pai era praticamente "carnívora", podia faltar qualquer coisa na mesa, menos a carne, 3x ao dia senão mais.

Nos fins de semana o churrasco era sagrado, meu tio inclusive se orgulhava de sozinho comer mais de 1kg de costela, gorda claro.

Onde eles estão hoje? de 6 homens, 4 morreram 2 de problemas cardíacos e 2 de câncer, os outros 2 que estão vivos estão com colesterol e pressão-alta.

Não gosto de atribuir um fato há uma única causa, mas vale lembrar que animais vegetarianos não têm câncer, isso é um "privilégio" de carnívoros e onívoros.

Mas não é por isso que sou vegetariano, como já disse antes, se o vegetarianismo fosse prejudicial a saúde eu ainda seria vegetariano, por vários outros fatores.

Eu disse lá em cima que o meu estado possui talvez um dos maiores consumos de carne do mundo, certo? Você já leu os dados sobre a principal causa de morte dos gaúchos?

Mais de 12% das mortes são causadas única e exclusivamente por problemas cardíacos, que obviamente não podemos atribuir somente ao consumo de carne, segundo você, provavelmente isso é causado pelo alto consumo de carboidratos...

Nas mulheres, o índice de câncer de mama também é altíssimo, qual é o principal motivo segundo os médicos? o excesso de proteína animal.

Belíssimo pensamento, "meus argumentos valem, o dos outros não..."  |(

É o que eu disse lá em cima, fechar os olhos para a realidade não vai fazer ela ser menos dura ou cruel, eu desfrutar de um prazer perigoso e egoísta fechando os olhos para a realidade e me defendendo com artigos altamente questionáveis não vai fazer a realidade mudar, no máximo eu ficar com a consciência mais tranqüila.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2006, 17:42:17 por VeganX »

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #266 Online: 17 de Outubro de 2006, 21:55:24 »
Caro colega VeganX

Existem muitas dúvidas mUKA...

Este tópico está completamente dividido, eu vim respondendo lá no outro, e agora aqui também está cheio, mas tudo bem, vamos

lá... :?

Eu li "por cima" o texto, por que realmente não tive tempo ainda de ler inteiro, assim que eu puder eu vou dar uma lida. ;)

Apenas deixei claro que numa primeira olhada ele está cheio de falácias! e a mais utilizada, inclusive por você é o Apelo

a Natureza
.

Aponte uma falácia!
O que vc quer dizer com "Apelo a Natureza"?

Se você tiver tempo e/ou vontade, dê uma lida no que foi postado nas últimas páginas do tópico "irmão" deste, a questão é

muito maior do que simplesmente a saúde das pessoas, e fechar os olhos para algumas coisas não vai fazer elas deixarem de

existir.

Sobre consumo excessivo de carne x saúde, que aparentemente é o seu assunto preferido:

Eu posso até respeitar o seu ponto de vista, mas por favor, além de povos antigos e/ou comunidades indígenas isoladas, você

conhece alguma pessoa contemporânea, que sobreviva muitos anos com essa dieta?

Você se esquece, que os esquimós não consomem gordura saturada, sua alimentação é rica em omega 3, substância que não é

encontrada em carne de gado, frango ou similares. Esta substância só está presente na carne de peixes e focas, graças as

algas que eles comem.

Dieta pobre em carboidrato é uma das dietas mais populares nos EUA, existem milhões de pessoas que seguem essa dieta.

Vc quer mais gente que sobrevive com dieta rica em carne e pobre em vegetais além dos povos tribais pra que? Se funciona pra

eles pq não funcionaria pra nós?

Existe uma tendência global para se comer mais vegetais e derivados, a indústria quer isso, produzir esse tipo de alimento é barato e rende muito dinheiro.

Esquimós que comem vegetais e seus derivados têm os mesmos problemas de saúde que o resto do mundo. Os que não comem vegetais

e seus derivados não têm essas doenças. O mesmo acontece com tribos isoladas que têm respectivamente dieta vegetariana e

dieta carnívora.

Existem muitos artigos que corroboram a hipótese de melhor saúde com dieta pobre em vegetais e rica em carnes.
E existem artigos tendenciosos escritos por vegetarianos, que na época concluiu-se ser vantajosa a dieta vegetariana, artigos  que hoje em dia estão todos refutados por novos estudos.

O próprio Departamento de Agricultura dos EUA, que era radicalmente "vegetariano", reconheceu erros do passado e modificou a pirâmide alimentar oficial, recomendando restringir a ingestão de arroz, feijão, etc. Apesar de que essa pirâmide ainda está errada mas pelo menos já foi praticamente invertida, em relação o que recomendavam antes a respeito de gorduras e carboidratos. http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/materia/materia_imprimir_15.html

Um trecho do texto que eu te passei, traduzido: "No Quenia, duas tribos, os Maasai e os Kikuyu, vivem no mesmo país, mesmo

clima, mesma política e mesmo ambiente. Os Maasai, enquanto totalmente carnívoros, bebendo somente o sangue e leite de seus

animais/gado, eram altos, saudáveis, tinham vida longa e eram magros. Os Kikuyu, enquanto totalmente vegetarianos, eram

sub-desenvolvidos fisicamente, doentes, de vida curta and pot-bellied. Durante as últimas décadas, os Kikuyu começaram a comer carne – e sua saúde tem melhorado. Desde 1960 a dieta dos Maasai também mudou, mas na direção oposta. Eles ingerem agora menos sangue, leite e carne, substituindo por milho e legumes. Sua saúde deteriorou." Esse texto é baseado num artigo científico, publicado no Lancet: McCormick J., Elmore-Meegan M.. Maasai diet. Lancet 1992; 340: 1042-3.

Existem estudos super antigos que já demonstravam o que estou defendendo. A dieta pobre em carboidratos é super antiga, a primeira publicada data de 1863.

Outro trecho, não traduzi os locais e nomes: "Um estudo dos Drs. W. S. McClellan e E. F. Du Bois mostrou que os Eskimos na Baffin Island e Greenland vivendo de uma dieta composta quase inteiramente de carne e peixe, e não comendo  amido (arroz, etc) ou alimentos contendo açúcar, sofrem poucas doenças. Esse não foi o caso dos Labrador Eskimos. Eles têm sido "civilizados" e vivem de comida em conserva, batatas desidratadas, farinha, comida enlatada e cereais. Entre esses as doenças da civilização eram abundantes." McClellan W. S., Du Bois E. F.. Prolonged meat diets with a study of kidney function and ketosis. J Biol Chem 1930; 87: 651-668.

"O Dr. Sir Robert McCarrison, trabalhando na Índia, similarmente comparou as tribos do norte – Pathans, Sikhs e Hunzas – que comem carne e vegetais frescos, têm físico esguio, eram saudáveis e de vida longa – os Madrassis, Bengalis e Kanarese – que comem pouca carne ou leite, se alimentam principalmente de arroz, são obesos e doentes." McCarrison, Sir Robert (with Sinclair, Dr. H. M.). Nutrition and Health . Faber & Faber, London, 1953

"Outros estudos pretendiam mostrar que o vegetarianismo é mais saudável. Em julho de 1994, a imprensa britânica anunciava 'Dieta vegetariana significa vida longa' baseados num estudo do British Medical Journal que dizia que vegetarianos sofrem 40% menos câncer e doenças do coração do que os "comedores de carne".

Mas o público estava sendo enganado – o estudo foi muito falho.

- O grupo de vegetarianos foi selecionado por vegetarianos e os não vegetarianos foram selecionados pelos vegetarianos também! Esta não é a maneira correta de conduzir um estudo não tendensioso!
- No grupo dos vegetarianos eram a maioria mulheres, enquanto que no grupo dos carnívoros eram maioria homens. Mulheres vivem mais que os homens. Na faixa de idade dos grupos de estudo, homens têm 4 vezes mais doenças do coração do que as mulheres, suficiente para confundir o estudo significantemente.
- Os vegetarianos eram mais jovens do que os "carnívoros" já que jovens têm menor taxa de mortalidade, era de se esperar maior mortalidade entre o grupo dos "carnívoros" do que no grupo dos vegetarianos, independetemente do tipo de dieta!"

Nesse estudo os 2 grupos não eram comparáveis e o estudo é sem valor!"

Thorogood M., Mann J., Appleby P., McPherson K.. Risk of death from cancer and ischaemic heart disease in meat and non-meat eaters . Br Med J . 1994; 308: 1667-70

Não é apenas nesse estudo que existem artimanhas tendenciosas de vegetarianos ou erros absurdos que tornam o estudo totalmente inútil! Já li vários inclusive em publicações mais novas em revistas de renome! Metodologia falha torna o estudo falho e as conclusões perdem o valor!

Poderia ficar horas, dias, meses mostrando estudos científicos que refutam a idéia do vegetarianismo como dieta saudável!

Eu conheci vegetarianos idosos e pessoas que nunca comeram carne na vida, se alimentando apenas dos "tóxicos e perigosos"

vegetais, e eram muito saudáveis. Será que existe um "paleotariano" idoso e com saúde? O famoso Dr. Atkins, que seguia uma

dieta parecida com a paleolítica morreu de causas misteriosas, alguns dizem que foi ataque cardíaco, embora a família diga

que foi outra coisa.

Eu sou gaúcho, moro na conhecida "Terra do Churrasco", aqui segundo alguns possuímos o melhor gado de corte e a melhor

técnica de assar a carne do mundo, e acredito eu, um dos maiores consumos per capita de carne do Brasil, senão do mundo.

A família de meu pai era praticamente "carnívora", podia faltar qualquer coisa na mesa, menos a carne, 3x ao dia senão mais.

Nos fins de semana o churrasco era sagrado, meu tio inclusive se orgulhava de sozinho comer mais de 1kg de costela, gorda

claro.

Onde eles estão hoje? de 6 homens, 4 morreram 2 de problemas cardíacos e 2 de câncer, os outros 2 que estão vivos estão com

colesterol e pressão-alta.

O problema não é comer vegetais ou comer carnes, a questão é outra, é o excesso de carboidratos junto com ingestão de gordura. Gordura sozinha em excesso não é prejudicial, carboidrato sozinho em excesso é prejudicial! Gordura em excesso + carboidrato em excesso é óbvio que vai ser prejudicial também!

A dieta proporcionada pela civilização moderna transforma em comestível alimentos vegetais que não estavam disponíveis antes! E esses alimentos estão cheios de carboidratos! É aí que está o problema!

Não sou contra comer vegetais, sou contra comer vegetais que precisam ser processados, cozidos, etc, para poderem ser ingeridos! As dietas, cave man, stone age, Atkins, paleo, etc, recomendam comer diversos vegetais, o q é recomendado é que se limite ou elimine o consumo de arroz, feijão, batata, massas, doces, etc, e aumente o consumo de carne.

Não gosto de atribuir um fato há uma única causa, mas vale lembrar que animais vegetarianos não têm câncer, isso é um

"privilégio" de carnívoros e onívoros.

Mas não é por isso que sou vegetariano, como já disse antes, se o vegetarianismo fosse prejudicial a saúde eu ainda seria

vegetariano, por vários outros fatores.

Eu disse lá em cima que o meu estado possui talvez um dos maiores consumos de carne do mundo, certo? Você já leu os dados

sobre a principal causa de morte dos gaúchos?

Mais de 12% das mortes são causadas única e exclusivamente por problemas cardíacos, que obviamente não podemos atribuir

somente ao consumo de carne, segundo você, provavelmente isso é causado pelo alto consumo de carboidratos...

Nas mulheres, o índice de câncer de mama também é altíssimo, qual é o principal motivo segundo os médicos? o excesso de

proteína animal.

Primeiro que nós não somos herbívoros, nosso metabolismo, sistema digestório é totalmente diferente dos herbívoros o que já seria suficiente para não podermos comparar nosso organismo com o de herbívoros em relação a propensão da dieta causar câncer.
Segundo que de onde vc tirou esse dado de que herbívoros não têm cãncer? Onde está o estudo que evidencia isso?

A maioria dos estudos que evidenciam que proteína e gordura causam danos à saúde não levam em consideração o fato de que essas pessoas comem também vegetais, e não levam em consideração o papel dos carboidratos e vegetais em conjunto com a ingestão de gorduras e proteínas animais. Vc teria que apontar quel estudo vc está se referindo, a maioria dos que eu li são permitem concluir que é o consumo de carne que causa o problema!

Existem estudos que mostram justamente o contrário do que vc afirmou!

"Um estudo analítico sobre a relação entre a dieta corrente e o risco câncer de mama foi publicado em 1994. Quando cancer de mama e consumo de carne e frutas foram comparados, ambos eram similares em pessoa com menos de 50 anos. Entretanto, em mulheres acima dos 50 que comem mais carne do que frutas nota-se a redução da incidência de câncer de mama em 30% enquanto que as mulheres que comem mais frutas do que carne a incidência de câncer de mama é 70% maior. Holmberg L., Ohlander E. M., Byers T., Zack M., Wolk A., Bergstrom R., et al . Diet and breast cancer risk. Arch Intern Med 1994; 154: 1805-11"

Belíssimo pensamento, "meus argumentos valem, o dos outros não..."  |(

É o que eu disse lá em cima, fechar os olhos para a realidade não vai fazer ela ser menos dura ou cruel, eu desfrutar de um

prazer perigoso e egoísta fechando os olhos para a realidade e me defendendo com artigos altamente questionáveis não vai

fazer a realidade mudar, no máximo eu ficar com a consciência mais tranqüila.

Não disse que meus argumentos valem e o dos outros não! Eu disse e digo de novo: Os argumentos a favor do vegetarianismo são ridículos, os contra não são!
Afirmo novamente que todos os argumentos que li ou ouvi defendendo vegetarianismo são ridículos e provo que são, com evidências científicas!
mUKA

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #267 Online: 17 de Outubro de 2006, 21:58:33 »
Citação de: mUKA
Afirmo novamente que todos os argumentos que li ou ouvi defendendo vegetarianismo são ridículos e provo que são, com evidências científicas!

http://www.quackwatch.org/03HealthPromotion/vegetarian.html

Vegetarianism based on sound nutrition principles can be a healthful choice, but neither vegetarians nor omnivores have a monopoly on healthful eating. Vegetarians are just as diverse in their health status as are nonvegetarians. Similar health benefits can be gained from both well-selected omnivorous and vegetarian diets.

Pode começar com o artigo no link, que mostra que (apesar de desnecessária) uma dieta vegetariana é uma opção saudável.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #268 Online: 17 de Outubro de 2006, 22:16:03 »

Vegetarianism based on sound nutrition principles can be a healthful choice, but neither vegetarians nor omnivores have a monopoly on healthful eating. Vegetarians are just as diverse in their health status as are nonvegetarians. Similar health benefits can be gained from both well-selected omnivorous and vegetarian diets.

Pode começar com o artigo no link, que mostra que (apesar de desnecessária) uma dieta vegetariana é uma opção saudável.

Taí mais um artigo que evidencia serem ridículos os apelos vegetarianos. E tem mais, vegetarianos que comem derivados de animais não podem ser chamados de verdadeiros vegetarianos. E os que não comem nenhum derivado de animal têm sim problemas de saúde após anos de dieta!

Vários estudos sobre problemas nutritivos em Vegans (viraram cobaias faz tempo):

Chanarin I., Malkowska V., O'Hea A-M., Rinsler M. G., Price A. B.. Megaloblastic anaemia in a vegetarian Indian community. Lancet 1985; ii: 1168

Miller D. R., Specker B. L., Ho M. L., Norman E. J.. Vitamin B-12 status in a macrobiotic community. Am J Clin Nutr 1991; 53: 524-9

Freeland-Graves J.. Mineral adequacy of vegetarian diets. Am J Clin Nutr 1988; 48: 859

Beardsworth A., Keil T.. Health-related beliefs and dietary practices among vegetarians and vegans: a qualitative study. Hlth Educ J 1991; 50 (1): 38

Callender S. T., Spray G. H.. Latent pernicious anaemia. Br J Haematol 1962; 8: 230

Halstead J. A., Carroll J., Rubert S.. Serum and tissue concentration of vitamin B 12 in certain pathologic states. N Eng J Med 1959; 260:575

Herbert V.. Vitamin B-12: plant sources, requirements and assay . Am J Clin Nutr 1988; 48: 852
mUKA

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #269 Online: 17 de Outubro de 2006, 22:19:49 »

Taí mais um artigo que evidencia serem ridículos os apelos vegetarianos. E tem mais, vegetarianos que comem derivados de animais não podem ser chamados de verdadeiros vegetarianos. E os que não comem nenhum derivado de animal têm sim problemas de saúde após anos de dieta!

Vários estudos sobre problemas nutritivos em Vegans (viraram cobaias faz tempo):

Chanarin I., Malkowska V., O'Hea A-M., Rinsler M. G., Price A. B.. Megaloblastic anaemia in a vegetarian Indian community. Lancet 1985; ii: 1168

Miller D. R., Specker B. L., Ho M. L., Norman E. J.. Vitamin B-12 status in a macrobiotic community. Am J Clin Nutr 1991; 53: 524-9

Freeland-Graves J.. Mineral adequacy of vegetarian diets. Am J Clin Nutr 1988; 48: 859

Beardsworth A., Keil T.. Health-related beliefs and dietary practices among vegetarians and vegans: a qualitative study. Hlth Educ J 1991; 50 (1): 38

Callender S. T., Spray G. H.. Latent pernicious anaemia. Br J Haematol 1962; 8: 230

Halstead J. A., Carroll J., Rubert S.. Serum and tissue concentration of vitamin B 12 in certain pathologic states. N Eng J Med 1959; 260:575

Herbert V.. Vitamin B-12: plant sources, requirements and assay . Am J Clin Nutr 1988; 48: 852

Não vi seus argumentos, só vi críticas. Você não refutou nada cientificamente. Você apenas citou uma série de estudos.

Se não notou, o artigo que publiquei é do QuackWatch, um site cético sobre práticas medicinais e muito conceituado =) O artigo é uma crítica ao vegetarianismo, indicando que ele pode ser nocivo em muitos aspectos se a dieta não for balanceada. Sinceramente a sua definição de "apelos vegetarianistas" não se encaixa a ele, duvido que o tenha lido por inteiro.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2006, 22:22:56 por Tash »

Offline VeganX

• Nível 01
  • *
« Resposta #270 Online: 18 de Outubro de 2006, 01:02:00 »
Aponte uma falácia!
O que vc quer dizer com "Apelo a Natureza"?

Um simples copy/paste, você pode tirar suas conclusões sobre o que eu quero dizer:

A Falácia da Lei da Natureza / Apelo à Natureza

O Apelo à Natureza é uma falácia comum em argumentos políticos. Uma versão consiste em desenhar uma analogia entre uma conclusão particular, e alguns aspectos do mundo natural - e então afirmando que a conclusão é inevitável, porque o mundo natural é similar:

"O mundo natural é caracterizado por competição; animais lutam contra os outros por posse de limitados recursos naturais. O capitalismo, a luta competitiva por posse de capital, é simplesmente uma parte inevitável da natureza humana. É como o mundo natural funciona."

Outra forma de apelar à natureza é argumentar que por causa dos humanos serem produtos do mundo natural, nós devemos imitar o comportamento visto no mundo natural, e que fazer diferente é "anatural".

"Claro que a homossexualidade não é natural. Quando foi a última vez que você viu dois animais do mesmo sexo acasalando?"

Robert Anton Wilson lida com essa forma de falácia em seu livro "Lei Natural". Um recente exemplo de "Apelo à Natureza" levado aos extremos é o Unabomber Manifesto.

Vc quer mais gente que sobrevive com dieta rica em carne e pobre em vegetais além dos povos tribais pra que? Se funciona pra

eles pq não funcionaria pra nós?

Eu escrevi lá em cima, os indícios mostram que as tribos que sobrevivem com dietas ricas em proteína animal, como os esquimós, são saudáveis por consumirem um nível altíssimo de ômega 3 e gorduras não-saturadas, sem falar na hipótese de geração após geração o organismo dessas tribos ter desenvolvido uma certa resistência às várias outras substâncias da carne.

A carne consumida no ocidente, de um modo geral, não possui ômega 3.

Existe uma tendência global para se comer mais vegetais e derivados, a indústria quer isso, produzir esse tipo de alimento é barato e rende muito dinheiro.

Esquimós que comem vegetais e seus derivados têm os mesmos problemas de saúde que o resto do mundo. Os que não comem vegetais

e seus derivados não têm essas doenças. O mesmo acontece com tribos isoladas que têm respectivamente dieta vegetariana e

dieta carnívora.

Não concordo com isso, eu que evito consumir produtos animais posso te dizer, é muito difícil em um supermercado comprar produtos industrializados que não contenham carne ou derivados de ovos e leite. Faça um teste, leia os rótulos, caso um dia você for comprar algo que não esteja no açougue.

O próprio Departamento de Agricultura dos EUA, que era radicalmente "vegetariano", reconheceu erros do passado e modificou a pirâmide alimentar oficial, recomendando restringir a ingestão de arroz, feijão, etc. Apesar de que essa pirâmide ainda está errada mas pelo menos já foi praticamente invertida, em relação o que recomendavam antes a respeito de gorduras e carboidratos. http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/materia/materia_imprimir_15.html

Os artigos que condenam o uso da carne são "tendenciosamente" escritos por vegetarianos, não? (Ad Hominen) Por que a recíproca não pode estar verdadeira?

Não entendi o seu argumento sobre a pirâmide alimentar recomendada pelo governo americano...  :|

Ela praticamente é contra o seu pensamento de ingestão extrema de carnes, e recomenda consumir mais óleos vegetais, que possuem os carboidratos que você tanto condena e são ricos em gordura não-saturada, ao contrário das carnes...

De qualquer forma, a pirâmide de uma dieta vegetariana balanceada não é nenhuma daquelas.

Um trecho do texto que eu te passei, traduzido: "No Quenia, duas tribos, os Maasai e os Kikuyu, vivem no mesmo país, mesmo

clima, mesma política e mesmo ambiente. Os Maasai, enquanto totalmente carnívoros, bebendo somente o sangue e leite de seus

animais/gado, eram altos, saudáveis, tinham vida longa e eram magros. Os Kikuyu, enquanto totalmente vegetarianos, eram

sub-desenvolvidos fisicamente, doentes, de vida curta and pot-bellied. Durante as últimas décadas, os Kikuyu começaram a comer carne – e sua saúde tem melhorado. Desde 1960 a dieta dos Maasai também mudou, mas na direção oposta. Eles ingerem agora menos sangue, leite e carne, substituindo por milho e legumes. Sua saúde deteriorou." Esse texto é baseado num artigo científico, publicado no Lancet: McCormick J., Elmore-Meegan M.. Maasai diet. Lancet 1992; 340: 1042-3.

É óbvio que ao "civilizar" qualquer povo que vive em maior contato com a natureza, vamos também fornecer além de benefícios, os males de nossa civilização. Não dá para colocar a culpa simplesmente na diminuição do consumo de carne.

Sobre a tribo vegetariana ser subnutrida, também não podemos colocar a culpa somente nos vegetais. Qualquer dieta mal planejada pode trazer mais malefícios do que benefícios, e uma dieta vegetariana que não tenha um mínimo de variedade, acabará resultando em carências nutricionais graves, e olha que não estou nem falando no mais famoso argumento usado pelos comedores de carne, a vitamina B12.

Sem falar em outro detalhe esquecido, a alimentação não é única culpada por problemas de saúde.

Existem estudos super antigos que já demonstravam o que estou defendendo. A dieta pobre em carboidratos é super antiga, a primeira publicada data de 1863.

Outro trecho, não traduzi os locais e nomes: "Um estudo dos Drs. W. S. McClellan e E. F. Du Bois mostrou que os Eskimos na Baffin Island e Greenland vivendo de uma dieta composta quase inteiramente de carne e peixe, e não comendo  amido (arroz, etc) ou alimentos contendo açúcar, sofrem poucas doenças. Esse não foi o caso dos Labrador Eskimos. Eles têm sido "civilizados" e vivem de comida em conserva, batatas desidratadas, farinha, comida enlatada e cereais. Entre esses as doenças da civilização eram abundantes." McClellan W. S., Du Bois E. F.. Prolonged meat diets with a study of kidney function and ketosis. J Biol Chem 1930; 87: 651-668.

Novamente os esquimós e a não-menção ao ômega 3... repare também que se eu e você começarmos a nos alimentar com comida enlatada, com certeza a nossa saúde irá se deteriorar. C :xulpa dos vegetais também?

"O Dr. Sir Robert McCarrison, trabalhando na Índia, similarmente comparou as tribos do norte – Pathans, Sikhs e Hunzas – que comem carne e vegetais frescos, têm físico esguio, eram saudáveis e de vida longa – os Madrassis, Bengalis e Kanarese – que comem pouca carne ou leite, se alimentam principalmente de arroz, são obesos e doentes." McCarrison, Sir Robert (with Sinclair, Dr. H. M.). Nutrition and Health . Faber & Faber, London, 1953

Qual é o vegetariano que consome apenas arroz? por favor, mais uma vez um exemplo de dieta desequilibrada... |(

Há vários tópicos atrás, um colega forista reclamava, com razão, de estudos comparando onívoros com dieta desequilibrada com vegetarianos com dieta equilibrada, dando a óbvia larga vantagem aos vegetarianos.

Você está usando praticamente o mesmo argumento, mas invertendo papéis!

E de 1953 até hoje, muita coisa mudou...

"Outros estudos pretendiam mostrar que o vegetarianismo é mais saudável. Em julho de 1994, a imprensa britânica anunciava 'Dieta vegetariana significa vida longa' baseados num estudo do British Medical Journal que dizia que vegetarianos sofrem 40% menos câncer e doenças do coração do que os "comedores de carne".

Mas o público estava sendo enganado – o estudo foi muito falho.

- O grupo de vegetarianos foi selecionado por vegetarianos e os não vegetarianos foram selecionados pelos vegetarianos também! Esta não é a maneira correta de conduzir um estudo não tendensioso!
- No grupo dos vegetarianos eram a maioria mulheres, enquanto que no grupo dos carnívoros eram maioria homens. Mulheres vivem mais que os homens. Na faixa de idade dos grupos de estudo, homens têm 4 vezes mais doenças do coração do que as mulheres, suficiente para confundir o estudo significantemente.
- Os vegetarianos eram mais jovens do que os "carnívoros" já que jovens têm menor taxa de mortalidade, era de se esperar maior mortalidade entre o grupo dos "carnívoros" do que no grupo dos vegetarianos, independetemente do tipo de dieta!"
.

Como eu citei antes. o mesmo tipo de estudo apresentado por você, porém com os papéis invertidos.

Não é apenas nesse estudo que existem artimanhas tendenciosas de vegetarianos ou erros absurdos que tornam o estudo totalmente inútil! Já li vários inclusive em publicações mais novas em revistas de renome! Metodologia falha torna o estudo falho e as conclusões perdem o valor!

Poderia ficar horas, dias, meses mostrando estudos científicos que refutam a idéia do vegetarianismo como dieta saudável!

Sem dúvida, eu também poderia ficar horas, dias e meses respondendo os seus estudos tendenciosos com vários outros tendenciosos ao vegetarianismo que eu posso arrumar, e ficaremos eternamente no mesmo tópico sem sair do lugar comum.

O problema não é comer vegetais ou comer carnes, a questão é outra, é o excesso de carboidratos junto com ingestão de gordura. Gordura sozinha em excesso não é prejudicial, carboidrato sozinho em excesso é prejudicial! Gordura em excesso + carboidrato em excesso é óbvio que vai ser prejudicial também!

A dieta proporcionada pela civilização moderna transforma em comestível alimentos vegetais que não estavam disponíveis antes! E esses alimentos estão cheios de carboidratos! É aí que está o problema!

Carboidrato em excesso e a falta de exercícios físicos que propiciem a sua "queima" sem dúvida é prejudicial em qualquer dieta, com um pouco de cuidado e evitando doces e massas e fácil comer apenas a quantidade necessária em uma dieta vegetariana.

Alimentos industrializados são literalmente uma bomba de carboidratos, é saudável sempre que possível, evitar seu consumo independentemente da dieta seguida.

Não sou contra comer vegetais, sou contra comer vegetais que precisam ser processados, cozidos, etc, para poderem ser ingeridos! As dietas, cave man, stone age, Atkins, paleo, etc, recomendam comer diversos vegetais, o q é recomendado é que se limite ou elimine o consumo de arroz, feijão, batata, massas, doces, etc, e aumente o consumo de carne.

Você é contra o cozimento de vegetais, por quê? a carne também não precisa ser cozida e/ou assada para ser consumida?

Não acredito que você ache que o cozimento do alimento seja algo não-natural, e que coma sua carne crua.  :o

Primeiro que nós não somos herbívoros, nosso metabolismo, sistema digestório é totalmente diferente dos herbívoros o que já seria suficiente para não podermos comparar nosso organismo com o de herbívoros em relação a propensão da dieta causar câncer.
Segundo que de onde vc tirou esse dado de que herbívoros não têm cãncer? Onde está o estudo que evidencia isso?

Nós somos onívoros, temos características tanto de carnívoros quanto de herbívoros, negar a sua natureza não vai fazer o seu corpo (ou consciência) aceitar melhor a carne. Já ouviu falar do apêndice, dentes molares, enzimas na boca e mais tantas outras "adaptações" que não existem em seres carnívoros?

Na minha opinião, embora tenhamos também a capacidade de digerir outros animais, esta prática não é algo natural aos humanos.

O que te excita mais, carne crua ou uma fruta? provavelmente a fruta vai atiçar mais o seu paladar, o que não aconteceria com outro animal que seja carnívoro.

E tem também aquela velha história, muito comum em sites vegetarianos:

Se você der para uma criança pequena que tem fome uma maçã em um coelho (vivo), o que ela irá fazer?

Muito provavelmente irá comer a maçã e brincar com o coelho.

Matar animais para comer não está no instinto humano, nós não nascemos com esta capacidade, somos ensinados e mesmo assim, a grande maioria dos onívoros se fosse deixada com fome junto com um boi vivo e uma faca afiada (o que já não algo natural) não saberia matar para comer, e mesmo que soubesse duvido muito que se sentiria a vontade fazendo isso.

Humanos geralmente têm aversão à sangue, carnívoros ao contrário, sentem atração pelo sangue.

Sobre o câncer nos animais infelizmente vou ficar te devendo a fonte, li a bastante tempo e talvez não consiga encontrar novamente. Ignore, caso achar o assunto irrelevante.

A maioria dos estudos que evidenciam que proteína e gordura causam danos à saúde não levam em consideração o fato de que essas pessoas comem também vegetais, e não levam em consideração o papel dos carboidratos e vegetais em conjunto com a ingestão de gorduras e proteínas animais. Vc teria que apontar quel estudo vc está se referindo, a maioria dos que eu li são permitem concluir que é o consumo de carne que causa o problema!

Existem estudos que mostram justamente o contrário do que vc afirmou!

"Um estudo analítico sobre a relação entre a dieta corrente e o risco câncer de mama foi publicado em 1994. Quando cancer de mama e consumo de carne e frutas foram comparados, ambos eram similares em pessoa com menos de 50 anos. Entretanto, em mulheres acima dos 50 que comem mais carne do que frutas nota-se a redução da incidência de câncer de mama em 30% enquanto que as mulheres que comem mais frutas do que carne a incidência de câncer de mama é 70% maior. Holmberg L., Ohlander E. M., Byers T., Zack M., Wolk A., Bergstrom R., et al . Diet and breast cancer risk. Arch Intern Med 1994; 154: 1805-11"

Podemos cair no exemplo do cigarro e café que eu citei lá em outro post, mas acredito que não seja o caso, agora.

Como eu já disse antes também, a dieta não é único fator que deve ser considerado em um estudo dessas proporções, vários outros fatores podem ser relevantes, como o tabagismo, pré-disposição hereditária, atividade física, consumo de álcool, conservantes, açúcar, entre outros.

Eu quando dei o exemplo da minha família, disse que não gostava de culpar uma única causa à determinado efeito, acho que não é a forma correta de se fazer uma análise. Você talvez por não gostar de vegetais ou frutas, coloca a culpa de todos os males da humanidade neles, ignorando estudos ou acusando de tendenciosos (esquecendo que os seus estudos também podem ser...).

"O cidadão John Smith teve um infarto, adorava frutas cítricas. As frutas cítricas foram as responsáveis pelo infarto"  :umm:

Não disse que meus argumentos valem e o dos outros não! Eu disse e digo de novo: Os argumentos a favor do vegetarianismo são ridículos, os contra não são!

Qualquer vegetariano que ler o que você escreve também achará ridículo, ou equivocado.

Suas "evidências científicas" já foram refutadas.

O artigo aparenta ser bem imparcial sobre o assunto.

Sobre vegetarianos que comem derivados de animal não podem ser chamados de vegetarianos é besteira. O simples ato da pessoa não comer carne nem derivados já é considerado vegetarianismo, alguns preferem usar termos como ovo-lacto, lacto, etc, que os diferenciam mas os desqualifica da condição.

O "vegetarianismo puro" é conhecido como veganismo ou "vegetarianismo restrito", eu por exemplo posso me incluir neste grupo. Não consumo nada que tenha vindo da exploração de um animal, isso inclui também lã e couro (e qualquer outro tipo de pele) e também evito ao máximo consumir produtos de empresas que fazem/fizeram testes em animais.

A 6 anos nada animal entra no meu organismo, minha saúde está perfeita, pratico esportes moderadamente e nunca fiz suplementação vitamínica. Meu organismo está muito resistente, não tenho sequer um problema digestivo (azia, má-digestão... nem lembro o que é isso), meu paladar está aguçado e até mesmo uma renite que sempre me incomodou, a muito tempo não dá as caras.

Eu meço 1.88 M. e estou com o peso estável em 74 Kg, um pouco distante da obesidade.

É óbvio que somente eu de exemplo não é um dado muito confiável, porém posso dizer que a grande maioria dos vegetarianos que eu conheço está dentro do peso, e não precisa usar "artifícios" de comer carne para se sentir "pesado" e acabar comendo menos.

Por favor mUKA você já teve argumentos melhores...

TODOS os artigos que você citou falam da carência de vitamina B12.

Acredito que todos os vegans sabem dessa carência, isso não é novidade para ninguém, e não é o consumo de carne que livra uma pessoa da anemia perniciosa. Existem pessoas que possuem dificuldades em absorver essa vitamina, podem seguir a sua tão amada dieta dos Flintstones com 99% de carne, e ainda assim terão este tipo de anemia.

Para nos vegans suprirmos a necessidade de vitamina B12, basta comer alimentos enriquecidos (Sucrilhos, por exemplo). A quantidade necessária diariamente é muito pequena e ainda não existem estudos concretos sobre a quantidade necessária para o ser humano.

Se alimentos enriquecidos não forem suficientes ou por qualquer motivo um vegan precise tomar suplementos de B12, uma injeção anual já é o suficiente. Um exemplo de vitamina B12 disponível no mercado é a Rubranova, que custa menos de 10 Reais a aplicação. É mais barato que um 1 kg de carne. 

A vitamina B12 não é argumento para se comer carne.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2006, 08:32:20 por VeganX »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #271 Online: 18 de Outubro de 2006, 01:32:09 »
Há vários tópicos atrás, um colega forista reclamava, com razão, de estudos comparando onívoros com dieta desequilibrada com vegetarianos com dieta equilibrada, dando a óbvia larga vantagem aos vegetarianos.
Fui eu. Meu ponto é, nunca vi nenhuma evidência de que haja alguma diferença para a saúde entre uma dieta equilibrada onívora ou vegetariana.

Também nunca vi nenhum estudo realmente imparcial que isolasse o fator carne no experimento. Algo como um estudo das condições físicas antes e durante o experimento de dois grupos semelhantes, com a mesma dieta equilibrada, com a única exceção da proteína ingerida.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline VeganX

• Nível 01
  • *
« Resposta #272 Online: 18 de Outubro de 2006, 08:44:58 »
Fui eu. Meu ponto é, nunca vi nenhuma evidência de que haja alguma diferença para a saúde entre uma dieta equilibrada onívora ou vegetariana.

Também nunca vi nenhum estudo realmente imparcial que isolasse o fator carne no experimento. Algo como um estudo das condições físicas antes e durante o experimento de dois grupos semelhantes, com a mesma dieta equilibrada, com a única exceção da proteína ingerida.

Com o consumo reduzido de gordura saturada e colesterol, é praticamente óbvio que vegetarianos deveriam ter menos doenças do sistema circulatório, porém como você citou e eu concordo, ainda não há estudos concretos e imparciais sobre o assunto.

Eu pessoalmente não vejo onde o consumo moderado de proteína animal possa prejudicar a saúde, embora seja fato que os animais de criação (principalmente frangos) são tratados com uma quantidade muito grande de anti-bióticos e hormônios, e vestígios deles ficam na carne e em seus derivados como ovos e leite.

Não sou expert em nutrição, apenas um curioso sobre o assunto, e como já disse mais de uma vez, o motivo principal do meu vegetarianismo não é a minha saúde.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #273 Online: 18 de Outubro de 2006, 13:36:28 »
Principais argumentos do mUKA refutados:

Nosso sistema digestório absorve muito precariamente os nutrientes existentes nos vegetais e é semelhante ao sistema digestório dos animais carnívoros: http://www.second-opinions.co.uk/carn_herb_comparison.html

O Artigo já se desmonta por si só. Ele apenas compara o trato digestivo do homem, do cachorro e da ovelha. No decorrer do artigo ele cita várias dietas de animais herbívoros e por que eles digerem coisas que nós não digerimos. Ele não cita dietas humanas. Você come só capim, bambu e mato? Nem eu, nem nenhum vegetariano.

Vegetarianos que dizem que não comem carnes e estão muito bem é pq comem também alimentos derivados de vegetais (mais exatamente de cereais), ricos em carboidratos que fornecem assim a energia necessária, e essa fonte de energia é totalmente antinatural pois só é possível obter esses alimentos através de processamento.

Primeiramente a palavra "antinatural" não existe. Talvez você queira dizer "não natural". Não ser natural não implica em ser ruim.

"Processamento" remete a procedimento. Tanto carnes quanto vegetais passam por determinados procedimentos até chegar ao varejo. Se algum desses procedimentos é nocivo ele não foi explicitamente citado na afirmação. É puro achismo e não há base científica nisso.

O homem não consegue sobreviver numa floresta sem ter conhecimento para saber o que se pode ou não comer e mesmo sabendo o que se pode comer vai passar fome a não ser que encontre algum pomar (plantado pelo homem).

Non sequitur. A premissa não tem qualquer relação com o argumento. Além do mais, cada homem tem suas peculiaridades, cada floresta tem suas peculiaridades e nem todos os homens precisam sobreviver em florestas.

Na verdade já fiz um experimento similar há alguns anos (famosa dieta Atkins aquela onde se controla a quantidade de carboidratos), fiz um exame de sangue bem abrangente antes de fazer a dieta, fiz a dieta apenas comendo carnes, queijos e qualquer outro alimento que não tivesse carboidratos (mas basicamente comi carnes e queijos), fiz outro exame de sangue abrangente após 15 dias fazendo a dieta e o resultado foi surpreendentemente melhor, melhorias perceptíveis não apenas nos números do exame mas na disposição, no sono, no peso e no bem estar geral.

Irrelevante. Mostrou dados somentes seus, sem provas. Não houve pesquisa séria.

O que não é possível é sobreviver comendo apenas vegetais além de ser extremamente tóxico e anti-nutritivo.

É possível. Ghandi foi vegetariano e viveu relativamente bastante, por exemplo. Existem vários vegetarianos ao redor do mundo, inclusive atletas, celebridades. Nem todos os vegetais são tóxicos e a maioria dos nutrientes da natureza está neles e não na proteína animal.

Você pode conferir as propriedades nutritivas dos alimentos aqui: http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/ e comparar.

De acordo com nosso histórico evolutivo e em se tratando da biologia de nosso organismo, somos carnívoros, socialmente (nos tempos modernos) somos onívoros.

Onívoros normalmente tem o aparelho digestivo semelhante aos carnívoros. Isso é fato. Definição de onívoro da wikipedia:

Tanto na linguagem vernácula, como nos diferentes ramos da zoologia chamam-se omnívoros (em Portugal e no Brasil) ou onívoros (apenas no Brasil) aos animais que se alimentam tanto de outros animais, como de plantas.

Normalmente são predadores, mas têm o aparelho digestivo adaptado a metabolizar diferentes tipos de alimentos.

http://www.second-opinions.co.uk/vegetarian.html

"Animal farming is an efficient use of land"

Isso não prova que dietas carnívoras são melhores.

"A fishy problem"

Irrelevante. Non Sequitur.

"The killing of animals for food is not morally wrong"

Também não prova que dietas carnívoras são melhores. É uma crítica à ética dos vegetarianos que tem justificativas pessoais.

"We are not a vegetarian species"

Não existem espécies vegetarianas. Existem carnívoros, herbívoros e onívoros. Somos onívoros. A palavra "vegetariano" deriva de "vegetus" que significa "forte", "vigoroso" e não da palavra "vegetal".

"Fossil evidence"

Post hoc ergo propter hoc, o fato de termos evoluído enquanto comíamos carne não significa que evoluímos por causa dela. Se tivessemos grande quantidade de proteína vegetal o resultado teria sido semelhante. Ainda por cima, os fatores da seleção natural não são permanentes, portanto não podemos simplesmente adotar uma postura agora de acordo com um ambiente de milhares de anos atrás.

"Fats and brain size"

O fato de termos precisado de proteína animal para evoluir não significa que precisamos dela pra viver.

"Toxicity of raw vegetables"

Vegetais contém "alkylrescorcinols", alguém pode me explicar o que é isso? Não achei no google, nem em nenhum lugar algum artigo sério (que não seja sobre essa PaleoDiet). Parece inventado.

'Homo carnivorus'

Somos onívoros.

"The diet revolutions"

Novamente a falácia do alimento "processado". O autor insiste que carboidratos são ruins. Não são, eles que nos fornecem energia. Carboidratos em excesso são prejudiciais.

"The meat vitamin: B-12"

Uma dieta vegetariana balanceada inclui suplementos de B12.

"Vegetarianism and militancy"

Comparações esdrúxulas do vegetarianismo com homofobia, por exemplo. O fato de alguns vegetarianos serem militantes não implica que sua dieta não é saudável.

"Vegetarianism – a form of child abuse"

Novamente sobre a B12 na alimentação de crianças. Sabemos que falta B12 na alimentação vegetariana, por isso existem os alimentos enriquecidos.

"But isn't vegetarianism healthier?"

Argumentos inconclusivos sobre vegetarianismo nessa parte do texto. Cita apenas um estudo supostamente fraudado.

Dietas vegetarianas balanceadas são práticas saudáveis. http://www.quackwatch.org/03HealthPromotion/vegetarian.html

"Vegetarianism and coronary disease"

Estudos recentes mostram que dietas vegetarianas estão ligadas com baixos índices de doenças cardíacas. Inclusive existem estudos ainda não conclusivos que mostram que uma dieta vegetariana pode ser superior a remédios alopáticos no tratamento de colesterol

http://www.sciam.com/article.cfm?articleID=000C594C-D1D7-1F1D-B4FD80A84189EEDF

"Vegetarianism and cancer"

Pelo contrário, proteína animal é quem aumenta o risco de câncer de mama, ao contrário do que o texto supõe.

http://envirocancer.cornell.edu/Factsheet/diet/fs39.meat.cfm

"Vegetarians and tuberculosis"

O texto apresenta apenas um caso sobre essa relação. As pesquisas são inconclusivas, o próprio texto afirma que não sabe como esses fatores estiverem relacionados e cogita a possibilidade de deficiência de vitamina D.

Dietas vegetarianas não sofrem carência de vitamina D.

"Vegetarians and Alzheimer's disease"

Novamente, consequência de falta de B12. Como já exaustivamente dito, vegetarianos devem tomar suplemento dessa vitamina.

"Vegetarians and salmonella"

O texto afirma que vegetais não estão protegidos contra salmonela. De fato não estão, assim como carnes. Basta ter os cuidados de higiene básicos para evitar esse tipo de doença.

"How safe is soybean?"

Fontes mostram problemas com consumo de apenas alguns poucos produtos derivados de soja. Muitos estudos indicam que a soja é muito saudável:

http://www.adaptcouncil.org/news_releases/2002/021129.asp

"Soy milk for children" e "Soybean and cancer"

Câncer por consumo de soja apenas foi apontado em estudos com roedores, por suas particularidades. Estudos em outros animais não tiveram o mesmo resultado.

http://en.wikipedia.org/wiki/Soy#Cancer

"The vegetarian's dilemma"

Fala sobre a morte de animais na produção de leite. Vegans não comem leite e nem todos os vegetarianos o são por questões éticas. Isso não prova que a dieta vegetariana não é saudável.

"Vegetarianism and the environment"

Essa parte do texto apenas fala sobre agrotóxicos, alimentos "orgânicos" e alimentos "naturais". De fato existe o uso de agrotóxicos, porém podem ser evitados. É um ataque a agroindustria e não a dieta vegetariana. Bois também comem vegetais agrotóxicos e comendo carne você também está ingerindo eles. Além disso bois também recebem hormonios de crescimento.

"Genetic modification for vegetarians"

O texto já meche com questões políticas e estudos inconclusivos sobre alimentos transgênicos. Pura especulação. Não prova que dieta vegetariana não é saudável.

"Animals and the environment "

Cita os benefícios ambientais da criação de animais extensiva, que "fertiliza" o solo. Porém oculta que ela também causa desmatamento.

Também fala do desmatamento para plantações, embora não diga que boa parte dessas plantações é para alimentar gado. Criação extensiva de gado também causa desmatamento.

Novamente, o autor "escapa" do assunto da dieta. Essa parte do texto não prova que a dieta vegetariana é ruim.

Quando é feita a colheita em uma grande lavoura (pra estimar por baixo) milhares de animais morrem no processo, as pessoas só se preocupam com os bichos que elas enxeragam mortos nos açougues com aqueles que são mortos na agricultura e ficam lá no solo apodrecendo ninguém se preocupa, "o que os olhos não vêem...".

Provas? Evidências? Morrem milhares de insetos, sim. Mas eles não são sacrificados sua vida inteira para depois serem mortos.

Para você a questão do sofrimento animal pode não ser relevante, para muitos é. Além do mais, isso não tem nenhuma relação com a saúde.

Pede-se pro ser humano justificar sua matança para comer, mas pedimos pras leoas justificarem sua matança pra comer?

Leões não conhecem sobre alimentação, nutrição. Leões não sabem plantar nem preparar alimentos para ter uma boa dieta com proteínas. Comparação ridícula.

Citação de: mUKA, respondendo a Luis Dantas
Se vc está com boa saúde é questionável, poderia pedir exames para comprovar, caso esteja realmente com boa saúde então vc ainda não esgotou as reservas de vitaminas acumuladas ou está ingerindo as mesmas de alguma outra fonte. Sem falar em outros micronutrientes, efeitos anti-nutritivos e tóxicos dos vegetais que um dia aparecerão

Sim, está ingerindo de outra fonte fora a proteína animal: vegetais. Você lá atrás também disse que viveu bem somente com carne e não colocou nenhuma prova, eu poderia dizer que você não esgotou reservas de nutrientes que ganhou com vegetais ao longo da via. Seu argumento não tem sentido, não apresenta nenhum estudo sobre isso.

Milhares de pequenos mamíferos têem menos direitos que milhares de bois por causa do tamanho?

Me diga a fonte que mostra que milhares de pequenos mamíferos morrem na mesma proporção que bois. Bois vivem mais, são mal tratados sua vida inteira para no fim serem mortos. Pequenos insetos vivem pouco e no dia-a-dia é praticamente impossível não matá-los, ao contrário de bois.

Não é que uns tem mais direito que outros, é que a criação se gado causa mais sofrimento a um maior numero de animais, exaustivamente, sem cessar.

Existência de transgênicos é por sí só antinatural

Novamente afirmo que a palavra "antinatural" não existe. O fato de algo não ser natural não prova que é ruim.

por mais que se faça um tomate produzir vitamina B-12 um tomate não vai poder produzir todos as substâncias necessárias para uma boa nutrição

Não nos alimentamos somente de tomates, ingerimos uma grande diversidade de alimentos para suprir todas as substâncias necessárias.

outra questão é, pra que gastar milhões de dólares em pesquisa pra fazer um tomate rico em B-12 ou algum outro nutriente se esse nutriente já existe naturalmente?

Porque as fontes atuais desses nutrientes não são melhores do que esses novos desenvolvimentos. É um progresso.

mais uma questão é, vegetais contém substâncias tóxicas e anti-nutrientes, que dificultam e reduzem a disponibilidade de micronutrientes

As únicas substâncias tóxicas citadas por um texto que você sugeriu, não consegui encontrar no google. Aguardo descrição detalhada das mesmas.

celulose não pode ser quebrada ou utilizada por nós

Isso não indica que é nociva. Ela ajuda na formação do bolo fecal e tem benefícios para o intestino.

existem diversos motivos para não se fartar de vegetais, eu não digo não comer nada nunca mas viver só de vegetais é extremamente nocivo e existem provas disso

Até agora você não colocou sequer uma prova disso.

é mito que a limentação vegetariana garante melhor saúde

Não é. Viver de poucos vegetais é nocivo, porém alimentar-se de uma grande varidade deles é altamente saudável. Até mesmo dietas onívoras equilibradas incluem muitos vegetais e cada vez uma menor quantidade de carne.

Eu disse q eu testei a dieta Atkins e que os resultados foram positivos, não que eu sou adepto à mesma, jogar a morte do criador da dieta como argumento para invalidar o que eu disse e supor q ele morreu por efeitos coaletarais da mesma é falácia.

A dieta do Atkins causa diarréia, fadiga, doenças coronárias e uma série de complicações. Isso é comprovado e segue uma série de links sobre:

http://www.forbes.com/business/2005/04/06/cx_lrlh_0406costlycalories.html
http://www.obesityresearch.org/cgi/content/full/9/suppl_1/5S
http://content.health.msn.com/content/article/87/99349.htm?GT1=3391
http://www.ext.colostate.edu/pubs/columnnn/nn000905.html
http://www.lowcarb.ca/articlesb/article332.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Atkins_Diet#Criticism

só carne tem vit. B12

Errado, até sucrilhos tem B12, B12 já é sintetizada em laboratório. Além do mais está nos ovos e leite.

Detalhe importante, o homem não é vegetariano, o homem é carnívoro!

Demonstra total desconhecimento sobre o assunto, já que "carnívoro" e "vegetariano" não são palavras pertencentes ao mesmo grupo lógico. Já expliquei isso no começo da minha refutação. Repito: somos onívoros.

Outra questão, vc confia nos dados do IBGE?

Sim, eu confio. Estatística é uma ciência comprovada.

Outra questão, garanto pra vc que o IBGE não entende de nutrição

Não, mas os dados citados deles são sobre criação de bois, não nutrição.

para uma nutrição adequada é preciso ingerir muita gordura

Muita não, uma quantidade ideal. Vegetais tem gordura, como o amendoim e a castanha.

Citação de: Lian
Outra coisa, não somente as tartarugas vivem mais que os homens, elefantes assim como esponjas também vivem mais! E, tartarugas são carnívoras!

Não faz sentido comparar animais diferentes, com hábitos diferentes.

Citação de: mUKA, sobre a dieta Atkins
normal ter diarréia por 1 ou 2 dias

Opa, super normal, uma desidratação grave... fale isso pro seu médico, ele vai amar!

Citação de: mUKA, justificando a caganeira
sistema digestório estava adaptado a uma dieta totalmente diferente e precisa de um tempo pra perceber que vc não está mais comendo aquele monte de coisas estranhas e indigeríveis

Não sabia que meu estômago "percebia" as coisas, pensava que ele processava quimicamente os alimentos. Além disso, a diarréia ocorre por mal funcionamento do intestino, não do estômago.

Conclusão: a maioria dos argumentos à favor de uma dieta somente de carne consistem em criticar dietas vegetarianas. Falta embasamento para afirmar que uma dieta somente de carnes é viável.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #274 Online: 19 de Outubro de 2006, 03:28:10 »

Não vi seus argumentos, só vi críticas. Você não refutou nada cientificamente. Você apenas citou uma série de estudos.

Se não notou, o artigo que publiquei é do QuackWatch, um site cético sobre práticas medicinais e muito conceituado =) O artigo é uma crítica ao vegetarianismo, indicando que ele pode ser nocivo em muitos aspectos se a dieta não for balanceada. Sinceramente a sua definição de "apelos vegetarianistas" não se encaixa a ele, duvido que o tenha lido por inteiro.

Não entendo pq disse isso! Não faz sentido!
Primeiro que não critiquei, comentei, o artigo é a favor do que tenho defendido.
mUKA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!