Olá a todos, primeiramente já peço desculpas por "desenterrar" um tópico tão velho como esse, mas é que encontrei esse tópico por acaso, navegando pelo google, e acabei impressionado com algumas respostas, principalmente do nosso colega que se auto denomina carnívoro.
Sou vegetariano há 10 anos e vegan há praticamente 6, aderi ao vegetarianismo não pela minha saúde (que nunca esteve melhor) mas pela causa animal. Já presenciei o abate de um animal e vi o quanto ele sofre, então cheguei a conclusão de que era besteira eu dizer que amava os animais e ao mesmo tempo que em minha mesa havia um suculento bife.

Se o vegetarianismo fosse altamente prejudicial a saúde (e não é!) como um certo forista afirmou, com certeza eu ainda seria vegetariano, meus princípios e a minha ética vem acima do meu prazer pessoal.
Voltando ao assunto, em dois dias li praticamente todas essas dez páginas e mais algumas desse tópico e marquei alguns assuntos onde eu poderia dar uma opinião ou esclarecimento sobre o que eu sei ou aprendi com o tempo.
ProteínasÉ um argumento extremamente forte, praticamente todo defensor do consumo de carne se lembra delas, só que o que pouca gente lembra é que no mundo vegetal existem todas as proteínas necessárias aos humanos, claro em menor quantidade mas existe.
A famosa mistura arroz com feijão, extremamente comum na mesa do brasileiro, ou um cereal qualquer com leite de soja, já supre praticamente todas as proteínas necessárias ao corpo humano, sem falar que o próprio organismo recicla boa parte das proteínas diminuindo consideravelmente a quantidade necessária a ser ingerida.
SojaNenhum vegetariano é obrigado a comer soja, ela não é necessária e eu conheço vários vegetarianos que não gostam de seu sabor.
A soja "in natura" possui substâncias comprovadamente tóxicas ao corpo humano, substâncias essas que acredita-se que com a alta temperatura sejam completamente destruídas e/ou neutralizadas.
Por via das dúvidas é recomdável consumir com moderação.
FisiculturismoÉ outro mito, que vegetarianos nunca desevolvem ou desenvolverão músculos pela falta de proteínas.
Além das leguminosas, cereais, amêndoas, nozes e castanhas possuem bastantes proteínas e de alta qualidade, que podem suprir as necessidades de um fisiculturista.
Para quem se interessar no assunto, alguns sites possuem dicas de como se obter bons resultados, sem usar proteína animal.
http://www.veganfitness.net/http://www.veganbodybuilding.com/Leite e DerivadosVárias vezes eu acabei lendo aqui vegetarianos defendendo o consumo de leite e derivados e por incrível que pareça a resposta mais sensata acabou sendo escrita pelo mais ferrenho defensor do carnivorismo.

O leite, além de não ser saudável, não foi "feito" para mamíferos adultos beberem, e o leite de vaca obviamente existe para alimentar o bezerro.
As vacas (e qualquer outro mamíferos fêmea) não produz leite naturalmente, ela precisa ter um filhote para isso. Quem bebe leite, está indiretamente estimulando a produção de vitela ou "baby beef" que é a maior atrocidade que o ser humano pode fazer com uma mãe e seu filhote.
Quem quiser mais informações sobre o assunto, procure saber como é produzido o "baby beef" ou vitela, os métodos e o tratamento que o filhote recebe antes de ser abatido.
No YouTube há um vídeo chamado "Meet Your Milk", recomendo assistirem.
Além disso, as vacas leiteiras são forçadas a produzir mais leite do que naturalmente produziriam, causando inflamações em sua glândula mamária, sem falar que após o término de sua "vida útil", acabam virando hambúrguer como qualquer outro gado de corte.
Ao Beber leite, você não mata diretamente, mas causa um sofrimento muito maior ao gado.
B12A vitamina B12 é produzida por bactérias no intestino de seres vivos, é extremamente importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e sua falta pode causar sérios danos e até o mal de alzheimer.
O nosso corpo pode armazenar essa vitamina por anos, e há muitas controvérsias a seu respeito e sua real necessidade para adultos.
Eu particularmente nunca me preocupei com ela, eventualmente eu consumo alimentos enriquecidos e acredito que na pior das hipóteses injeções podem suprir a carência.
Vale lembrar que a carência de vitamina B12 não é exclusiva de vegetarianos, muitas pessoas possuem dificuldades para absorver esta vitamina e pode vir a ter anemia perniciosa sem saber.
E só para concluir, a vitamina B12 existente no mercado não é de origem animal, é sintetizada em laboratório.
VeganismoAcho que já foi passada uma breve descrição sobre o que é, mas só queria deixar que não somos tão radicais assim não, somos pessoas como qualquer outra, que amam os animais e se preucupam com seu bem-estar muito mais do que com seu prazer pessoal. Por incrível que pareça somos legais, só não espere empolgação ao nos convidar para um churrasco.
http://pt.wikipedia.org/wiki/VeganismoOvos]
Um leitura aqui talvez esclareça porque vegans não consomem ovos:
http://www.vegetarianismo.com.br/o-problema-dos-ovos.htmlColesterolÉ fato que o colesterol prejudica o bom funcionamento do coração, também é fato que o excesso de gordura no sangue entope as veias; é fato também que praticamente ninguém come carne sem sal, o que "de tabela" acaba aumentando a pressão sangüínea aumentando as chances da pessoa sofrer de hipertensão. Como o nosso colega diz que o organismo dele está "normal e saudável"? seria ele um caso isolado ou isso não passa de uma ilusão de um comedor de carne inverterado?
FibrasA carne além de ser um alimento pobre em algumas vitaminas importantes (como a C por exemplo) não possui fibras. Como alguém pode dizer que seu intestino trabalha perfeitamente com uma alimentação praticamente nula em fibras?
"Vegans precisariam ser como pandas, passar o dia comendo"Essa quando eu li achei muito engraçada, é baseada na velha crença popular de que vegetariano só come folhas e verduras.
Boa parte de nossa energia, retiramos dos cereais e grãos, que são alimentos muito nutritivos e calóricos, garanto que mesmo um vegan possui energia de sobra para atividades do dia-a-dia e até mesmo para a prática de esportes.
Para quem tiver curiosidade, esta é a pirâmide alimentar vegetariana mais recomendada:
http://www.endonutri.med.br/portal/artvegan0003.aspRação para cachorroUm ou dois vegetarianos vários tópicos atrás, disse que adorava comer ração de cachorro e que a mesma era melhor que sucrilhos...

Sinto lhes avisar, mas ração de cachorro (com raríssimas excessões) não é comida vegetariana, em sua composição existem restos de animas não aproveitados pela indústria, e aí vai um "mix" enorme de tipos de carne, patas, pés, ossos, pele e mais um monte de coisa que você nem deve imaginar...
Humanos carnívorosEssa foi uma das melhores, eu juro que quando li pensei que quem escreveu estivesse brincando...

Humanos são naturalmente
onívoros, não foi a indústria que nos transformou assim, foram séculos de evolução e adaptações naturais de nosso corpo.
Com um pouco de estudo, é possível ver que o nosso organismo é uma baita "gambiarra" para suportar carne e vegetais.
Mas enfim, se fôssemos naturalmente carnívoros, por que não comemos a carne crua, como qualquer outro animal carnívoro? por que não sentimos água-na-boca ao vermos um anima sangrar à nossa frente, ao invés disse alguns até sentem nojo? por que não temos "ferramentas naturais" para a caça e sentidos para isso? por que somos a única espécie de animal que além de cozinhar/assar, precisa temperar a carne, por não suportar o seu sabor natural?
Por enquanto é só, peço desculpas a todos pelo post enorme, é que achei tantos absurdos lendo tudo isso, que acabei me inscrevendo no fórum quase que exclusivamente para responder isso aqui.
Qualquer dúvida em que eu puder ajudar, estou à disposição