Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115765 vezes)

APODman

• Visitante
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #125 Online: 14 de Junho de 2006, 15:28:19 »
Não considero que seja propriamente nós que devemos sair da cadeira e procurar algum lugar que nos forneça provas da existência do ectoplasma da mesma forma como não tenho que sair por ai caçando gnomos apenas pq alguns alegam que vêem gnomos ou ainda dragões na garagem.

Quem deveria nos indicar os locais e PRINCIPALMENTE permitir pesquisas são aqueles que alegam que ele existe.

Porém quando solicitado os centros espíritas se negam a permitir pesquisas e os motivos para isto vão desde: "não somos cobaias" , "a vibração dos céticos atrapalham os trabalhos"ou ainda "não é necessário ver pra crer".

Inclusive o ultimo argumento é o ad hoc preferido pois "segundo os espíritos" as materializações  "não são mais necessárias hoje em dia"  portanto não ocorrem com a mesma frequência que na época de Richet.

( "Curiosamente" mesmo Richet colocou em dúvida as materializações ao final de sua "carreira" de pesquisa na área dos "fenômenos mediunicos". )

"Coincidentemente" os "fenômenos mediunicos" espalhafatosos do sec 18 diminuiram e intensidade assim que o metodo cientifico tb tornou-se mais criterioso abandonando o Positivismo.

Hoje o melhor que existe seriam as comunicações de psicofonia e psicografia, "coincidentemente" as que menos possuem chances de averiguação científica e as que mais facilmente incorporam ou apelam a aspectos subjetivos ou de mneira mais comum a leitura fria, validação subjetiva, memórias falsas, reinforço comunal, evidência anedota, ou simples fé.

O Espiritismo existe a mais de 100 anos e a mais de 100 anos falha de forma colossal em conseguir provar o que alega.

Mas o ônus da prova permanece com os espíritas.

[ ]´s
« Última modificação: 14 de Junho de 2006, 15:30:01 por APODman »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 14 de Junho de 2006, 21:08:41 »
e acordo com o que o Danniel disse, uma destas coisas que "misteriosamente somem" é o ectoplasma, o principal composto químico que permite um dos fenômenos que "é" a a prova física incontestável de que o espírito existe. Realmente, é estranho, algo sumir, ou voltar pro corpo do médiun. Isto é o que a doutrina espírita diz.
Se bem que, segundo uns, há casos de médiuns que perdem até uns 30kg por sessão e não têm de volta.

podiam lançar a dieta dos espíritos; deixe um fantasma baixar em você e ficar vagando por aí e levar uns kilinhos embora....

Lembro daquela foto de um suposto médiun doando ectoplasma para um espírito materializado do lado do Chico Xavier, a foto está aqui neste tópico. Realmente parece pano
Pano, que lembrando, é um dos instrumentos muito usados por mágicos; quem nunca viu aqueles truques de lenços amarrados uns nos outros, saindo aos montes, de onde não deveriam sair? A vantagem deles é que são grandes e compactáveis; ao mesmo tempo, também tem outra coisa em comum com o ectoplasma que é não deixar qualquer vestígio reconhecível de ectoplasma.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 14 de Junho de 2006, 21:12:20 »
por falar em ectoplasma, alguém sabe o porque desse nome? Em biologia, existe ectoplasma, é o citoplasma mais exterior da célula; pela primeira vez aqui fiquei sabendo dessa suposição de que o ectoplasma na acepção fantasmagórica seria proveniente de células do médium; será que os espiritistas em algum momento supuseram/inventaram/escutaram dos fantasmas que era a mesma coisa, que o ectoplasma era o mesmo da biologia?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 14 de Junho de 2006, 22:30:45 »
por falar em ectoplasma, alguém sabe o porque desse nome? Em biologia, existe ectoplasma, é o citoplasma mais exterior da célula; pela primeira vez aqui fiquei sabendo dessa suposição de que o ectoplasma na acepção fantasmagórica seria proveniente de células do médium; será que os espiritistas em algum momento supuseram/inventaram/escutaram dos fantasmas que era a mesma coisa, que o ectoplasma era o mesmo da biologia?

É bem provável. Eu tenho quase certeza que a idéia de um meio ou plano "semi-material" do espiritismo foi baseada na idéia do eter da física do século XIX.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 14 de Junho de 2006, 22:42:11 »
Lembro daquela foto de um suposto médiun doando ectoplasma para um espírito materializado do lado do Chico Xavier, a foto está aqui neste tópico. Realmente parece pano. Mas e se não for?

Acontecimentos extraordinários exigem evidências extraordinárias.

Se o ectoplasma mostrado em uma foto parece pano, tem consistência e formato de pano (contrariando inclusive a descrição que os espíritas dão para as propriedades do ectoplasma), então a obrigação de mostrar algo mais palpável que prove que aquilo não é pano, mas uma substância misteriosa que desafia a física e a química, além de ser de quem alega tal coisa, é dobrada.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

APODman

• Visitante
« Resposta #130 Online: 15 de Junho de 2006, 00:14:34 »
Lembro daquela foto de um suposto médiun doando ectoplasma para um espírito materializado do lado do Chico Xavier, a foto está aqui neste tópico. Realmente parece pano. Mas e se não for?

Acontecimentos extraordinários exigem evidências extraordinárias.

Se o ectoplasma mostrado em uma foto parece pano, tem consistência e formato de pano (contrariando inclusive a descrição que os espíritas dão para as propriedades do ectoplasma), então a obrigação de mostrar algo mais palpável que prove que aquilo não é pano, mas uma substância misteriosa que desafia a física e a química, além de ser de quem alega tal coisa, é dobrada.

E tem costura de pano como pode ser visto na borda do véu de ectoplasma ( pano ) que envolvia o espirito de irmã Josefa nas famosas materializações das quais Chico Xavier tomou parte:

Estão pensando oq ?  Espiritos tb tem que saber de corte e costura ! :D

Já posso até ver os fantasmas desfilando na "Nosso Lar Fashion Week" :D

[ ]´s

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 15 de Junho de 2006, 00:22:40 »
Putz. Brincadeira...
Pano de prato. Que mal gosto.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 15 de Junho de 2006, 00:34:18 »
E tem costura de pano como pode ser visto na borda do véu de ectoplasma ( pano ) que envolvia o espirito de irmã Josefa nas famosas materializações das quais Chico Xavier tomou parte:

Estão pensando oq ?  Espiritos tb tem que saber de corte e costura ! :D

Já posso até ver os fantasmas desfilando na "Nosso Lar Fashion Week" :D

[ ]´s
Até os espíritos têm direito a serem vaidosos. Você acha que eles iriam querer aparecer na foto com o "ectoplasma" desfiando a barra?

E o que são aqueles furinhos no "ectoplasma"? Parece um tecido com um padrão de florzinhas.

APODman

• Visitante
« Resposta #133 Online: 15 de Junho de 2006, 00:50:38 »
Acho que os furinhos são devido ao grande aumento da imagem

Acho  !! :D

[ ]´s

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 15 de Junho de 2006, 00:54:38 »
Mas a barra é inquestionável.
"Por quê?"

Chaves

APODman

• Visitante
« Resposta #135 Online: 15 de Junho de 2006, 00:58:13 »
Mas a barra é inquestionável.

Mas Chico Xavier está acima de qualquer desconfiança.  LOGO é uma materialização genuina ... com o ectoplasma costurado formando barras "muito similares" as de uma costura de um PANO.  :D

[ ]´s
« Última modificação: 15 de Junho de 2006, 01:15:33 por APODman »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 15 de Junho de 2006, 01:01:17 »
Já estou até imaginando as "justificativas" para a barra. É preciso ter muita vontade de acreditar para ainda achar que é ectoplasma.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 15 de Junho de 2006, 01:04:23 »
Já estou até imaginando as "justificativas" para a barra. É preciso ter muita vontade de acreditar para ainda achar que é ectoplasma.

Pago para ver uma boa desculpa.

Tem que ser uma explicação "do outro mundo". :histeria:
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 15 de Junho de 2006, 01:22:06 »
[espírita irredutivel]

Bem, ESSA foto, ESSE caso de materialização pode até ser um pano. Talvez. Mas cadê os céticos para provarem que cada um dos casos de materialização individualmente são falsos, que cada cura espiritual cada psicografia, etc??? Aí os céticos se escondem.

[/espírita irredutivel]

APODman

• Visitante
« Resposta #139 Online: 15 de Junho de 2006, 23:29:34 »
Conclusão: a chave para encontrar a prova da existência dos espíritos foi perdida ... ou esqueçeram de materializa-la  :D

[ ] ´s

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #140 Online: 16 de Junho de 2006, 01:47:31 »
Todos já sabem das defiências destes supostos fenômenos, então vão analisar com seus olhos vocês mesmos, e tirar conclusões. Postem aqui suas experiências. :wink:

Ora, as "experiências" já estão postadas : uma foto da década de 60 e muito blá blá blá.
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

APODman

• Visitante
« Resposta #141 Online: 16 de Junho de 2006, 01:50:05 »
Todos já sabem das defiências destes supostos fenômenos, então vão analisar com seus olhos vocês mesmos, e tirar conclusões. Postem aqui suas experiências. :wink:

Ora, as "experiências" já estão postadas : uma foto da década de 60 e muito blá blá blá.

Vc possui algo mais recente ?

Por favor, nos apresente !

No aguardo

[ ]´s

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #142 Online: 16 de Junho de 2006, 01:55:59 »
Por favor, identifique naquilo que postei até agora, a minha preocupação em "provar" alguma coisa sobre Espiritismo. Estou aguardando. 

APODman

• Visitante
« Resposta #143 Online: 16 de Junho de 2006, 02:02:10 »
Por favor, identifique naquilo que postei até agora, a minha preocupação em "provar" alguma coisa sobre Espiritismo. Estou aguardando.

Realmente vc não tentou cometer este desatino

Está de parabéns

[ ]´s

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #144 Online: 16 de Junho de 2006, 02:12:21 »
A sua expectativa em relação ao Espiritismo, é a mesma para muitos de nós, espíritas, eu, inclusive. Ou será que você imagina que aceitamos, gratuitamente, tudo que lemos, vemos e ouvimos ?

APODman

• Visitante
« Resposta #145 Online: 16 de Junho de 2006, 02:40:37 »
A sua expectativa em relação ao Espiritismo, é a mesma para muitos de nós, espíritas, eu, inclusive. Ou será que você imagina que aceitamos, gratuitamente, tudo que lemos, vemos e ouvimos ?

Já fui espírita Onaiab, por 25 anos.

Sei que não se acredita "em tudo" porém o filtro da fé é bem pouco criterioso e de uma maneira especial entre os espiritas.

Quando se deixa de tentar dar justificativas ao injustificável a DE cai naturalmente pela própria fragilidade.

[ ]´s

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #146 Online: 16 de Junho de 2006, 08:53:22 »
Você já foi espírita, APODman?  Por que não relata suscintamente a sua experiência no espiritismo, enfatizando principalmente qual linha que seguia, o porque de ter deixado a doutrina, o que o decepcionou, etc...  Se não quiser colocar em público, pode mandar por MP.  Desculpe a curiosidade, mas tenho interesse por casos de dissidências.  Responda se quiser.

Não pude deixar de notar acima que você desincentivou um membro do fórum à pesquisa.  Disse que não era vocês que tinham que levantar o traseiro da cadeira.  Você está certo, pois não precisam mesmo.  Mas por que desestimular aqueles que querem fazê-lo?  Quer convertê-lo a uma crença de desesperança no futuro sem que este examine as possibilidades contrárias?  A tática de usar o escárnio para atingir esse objetivo é desprezível (neste caso não me refiro especificamente a você).  Da minha parte, eu não convido-o a crer em nada.  Mas eu o convido-o a estudar, conhecer, pesquisar, para depois formar opinião, pró ou contra.  Caso contrário, tanto a crença como a descrença serão cegas e sem valor.  É só uma opinião.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #147 Online: 16 de Junho de 2006, 09:51:46 »
Não pude deixar de notar acima que você desincentivou um membro do fórum à pesquisa. Disse que não era vocês que tinham que levantar o traseiro da cadeira. Você está certo, pois não precisam mesmo. Mas por que desestimular aqueles que querem fazê-lo? Quer convertê-lo a uma crença de desesperança no futuro sem que este examine as possibilidades contrárias?

Calma aí, Oianab... não tem nada disso de "querer converter a uma crença de desesperança no futuro".  Crer que a morte é o fim da minha vida não tem NADA a ver com crer em "desesperança no futuro"...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #148 Online: 16 de Junho de 2006, 10:11:38 »
Não pude deixar de notar acima que você desincentivou um membro do fórum à pesquisa. Disse que não era vocês que tinham que levantar o traseiro da cadeira. Você está certo, pois não precisam mesmo. Mas por que desestimular aqueles que querem fazê-lo? Quer convertê-lo a uma crença de desesperança no futuro sem que este examine as possibilidades contrárias?

Calma aí, Oianab... não tem nada disso de "querer converter a uma crença de desesperança no futuro". Crer que a morte é o fim da minha vida não tem NADA a ver com crer em "desesperança no futuro"...

Pois é... Pensar em futuro apenas como uma vida após a morte não passa de egoísmo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 16 de Junho de 2006, 10:12:02 »
sem falar que, essa "pesquisa", de presenciar os "fenômenos físicos", não provaria absolutamente nada, no sentido mais criterioso da palavra. Poderia ajudar alguém a ter fé, assim como uma cerca torta, ou manchas em um vidro podem trazer fé em uma santa para algumas pessoas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!