Você já foi espírita, APODman? Por que não relata suscintamente a sua experiência no espiritismo, enfatizando principalmente qual linha que seguia, o porque de ter deixado a doutrina, o que o decepcionou, etc... Se não quiser colocar em público, pode mandar por MP. Desculpe a curiosidade, mas tenho interesse por casos de dissidências. Responda se quiser.
Não pude deixar de notar acima que você desincentivou um membro do fórum à pesquisa. Disse que não era vocês que tinham que levantar o traseiro da cadeira. Você está certo, pois não precisam mesmo. Mas por que desestimular aqueles que querem fazê-lo? Quer convertê-lo a uma crença de desesperança no futuro sem que este examine as possibilidades contrárias? A tática de usar o escárnio para atingir esse objetivo é desprezível (neste caso não me refiro especificamente a você). Da minha parte, eu não convido-o a crer em nada. Mas eu o convido-o a estudar, conhecer, pesquisar, para depois formar opinião, pró ou contra. Caso contrário, tanto a crença como a descrença serão cegas e sem valor. É só uma opinião.
Um abraço.