Autor Tópico: Nas palavras de Carl Sagan!  (Lida 21666 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Nas palavras de Carl Sagan!
« Resposta #200 Online: 17 de Julho de 2006, 22:07:20 »
espírita cristão fundamentalista montfortófilo! Ou católico fundamento-montfortianista espiritófilo?

Em qualquer dos casos... :shock:

Luz

• Visitante
« Resposta #201 Online: 18 de Julho de 2006, 08:04:11 »
espírita cristão fundamentalista montfortófilo! Ou católico fundamento-montfortianista espiritófilo?

Em qualquer dos casos... :shock:

Em qual dos casos o texto se encaixa?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #202 Online: 18 de Julho de 2006, 08:16:46 »
off: Nossa a moderação é rápida nem da pra se diverti com as refutações teistas X-D

Eu denunciei todos os posts dele.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #203 Online: 18 de Julho de 2006, 11:20:13 »
Leia as regras do fórum... é proibido "pregar"...

Tchau de novo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Luz

• Visitante
« Resposta #204 Online: 18 de Julho de 2006, 12:03:22 »

Diego,

Segundo a lógica do texto o ateísmo é uma certeza sem provas, e portanto, uma pregação. Como podemos fazer para quebrar de uma vez por todas essa lógica e encerrar o assunto?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #205 Online: 18 de Julho de 2006, 12:17:54 »
Diego,

Segundo a lógica do texto o ateísmo é uma certeza sem provas, e portanto, uma pregação. Como podemos fazer para quebrar de uma vez por todas essa lógica e encerrar o assunto?

Onde você encontrou alguma pregação do ateísmo?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #206 Online: 18 de Julho de 2006, 12:40:58 »

Diego,

Luz, você está se apegando a apenas uma fonte para justificar o seu ponto de vista.
Já te colocaram outras definições de ateísmo e você as está ignorando.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Luz

• Visitante
« Resposta #207 Online: 18 de Julho de 2006, 16:04:38 »
Luz, você está se apegando a apenas uma fonte para justificar o seu ponto de vista.

É! Nisso você tem razão! Estou me apegando ao texto para justificar a idéia, mas também já deixei claro meu ponto de vista, complementando a idéia.

Mas L. Duran, pensa junto comigo na contradição da sua afirmação. Ateísmo não é um movimento, não é uma seita, não é uma instituição para ter divisões e outras definições é apenas uma "expressão linguística" que designa o estado pessoal, individual de uma pessoa perante a crença na existência de deus - a ausência de crença.

Essas pessoas, os ateus, não formam um grupo, a única coisa que têm em comum é a ausência de crença. Definir algo além disso é o mesmo que criar uma representatividade, uma instituição ateísta.

Qual o objetivo dessas outras definições?

Se começamos a definir que existem os ateus X que formam o "grupo" dos fracos. E os ateus Y que formam o "grupo" dos fortes. E os ateus Z que formam o "grupo" dos críticos e assim por diante, não estamos transformando o ateísmo numa instituição e roubando-lhe a individualidade?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #208 Online: 18 de Julho de 2006, 16:11:34 »

É! Nisso você tem razão! Estou me apegando ao texto para justificar a idéia, mas também já deixei claro meu ponto de vista, complementando a idéia.

Mas L. Duran, pensa junto comigo na contradição da sua afirmação. Ateísmo não é um movimento, não é uma seita, não é uma instituição para ter divisões e outras definições é apenas uma "expressão linguística" que designa o estado pessoal, individual de uma pessoa perante a crença na existência de deus - a ausência de crença.

Essas pessoas, os ateus, não formam um grupo, a única coisa que têm em comum é a ausência de crença. Definir algo além disso é o mesmo que criar uma representatividade, uma instituição ateísta.

Qual o objetivo dessas outras definições?

Mostrar que a ausência de crença não é necessariamente uma crença na ausência.

Se começamos a definir que existem os ateus X que formam o "grupo" dos fracos. E os ateus Y que formam o "grupo" dos fortes. E os ateus Z que formam o "grupo" dos críticos e assim por diante, não estamos transformando o ateísmo numa instituição e roubando-lhe a individualidade?

Acho que não. É apenas uma posição filosófica.
Acho até que são formas de manter a individualidade usando uma mesma palavra, ou pequenas variações dela.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #209 Online: 18 de Julho de 2006, 16:16:51 »
Eu sempre imaginei a minha descrença dessa forma:
Eu acreditei no saci e na mula sem cabeça e no lobisomen até os 10 anos... depois não...

Eu acreditei em deus até uma determinada idade... depois não...

As mesmas razões que me fizeram deixar de acreditar no Saci, fizeram com que eu deixasse de acreditar no deus católico e nos demais deuses...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #210 Online: 18 de Julho de 2006, 16:42:08 »

Sempre achei que TER que ficar discutindo semântica é um saco mas nesse caso gostaria de fazer algumas observações.

Alguém dizer que existem os ateus que formam o grupo dos fracos, não faz com que automaticamente esses ateus se tornem um grupo, construam uma sede e "desorem para o não-deus". O que está sendo dito é simplesmente que existem indivíduos que são ateus e que por pensarem de tal forma são considerados como ateus fracos. Não é uma dissidência ideológica, não são correntes filosóficas, não são rachas institucionais, da mesma forma que se alguém disser que entre as pessoas que apreciam ir ao cinema existem os que preferem romances, outros ação, etc... ele não está transformando a cinefilia em uma instituição, e nem está roubando-lhes a individuallidade.
« Última modificação: 18 de Julho de 2006, 18:33:38 por Marcelo Terra »

Luz

• Visitante
« Resposta #211 Online: 18 de Julho de 2006, 17:45:55 »
Então o que interessa não é argumentar sobre a "lógica" dos textos postados, questionar a idéia que os textos por si mesmos possuem, mas dar nossa "opinião pessoal" adaptando, se preciso, o significado das expressões para atender ao que nos interessa?

Porque a lógica é que num fórum de discussões nos atenhamos "exclusivamente" à lógica das idéias sugeridas ou que apresentemos "fontes de informações seguras" que justifiquem nossos argumentos contrários a essa lógica.

Dizer que as coisas são porque são ou que não são porque não são, não são argumentos aceitos pelo ceticismo. Se o ceticismo se depara com um texto "bobo" que contém informações "equivocadas" ele argumenta, primeiro a lógica do próprio texto, derrtubando-a, se não puder fazer isso, apresenta informações de fontes científicas que justifiquem os equivocos do texto.

Se isso não for feito, a apinião pessoal de quem contesta tem o mesmo peso que a opinião do texto.

A ausência de crença num assunto ainda tão pouco confiável não é um extremo confiante?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #212 Online: 18 de Julho de 2006, 18:34:51 »
Droga! Eu cliquei em enviar e deu a mensagem "você já enviou essa mensagem, blá-blá-blá" e não enviou nada e o que eu escrevi sumiu. E eu não vou escrever tudo de novo. Alêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêê

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #213 Online: 18 de Julho de 2006, 18:35:17 »
A ausência de crença num assunto ainda tão pouco confiável não é um extremo confiante?

Que assunto?

Luz

• Visitante
« Resposta #214 Online: 18 de Julho de 2006, 20:58:15 »
Que assunto?

Bobagem. Esse assunto já deu! E pensando bem esse tópico não contribuiu em nada para o ceticismo. Se alguém tem que questionar o ateísmo é o próprio ateu.

Acho que a atitude mais sensata é dar paz para os ateus que já estão de saco cheio de serem estereotipados.

E se o ateísmo é uma condição invidual não pode ser generalizada por um conceito ou pela lógica estúpida de um texto!

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #215 Online: 25 de Julho de 2006, 09:09:44 »
Eu concordo com a lógica do texto
Diga por que concorda, ao invés de repetir ad nausean que "concorda em parte" [falácia do escocês). Uma afirmação (como essa que vc fez, de que concorda com o texto) não passa a ser aceitável simplesmente por você repetir milhões de vezes que concorda em parte. Você precisa dizer por que concorda.

, mas sou mais maleável que Sagan. Na opinião dele, que fica claro na lógica que o texto apresenta, ateísmo e ceticismo são incompatíveis, na minha opinião não, “desde que” (implica em uma condição) a pessoa saiba separar o que discute do que acredita.
Pois bem, na sua opinião, ceticismo e ateísmo são compatíveis, se a pessoa saiba separar o que discute do que acredita. Você impôs uma condição (como voce mesma disse), mas não deu um motivo. Motivos, sao diferentes de condições.

Dê um por quê, um motivo para que possamos intender como ceticismo e ateísmo são compatíveis.

respondi deixando clara a minha opinião.
Sua opinião não foi clara porque não foi justificada. Opiniões não justificadas não servem de nada aqui.

Se não entendeu ainda porque concordo “em parte” com o texto, qualquer tentativa de explicação será inútil.
Você não justificou (por quês, lembra?) o motivo desse seu acordo parcial (:histeria:)com o texto.

Entre dois extremos, certo e errado, há uma ampla gama de considerações.
Ridículo. Você está querendo dizer que entre certo e errado existem várias coisas "meio certas" e outras "meio erradas". Isso não faz o menor sentido.

Não estabelecemos convenções, essa é apenas a lógica que o texto apresenta
...o texto, o texto o texto... o texto, a biblia... a torá, o corão...

e se aceitou é porque concorda com ela
Estou refurtando esse texto ridículo.

embora seja contrária ao senso comum
Ad populum.

estamos aqui para justificar a posição dos membros, mas "somente" a lógica do "texto postado".
...o texto...

Está ignorando o texto?
pqp... Onde está a justificativa dela? No texto não está, portanto, é sua obrigação postar uma. Ponto.

Releia o texto.
...
A frase começa com “parece admissível” e não há afirmações.
Independende, suposições também precisam ser jutificadas. Onde está a justificativa dessa suposição?

(Que fique claro que essas não são minhas opiniões, embora possam ser, mas as definições que o texto apresenta.)

Eu paro de discutir o ônus a partir de agora. Enquanto você não tomar um partido, não afirmar que concorda ou discorda seja com qualquer uma das afirmativas, eu desisto.

A minha opinião é que a lógica do texto está correta levando em conta o que o expõe, argumenta, justifica e defende. Porém, particularmente, defendo ainda uma possibilidade a mais, que já expliquei. E o que eu acrescentei não quebra a lógica do texto, mas a complementa.
Na primeira afirmação você não tinha partido. Agora você concorda com a lógica do texto (ou seja, concorda com o texto).

A minha opinião é de que a “lógica” do texto está correta e parte de um pressuposto verdadeiro – explicado anteriormente – ateu=sem deus.
A "lógica do texto" está correto porque parte de uma premissa correta?

Isso é ridículo. Se fosse verdade, a eguinte afirmação também estaria correta: "A água é molhada, e portanto você é um tubo de pasta de dente". Como pode-se notar, ela parte claramente de uma premissa verdadeira.

O que mais eu precisaria justificar que o próprio texto já não tenha feito?

Você só deu justificativas falaciosas até agora.

Você mostra claramente não ter a mínima noção do que seja uma justificativa.

A recíproca é verdadeira.
Deus tá vendo!
:histeria:

E quando eu disse que concordo “em parte”

...é porque você está com medo de tomar partido, e afirmar de uma vez que concorda com o texto. Uma postura lamentável.

A idéia contém a lógica e todos os dados necessários para cair ou se manter por si mesma, frente ao debate. Eu não preciso tomar partido, porque é a lógica do texto que está à prova.
Que sem sentido... você está defendendo a lógica do texto, dizendo que ela está correta, e vem dizer que não está tomando partido. Será que você não está tomando o partido de que a lógiac do texto está correta?
:histeria:
Chamem os médicos.

Eu concordo plenamente: opinião pessoal não vale porcaria nenhuma, foi por isso mesmo que omiti a minha.
Não vale de nada e mesmo assim você fez?
:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Pois o que interessa não é minha opinião e nem a do Sagan, muito menos a sua, mas a “lógica” que o texto postado no tópico apresenta
Começou bem, e terminou mal. O que importa não é se a lógica do texto, mas se este está correto ou não.

Volte em algumas linhas acima e veja você dizendo que preciso ter uma opinião para discutirmos. Expus minha opinião para sua satisfação. E essa é minha opinião porque a lógica do texto me parece aceitável. Você não tem que discutir comigo, tem que discutir a “lógica” do texto que postei
Estou até agora querendo discutir a lógica do texto, mas você não faz isso. Só psota coisas sem sentido, que eu sou obrigado a refutar.
o texto, o texto, o texto.. santo texto.

É simples: se meus argumentos não te convenceram, é poque à luz da sua mente, eles pareceram errados. Refute-os, por favor.

Quais argumentos?
Vai ler os posts. Por exemplo, aquele de que a inversão do ônus da prova  tornaria o sistema penal um total caos. Refute isso, ao invés de fazer o que fez, de dizer que "na sua opinião não faria mal".

Eu já mostrei e citei exemplos “mundialmente” noticiados
Ad numerum. Não é porque todo mundo conhece que passa a ser verdade.

se ignora o conhecimento, já não é mais problema meu.
Que se dane o seu conhecimento ad numerum. Poste argumentos lógicos.

Se alguém ignora que o holocausto "mundialmente noticiado" aconteceu não é problema meu.
O holocausto não aconteceu só porque foi mundialmente noticiado. E você não trouxe nenhuma dessas notícias. Pra mim você inventou todas elas. Que tal trazer uma com fonte, pra gente conferir?

Posso explicar o que foi, mas não tenho obrigação de comprovar que aconteceu se a própria pessoa não tenta se informar primeiro.
Errado. Pelo mesmo ônus da prova, quem posta uma informação aqui, tem que provar a veracidade dela. No mínimo, postar a fonte - a atitude de mínima decência - que não foi tomada.

Você fez uma suposição "banal" de uma denúncia "inexistente" sem apresentar um "caso verídico" e "provas" de que nenhum caso contrário tenha ocorrido e acha que isso é um argumento? Sério?
Exato. Isso é lógica.

Vai estudar, vai....

Por exemplo, sobre o judiciário: você acha que devemos extinguir o judiciário? Por que nao me respondeu quando eu questionei?

Essa é uma questão “off topic” que pede uma opinião pessoal
Errado. Exige uma explicação lógica. Ninguém aqui (exceto você, ao que parece), vai exigir opiniõs pessoais, porque qualquer imbecil aqui sabe que opiniões pessoais não tem valia.

e que não tem nenhuma relação com o texto.
Tem a ver com a inversão do ônus da prova, o maior erro do texto. Não é offtopic, é um contrargumento que você não sabe refutar.

Eu não preciso responder, mas posso: acho que devemos reformular o judiciário.
Estamos falando especificamente da inversão do ônus da prova. Devemos inverter o ônus da prova no judiciário?

Exatamente: o cético não pode acreditar numa “possibilidade”?
Não.
...e de novo: vai estudar.

Você sabe o que é um cético.

Com ponto final você está afirmando que sei o que é um cético
Na verdade eu errei ao digitar. Queria afirmar que você NEM sabe o que é um cético.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Luz

• Visitante
« Resposta #216 Online: 25 de Julho de 2006, 11:08:28 »
Queria afirmar que você NEM sabe o que é um cético.

Latorre,

Você tem toda razão, do seu ponto de vista, não sei o que é um cético.

Não há porque continuar isso! A proposta se perdeu na primeira página. Assim como o teísmo é questionado, pensei que nada mais natural que questionar também o ateísmo, visto que ambos estão sujeitos à condição humana, e portanto, a sua falibilidade.

A idéia nunca foi estereotipar nem um e nem outro, defender ou atacar, questionar escolhas ou o direito de fazê-las, muito menos desrespeitá-las. A idéia era simplesmente questionar o assunto por uma lógica inusitada, apresentada num pequeno trecho, escrito por um homem que a maioria de nós conhece ou já leu algo a respeito, como é feito em tantos outros tópicos sobre teísmo.

Mas a discussão se mostrou infrutífera desde o princípio uma vez que ninguém se mostrou disposto a questionar suas próprias convicções, mas apenas as convicções alheias. Isso mostra que já estamos bastante certos do que pensamos, do que acreditamos, do que defendemos e do que somos. E a certeza é algo que dispensa discussões.

Não vejo porquê continuar algo que segundo nossas próprias convicções já está bastante esclarecido. Tudo isso veio reforçar o que já pensávamos e portanto, como questionamento foi totalmente influtífero, pois chegamos a mesma conclusão que tínhamos ao iniciar o debate.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #217 Online: 26 de Julho de 2006, 10:52:37 »
Assim como o teísmo é questionado, pensei que nada mais natural que questionar também o ateísmo
Voltamos ao ponto inicial. Ao questionar/afirmar/supor, torna-se necessária uma justificativa. Justificativas classificadas na Lista de Falácias não têm valia.

A idéia era simplesmente questionar o assunto por uma lógica inusitada
O que seria uma lógica inusitada? A lógica é única e universar. Não existem diversos tipos de lógica, e nem uma "inusitada".

apresentada num pequeno trecho, escrito por um homem (...) como é feito em tantos outros tópicos sobre teísmo.
Sem argumento, uma proposição (como a que foi apresentada) não tem a menor valia. Venha de onde vier.

Mas a discussão se mostrou infrutífera desde o princípio uma vez que ninguém se mostrou disposto a questionar suas próprias convicções, mas apenas as convicções alheias.
Quem tem convicções próprias são os padres e seus rebanhos. Estão convictos de que deus existe e outras baboseiras mais. Minhas idéias, em particular, estão abertas a mudança desde que isso seja feita através de uma argumentação que use o mínimo de lógica, e que portanto não venha a ser feita através de argumentos falaciosos.

Eu argumentei assim, e fiquei aguardando suas réplicas (que não foram feitas). Você, ao invés de refutar os meus argumentos, se limitou a afirmar que:

1) Concorda parcialmente com o texto;
2) Que o texto foi escrito por Carl Sagan;
3) Que a lógica do texto é válida (sem dizer por quê essa lógica seria válida);

Fala sério...

Isso mostra que já estamos bastante certos do que pensamos, do que acreditamos, do que defendemos e do que somos.
Isso mostra que VOCÊ acredita nas coisas ao invés de procurar respostas. Que acha que as coisas são certas simplesmente porque você acha que elas são, e porque concorda em parte com elas (mesmo sem saber o porque vocë concorda).

Ou seja: você simplesmente concorda visceralmente, sem questionar jamais aquilo com o que simpatiza. Deprimente.

E a certeza é algo que dispensa discussões.
Discordo. Certeza é algo ridículo que deveria ser abolido de qualquer discussão que vise ENCONTRAR uma verdade. Ela cega o indivíduo - algo semelhante com o que eu descreví no parágrafo acima. Essa afirmação, por sí só, já mereceria um longo debate - que imagino não caber aqui no momento.

Não vejo porquê continuar algo que segundo nossas próprias convicções já está bastante esclarecido.
SUAS convicções. Aquilo que você chama de minhas convicções nada mais são do que argumentos que obedecem a lógica universal. e se você acha que estão errados, deve refutá-los, obedecendo também a lógica - exatamente como eu fiz com os seus argumentos.

Tudo isso veio reforçar o que já pensávamos e portanto, como questionamento foi totalmente influtífero, pois chegamos a mesma conclusão que tínhamos ao iniciar o debate.
Exato. Mas veja pelo lado bom: você teve um leve vislumbre - mesmo sem entender direito o por quê - de que o debate com trolls é sempre totalmente infrutífero. Neste post há a justificativa de porque este debate foi infrutífero. Esta justificativa pode ser bastante útil para você entender este por quê.

Grifos didáticos.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #218 Online: 26 de Julho de 2006, 14:23:22 »
Esse grifo didático é para pedir ajuda né? O primeiro e o segundo "por quê" estão errados, eles são juntos e com acento( porquê ) pois são substantivos.

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
  • "Zombar da filosofia é, na realidade, filosofar"
« Resposta #219 Online: 26 de Julho de 2006, 14:58:30 »
Mesmos discursos, mesmas frases feitas. Eu saio do off topic de um fórum de música pra discutir racionalmente e esbarro nas mesmas falácias irracionais.
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #220 Online: 26 de Julho de 2006, 16:03:30 »
Esse grifo didático é para pedir ajuda né? O primeiro e o segundo "por quê" estão errados, eles são juntos e com acento( porquê ) pois são substantivos.

he he he...

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #221 Online: 26 de Julho de 2006, 16:09:20 »
Mesmos discursos, mesmas frases feitas. Eu saio do off topic de um fórum de música pra discutir racionalmente e esbarro nas mesmas falácias irracionais.

também me afastei de um outro fórum para tentar fugir dessas coisas... mas parece que isso é praticamente impossível pela Internet...

SmileyCentral.com" border="0
« Última modificação: 26 de Julho de 2006, 16:23:09 por Alexsandra »

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #222 Online: 26 de Julho de 2006, 17:06:29 »
Citação de: Luz
questionar suas próprias convicções

isso é muito interessante mas é utópico... pra não dizer ingênuo...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #223 Online: 26 de Julho de 2006, 17:17:45 »

Por que questionar as próprias convicções é utópico? Apenas por que alguns não o fazem? Ora, por outro lado muitos o fazem. Não acho utópico não.

E por que seria ingênuo? Não consegui entender essa.

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #224 Online: 27 de Julho de 2006, 11:50:22 »

Por que questionar as próprias convicções é utópico? Apenas por que alguns não o fazem? Ora, por outro lado muitos o fazem. Não acho utópico não.

E por que seria ingênuo? Não consegui entender essa.

é... ficou meio vago mesmo... sorry...

é porque ninguém questiona a si mesmo e, se o faz nunca irá assumir... é ingênuo pensar que alguém faria isso, principalmente em um fórum da internet...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!