Autor Tópico: Nas palavras de Carl Sagan!  (Lida 21667 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Nas palavras de Carl Sagan!
« Resposta #225 Online: 27 de Julho de 2006, 12:06:05 »
Por que não?

Eu freqüentemente questiono minhas idéias e opiniões, muitas vezes inclusive decorrentes de discussões daqui.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #226 Online: 27 de Julho de 2006, 12:30:45 »
é porque ninguém questiona a si mesmo e, se o faz nunca irá assumir... é ingênuo pensar que alguém faria isso, principalmente em um fórum da internet...

É uma afirmação arriscada e no caso de muitas pessoas pode ser considerada falsa. Eu só sou quem eu sou hoje, ideologicamente falando, por ter questionado minhas próprias idéias e princípios e dificilmente continuarei sendo o mesmo. Eu já mudei de idéia no decorrer de um tópico ao perceber que os meu motivos eram falhos e existiam argumentos melhores, mais embasados sobre o assunto. E não acredito que isso aconteça apenas comigo.
Eu já disse a outras pessoas "me desculpe, eu estava errado sobre tal assunto e concordo que a sua opinião é melhor baseado nos fatos que você me apresentou". Então, eu acho que não é verdade, de forma alguma, que NINGUÉM questione a si mesmo, e vejamos quantos outros participantes irão corroborar minha afirmação com relação à isso e não acho ingênuo acreditar que alguém faça isso, nem mesmo em um fórum da internet. É claro que existem pessoas que se recusam a aceitar argumentos de outros e de aceitar a possibilidade de que estejam errados mas mesmo isso pode ser algo provisório, já conheci pessoas que tinham posturas religiosas que com o tempo mudaram para uma postura mais rasoável devido a acontecimentos pelos quais passou. É claro que existem pessoas que por orgulho tem vergonha de admitir que mudaram de idéia mesmo sabendo que isso é inevitável e um dia terão que fazê-lo, e um dia o fazem.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #227 Online: 27 de Julho de 2006, 19:37:03 »
Esse grifo didático é para pedir ajuda né? O primeiro e o segundo "por quê" estão errados, eles são juntos e com acento( porquê ) pois são substantivos.
Bom, na verdade nao era. Era um pedido de licença dar ênfase em algum trecho, por motivos didáticos. Mas pelo menos acertei os acentos. :P

Ah, e já que a gramática entrou no assunto, em tempo, não se usam espaços após a abertura de parênteses, e nem entre eles e a palavra isolada. Ou seja, o certo seria "...e com acento (porquê) pois...".
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #228 Online: 28 de Julho de 2006, 00:39:59 »
Valeu Latorre, sempre tive essa dúvida!

Luz

• Visitante
« Resposta #229 Online: 28 de Julho de 2006, 13:37:02 »
Diga por que concorda (...)

Eu preferia encerrar o assunto, mas se faz questão de continuar, eu concordo com o texto porque:

Somente o cético questiona a hipótese de deus, pois somente questiona uma hipótese quem tem dúvidas, cogitando possibilidades, sem formular uma opinião. Aqueles que possuem crença ou a ausência de crença formularam uma opinião e por isso não são céticos, pelo menos com relação ao assunto, especificamente, pois não têm dúvidas ou não cogitam possibilidades.

Os motivos da crença ou da ausência de crença não estão em questão no tópico (é uma questão individual), mas para o cético o único motivo que existe para formular uma opinião são provas, pois o cético não formula opiniões sobre um assunto que a própria Ciência ainda não tenha formulado.

Por que deus e não o dragão invisível? Porque não se cogita a possibilidade do dragão invisível como causa do Universo, mas deus sim e pode ser relegado para tempos e lugares remotos ou causas finais que a Ciência ainda não alcançou. Não sabemos o suficiente sobre o Universo para dizer que foi criado ou surgiu, como foi criado ou surgiu, se é finito ou infinito, eterno ou temporal, para dizer àqueles que possuem crença que deus existe ou para dizer àqueles que não possuem crença que deus não existe.

Tudo que existem são indícios e evidências do conhecimento de uma parcela mínima se comparada a parcela que desconhecemos do Universo. Por isso, estarmos certos da existência ou da inexistência de deus são extremos confiantes de um assunto que à própria Ciência não inspira nenhuma confiança.

Para o cético a hipótese de deus não é uma questão de ter ou não ter crenças é uma questão de ter ou não ter provas e o cético não tem, portanto não tem crença e nem descrença, apenas dúvidas, cogitando possibilidades sem formular uma opinião.
« Última modificação: 28 de Julho de 2006, 13:43:29 por Luz »

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #230 Online: 28 de Julho de 2006, 17:45:25 »
Um ateu é alguém que tem a certeza de que Deus não existe, alguém que possui provas convincentes contra a existência de Deus.

Pô!!! sacanagem! nunca tinha pensado nisso: como provar que deus não existe? Como provar que algo que não existe, não existe? Agora eu quero provar!!!

Eu pensava muito em como surgiu a idéia de deus na humanidade... e cheguei a uma conclusão simples, depois conto...

Tava demorando… :no:
O que os crentes — É! Crentes! — não fazem para tentar se misturar com os céticos, não é mesmo? Não entendem bulhufas de ceticismo e ficam tentando misturar água e óleo.

ahhhhhhh... vc é uma graça!!! Tão aburrecidinho...

Para o consentimento de vocês, saibam que a postura cética é a de descartar qualquer alegação que seja impossível e ignorar as que não sejam demonstradas. Ah! Navalha de Ockham também é muito importante! Para um cético, é importante ter evidências que qualquer alegação que se quer provar.

Essa é a postura cética mesmo ou é a sua postura cética?

Então voltemos à questão de Deus:

Por que que tudo o que ocorre no universo pode ser explicado sem a presença de um Deus? Mesmo quando não temos uma resposta, é possível criar teorias bem plausíveis, que não necessitam de seres infinitamente complexos.

Isso é o suficiente para qualquer cético não acreditar na existência de Deus. Mas tem mais:

Pó!!! Um cético falando de teoria?!?! ahhh não!!! É melhor falar que não tem a resposta, ninguém tem que saber tudo...

Por que que todas as vezes que se tenta explicar Deus, as pessoas acabam entrando em contradição com a lógica e com suas próprias qualidades? Já discutimos muito aqui a “Pedra Pesada”, a “Bondade e o Inferno” entre muitas outras coisas e o que vemos é um Deus onisciente, que muda de idéia, que é bonzinho e sádico ao mesmo tempo e que pode ou não fazer qualquer coisa. Uma salada de idéias auto-contraditórias!

Isso é o suficiente para que qualquer pessoa com o mínimo de bom senso acredite que Deus não exista.

Hellooo-o! interpretação de texto: acho que o ponto levantado foi provar a existência de deus...

Se querem que acreditamos em coisas como vida após a morte, ser supremo inteligente ou outra ladaínha do tipo, mostrem evidências de que essas coisas sejam bem plausíveis. Fica chato ter sempre que ouvir as mesmas coisas de sempre.

Também acho!!! Não temos que provar nada não! se querem provar que provem que o deus deles existe!!! Mas seria muito legal provar pra eles o contrário e fazer com que calem logo a boca e dêem sossego logo pra gente!

Estaria errado em afirmar que: o lado cético da pessoa diz que ela não pode ter certeza de algo, mas seu lado ateu diz que ele tem certeza que deus não existe, e que isso é contraditório?

E para tudo! Crente não é quem crê em algo? O crente aqui não sou eu.

Apoiado(a)!!!

p.s.: vc é muié o homi?

Não teve um amigo do Nightmare que esteve aqui no forum com um argumento bem parecido com esse, usando como argumentos verbetes tirados de dicionario tambem.
Sem ofensa, é só que to com uma sensação de dejavu agora.

É Foda, mas às vezes necessário... mais foda é que fontes diferentes dão definições diferentes... talvez seria hora de abrirmos um tópico para definirmos termos... ou já tem? me parece que não...

Ateismo não significa negar deus, apenas significa não acreditar nele. Isso não entra, de forma alguma, em contradição com ceticismo.

acho, eu, que não dá pra afirmar isso...

Vamos partir de Ateus que dizem ter a certeza que Deus não existe então:
Esses não são céticos.

Tenho certeza que deus não existe! mas acho que sou cética pulando para agnóstica...

É sempre bom relembrar as definições de ateísmo:

Ateísmo forte - É a crença na inexistência de deuses.

Ateísmo fraco - É a descrença na existência de deuses.

A crítica de Sagan visa o ateísmo forte, que pode ser considerada uma crença, tal qual o teísmo. Ela não engloba o ateísmo fraco.

Ohhh não!!! mais termos!?!?! quem fica criando isso?!?! alguém com síndrome de deus?!?!? rsrsr

Mas boa parte dos ateus infelizmente são como ele. Eu já fui assim.

Não é a primeira vez, somente nesta página deste tópico, que vc sugere que mudou (pra melhor)/evoluiu... Eu estava com esta postura também até pouco tempo atrás e agora penso diferente... acho que vc vai mudar de pensamento novamente, depois vc me fala...

ARGH!
Porcaria de tópico

rsrsrs

ARGH!

2 - Palavras podem ter vários sentidos, uma delas é "céticos"

...duvidar da própria dúvida...

AHHHHHHH!!! Pra que vc foi dizer isso?!?!? te odeio!!! agora eu vou duvidar da minha dúvida!!!

Comentários finais (desde post)

Achei esse tópico muito interessante e realmente pretendo lê-lo todo, cada mensagem, apesar de ainda estar na segunda página, a tarefa me parece árdua, devido aos off topics e, principalmente pela falta de respeito e a troca de desaforos e picuinhas, entre outras coisas.

Parece-me o que está prevalecendo aqui é a lei do “eu”:
eu não gostei dessa tópico;
eu não gostei desse post;
eu acho que é essa a definição correta;
eu acho fulano burro porque ele cometeu um erro de digitação...

Pô gente!!! tenha dó!!! A gente pode fazer melhor que isso... não me façam fugir desse Fórum também!!!

::)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 28 de Julho de 2006, 18:28:12 »
Pô gente!!! tenha dó!!! A gente pode fazer melhor que isso... não me façam fugir desse Fórum também!!![/i]
Seria ótimo então que você contribua pra ele para que você não tenha que ri-lo dele também! Porque não vejo você tomando a atitude proposta nesse tópico. :)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #232 Online: 28 de Julho de 2006, 18:28:36 »
1 - "Essa é a postura cética mesmo ou é a sua postura cética?"
O termo ceticismo como largamente usado é a definição de uma postura que é basicamente individual. Não existe organismo que regule o ceticismo. Não é o ceticismo filosófico. Não existe quem fale em nome dos céticos pois não há ninguém a quem tenha sido atribuído tal poder, até mesmo por não se tratar do ceticismo um movimento organizado.

2 - "Pó!!! Um cético falando de teoria?!?! ahhh não!!! É melhor falar que não tem a resposta, ninguém tem que saber tudo..."
Mas é claro que um cético fala em teoria, lei, hipóteses, axiomas, postulados e evidências. Isso é o que temos. Lembrando que aqui o uso corrente da palavra teoria, assim como de lei, é em seu estrito significado científico.
E lembrando também que teorias científicas descrevem o como e não o por que.

3 - Pra mim essa história de evidência x prova é algo que não deveria existir. Deveriam ser sinônimos. Mas os defensores-de-hipóteses-extraordinárias-que-não-apresentam-evidências-extraordinárias falam de provas como se fossem "algo que por si só serve para demonstrar de forma independente e inequívoca que tal fato ocorreu exatamente como defendido pelo alegante". Bem, nos tribunais isso não existe, se existisse uma única coisa que fosse uma demonstração inequívoca e inquestionável da culpa do réu a única coisa a ser feita era decidir a pena, mas não as provas são avaliadas (elas provam realmente o que o alegante diz que provam) então são, desse modo, evidências. Existem evidências mais ou menos fortes em favor de determinada hipótese. E em alguns casos as evidências em favor de uma hipótese são tão mais fortes em quantidade e qualidade que as outras hipóteses são postas de lado, descartadas, PELO MENOS até que novas evidências possam mudar isso. Como prova tal como definido acima não existe deveríamos aceitar que prova=evidência ou, pelo menos, eliminar total e definitivamente ( :wink:) a palavra prova de nossas discussões.

4 - Por mais que eu goste e admire o trabalho de divulgação científica que foi feita por Carl Sagan nunca foi dado a ele, nem de forma alguma poderia se dar, o poder de determinar o que é ser um ateu.
Além disso não li o livro que contém o trecho e não sei se ele está fora de contexto.

5 - Acho que o Luz acertou ao concluir que a discussão está confundindo mais do que esclarecendo. Muito embora possamos ter tirado algumas questões interessantes da discussão acho que ela já se perdeu. Seria mais útil a quem quiser continuar, anotar os pontos que merecem melhores esclarecimentos e abrir outros tópicos.

6 - Deus, o que é isso? Essa palavra é tão usada, por tantas pessoas, com tantos significados tão fortemente individualizados que a interseção entre todos os significados que se dão à palavra deus é um conjunto vazio. Portanto, "Deus? Mas do que é que você está falando?"
Não é por que o cristianismo é predominante no ocidente que eles tenham o monopólio da palavra deus. Existem espíritas, não relligiosos com opiniões diversas sobre o que é deus, ainda podemos achar em algum lugar budistas, hindus, xintoístas, etc... Então por respeito à todas essas crenças não podemos assumir que quando alguém, que não deixe claro o seu credo, diz "deus" esteja se referindo ao deus do credo cristão, na dúvida, e há dúvida, devemos nos certificar exatamente do que está sendo dito.
E sejamos sinceros mesmo dentro do mesmo credo deus acaba tendo um significado bastante individualizado. Deuses são como sapatos, os que servem bem a uns podem ficar apertados ou folgados em outros. :hihi:
« Última modificação: 28 de Julho de 2006, 18:35:24 por Marcelo Terra »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #233 Online: 28 de Julho de 2006, 23:29:47 »
Parece-me o que está prevalecendo aqui é a lei do “eu”:
eu acho fulano burro porque ele cometeu um erro de digitação...

Onde você viu isso? Se foi no meu post para o Latorre ou o contrário, você entendeu errado. Eu pensava que ele pedia correção, ninguém se chamou de burro e fiquei até agradecido por ter aprendido a usar os parenteses.

Luz

• Visitante
« Resposta #234 Online: 29 de Julho de 2006, 22:53:02 »
O termo ceticismo como largamente usado é a definição de uma postura que é basicamente individual. Não existe organismo que regule o ceticismo. Não é o ceticismo filosófico. Não existe quem fale em nome dos céticos pois não há ninguém a quem tenha sido atribuído tal poder, até mesmo por não se tratar do ceticismo um movimento organizado.

Pois não é o que se observa. Pretende-se claramente impor regras e limitações convenientes. E se o ceticismo não tem representação tem uma definição muito clara, sua base é a dúvida com relação ao conhecimento humano - todo o conhecimento. E o ceticismo científico veio incluir aí o método científico como forma de verificar tudo aquilo que “pode” ser fisicamente observado. O oposto de dúvida nunca foi crença, ceticismo não é ausência de crença. O oposto de dúvida é certeza. A definição dos termos tem se tornado uma questão ideológica bastante comum.

Por mais que eu goste e admire o trabalho de divulgação científica que foi feita por Carl Sagan nunca foi dado a ele, nem de forma alguma poderia se dar, o poder de determinar o que é ser um ateu.
Além disso não li o livro que contém o trecho e não sei se ele está fora de contexto.

Não foi Sagan quem cunhou a expressão, ele fez apenas o uso da definição literal. Além de cientista, foi um “escritor” que visava disseminar o conhecimento científico, mas acima de tudo o ceticismo. Não se percebe em suas palavras e atitudes, a crença ou a ausência de crença, percebe-se apenas o que ele próprio defendeu até o fim da vida – a incerteza. Sagan não acreditava em deuses, ele questionava e como cético, cogitava possibilidades sem formular opiniões. Morreu como viveu, sem afirmar ou negar o que desconhecia - apenas duvidando. Temos todo o direito de pensar diferente, de discordar do que ele questionava e de defender nossas convicções – mas isso não muda a definição dos termos.

Impor que todo cético deve ser necessariamente um ateu é um preconceito tão grande quanto o que se pretende combater com essa postura e que só faz acirrar os ânimos, pois nem todo cético é ateu.

Mas é claro que posso estar enganada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!