Crente, vc acredita em um Deus que não se vê, não se sente, não tem nada que nossos sentidos físcos possa senti-lo, como você sabe então da existência de um ser super poderoso, e onipotente, e em um biblia que conta umas histórias as vezes com sentido duplo ou triplo ou quadruplo....com eu posso achar algo que possa me levar até esse Deus???
Eu seria do tipo dois "teísta" - utilizo essa palavra apenas para diferenciar a forma da crença, pois não sou religiosa, mas acredito na possibilidade da existência de deus.
Penso que "se" deus existe, a única ponte que existe até o momento, entre deus e o homem é a consciência. Tudo que foi escrito, me refiro aos "livros sagrados" foi escrito por essa consciência que acredita em algo, por motivos tão diversos que não daria para enumerar. Uma consciência humana e falha que interpreta tudo conforme seus próprios desejos, objetivos e necessidades.
Tanto a bíblia, quanto a torah e o alcorão, livros sagrados das principais religiões atuais, foram escritos em épocas de dominação e luta pela independência dos povos em questão. E na minha opinião, foram feitos com o objetivo de reforçar a cidadania e unir o povo em torno de um objetivo comum.
Como literatura e parte da história universal, ainda que metafóricos, alegóricos, exagerados e contraditórios, tenho por esses livros o respeito que considero merecido, mas não me dizem nada além disso.
Já deus é um outra questão e que na minha opinião não tem nada a ver com tudo isso. É uma idéia que já existia antes de qualuqer dessas religiões surgirem, sendo a base para suas formações, modificada para atender aos interesses próprios de cada povo.
Se ainda tenho dúvidas e crenças a respeito de deus é porque a própria consciência, raciocínio, inteligência ainda me intrigam. Acho que ainda há muito o que ser explicado sobre tudo para ter qualquer certeza.
Talvez seja agradável há muitos acreditar na existência de deus, mas para mim, não é tanto por uma questão emocional, talvez por uma limitação da minha própria compreensão. A idéia de caos, acaso ou nada como causa "desse universo que a Ciência tem nos apresentado no último século" me parecem absurdas.
Delegar tanta ordem e complexidade - na minha opinião, até mesmo perfeição, pois as explicações sobre o universo podem até não atender as nossas noções de ética, mas do ponto de vista prático funciona perfeitamente, pela seleção natural, preservação, transformação, movimento etc - ao acaso ou ao caos não me parecem as explicações mais racionais que podemos formular. Na minha opinião, toda essa complexidade sugere muito mais um projeto inteligente que sorte ou coincidência.
Não me pergunte o que é esse projeto inteligente ou o que é deus, só acho que possa existir uma explicação para muitas coisas que ainda nem sequer imaginamos. E deus pode estar por trás disso ou não. Para descartar deus eu teria antes que encontrar uma causa mais plausível para tudo que vejo e que penso, que simplesmente acaso, caos, sorte ou coincidência. A minha inteligência "limitada" não consegue englobar a idéia de que tudo veio do nada e se organizou tão completa e perfeitamente que gerou a vida, a inteligência e tudo que existe. É muito para minha vã filosofia.