Autor Tópico: Nas palavras de Carl Sagan!  (Lida 21664 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Nas palavras de Carl Sagan!
« Resposta #150 Online: 11 de Julho de 2006, 23:20:51 »
Exatamente. Se veio para zonear é só não dar corda. Como dizia alguém por aqui, "não alimente os trolls". Ou sendo mais benevolente com os não-trolls que são simplesmente, por alguma infelicidade, chatos, é só um bom critério para não se estressar gastando energia a toa.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #151 Online: 11 de Julho de 2006, 23:22:16 »
Mas Trolls são fáceis de identificar e são banidos logo. Não se trata de um caso de trollismo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 11 de Julho de 2006, 23:27:02 »
Mas Trolls são fáceis de identificar e são banidos logo. Não se trata de um caso de trollismo.

O que se encaixa no segundo caso que eu citei: é um caso de chatismo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #153 Online: 11 de Julho de 2006, 23:32:41 »
O ceticismo filosófico não afirma que não há como conhecer a verdade, mas apenas que toda verdade é questionável.

Com esta definição não há como imputar ao ateu algo como crença.

Atheist,

Penso que tanto aqueles que acreditam como aqueles que tem certezas sobre a existência ou não de deus, apoiam-se em suas próprias crenças, já que não há "provas" que sustentem quaisquer especulações afirmativas ou negativas sobre o assunto.

Se pudessemos "provar" qualquer coisa a esse respeito ou não existiram mais ateus ou não existiriam mais teístas.

Essa discussão toda só existe porque existem dúvidas, especulações e crenças, mas nenhuma prova definitiva que possa por um ponto final ao assunto.

Como o Alenônimo já colocou, primeiro é preciso se definir de que deus é que se está falando. Vários são impossíveis pela lógica, outros são impossíveis pelas comprovações científicas. Da imensa lista de deuses que o homem já acreditou ou acredita, é possível contar nos dedos de uma mão os que realmente gerariam dúvidas.

Como o Danniel colocou, será que é crença eu pensar que meu nome é o que está escrito na minha carteira de identidade ou isso é verdade, é baseado em fato?

Luz

• Visitante
« Resposta #154 Online: 11 de Julho de 2006, 23:33:12 »
Ah, agora o fórum é isso? Quer quiser zonear que venha e a gente "deixa falar sozinho" (e isso depois de perder um tempão pensando argumentar com uma pessoa interessada no diálogo)? Que droga hein?

Marcelo,

Se fui eu quem o irritou tanto, peço desculpas. Minha intenção era discutir o assunto baseado no texto citado no tópico e nas informações adicionais que possuímos ou podemos buscar.

Quando postei o tópico sabia que seria "polêmico" e a intenção era justamente atiçar a curiosidade de quem não conhece para a leitura do livro mencionado.

Caso tenham sido as minhas citações o motivo da sua irritação, veja que ou não afirmo qualquer coisa ou cito as fontes que sustentam minhas afirmações, justamente para que esse tipo de coisa não ocorra.

Eu queria discutir o que o Sagan disse, mas parece que a maioria levou a coisa para o pessoal, esquecendo o texto.
« Última modificação: 11 de Julho de 2006, 23:50:11 por Luz »

Luz

• Visitante
« Resposta #155 Online: 11 de Julho de 2006, 23:36:18 »
Como o Alenônimo já colocou, primeiro é preciso se definir de que deus é que se está falando. Vários são impossíveis pela lógica, outros são impossíveis pelas comprovações científicas. Da imensa lista de deuses que o homem já acreditou ou acredita, é possível contar nos dedos de uma mão os que realmente gerariam dúvidas.

Como o Danniel colocou, será que é crença eu pensar que meu nome é o que está escrito na minha carteira de identidade ou isso é verdade, é baseado em fato?

O que eu sugeri foi apenas que levasse em conta, não o que eu digo, mas o que disse o texto citado no tópico. A minha opinião pessoal é irrelevante. Eu a menciono apenas quando há espaço para isso!

Talvez esteja equivocada, mas me pareceu que o Alenônimo me deu esse espaço!

"Acho" que existem casos e casos. Penso que não vamos discutir aqui a existência ou inexistência de coisas que nos parecem sem importância na realidade da maior parte das pessoas, como fadas, por exemplo.

Não tem sentido duvidar de um fato como o próprio nome e acho que citações desse tipo não enriquecem a questão.

Eu nem mesmo pretendia discutir aqui a existência / inexistência de deus que não fosse apenas dentro do contexto apresentado, mas as questões desviaram do tópico desde o princípio.

Como fui eu quem postei, pensei que fosse minha obrigação participar assim mesmo.
« Última modificação: 12 de Julho de 2006, 00:07:03 por Luz »

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #156 Online: 11 de Julho de 2006, 23:49:37 »
Ah, agora o fórum é isso? Quer quiser zonear que venha e a gente "deixa falar sozinho" (e isso depois de perder um tempão pensando argumentar com uma pessoa interessada no diálogo)? Que droga hein?

Marcelo,

Se fui eu quem o irritou tanto, peço desculpas.

Não precisa se desculpar, não foi você.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #157 Online: 12 de Julho de 2006, 00:02:50 »
O que eu sugeri foi apenas que levasse em conta, não o que eu digo, mas o que disse o texto citado no tópico. A minha opinião pessoal é irrelevante. Eu a menciono apenas quando há espaço para isso!

Se sua opinião fosse irrelevante, não teria postado no fórum. Quando não se quer que dê atenção a seus argumentos, basta não expô-los.

Confessa vai. Você postou a sua opinião para participar da discussão e tentar mostrar que seu lado é o certo. É o que todos fazem aqui. Só precisamos ter em mente que uma outra pessoa pode também mudar a nossa opinião.

Quando eu não acordo atacado, eu consigo ser mais legal com as pessoas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Luz

• Visitante
« Resposta #158 Online: 12 de Julho de 2006, 00:18:11 »
Se sua opinião fosse irrelevante, não teria postado no fórum. Quando não se quer que dê atenção a seus argumentos, basta não expô-los.

Não é que não queira que não prestem atenção em meus argumentos. É claro que quero. Entro aqui todos os dias. Eu queria que os meus argumentos fossem pesados em conjunto com o texto postado, pois foi nele que me baseei, embora tenha fugido um pouco como todo mundo!

Confessa vai. Você postou a sua opinião para participar da discussão e tentar mostrar que seu lado é o certo. É o que todos fazem aqui. Só precisamos ter em mente que uma outra pessoa pode também mudar a nossa opinião.

Eu confesso que gosto de ter razão, mas não que estava tentando "provar" que estava certa, mas apenas "provar" que o Sagan estava certo! Ele mudou minha opinião mais de uma vez, embora nem sempre! E você, algumas vezes, também mudou minha opinião! Eu não acho que estou certa no que acredito, mas na forma de expor o que o acredito, penso que sim.

Quando eu não acordo atacado, eu consigo ser mais legal com as pessoas.

É! Já tive a oportunidade de experimentar os dois lados! E esse é melhor, para mim, é claro, mas toda vez que vou ler uma citação sua fecho um dos olhos antes!

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #159 Online: 12 de Julho de 2006, 11:07:35 »
Pqp... :chorao:

É desesperador entrar aqui no dia seguinte e ver que ainda está se discutindo inversão de onus da prova. Não é possível que alguém ainda não tenha entendido.

Quem não concorda, imagine o seguinte: eu vou aqui na delegacia ao lado e faço um boletim dizendo que você matou meu pai. Agora, imagine que se o ônus da prova não fosse responsabilidade de quem acusa/afirma, VOCÊ teria que provar que NÃO MATOU meu pai (peço desculpas pelos grifos, mas julguei-os necessários). Digamos que voce não consiga, então você vai preso.

Tem cabimento isso!?
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Luz

• Visitante
« Resposta #160 Online: 12 de Julho de 2006, 11:08:45 »
Acho que a necessidade de se apresentar provas de inexistência vale apenas para coisas tidas como científicamente provadas. Por exemplo, se eu afirmasse, "não existem genes", ou "o DNA não carrega qualquer informação genética". Mas quando são coisas como deuses, cujas definições e propriedades são vagas e confusas, não vejo uma afronta ao método científico ao se afirmar que não existem tais coisas.

Daniel, eu posso estar enganada, mas penso que a questão do ônus é bastante clara e geral. Acho que a Ciência e o Ceticismo não pretendem que as pessoas deixem de ter suas próprias crenças, mas que só afirmem aquilo de puderem comprovar. E que não elaborem teorias sem embasamento.

Ainda que, implicitamente, seja mesmo uma afirmação na crença da inexistência, do que algo que prentende ser uma afirmação realmente científica, de estar comprovada a inexistência absoluta de algo assim. Isso pela própria ausência de qualquer hipótese científica proposta para essas coisas. Não tem como refutar uma hipótese que nem definida é, ou que é definida de forma que se faz irrefutável.

Eu entendo o que está dizendo, mas perceba que eu não defendo a existência de deus, mas apenas a possibilidade. Como existem lacunas a serem preenchidas sobre muitas coisas e a limitação em que nosso conhecimento esbarra, existe a "possibilidade". Você já se perguntou por que Sagan escreveu o texto?

Eu acho que dizer que que algo não existe não necessita de algum tipo de prova final da inexistência absoluta desse algo, é mais algo como que a afirmação de que não se tem provas definitivas da existência desse algo; que por tudo que se sabe, não existe.

Tudo bem, mas a Ciência precisa ser séria, mesmo que isso, às vezes, seja um problema. Se a Ciência ou o Ceticismo "afirmar" que algo não existe, sem apresentar provas do que está falando, abre espaço para que qualquer um faça o mesmo e a idéia é justamente o contrário. Por isso é que a Ciência diz "por tudo que se sabe" ao mesmo tempo levando em conta suas próprias limitações e lacunas, isso é, "tudo o que não se sabe". Todas as possibilidades precisam ser levadas em conta, mesmo que remotas, pois para descartar uma idéia qualquer, diz a Ciência, é preciso "comprovar".

É infindável o número de coisas que qualquer um pode inventar a qualquer hora (ex.: como dragões invisíveis na garagem), sem nem hipotetizar a coisa de um modo que seja refutável, e acho que seria a versão do politicamente correto da ciência, ser hesitante em falar que essas coisas não existem, apenas por não existirem provas da inexistência. O normal, é que se considere essas coisas inexistentes, até que provem a existência, em vez de ficar "sem poder dizer com certeza nada sobre isso", apenas porque um conceito irrefutável foi inventado.

A Ciência não pretende como a religião estar acima do bem e do mal, por isso adquire seu direito de "autoridade" através do dever que se impôe de "comprovar" o que afirma. Não pode utilizar dois pesos e duas medidas, mesmo para casos extremos e absurdos, pois isso fere seus próprios princípios. A pessoa tem o direito de acreditar em dragões, como a Ciência tem o direito de duvidar. Caso a pessoa afirme que o dragão está na sua garagem a Ciência exige provas dessa afirmação e por isso mesmo não afirma que o dragão não existe, pois nesse caso, ô ônus da prova é invertido.

No caso a Ciência se limita a dizer que não encontrou evidências do dragão ou formula argumentos mais convicentes para explicar o caso, mas deixa o dragão invisível, do jeito que encontrou, sem fazer afirmações para não perder tempo com explicações que considera sem importância.

E se as pessoas entram aqui afirmando mundos e fundos, basta pedir provas, se elas tentarem inverter o ônus, basta dizer que não afirmou nada, mas se elas apenas questionam, acreditam ou sugerem novas idéias, cabe ao ceticismo argumentar e a própria questão cai ou se sustenta por sua própria lógica.

Luz

• Visitante
« Resposta #161 Online: 12 de Julho de 2006, 11:22:45 »
É desesperador entrar aqui no dia seguinte e ver que ainda está se discutindo inversão de onus da prova. Não é possível que alguém ainda não tenha entendido.

Quem não concorda, imagine o seguinte: eu vou aqui na delegacia ao lado e faço um boletim dizendo que você matou meu pai. Agora, imagine que se o ônus da prova não fosse responsabilidade de quem acusa/afirma, VOCÊ teria que provar que NÃO MATOU meu pai (peço desculpas pelos grifos, mas julguei-os necessários). Digamos que voce não consiga, então você vai preso.

Tem cabimento isso!?

Latorre,

Mas essa é a questão do tópico, o texto do Carl Sagan postado coloca em questão justamente isso, o ônus da prova e sua possível inversão. Ele questiona ao mesmo tempo teístas e ateístas, tomando a questão da existência de deus como um assunto demais incerto para qualquer certeza.

« Última modificação: 12 de Julho de 2006, 16:15:49 por Luz »

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #162 Online: 12 de Julho de 2006, 16:56:21 »
Mas o próprio Carl Sagan no capítulo 10 de o Mundo assombrado pelos Demônios, "Um Dragão na Minha Garagem" diz:

"Ora, qual é a diferença entre um dragão invisível, incorpóreo, flutuante, que cospe fogo atérmico, e um dragão inexistente? Se não há como refutar a minha afirmação, se nenhum experimento concebível vale contra ela, o que significa dizer que o meu dragão existe? A sua incapacidade de invalidar a minha hipótese não é absolutamente a mesma coisa que provar a veracidade dela. Alegações que não podem ser testadas, afirmações imunes a refutações não possuem caráter verídico, seja qual for o valor que possam ter por nos inspirar ou estimular nosso sentimento de admiração."

E a questão da existência de deuses passa justamente por esse ponto.

[]´s
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Luz

• Visitante
« Resposta #163 Online: 12 de Julho de 2006, 17:17:07 »

Isso significa que ou Carl Sagan era um homem contraditório, como qualquer homem comum ou encarava a questão da existência de deus de um ângulo próprio, como qualquer homem comum. E você, o que pensa sobre o texto dele postado nesse tópico?

Já teve a oportunidade de ler o livro ou o cápitulo mencionado? Achei toda a idéia muito interessante.

Até o momento li apenas "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" e "Cérebro de Broca", mas tenho mais uns três ou quatro e em breve prentendo ler também. Acho que os textos dele são sempre produtivos e temos, eu e ele, um ponto em comum - a admiração por Einstein, o homem e o físico!
« Última modificação: 12 de Julho de 2006, 17:28:18 por Luz »

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #164 Online: 12 de Julho de 2006, 17:26:53 »

Isso significa que ou Carl Sagan era um homem contraditório, como qualquer homem comum ou encarava a questão da existência de deus de um ângulo próprio, como qualquer homem comum.

Ou que foi amadurecendo uma idéia já que "O Mundo Assombrado pelos Demônios" é mais recente"

E você, o que pensa sobre o texto dele postado nesse tópico?

Penso exatamente o que está escrito nesse trecho: "Alegações que não podem ser testadas, afirmações imunes a refutações não possuem caráter verídico, seja qual for o valor que possam ter por nos inspirar ou estimular nosso sentimento de admiração."
E que chamar de "deus" algo que não sabemos é pura precipitação. É melhor dizer: Eu não sei! :)

Mas, como o Alê já disse, os deuses definidos pelas religiões não existem!

Já teve a oportunidade de ler o livro ou o cápitulo mencionado? Achei toda a idéia muito interessante.

Qual? Cérebro de Broca não li. O Mundo Assombrado pelos Demônios duas vezes! E recorro a ele de vez em quando! :ok:
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Luz

• Visitante
« Resposta #165 Online: 12 de Julho de 2006, 17:37:02 »
Ou que foi amadurecendo uma idéia já que "O Mundo Assombrado pelos Demônios" é mais recente"

Com certeza pode ser isso, afinal, evoluímos, mas o trecho foi retirado de um texto muito maior e mais complexo. Eu recomendaria a leitura, se puder e tiver interesse, pelo menos do capítulo em questão. Dentro do contexto do capítulo, fica claro "porquê ele diz o que está escrito" no trecho que selecionei.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #166 Online: 12 de Julho de 2006, 17:49:00 »

Com certeza pode ser isso, afinal, evoluímos, mas o trecho foi retirado de um texto muito maior e mais complexo. Eu recomendaria a leitura, se puder e tiver interesse, pelo menos do capítulo em questão. Dentro do contexto do capítulo, fica claro "porquê ele diz o que está escrito" no trecho que selecionei.

Se arrumar o livro, lerei sim.
Do Sagan já li "Dragões do Éden", "Cosmos", "O Mundo Assombrado..", "Contato" e "Bilhões e Bilhões".

[]´s

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #167 Online: 12 de Julho de 2006, 20:51:27 »
Não vejo por que quem defende o ceticismo científico não defende o Ateísmo forte.

Por que deveria?

Eu estava com pouco tempo e seguindo o desenrolar do tópico "O que o cetico acredita que acontece apos a morte?" e acabei esquecendo desse.

Marcelo, não é por questão de dever, mas de possibilidade. Por exemplo, se sou um cético científico e fecho questões como "Deus existe?" ou "Sobrevida pós-morte existe?" não vejo os porquês que me mantenham como Ateu fraco.

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #168 Online: 12 de Julho de 2006, 20:55:14 »

Isso significa que ou Carl Sagan era um homem contraditório, como qualquer homem comum ou encarava a questão da existência de deus de um ângulo próprio, como qualquer homem comum. E você, o que pensa sobre o texto dele postado nesse tópico?

Até o momento li apenas "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" e "Cérebro de Broca", mas tenho mais uns três ou quatro e em breve prentendo ler também. Acho que os textos dele são sempre produtivos e temos, eu e ele, um ponto em comum - a admiração por Einstein, o homem e o físico!

Não vi contradição no trecho citado. Realmente, pra ele, não faz diferença a existência de tal dragão.
Se eu não sei eu não digo nada.

Luz

• Visitante
« Resposta #169 Online: 12 de Julho de 2006, 20:58:16 »
Se arrumar o livro, lerei sim.
Do Sagan já li "Dragões do Éden", "Cosmos", "O Mundo Assombrado..", "Contato" e "Bilhões e Bilhões".

Eu tenho no computador, mas parece que sem alguns capítulos autorizados: O Cérebro de Broca e O Universo de Carl Sagan. E tenho também Contato e Bilhões e Bilhões, comecei a ler esse último.

Como posso enviá-lo a você ou colocar em um lugar que possa buscar?

Eu queria muito ler Dragões do Éden, já ouvir falar muito desse livro.
« Última modificação: 12 de Julho de 2006, 21:00:55 por Luz »

Luz

• Visitante
« Resposta #170 Online: 12 de Julho de 2006, 21:03:53 »
Penso exatamente o que está escrito nesse trecho: "Alegações que não podem ser testadas, afirmações imunes a refutações não possuem caráter verídico, seja qual for o valor que possam ter por nos inspirar ou estimular nosso sentimento de admiração."
E que chamar de "deus" algo que não sabemos é pura precipitação. É melhor dizer: Eu não sei! :)

Mas, como o Alê já disse, os deuses definidos pelas religiões não existem!

E sobre o que ele diz do ateísmo, você concorda?

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #171 Online: 12 de Julho de 2006, 21:45:20 »
Mas essa é a questão do tópico, o texto do Carl Sagan postado coloca em questão justamente isso, o ônus da prova e sua possível inversão.
Não ficou claro o suficiente no meu último post o quão impraticável é a inversão do ônus da prova? (Sem contar que a idéia já fora esclarecida em metade das respostas desse tópico, em especial do Atheist e do Alenonimo).

Ele questiona ao mesmo tempo teístas e ateístas, tomando a questão da existência de deus como um assunto demais incerto para qualquer certeza.
Criatura... entenda... tanto faz o que Carl Sagan, Jesus Cristo ou o Bozo escreveram ou deixaram de escrever. Não há como ter certeza de negativa alguma, isso é inviável.

Ou seja, não há como questionar ateístas sobre a certeza de que deus ou o que quer que seja não exista (como voce disse), simplesmente porque certeza de algo que inexiste é uma idéia absurda.

Falando nisso, cheguei a conclusão de que você é na verdade um tubo de pasta de dente, e até que você prove o contrário, todos nós aqui iremos continuar achando que é isso que você é. Afinal, a sua existência como ser humano é algo por demais incerto para qualquer certeza.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Atheist

• Visitante
« Resposta #172 Online: 12 de Julho de 2006, 22:21:35 »

"Acho" que existem casos e casos. Penso que não vamos discutir aqui a existência ou inexistência de coisas que nos parecem sem importância na realidade da maior parte das pessoas, como fadas, por exemplo.

Não tem sentido duvidar de um fato como o próprio nome e acho que citações desse tipo não enriquecem a questão.

Eu nem mesmo pretendia discutir aqui a existência / inexistência de deus que não fosse apenas dentro do contexto apresentado, mas as questões desviaram do tópico desde o princípio.

Como fui eu quem postei, pensei que fosse minha obrigação participar assim mesmo.

Penso que seja para isso que as pessoas frequentam e mantêm fóruns de discussão. É discutindo que chegamos a algum lugar, não apenas duvidando por duvidar. Afinal, citando novamente Carl Sagan: "eu posso estar errado".

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #173 Online: 12 de Julho de 2006, 23:02:25 »
Mas essa é a questão do tópico, o texto do Carl Sagan postado coloca em questão justamente isso, o ônus da prova e sua possível inversão.
Não ficou claro o suficiente no meu último post o quão impraticável é a inversão do ônus da prova? (Sem contar que a idéia já fora esclarecida em metade das respostas desse tópico, em especial do Atheist e do Alenonimo).

Ele questiona ao mesmo tempo teístas e ateístas, tomando a questão da existência de deus como um assunto demais incerto para qualquer certeza.
Criatura... entenda... tanto faz o que Carl Sagan, Jesus Cristo ou o Bozo escreveram ou deixaram de escrever. Não há como ter certeza de negativa alguma, isso é inviável.

Ou seja, não há como questionar ateístas sobre a certeza de que deus ou o que quer que seja não exista (como voce disse), simplesmente porque certeza de algo que inexiste é uma idéia absurda.

Falando nisso, cheguei a conclusão de que você é na verdade um tubo de pasta de dente, e até que você prove o contrário, todos nós aqui iremos continuar achando que é isso que você é. Afinal, a sua existência como ser humano é algo por demais incerto para qualquer certeza.

A idéia é absurda, mas tem gente que pensa assim, e é desses ateus que ele trata.
Se eu não sei eu não digo nada.

Luz

• Visitante
« Resposta #174 Online: 13 de Julho de 2006, 09:16:29 »

Criador (de tubo de pasta de dente) mas se o tópico é sobre "um texto" de Sagan, Bozo ou Cristo e sobre a "opinião" que esse texto emite não é natural que discutamos "o que está escrito"?

Aliás, não deveria ser somente "isso" que deveríamos ter discutido desde o princípio?

E se discutimos não é justamente pelo fato de alguns interpretarem a questão como "criadores" e outros como "tubos de pasta de dentes", como Carl Sagan, por exemplo?

Ou basta que você diga a "verdade" e ninguém mais possa levantar questões, mesmo pensando diferente?

E não é porque uma idéia foi insistentemente repetida que seja, necessariamente, convicênte - sendo que o mesmo homem que popularizou essa idéia - não parece ter considerado sua "relevância" no contexto "especifico" devido a opinião "polêmica" que emitiu, propositalmente, para enfiar o dedo na ferida - sendo ele próprio um cientista, cético e ateu quando escreveu o texto.

Não ficou suficientemente claro o quanto o seu "post" é apenas mais uma entre muitas opiniões diferentes?

Com relação à denúncia de assassinato, são inúmeras as implicações que o caso pode conter. Sabemos "comprovadamente" que existiu mais de um caso, no Brasil e no mundo, em que inocentes foram julgados e condenados porque não puderam "comprovar" sua inocência.

Não é porque você pense que o tópico está devidamente resolvido que ele não possa continuar "em aberto" para outros. Afinal ceticismo não é "imposição" de verdades, mas "exposição" de argumentos.

« Última modificação: 13 de Julho de 2006, 09:55:35 por Luz »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!