Autor Tópico: [Dividido] Windows x Linux x MS-DOS  (Lida 14624 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: [Dividido] Windows x Linux x MS-DOS
« Resposta #125 Online: 06 de Julho de 2006, 23:18:26 »
Spitfire, pelo que eu entendi do texto, foi uma modificação isolada da IBM, Novell e outras empresas.

Como o linux possui código aberto, qualquer um pode modificar livremente o código e criar sua própria versão. No caso a pirataria foi da IBM que modificou o software inserindo linhas de código do unix que ela tinha acesso.

Mas inicialmente o linux foi feito para ser compatível com o unix, um SO unix-like, não quer dizer que o Linus Torvald "chupou" o código fonte do unix.

Mesmo porque se houvesse uma única linha de código do unix no projeto original do linux, ele teria sido morto no ninho pelos advogados, antes de dar cria.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #126 Online: 06 de Julho de 2006, 23:20:09 »
E só comentando o processo da SCO com o GNU/Linux:

O SCO Unix é um sistema muito atrasado quando comparado ao Linux. A comunidade linux mantém um kernel novo quase todo o mês em www.kernel.org, adicionando novas tecnologias ao sistema e corrigindo bugs. O brasileiro Marcelo Tosatti é um grande exemplo disto, é puro esforço e didicação gratuita para manter este sistema operacional. Pra que a comunidade Linux, que tem os melhores programadores do mundo (Alan Cox é um exemplo disto) coparia códigos de um sistema atrasado e que nem ao menos mantém as mesmas características de quando foi criado? (O SCO Unix sofreu milhares de mudanças, hoje ele é muito diferente do padrão definido para UNIX em 1969.)

Meio ilógico não? Bom, lógico ou ilógico, isto não serve de prova, porém já analisaram todos os códigos presentes no kernel do Linux e viram que não existe nenhum do SCO Unix. Vejo que não é só a Microsoft que tem atitudes sujas, no mundo do Software existe muito mais :~~~
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #127 Online: 06 de Julho de 2006, 23:21:42 »
Isto mesmo, o Angelo disse em poucas palavras o que eu escrevi em várias linhas  :ok:
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #128 Online: 07 de Julho de 2006, 18:39:23 »
Mesmo assim acho que não estou sendo religioso, só estou analisando o lado positivo e o negativo de Windows com sistemas Unix-likes.
Bom, parece que o conceito de tecnologia também é relativo né? A M$ chama de tecnologia um sistema em que à cada "peido" que você solta, o sistema pede para ser reiniciado. Pensei que essa deficiência de um sistema com suporte à módulos fosse corrigida no XP, porém não. Concretiza-se o que eu afirmei em posts anteriores:

Por mais independente que o XP possa ter se tornado do DOS, a arquitetura e implementação atrasada do sistema continua igual à versão antiga dos outros Windows :histeria:
Acho que isto não é bom para o usuário de Desktop, porém muitos nem ligam pra isto ;)
Espero que a m$ consiga dessa vez fazer um sistema com suporte à módulos que realmente funcione, pois no XP, não funcionou.  :histeria:
« Última modificação: 07 de Julho de 2006, 18:41:07 por Ernane »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #129 Online: 07 de Julho de 2006, 21:38:09 »
Quer saber? Não vou usar Linux não. Não quero ficar bitolado feito o Ernane.

Assim que puder, pago minha licensa do Windows XP Profissional e fico com ele mesmo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #130 Online: 07 de Julho de 2006, 22:08:08 »
Alênonimo, eu sou completamente apaixonado por sistemas Unix. Linux entre os Unix-likes é o mais fácil e simples de usar, mas eu tenho um amor muito grande pela comunidade Software Livre.
Você vai gastar dinheiro comprando a licença de uso de um sistema tão ruim? Pow, se for para gastar dinheiro, compre algo que preste. (devido à tudo que já falei neste tópico) Não é religiosidade galera, Linux é melhor que Windows em servidor sim, isto vocês mesmos já comprovaram, porém PARA MIM, Linux em vários pontos é melhor que Windows em Desktop, por isto eu uso.

Claro que eu infelizmente quando quero jogar Gunbound tenho que ir pro Windows :( Também não consegui usar o guitarpro com o Wine. Existem programas que ainda as pessoas precisam usar o Windows, esta é a necessidade devido à ganância e orgulho das empresas em não fazer software para Linux ou FreeBSD. É triste ver essa dependência de sistema :(
Um realplayer no Windows tem um desempenho muito inferior ao mesmo realplayer no FreeBSD ou no Linux. Isto é religiosidade? NÃO, é fato, é comprovado.

Cada um usa o que quer, porém eu particularmente não me sinto bem no Windows, é um sistema muito fechado (Fechadíssimo), não existem compiladores default como gcc (programo em C), não existe tanta flexibilidade (windows é algo como um muro, é aquilo e acabou, é uma GUI gráfica e nada mais), é tudo "clique aqui", Windows XP é pesadíssimo para quem não pc bom, vírus e spyware pegam como água (navegue com o internet explorer em alguns sites e verá, use kazaa, etc), só o fato de um sistema precisar de anti vírus, já mostra o quão "bom" ele é, um sistema que tem uma herança atrasada e ultrapassada de seus irmãos Windows 95, 98, (já demonstrei aqui) um sistema em que à cada "peido" pede que o sistema precisa ser reiniciado, e um sistema que tem em seu interior códigos roubados do FreeBSD e outros Unix-likes.

Tudo isto não é minha opinião pessoa, tudo isto é fato! Fatos não é são opiniões pessoais, o sistema é ruim mesmo, porém eu vejo a necessidade de usá-lo devido à falta de alguns programas para outros sistemas operacionais: MacOS, Linux, FreeBSD. O windows supre o seu papel para alguns usuários? SIM, porém não deixa de ser ruim.

Por exemplo, fazendo uma anologia: qual é o papel de um carro? Te levar para algum lugar. Concordam que tanto um fusca e uma ferrari suprem este papel? Sim, porém a ferrari dispõe de mais luxo, mais rapidez, segurança e estabilidade. É isto que quero dizer.
Por isto, particularmente, não me sinto bem usando um trem desses, para quem não se importa, manda bala, seja feliz! :D

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #131 Online: 08 de Julho de 2006, 09:19:27 »
Alênonimo, eu sou completamente apaixonado por sistemas Unix.

Deu para perceber.

Linux entre os Unix-likes é o mais fácil e simples de usar, mas eu tenho um amor muito grande pela comunidade Software Livre.

Um amor religioso então. Porque qualquer um que diga qualquer coisa que vá contra o soft livre, você já vem com pregação.

Você vai gastar dinheiro comprando a licença de uso de um sistema tão ruim?

Ruim em que sentido? Tem tudo o que eu quero, não exige que eu saiba programação, possui jogos para me divertir… e mais de 90% das pessoas que usam computador simplismente discordam de você. Isto seria uma falácia Ad Populum se não usasse um critério subjetivo como "ser ruim".

Pow, se for para gastar dinheiro, compre algo que preste. (devido à tudo que já falei neste tópico)

Um Mac? Com o preço que tá? Nem morto.

Não é religiosidade galera, Linux é melhor que Windows em servidor sim, isto vocês mesmos já comprovaram, porém PARA MIM, Linux em vários pontos é melhor que Windows em Desktop, por isto eu uso.

Servidores, Ernane. Servidores. Estamos falando de desktops. E um sistema só é bom no desktop se um macaco conseguir usá-lo. Caso contrário, inúmeras pessoas nunca vão conseguir usar um computador.

Além do mais, como disse em outro tópico, fazer com que a pessoa necessite saber como compilar um programa é algo um tanto exagerado. Principalmente se essa pessoa só quiser jogar baralho ou usar um simples editor de texto.

Claro que eu infelizmente quando quero jogar Gunbound tenho que ir pro Windows :( Também não consegui usar o guitarpro com o Wine. Existem programas que ainda as pessoas precisam usar o Windows, esta é a necessidade devido à ganância e orgulho das empresas em não fazer software para Linux ou FreeBSD. É triste ver essa dependência de sistema :(

Então, Sr. Programador, trate de fazer programas similares para o Linux. Se já fizeram tudo isso até aqui, então podem continuar fazendo.

Um realplayer no Windows tem um desempenho muito inferior ao mesmo realplayer no FreeBSD ou no Linux. Isto é religiosidade? NÃO, é fato, é comprovado.

Depende. Estamos falando de um RealPlayer original ou de uma versão Alternative? Eu uso a versão alternativa aqui e roda bem rápido. Se não existe RealPlayer original para linux, então está usando a versão alternativa, que não pode ser comparada à versão original do Windows.

Cada um usa o que quer, porém eu particularmente não me sinto bem no Windows, é um sistema muito fechado (Fechadíssimo), não existem compiladores default como gcc (programo em C), não existe tanta flexibilidade (windows é algo como um muro, é aquilo e acabou, é uma GUI gráfica e nada mais), é tudo "clique aqui",

É o que as pessoas normais querem. E aqui no meu PC, que já tem mais de 3 anos, não está nada pesado. Você usa o quê para rodar um Windows XP? Um Pentium III?

Windows XP é pesadíssimo para quem não pc bom, vírus e spyware pegam como água (navegue com o internet explorer em alguns sites e verá, use kazaa, etc),

Ah sim. Ande com um Rolex na periferia para ver se não é assaltado.

só o fato de um sistema precisar de anti vírus, já mostra o quão "bom" ele é,

Eu não uso. Não pego vírus.

um sistema que tem uma herança atrasada e ultrapassada de seus irmãos Windows 95, 98, (já demonstrei aqui) um sistema em que à cada "peido" pede que o sistema precisa ser reiniciado, e um sistema que tem em seu interior códigos roubados do FreeBSD e outros Unix-likes.

Meu computador não fica reiniciando. E se há códigos roubados no Windows, cadê os processos contra a Microsoft sobre isso? Todos eles aparecem nos jornais, que eu saiba.

Tudo isto não é minha opinião pessoa, tudo isto é fato!

Discordo. Já mostrei que você está só fazendo proselitismo. E ainda continua insistindo.

Fatos não é são opiniões pessoais, o sistema é ruim mesmo, porém eu vejo a necessidade de usá-lo devido à falta de alguns programas para outros sistemas operacionais: MacOS, Linux, FreeBSD. O windows supre o seu papel para alguns usuários? SIM, porém não deixa de ser ruim.

É bom mas é ruim?

Por exemplo, fazendo uma anologia: qual é o papel de um carro? Te levar para algum lugar. Concordam que tanto um fusca e uma ferrari suprem este papel? Sim, porém a ferrari dispõe de mais luxo, mais rapidez, segurança e estabilidade. É isto que quero dizer.

O que é melhor? Usar um carro com câmbio automático, sistema flex, bonito e conversível (apesar de caro) ou um carro normal (apesar de barato)?

Por isto, particularmente, não me sinto bem usando um trem desses, para quem não se importa, manda bala, seja feliz! :D

<_<

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #132 Online: 08 de Julho de 2006, 12:10:18 »
O problema é esse maniqueísmo. Há coisas em que é melhor usar Windows, outras Unix e outras Linux. Não há certo ou errado.
Ainda mais se você for um profissional da área. Por exemplo, minha pós em objetos distribuídos foi toda baseada em Java e J2EE. Mas o maior projeto que eu fiz foi feito em .NET. Era uma premissa do cliente. Você acha que eu deveria me negar a fazer o projeto?

Um exemplo interessante é o do Banrisul, que era um "exemplo" para os seguidores do Pinguim. Eles estão utilizando Linux,  FreeBsd e até Windows em seus servidores e o todo o parque de desktop é formado por Windows XP.
Tudo depende da aplicação a que o será destinado o servidor.

E eu passo a fonte: Está na Revista Info desse mês, edição 244 página 111.
Tentei acessar a versão digital mas estava forra do ar. Depois eu vejo se posto a matéria aqui.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #133 Online: 08 de Julho de 2006, 17:05:12 »
"Meu computador não fica reiniciando. E se há códigos roubados no Windows, cadê os processos contra a Microsoft sobre isso? Todos eles aparecem nos jornais, que eu saiba."
Alenônimo, a maioria dos códigos roubados é do FreeBSD, um sistema open source código aberto. Por ser livre, a comunidade BSD não pode processar, a única coisa que deve ser feita é respeitar o autor do código, por isto, não existem processos ;)
« Última modificação: 08 de Julho de 2006, 17:06:57 por Ernane »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #134 Online: 08 de Julho de 2006, 17:07:41 »
"Meu computador não fica reiniciando. E se há códigos roubados no Windows, cadê os processos contra a Microsoft sobre isso? Todos eles aparecem nos jornais, que eu saiba."
Alenônimo, a maioria dos códigos roubados é do FreeBSD, um sistema open source código livre. Por ser livre, a comunidade BSD não pode processar, a única coisa que deve ser feita é respeitar o autor do código, por isto, não existem processos ;)

Errr... Ernane... se é livre, como você pode chamar a tomada da posse de "roubo"?
Só é possível falar em roubo ou furto, quando a "coisa" em questão possui um dono... por isso a definição é subtração de coisa ALHEIA...

Se não é de ninguém ou é de todo mundo por ser open source, não existe roubo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #135 Online: 08 de Julho de 2006, 17:16:18 »
"Eu não uso. Não pego vírus."
Isto porque você sabe diferenciar um site que possui spywares e vírus, os leigos não sabem, e acabam disfrutando deste sistema vulnerável que precisa de programas de defesa: anti-vírus, anti-spyware.

"Depende. Estamos falando de um RealPlayer original ou de uma versão Alternative? Eu uso a versão alternativa aqui e roda bem rápido. Se não existe RealPlayer original para linux, então está usando a versão alternativa, que não pode ser comparada à versão original do Windows."
Um programa de mesma versão e original, faça o teste, pois já foi feito há muito tempo.

"Meu computador não fica reiniciando. E se há códigos roubados no Windows, cadê os processos contra a Microsoft sobre isso? Todos eles aparecem nos jornais, que eu saiba." Não fica reiniciando mas pede para ser reiniciado para que as modificações possam ser efetivas. Como eu demonstrei, o windows não tem suporte à módulos. Imagino que você já teve essa experiência várias vezes depois de instalar um driver, você não é ingênuo. Aceite a realidade, esta é a realidade do Windows.

"Ah sim. Ande com um Rolex na periferia para ver se não é assaltado."
Por mais que estes vírus fossem feitos para o Linux ou qualquer outro Unix, não aconteceria nada pois o sistema de arquivos é protegido com permissões de acesso à arquivos e diretórios, como o Windows não possui segurança no mesmo, acaba sempre pegando se navegado à estes sites.

"Discordo. Já mostrei que você está só fazendo proselitismo. E ainda continua insistindo." Não estou, estou apenas mostrando o lado podre do Windows como você também tem a liberdade de mostrar o lado Podre do Linux (que de acordo com as pesquisas é bem menos podre).

"Um amor religioso então. Porque qualquer um que diga qualquer coisa que vá contra o soft livre, você já vem com pregação." Cada um com seus pensamentos, eu exponho o meu. Por mais que eu discorde da pessoa, eu tenho que respeitar seus pensamentos e suas idéias e o seu direito de falar. Agora, se os argumentos da pessoa são corretos, isto é relativo neste caso. No caso de defender o comércio de software, eu sou contra, porém muitos são à favor. O que fazer? Respeitar a idéia alheia expondo os seus argumentos. Que use e comercialize software quem quiser, porém eu sou contra e defendo uma ideologia software livre.

"Além do mais, como disse em outro tópico, fazer com que a pessoa necessite saber como compilar um programa é algo um tanto exagerado. Principalmente se essa pessoa só quiser jogar baralho ou usar um simples editor de texto."
Quem disse que para usar este tipo de programa precisa-se compilar algo? Qualquer distribuição Linux hoje em dia vem com jogos e vários editores de textos. Não confunda.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #136 Online: 08 de Julho de 2006, 17:19:38 »
"Errr... Ernane... se é livre, como você pode chamar a tomada da posse de "roubo"?
Só é possível falar em roubo ou furto, quando a "coisa" em questão possui um dono... por isso a definição é subtração de coisa ALHEIA..."
Você pode copiar, distribuir livremente CONTANTO QUE RESPEITE OS AUTORES e avise a comunidade ao fazer uma modificação do programa ou distribuir uma cópia modificada do mesmo, o que a m$ não fez. Seria o mais correto a palavra COPIAR, porém para muitos usuários BSD, isto foi um roubo hehe.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 08 de Julho de 2006, 17:35:28 »
Só uma coisa sobre a segurança do linux e sistemas unix-like para desktops.

Usuários leigos têm a tendência de usar linux sempre como root. Se o linux se tornasse uma plataforma popular, creio que a grande maioria dos usuários leigos, por uma simples questão de comodidade, faria isso. Daí já viu a merda que daria em termos de spyware e vírus em poucos anos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #138 Online: 08 de Julho de 2006, 17:46:55 »
Claro, claro...

Se qualquer outro tivesse pego, era cópia... e viva o software livre...
Mas como foi a M$... é roubo e abuso de direitos autorais...

Entendi...:ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 08 de Julho de 2006, 17:48:43 »
Um ponto de vista interessante sobre segurança: http://www.meiobit.com/arq/008129.html

Você pode copiar, distribuir livremente CONTANTO QUE RESPEITE OS AUTORES e avise a comunidade ao fazer uma modificação do programa ou distribuir uma cópia modificada do mesmo, o que a m$ não fez. Seria o mais correto a palavra COPIAR, porém para muitos usuários BSD, isto foi um roubo hehe.
Por que não processam a Microsoft? Se ela não respeita a autoria ela está violando a licença BSD.

Claro, claro...

Se qualquer outro tivesse pego, era cópia... e viva o software livre...
Mas como foi a M$... é roubo e abuso de direitos autorais...

Entendi...:ok:
Isso, você entendeu. :)

O Firefox, o Openoffice e o KDE pode copiar o quanto quiser, mas se a MS faz isso.. Ai dela!
« Última modificação: 08 de Julho de 2006, 18:09:26 por Oceanos »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 08 de Julho de 2006, 18:07:40 »
Não fica reiniciando mas pede para ser reiniciado para que as modificações possam ser efetivas. Como eu demonstrei, o windows não tem suporte à módulos. Imagino que você já teve essa experiência várias vezes depois de instalar um driver, você não é ingênuo. Aceite a realidade, esta é a realidade do Windows.
O Windows XP raramente reinicia, acho que só em casos mais 'necessários', como mudança de placa de vídeo ou algo assim. :)
Aliás, você já viu o suporte do Windows XP à periféricos USB? É de fazer muito linuxer babar de inveja....

Por mais que estes vírus fossem feitos para o Linux ou qualquer outro Unix, não aconteceria nada pois o sistema de arquivos é protegido com permissões de acesso à arquivos e diretórios, como o Windows não possui segurança no mesmo, acaba sempre pegando se navegado à estes sites.
Claro que aconteceria. Se eu tenho acesso à meus arquivos, o vírus ou o que quer que seja que eu executei também tem. A notícia que postei está relacioanada a esse assunto.

Cada um com seus pensamentos, eu exponho o meu. Por mais que eu discorde da pessoa, eu tenho que respeitar seus pensamentos e suas idéias e o seu direito de falar. Agora, se os argumentos da pessoa são corretos, isto é relativo neste caso. No caso de defender o comércio de software, eu sou contra, porém muitos são à favor. O que fazer? Respeitar a idéia alheia expondo os seus argumentos. Que use e comercialize software quem quiser, porém eu sou contra e defendo uma ideologia software livre.
Quem disse que software livre é igual a software não-comercial? O que me impede de vender um programa sob alguma licença livre?

E defende o software livre mas joga gunbound no seu Windows, né? :)

Quem disse que para usar este tipo de programa precisa-se compilar algo? Qualquer distribuição Linux hoje em dia vem com jogos e vários editores de textos. Não confunda.
Mas na sua primeira argumentação você criticou o usuário que não sabia compilar um kernel. Estou percebendo uma leve contradição, ou estou enganado?
« Última modificação: 08 de Julho de 2006, 18:10:26 por Oceanos »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #141 Online: 08 de Julho de 2006, 18:20:14 »
"Errr... Ernane... se é livre, como você pode chamar a tomada da posse de "roubo"?
Só é possível falar em roubo ou furto, quando a "coisa" em questão possui um dono... por isso a definição é subtração de coisa ALHEIA..."
Ernane. Se existe uma licença e ela não é respeitada, já é possível fazer um processo. Se não fizeram, é porque não se importaram. E se não se importaram, não foi roubo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #142 Online: 08 de Julho de 2006, 18:22:26 »
Só uma coisa sobre a segurança do linux e sistemas unix-like para desktops.

Usuários leigos têm a tendência de usar linux sempre como root. Se o linux se tornasse uma plataforma popular, creio que a grande maioria dos usuários leigos, por uma simples questão de comodidade, faria isso. Daí já viu a merda que daria em termos de spyware e vírus em poucos anos.
O Windows tem o mecanismo que permite as pessoas a usarem-no em modo restrito. Elas não usam porque não querem. Com o Linux é a mesma coisa.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 09 de Julho de 2006, 03:55:10 »
Realmente... o suporte USB do Linux é fraquinho perto do Windows. Eu tinha um modem USB SpeedTouch que simplesmente não funcionava de jeito nenhum no Linux... pesquisei de tudo que era lado, fóruns, orkut e sites sobre Linux e nada.
Quando encontrava algo era uma verdadeira gambiarra... um enjambração sem tamanho... roda software para baixar o firmawave, pega o firmware e compila com nãoseioquêlá, coloca a gambiarra na pasta XYZ... enfim, é a mesmíssima lenga-lenga dos "winmodem". "Ah! mas esteteu modem não presta...", "Bah! este modem é muito ruim...", "Eu teria vergonha de usar um modem destes..." e tantas outras coisas que eu ouvi. Nisto o modem ADSL era só clicar em um executavel e saia funcionando no Windows.
Acabei me emputecendo e comprei um D-link DSL-500G...

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #144 Online: 09 de Julho de 2006, 04:18:39 »
"Eu tinha um modem USB SpeedTouch que simplesmente não funcionava de jeito nenhum no Linux... pesquisei de tudo que era lado, fóruns, orkut e sites sobre Linux e nada." A empresa do modem fez o driver para o Linux?
"Aliás, você já viu o suporte do Windows XP à periféricos USB? É de fazer muito linuxer babar de inveja...." Não acho nada extraordinário, basta carregar o módulo no Linux que o periférico funciona, claro que o usuário leigo não sabe fazer isto (é algo tão simples), mas não sei se estou correto, mas ouvi dizer que no Ubuntu é só plugar o periférico que ele já detecta.

"E defende o software livre mas joga gunbound no seu Windows, né?" Infelizmente sim, já perdi a conta de quantas vezes tentei rodar gb no Wine, infelizmente existe a dependência de programas na plataforma Linux e de outros Unix-likes, as empresas querem lucrar vendendo seu software e não fazem software para Linux :( Mas o windows não é MEU, você apenas paga a licença para usar, mas ele não vai ser seu de hipótese alguma, não tem como ser seu, você não tem o código fonte.

"Mas na sua primeira argumentação você criticou o usuário que não sabia compilar um kernel. Estou percebendo uma leve contradição, ou estou enganado?" Não lembro de ter criticado usuário leigo, todos um dia já foram leigos em algum assunto, ninguém nasce sabendo, você está enganado.

"Ernane. Se existe uma licença e ela não é respeitada, já é possível fazer um processo. Se não fizeram, é porque não se importaram. E se não se importaram, não foi roubo." A comunidade BSD nem liga para isto, por outro lado, à cada cópia da m$ o BSD ganha mais nome.

"O Windows XP raramente reinicia, acho que só em casos mais 'necessários', como mudança de placa de vídeo ou algo assim." Sim Oceanos, quando você instala um driver ou um periférico novo, o Windows pede para reiniciar, como eu já disse, isto se deve ao fato do Windows não ter um sistema de módulos como o Linux tem. Tentaram fazer isto no XP, mas foi um fracasso: a arquitetura do sistema não permite isto. Depois criticam quando eu falo que por mais que o Windows tenha os programas que os usuários precisam, ele tem uma implementação atrasada e não inteligente. Isto não é opinião pessoal, isto é fato, faça o teste e verá.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 09 de Julho de 2006, 16:22:17 »
Não acho nada extraordinário, basta carregar o módulo no Linux que o periférico funciona, claro que o usuário leigo não sabe fazer isto (é algo tão simples), mas não sei se estou correto, mas ouvi dizer que no Ubuntu é só plugar o periférico que ele já detecta.
De fato o hotplug e o coldplug ajudaram isso no linux, mas isso só veio no recente kernel 2.6. O suporte usb do Windows 98, por exemplo, era superior ao kernel 2.4.

E de qualquer maneira, nem sempre é tão simples. Uma evidência anedota pra você: Eu tenho que recompilar meu kernel para instalar os módulos da webcam. Difícil não é, só que é chato. Eu preciso de um sistema produtivo e não de um sistema que precise de minha ajuda pra funcionar. Como o Spitfire brilhantemente disse: isso é masturbação mental.

Aliás, algo que eu queria entender é você criticar a falta de praticidade do Windows em ter que reiniciar em alguns poucos casos de instalação de alguns periféricos, mas não criticar a falta de praticidade do Linux em ter que recompilar o kernel, ou o saco que é para procurar as dependências de certos programas, ou então quando o programa X não fica disponível para sua distribuição Y, e então você tem que gerar pacotes binários compatíveis (caso você não goste de usar o make install no seu sistema), tal como o makepkg do Slackware faz.

Infelizmente sim, já perdi a conta de quantas vezes tentei rodar gb no Wine, infelizmente existe a dependência de programas na plataforma Linux e de outros Unix-likes, as empresas querem lucrar vendendo seu software e não fazem software para Linux :( Mas o windows não é MEU, você apenas paga a licença para usar, mas ele não vai ser seu de hipótese alguma, não tem como ser seu, você não tem o código fonte.
Com o Wine ou não, gunbound não é livre, é muito fechado e muito capitalista. Por coerência, deveria jogar Wormux. ;)

Não lembro de ter criticado usuário leigo, todos um dia já foram leigos em algum assunto, ninguém nasce sabendo, você está enganado.
../forum/topic=6587.50.html#msg110692

E você disse que o usuário que não sabe compilar um programa não pode usar linux.

A comunidade BSD nem liga para isto, por outro lado, à cada cópia da m$ o BSD ganha mais nome.
Que desculpa deslavada! Parece até minha infância! Quando eu tomava uma pancada forte e para não chorar dizia "não doeu, não doeu!" com os olhos cheios de lágrimas! Ou quando a gente não queria brigar, mas por medo resmungava "não te bato porque tenho dó".

Se o Unix foi disponibilizado sob a licença BSD, é claro que eles QUEREM QUE OS OUTROS À RESPEITEM! Se não se importassem com isso, disponibilizariam sob domínio público, tal como o autor do SQLite faz.

Sim Oceanos, quando você instala um driver ou um periférico novo, o Windows pede para reiniciar, como eu já disse, isto se deve ao fato do Windows não ter um sistema de módulos como o Linux tem. Tentaram fazer isto no XP, mas foi um fracasso: a arquitetura do sistema não permite isto. Depois criticam quando eu falo que por mais que o Windows tenha os programas que os usuários precisam, ele tem uma implementação atrasada e não inteligente. Isto não é opinião pessoal, isto é fato, faça o teste e verá.
Nem todos os periféricos, você está generalizando para panfletar sua opinião. Periféricos USB não pedem reinicialização, nem drives de CD, placas de som, etc. Só em casos mais "graves", como uma placa de vídeo. Que você não troca com o computador ligado. :)

E Ernane, tente usar a tag quote quando for citar, senão fica difícil de ler seus posts. Quando você quiser copiar uma mensagem de alguem para seu post faça assim:

Código: [Selecionar]
[quote]
Mensagem de alguem sem modificações
[/quote]
Sua resposta

:)
« Última modificação: 09 de Julho de 2006, 20:30:18 por Oceanos »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 09 de Julho de 2006, 20:09:01 »
Ernane, não li seus posts inteiros, mas o que pude perceber é a sua paixão inflamada pelos Unices e semelhantes, ao lado do seu ódio para com o M$ Windows e seus usuários. Ora, todos sabemos que essa não é uma atitude equilibrada e sensata. Por que insistir nela?

Eu sou usário de linux há 4 anos e até dou aulas sobre ele na USP. Muitos aqui sabem minha opinião sobre o assunto. Uso gentoo , já fiz LFS e no momento estou compilando o X modular pra colocar no meu carro. Prefiro o Linux pra maioria das minhas tarefas e conheço a história obscura do Windows (vide http://oldfiles.org.uk/powerload/timeline.htm). O Windows é, sim, um sistema operacional fraco e cheio de falhas, péssimo pra programar, mas temos de louvar a sua interação com o usuário, cujo foco é imaginar que o usuário é uma besta completa, o que permite muita facilidade de uso e rapiudez de aprendizagem enqüanto permite falhas sérias de segurança e não permite controle fino direto de suas opções. Sem contar a documentação pífia.

O Linux, entretanto (nucna experimentei outros unices), é um sistema robusto, eficiente e que cumpre aquilo que promete. Infelizmente os fabricantes não olham com tanto carinho assim pra nós, então o suporte a alguns equipamentos ainda é deficiente. E o Linux não é bem o que eu chamaria de user-friendly na instalação, mas até minha mãe pode usá-lo no dia-a-dia (e olha que no serviço, se ela estiver mexendo num arquivo do Word e quiser abrir outro, ela clica em "Arquivo -> Sair" e depois clica no arquivo que ela quer abrir).

Temos que pensar nos dois lados da moeda. Eu não recomendaria Windows para ninguém e tenho orgulho de nunca ter usado o Windows XP (uso o 2003 server no notebook). Mas isso não é motivo para denegrir os usuários de Windows nem dizer coisas como "Como alguém xconsegue usar um sistema desses?". Também não vamos dizer que quem não sabe compilar um programa não sabe usar computador. Sou usuário avançado como você e às vezes dou essas escorregadas também, mas um pouco de humildade e bom senso vão bem.

(E é assim que eu marco minha volta ao CC)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 09 de Julho de 2006, 20:17:23 »
Bem vindo de volta! Amei seu post! Tinha esquecido de mencionar isso, também: Windows é péssimo pra programar.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 09 de Julho de 2006, 20:27:10 »
(E é assim que eu marco minha volta ao CC)

Yeah!

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #149 Online: 09 de Julho de 2006, 20:42:07 »
E de qualquer maneira, nem sempre é tão simples. Uma evidência anedota pra você: Eu tenho que recompilar meu kernel para instalar os módulos da webcam. Difícil não é, só que é chato. Eu preciso de um sistema produtivo e não de um sistema que precise de minha ajuda pra funcionar. Como o Spitfire brilhantemente disse: isso é masturbação mental.

Isto varia de acordo com a distribuição que você usa. Quem usa distribuições mais tradicionais como Slackware, Gentoo, realmente é necessário, já o Ubuntu por exemplo vem com todos os módulos de Webcam habilitado no Kernel, assim como todos os suportes necessários USB para Linux.

Aliás, algo que eu queria entender é você criticar a falta de praticidade do Windows em ter que reiniciar em alguns poucos casos de instalação de alguns periféricos, mas não criticar a falta de praticidade do Linux em ter que recompilar o kernel, ou o saco que é para procurar as dependências de certos programas, ou então quando o programa X não fica disponível para sua distribuição Y, e então você tem que gerar pacotes binários compatíveis (caso você não goste de usar o make install no seu sistema), tal como o makepkg do Slackware faz.
Não são só alguns periféricos, está esquecendo dos drivers? Ok, eu não tinha tocado neste ponto mas como você citou, creio que entenderá.
O fato de precisar reiniciar o computador quando se instala alguns periféricos ou drivers é uma característica do Windows. Esta característica se deve ao fato de você saber muito bem que o Windows não tem suporte à módulos como acontece no Linux ou FreeBSD.
O fato de precisar recompilar o Kernel também é uma característica do Linux para que seja possível adicionar/remover suportes que você precisa ou não usar.
Isto são duas características íntimas de cada SO, o que fazer então? Vejamos a diferença e o lado positivo e negativo dessas diferenças.

No windows você nunca conseguirá mudar isto, pois o sistema é fechado e você não tem o código fonte do sistema por mais que seja um excelente programador. Certo? Isto é fato. O jeito é aceitar ter de parar de fazer algumas tarefas para que o sistema seja reiniciado para que seja ativada as modificações. Isto fruto da arquitetura atrasada do Windows igual à seus irmãos anteriores: Windows 95, 98, ME, 2000, etc..

Já no Linux por ser não ser um sistema único, ser somente o kernel, existem vários sistemas Linux, e com isto você pode fugir dessa necessidade de compilação case use o kernel que vem na distribuição. Exemplo disto é o Ubuntu que supriria a necessidade de se recompilar um Kernel para que seja adicionado um suporte de Webcam, (ele já vem com tudo habilitado nesta parte) por exemplo.
O que a compilação traz de benefício? Enquanto o fato de ter que se reiniciar o Windows não traz nada de bom, o fato da compilação de um kernel é simples: O direito de  adicionar ou retirar suportes do sistema que você não necessita, deixando o sistema mais leve, rápido rubosto e estável, um fato que não acontece no windows: você é obrigado à aceitar o sistema PESADO e inflexivel como ele é.

Compreende? Eu não tinha citado o fato da necessidade da recompilação de um kernel pois no Linux você pode fugir disto usando uma distribuição menos tradicional (como eu já citei), e mesmo assim, se você usar uma distribuição mais tradicional, o fato de recompilar o kernel RELACIONANDO-O com o fato de precisar reiniciar o computador no Windows para que uma mudança seja efetuada, tem algumas diferenças muito significantes:
No windows, isto ainda é uma característica de um sistema com uma arquitetura atrasada, no Linux, isto não representa atraso nenhum, mas simplesmente o DIREITO de adicionar/remover suportes que você não precisa. Isto é típico de um sistema aberto e moderno. Pena que o Windows está cada vez mais pesado devido à má escolha que m$ fez no passado em investir no DOS.
Novamente comparando o Windows e o Linux em uma característica (que o Oceanos citou), o Linux novamente ganha em benefícios.
Isto é religiosidade? Não, isto é fato.
ou então quando o programa X não fica disponível para sua distribuição Y, e então você tem que gerar pacotes binários compatíveis (caso você não goste de usar o make install no seu sistema), tal como o makepkg do Slackware faz.
É, caso o programa não esteja disponível para sua distribuição, você tem a opção de compilá-lo. Para alguns, ouvir esta palavra "compilação" é um pesadelo. Observe como compilar um programa típico de um pacote tarball é "difícil":
./configure
make
make install

NOSSA! REALMENTE! ISTO É MUITO COMPLEXO HEIN? EU NUNCA TERIA MEMÓRIA PARA DECORAR ESTES FABULOSOS COMANDOS! Tirando a ironia, isto é muito simples e fácil.
Com relação à algumas dependências necessárias na hora da compilação, basta usar-se o apt-get do Debian e distribuições clones da mesma, caso quem use slackware (eu por exemplo), use o slapt-get para conseguir os programas. Não me lembro quem mas no tópico: "Linux: Aprenda a usá-lo" fizeram uma crítica afirmando que o apt-get não funciona bem nos casos para conseguir o programa, afirmando que o sistema apt-get não funciona bem por mudanças na localização dos arquivos que baixam da internet.
O sistema apt-get é um sistema sempre atualizado, aderindo novos programas e novidades nos servidores, caso mude a localização de alguns arquivos nos servidores, isto se corrige com o "complexo" comando:
apt-get update
Isto atualiza a lista de pacotes disponíveis nos servidores. O sistema apt-get funciona muito bem.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!