Autor Tópico: Uma aristocracia de espíritos?  (Lida 20838 vezes)

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Luz

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #225 Online: 25 de Agosto de 2006, 19:08:39 »
P.S. Querida Luz, não importa o tamanho do “bilau”, e sim a dúvida que ele proporciona. :)

O tamanho do "bilau" é uma questão de preconceito, por isso não tem muito valor - a dúvida que ele proporciona é uma questão de ponto de vista - todo mundo "acredita" que está certo, do contrário, já teria mudado de opinião. O que estou dizendo é que idéias ou ideais contrários aos nossos costumam ser vistos com preconceito, por isso nunca têm muito valor!

Offline Malik

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #226 Online: 25 de Agosto de 2006, 21:49:37 »
É... todo mundo acredita naquilo que mais lhe convém no momento. Mas nada impede que mudem de opinião. Não raro, vemos pessoas pulando de galho em galho como meretrizes de esquinas metafísicas naquilo que lhes possa ser mais vantajoso (dentro daquilo que elas considerem como). As idéias ou ideais contrários aos nossos são válidos para ambas as partes, afinal nossos filhos são sempre mais bonitos do que os outros. Mas podem ter valor sim, na medida da nossa fome.

"A serviço do Rei Pelé"

Luz

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #227 Online: 26 de Agosto de 2006, 00:02:38 »
É... todo mundo acredita naquilo que mais lhe convém no momento. Mas nada impede que mudem de opinião. Não raro, vemos pessoas pulando de galho em galho como meretrizes de esquinas metafísicas naquilo que lhes possa ser mais vantajoso (dentro daquilo que elas considerem como). As idéias ou ideais contrários aos nossos são válidos para ambas as partes, afinal nossos filhos são sempre mais bonitos do que os outros. Mas podem ter valor sim, na medida da nossa fome.



Nao sei, não. Posso estar sendo radical, mas penso que até para mudar de opinião já temos que estar pré-dispostos. Você não tem essa impressão, pelo menos, aqui no fórum?

Offline Barata Tenno

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #228 Online: 26 de Agosto de 2006, 00:23:38 »
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Kardec conclui então que não somente os negros são inferiores espirtualmente como devido ao "fato" de que  são os orgãos que seguem a conformação das capacidades intelectivas do espírito e não o inverso logo, como a frenologia indica,  o próprio constituição física dos negros o impediriam de realizar grandes apredizados tendo meramente a capacidade intelectual de uma criança que cresceria ao longo das reencarnações e entãodeixaria de ser negro  já que apenas oa brancos possuem capacidade cognitiva e intelectual superiores.

Rafael, isso nw é racismo?Ele nw esta pregando superioridade física dos brancos?

Quando Luiz XV reencarnou num negro nw foi pra sofrer?É pra isso que os corpos negros servem?Para que os espíritos sofram mais e evoluam para um corpo branco?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline HSette

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #229 Online: 26 de Agosto de 2006, 00:33:00 »
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Kardec conclui então que não somente os negros são inferiores espirtualmente como devido ao "fato" de que  são os orgãos que seguem a conformação das capacidades intelectivas do espírito e não o inverso logo, como a frenologia indica,  o próprio constituição física dos negros o impediriam de realizar grandes apredizados tendo meramente a capacidade intelectual de uma criança que cresceria ao longo das reencarnações e entãodeixaria de ser negro  já que apenas oa brancos possuem capacidade cognitiva e intelectual superiores.

Rafael, isso nw é racismo?Ele nw esta pregando superioridade física dos brancos?

Quando Luiz XV reencarnou num negro nw foi pra sofrer?É pra isso que os corpos negros servem?Para que os espíritos sofram mais e evoluam para um corpo branco?

De minha parte, já nem argumento mais.
A evidência é tão escancarada, que fala por si só.

O que me espanta é negar isso.
Uma cegueira dessas só corrobora o quanto uma crença pode cegar a razão humana.

Mas acho que o assunto deve sim, ser repisado, para alertar aos que não têm conhecimento disso e são levados por trechos com palavras adocicadas.
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"Por quê?"
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Chaves

Offline Leafar

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #230 Online: 27 de Agosto de 2006, 02:41:34 »
Citação de: Luz
Ceticismo x Crenças, Ciências x Religiões, Conhecimento x Sabedoria! Qual é a grande diferença de valor entre o racismo e as essas comparações pejorativas? O pré-conceito é muito diferente?
Eu não entendi muito bem o seu pensamento, Luz.  Mas você tocou num ponto que me chamou a atenção: a questão do pré-conceito.  E é muito diferente sim das comparações.

Kardec quando escreveu as suas conclusões sobre as diferenças entre as raças e as suas possíveis causas, o fez baseado em observações pessoais do mundo à sua época e ao longo da história, e também baseado em estudos e observações de terceiros.  Pois bem, sem questionar se as conclusões são certas ou erradas, podemos do nosso lado concluir, sem maiores dificuldades, que elas não foram de maneira nenhuma preconceituosas, e sim conceituosas (ou pós conceituosas, sem querer criar neologismos), pois foram tomadas após a análise e observação dos dados.

Por outro lado, essas conclusões são gerais e não se aplicam necessariamente a todos os indíviduos relacionados com o estudo.  Em outras palavras: essas conclusões são estatísticas, cujos elementos, se a conclusão estiver correta, deverão encontrar-se distribuídos numa curva normal.  Mas sabemos pela experiência que em cada curva, sempre encontramos elementos que chamamos "pontos fora de curva" e que normalmente são descartados na elaboração de conclusões, donde eu repito o que tinha dito anteriormente: "cada caso é um caso".

Portanto, a diferença do conceito para o pré-conceito é que no primeiro o julgamento é feito após a análise dos dados pertinentes e no segundo, o julgamento é feito antes ou sem a análise dos dados pertinentes.  E dados pertinentes neste caso significam: dados de grupo para análises de grupos, e dados de indivíduos para análises de indivíduos.

Resumindo:
1. Não é pré-conceito quando uso dados provenientes de um grupo para avaliar estatisticamente esse grupo, considerando que possam haver exceções.  Nem tampouco é preconceito quando qualifico ou desqualifico um indivíduo após uma avaliação individual; e
2. É pré-conceito quando uso resultados estatísticos de um grupo para qualificar ou desqualificar indivíduos aleatórios desse grupo, ou quando uso resultados obtidos de um indivíduo (ou de uma amostragem muito baixa de indivíduos) para qualificar ou desqualificar estatisticamente um grupo.

Kardec com certeza se enquadra no caso 1.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

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Offline Barata Tenno

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #231 Online: 27 de Agosto de 2006, 02:53:12 »
Qual a diferença entre as pesquisas e conclusões de Kardec e as pesquisas e conclusões do Nazismo? Pra mim são bem similares.

Aliás, a frenologia foi amplamente ultilizada tanto pelos nazistas quanto por kardec me parece.
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Offline Leafar

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #232 Online: 27 de Agosto de 2006, 03:00:18 »
Citação de: Luis Dantas
Rafael, o Apod já citou os trechos pertinentes da Codificação algumas páginas atrás.  Eles não dão margem para dúvida, não são nada ambíguos.
Nisso concordamos plenamente.

Citação de: Luis Dantas
É estranho ver a sua insistência em pensar dogmaticamente a qualquer custo e ao mesmo tempo gritar que não tem dogmas...
Eu não me lembro de ter gritado.  Mas respondendo, todo mundo precisa de certos fundamentos básicos para apoiar as suas teses.  Eu tenho os meus, você tem os seus, o espiritismo tem os dele.  E esses fundamentos podem ser considerados dogmas sem nenhum problema em uma doutrina não dogmática.  Por exemplo: a questão 171 de O Livro dos Espíritos é assim redigida: "Em que se funda o dogma da reencarnação?"

Contudo, o que diferencia as doutrinas dogmáticas das não dogmáticas é a insistência em não abrir mão de determinado fundamento mesmo quando as evidências, ou a razão e o bom senso já houverem demonstrado a impossibilidade desse fundamento.  É só isso.  Demonstrem que a reencarnação é impossível, ilógica, irracional ou imoral e nós mudaremos o nosso conceito.  Mas ofereçam-nos coisa melhor para substituí-la.  Infelizmente, tudo o que nos chega se resume a isto: "não creio, pois isto é impossível" ou "não creio, pois não está demonstrado".

Um abraço.
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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #233 Online: 27 de Agosto de 2006, 03:08:12 »
Qual a diferença entre as pesquisas e conclusões de Kardec e as pesquisas e conclusões do Nazismo? Pra mim são bem similares.

Aliás, a frenologia foi amplamente ultilizada tanto pelos nazistas quanto por kardec me parece.
Talvez poucas diferenças, com a ressalva que Kardec não considerava superioridade ou inferioridade absoluta de nenhuma raça sobre outra, e de que Kardec não acreditava haver nenhuma raça pura no planeta, mas todas imperfeitas.  Ambos conceitos contrários aos dos nazistas.

De qualquer forma, não foram essas conclusões que tornaram os nazistas hediondos, mas o uso que fizeram dessas conclusões, ou seja, perseguição e extermínio.

Um abraço.
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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #234 Online: 27 de Agosto de 2006, 03:11:06 »
Citação de: Malik
Não existe “quase incontestável”, ou é ou não é. As idéias do espiritismo são facílimas de refutar. Vocês só tem saídas pela tangente. Vocês tem dificuldades de provar qualquer coisa (minimamente) possível de ser questionada. Na boa Leafar, se você for o melhor apologista do espiritismo, então... ele não precisa nem de inimigos, já está a um passo da bancarrota (e vai tarde).
Vou dar a você o mesmo conselho que dei ao APODman: "Nunca odeie o seu inimigo.  Isso afeta o seu julgamento."  Combata o espiritismo sem odiá-lo, pois vai fazer um trabalho muito melhor.

Se as idéias espíritas são facílimas de refutar, porque será que vocês não conseguem?  A única coisa que sabem repetir é: "quero provas! quero provas! quero provas!"  Provas contrárias ou, na falta dessas, pelo menos um único raciocínio medíocre válido que relegue alguma de nossas teorias para o campo do absurdo ou da falta de senso, ninguém é capaz de obter ou formular.  É falta de capacidade ou os argumentos não existem mesmo?

Quanto a mim, eu estou muito longe de ser o melhor apologista do espiritismo.  Eu apenas divulgo a doutrina com o melhor do meu entendimento, e me esforço para errar o mínimo possível para não dificultar o caminho dos meus companheiros de causa.  Mas isento de errar, eu não estou.  Quando vir os meus erros, por favor aponte-os para que eu os enxergue e cresça.

Um abraço.
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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #235 Online: 27 de Agosto de 2006, 03:17:07 »
Citação de: HSette
De minha parte, já nem argumento mais.
A evidência é tão escancarada, que fala por si só.

O que me espanta é negar isso.
Uma cegueira dessas só corrobora o quanto uma crença pode cegar a razão humana.

Mas acho que o assunto deve sim, ser repisado, para alertar aos que não têm conhecimento disso e são levados por trechos com palavras adocicadas.
Como diz o velho ditado: "Falem mal, mas falem de mim".  A doutrina espírita agradece.

Um abraço.
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Offline Luis Dantas

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #236 Online: 27 de Agosto de 2006, 04:31:27 »
Contudo, o que diferencia as doutrinas dogmáticas das não dogmáticas é a insistência em não abrir mão de determinado fundamento mesmo quando as evidências, ou a razão e o bom senso já houverem demonstrado a impossibilidade desse fundamento.  É só isso.

Até aí concordo.

Citar
Demonstrem que a reencarnação é impossível, ilógica, irracional ou imoral e nós mudaremos o nosso conceito.  Mas ofereçam-nos coisa melhor para substituí-la.  Infelizmente, tudo o que nos chega se resume a isto: "não creio, pois isto é impossível" ou "não creio, pois não está demonstrado".

Repita comigo:

"INVERSÃO-DO-ÔNUS-DA-PROVA."

A testemunha é sua.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #237 Online: 27 de Agosto de 2006, 04:33:00 »
Vou dar a você o mesmo conselho que dei ao APODman: "Nunca odeie o seu inimigo.  Isso afeta o seu julgamento."  Combata o espiritismo sem odiá-lo, pois vai fazer um trabalho muito melhor.

Tem um ponto em que isso é tão inevitável quanto irrelevante.  Não precisamos nos fazer de cegos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

APODman

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #238 Online: 27 de Agosto de 2006, 05:34:05 »
Citar
Kardec conclui então que não somente os negros são inferiores espirtualmente como devido ao "fato" de que  são os orgãos que seguem a conformação das capacidades intelectivas do espírito e não o inverso logo, como a frenologia indica,  o próprio constituição física dos negros o impediriam de realizar grandes apredizados tendo meramente a capacidade intelectual de uma criança que cresceria ao longo das reencarnações e entãodeixaria de ser negro  já que apenas oa brancos possuem capacidade cognitiva e intelectual superiores.

Rafael, isso nw é racismo?Ele nw esta pregando superioridade física dos brancos?

Quando Luiz XV reencarnou num negro nw foi pra sofrer?É pra isso que os corpos negros servem?Para que os espíritos sofram mais e evoluam para um corpo branco?

Lord,

No texto denominado "Questões e Problemas - Destruição dos Aborígenes do México" publicado na Revista Espírita em agosto de 1864 Kardec defende que o extermínio de "culturas primitivas", como foi com os Incas, é providencial de modo que estes puderam receber a "superior cultura" Europeia já que eles estavam "estagnados e acomodados evolutivamente" em sua própria "cultura inferior".

Mas entre outras coisas Kardec defende que:

Citar
Na extinção das raças, geralmente nao se leva em conta senão o material, único que se destrói, enquanto se esquece o ser espiritual, que é indestrutível e apenas muda de vestimenta, porque a primeira não estava mais em relação com o seu desenvolvimento moral e intelectual. Suponhamos tôda a raça negra destruida; não será destruida senão a vestimenta negra. Mas o Espírito, que vive sempre, revestirá, de começo, um corpo  intermediário entre o negro e o branco e, mais tarde, um corpo branco. É assim que o ser, colocado no último degrau da humanidade, atingirá, num tempo dado, a soma das perfeições compatíveis com o estado do nosso globo. 

Assim não se deve perder de vista que a extinção das raças só atinge o corpo e em nada afeta o Espírito. Longe de sofrer com isto, ganha o espírito um instrumento mais aperfeiçoado, provido de cordas cerebrais e respondendo a um maior número de faculdades. O Espirito de um selvagem, incarnado no corpo  de um sábio europeu não seria mais sábio e não saberia o que fazer de seu instrumento, cujas cordas inativas atrofiar-se-iam...


...

Sem a menor dúvida, a raça branca caucásica é a que ocupa o primeiro lugar na Terra

...

Sabe-se que da raça negra e da raça branca saiu uma raça intermediária, muito superior a primeira, e que é como que uma amostra  para os Espíritos desta...



:merda: :sos:


Infelizmente tal artigo ( na íntegra uma sequência de absurdos )  não se encontra digitalizado no site espirito.org tendo eu transcrito aqui direto do livro.

Assim neste artigo Kardec não só tenta novamente dar uma base "científica" para uma diferenciação física de capacidades intelectuais entre negros e brancos quanto determina que a "escala evolutiva do espírito" leva o individuo do "corpo negro inferior" ao "corpo branco superior".

Além da abominável e temerosa tentativa de justificar o Genocídio como "útil" do ponto de vista espiritual já que selvagens "longe de sofrer com isto" terão a oportunidade de reencarnarem em "corpos e cultura superiores" ( cauásico, europeu ) . 



Hi Fuhrer  ! 


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« Última modificação: 27 de Agosto de 2006, 05:54:05 por APODman »

Offline Barata Tenno

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #239 Online: 27 de Agosto de 2006, 06:44:38 »
Qual a diferença entre as pesquisas e conclusões de Kardec e as pesquisas e conclusões do Nazismo? Pra mim são bem similares.

Aliás, a frenologia foi amplamente ultilizada tanto pelos nazistas quanto por kardec me parece.
Talvez poucas diferenças, com a ressalva que Kardec não considerava superioridade ou inferioridade absoluta de nenhuma raça sobre outra, e de que Kardec não acreditava haver nenhuma raça pura no planeta, mas todas imperfeitas.  Ambos conceitos contrários aos dos nazistas.

De qualquer forma, não foram essas conclusões que tornaram os nazistas hediondos, mas o uso que fizeram dessas conclusões, ou seja, perseguição e extermínio.

Um abraço.

Lendo o que o APOD escreveu nw vejo nenhuma diferença do nazismo.Hitler deve ter feito um favor exterminando os corpos ruins e libertando-os para reencarnar num corpo ariano superior.

Ecaaaaaaaaaaaaaaaaaa
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rizk

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #240 Online: 27 de Agosto de 2006, 15:36:19 »
Hi Fuhrer  ! 

Heil. HEIL. Se eu vir mais alguém escrevendo "hi" eu caio no choro.

Mesmo porque "Heil" em inglês é "hail", como na musiquinha simpática "hail to the chief":
"hail to the chief we have chosen for the nation
hail to the chief, we salute him one and all
hail to the chief as we pledge cooperation
in proud fullfillment of a great noble call"
"Heil, mein führer" é semelhante a "Ave, César", também. Vai que agora FIXA.



De fato, LB, um monte dos místicos nazistas se baseavam na Helena Blavatsky e naquelas conversas dela. Isso que chamam "mitologia nazista" é uma grande mistureba de crenças de todos os tipos, mas certamente reconhecemos lá muitas coisas que ouvimos hoje da boca dos espíritas e esotéricos-em-geral, como a teosofia, a terra oca, os templários renascidos e coisas do gênero.

Passa às vezes no history channel um sobre as profecias no 3o Reich, que é bastante razoável - tem um cunho de mistério "oooh, o vidente X previu a tomada da polônia em 1834", mas vcs são adultos e sabem diferenciar as coisas.

APODman

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #241 Online: 27 de Agosto de 2006, 16:05:12 »
Hi Fuhrer  ! 

Heil. HEIL. Se eu vir mais alguém escrevendo "hi" eu caio no choro.

Mesmo porque "Heil" em inglês é "hail", como na musiquinha simpática "hail to the chief":
"hail to the chief we have chosen for the nation
hail to the chief, we salute him one and all
hail to the chief as we pledge cooperation
in proud fullfillment of a great noble call"
"Heil, mein führer" é semelhante a "Ave, César", também. Vai que agora FIXA.


Chora não Mi, eu juro que não faço mais !  :)


Beijos linda !! :beijinho:



« Última modificação: 27 de Agosto de 2006, 16:12:58 por APODman »

rizk

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #242 Online: 27 de Agosto de 2006, 16:14:39 »
Eu juro por deus, o que eu fiz pra merecer isso?   :umm:

APODman

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #243 Online: 27 de Agosto de 2006, 16:20:31 »
Eu juro por deus, o que eu fiz pra merecer isso?   :umm:

Foi boazinha em outra reencarnação :D

Beijos

rizk

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #244 Online: 27 de Agosto de 2006, 16:25:03 »
Eu juro por deus, o que eu fiz pra merecer isso?   :umm:

Foi boazinha em outra reencarnação :D

Beijos
E estou me redimindo nesta :lol:

APODman

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #245 Online: 27 de Agosto de 2006, 16:50:32 »
Eu juro por deus, o que eu fiz pra merecer isso?   :umm:

Foi boazinha em outra reencarnação :D

Beijos
E estou me redimindo nesta :lol:

Está colhendo os bons frutos da última :D


beijos


rizk

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #246 Online: 27 de Agosto de 2006, 17:18:33 »
gaaah, sem mais.

Offline HSette

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« Resposta #247 Online: 27 de Agosto de 2006, 17:50:42 »
O amor é lindo!  :lol:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

APODman

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #248 Online: 27 de Agosto de 2006, 22:42:03 »
Eu não sabia mas o Res Cogitans informou que o Cyryx já havia digitalizado o texto de Kardec no qual manifesta seu apoio velado (?) a utilidade espiritual do Genocídio.

Na íntegra: Destruição dos Aborígenes do México


Valeu Res, valeu Cyryx

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Offline Leafar

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Re: Uma aristocracia de espíritos?
« Resposta #249 Online: 28 de Agosto de 2006, 21:37:16 »
:merda: :sos:

Infelizmente tal artigo ( na íntegra uma sequência de absurdos )  não se encontra digitalizado no site espirito.org tendo eu transcrito aqui direto do livro.

Assim neste artigo Kardec não só tenta novamente dar uma base "científica" para uma diferenciação física de capacidades intelectuais entre negros e brancos quanto determina que a "escala evolutiva do espírito" leva o individuo do "corpo negro inferior" ao "corpo branco superior".

Além da abominável e temerosa tentativa de justificar o Genocídio como "útil" do ponto de vista espiritual já que selvagens "longe de sofrer com isto" terão a oportunidade de reencarnarem em "corpos e cultura superiores" ( cauásico, europeu ) . 

Hi Fuhrer ! 

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APODman,

Você não acha que está exagerando um pouco nas suas conclusões?  Um coisa é questionar o valor das opiniões a respeito das raças.  Outra coisa é sugerir que esses textos se constituiriam numa apologia ao genocídio.  Se quiser questionar a nossa moral, tenha, por favor, moral superior à nossa.  Não aprendeu nada do tempo em que foi espírita (ou que diz ter sido)?  Distorcer a interpretação de textos para adaptá-los à sua opinião não é muito diferente do que outras crenças fazem para nos qualificar de demoníacos, distorcendo textos bíblicos e os nossos próprios textos.  Você é muito inteligente e sabe que nem a doutrina espírita e nem esse texto que você citou fazem apologia ao genocídio.  O que eu posso pensar então?  Má fé?

Mas enfim... Mal intencionado ou não, o fato é que você tem o direito de expressar a sua opinião da forma que bem entender e uma questão destas, pela gravidade, não pode ficar sem resposta.  Eu não vou me dar ao trabalho de comentar as observações de Kardec sobre as diferenças humanas, pois penso que o que foi dito anteriormente esclarece a situação.  Vou me limitar a demonstrar somente que o texto não faz apologia ao genocídio, como você se esforça para fazer parecer.

O espiritismo, assim como todas as religiões teístas, afirmam que nada acontece na Terra sem ser pela vontade ou permissão de Deus.  Pois bem.  Neste caso, não faz sentido em se afirmar que o desaparecimento dos aborígenes do México, que o Holocausto, que todas as guerras sangrentas e nem tampouco o desaparecimento dos homens das cavernas aconteceram em um hora que Deus cochilou ou que foram contra a Sua vontade.  Se Ele existe, ele sabia e provavelmente até preparou esses acontecimentos (como vou mostrar mais abaixo).  Quer pedir contas dessas coisas, vá pedir a Deus que consentiu, e não às religiões que somente procuram uma explicação lógica para essa Sua vontade e para os fatos.  O Espiritismo tem uma explicação, que nos parece bastante racional e é explicada pelas seguintes passagens de O Livro dos Espíritos:

Citação de: Allan Kardec
737. Com que fim fere Deus a Humanidade por meio de flagelos destruidores?
“Para fazê-la progredir mais depressa. Já não dissemos ser a destruição uma necessidade para a regeneração moral dos Espíritos, que, em cada nova existência, sobem um degrau na escala do aperfeiçoamento? Preciso é que se veja o objetivo, para que os resultados possam ser apreciados. Somente do vosso ponto de vista pessoal os apreciais; daí vem que os qualificais de flagelos, por efeito do prejuízo que vos causam. Essas subversões, porém, são freqüentemente necessárias para que mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realize em alguns anos o que teria exigido muitos séculos.” (744)

742. Que é que impele o homem à guerra?
“Predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual e transbordamento das paixões. No estado de barbaria, os povos um só direito conhecem - o do mais forte. Por isso é que, para tais povos, o de guerra é um estado normal. À medida que o homem progride, menos freqüente se torna a guerra, porque ele lhe evita as causas, fazendo-a com humanidade, quando a sente necessária.

743. Da face da Terra, algum dia, a guerra desaparecerá?
Sim, quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a lei de Deus. Nessa época, todos os povos serão irmãos.

744. Que objetivou a Providência, tornando necessária a guerra?
“A liberdade e o progresso.”

a) - Desde que a guerra deve ter por efeito produzir o advento da liberdade, como pode freqüentemente ter por objetivo e resultado a escravização?
“Escravização temporária, para esmagar os povos, a fim de fazê-los progredir mais depressa.”

745. Que se deve pensar daquele que suscita a guerra para proveito seu?
Grande culpado é esse e muitas existências lhe serão necessárias para expiar todos os assassínios de que haja sido causa, porquanto responderá por todos os homens cuja morte tenha causado para satisfazer à sua ambição.
Esses trechos são auto-explicativos.  E o que o é mais é que o homem causa as guerras por causa de sua inferioridade.  Quando evoluir, as guerras deixarão de existir.  Mas isso ainda não o torna menos instrumento de Deus e poderia-se pensar que ele não é culpado pelas guerras que causa.  Essa dúvida é explicada pelo trecho abaixo, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VIII - Os que têm puro o coração:

Citação de: Allan Kardec
16. Mas, ai daquele por quem venha o escândalo. Quer dizer que o mal sendo sempre o mal, aquele que a seu mau grado servir de instrumento à justiça divina, aquele cujos maus instintos foram utilizados, nem por isso deixou de praticar o mal e de merecer punição. Assim é, por exemplo, que um filho ingrato é uma punição ou uma prova para o pai que sofre com isso, porque esse pai talvez tenha sido também um mau filho que fez sofresse seu pai. Passa ele pela pena de talião. Mas, essa circunstancia não pode servir de escusa ao filho que, a seu turno, terá de ser castigado em seus próprios filhos, ou de outra maneira.
Ainda que os flagelos tenham ocorrido por vontade de Deus, e que homens maus tenham sido os seus agentes com a Sua permissão, isso não os isenta de culpa, castigo e reparação.  A doutrina adverte todos os seus adeptos disso e, por isso, não pode ser acusada de fazer apologia às guerras, genocídios e qualquer outro flagelo que queiram inventar.  Como um bom espírita, que tenho certeza que se esforçou por ter sido, devia saber disso.  É claro, APODman, que você abandonou a doutrina porque não a considerou boa o suficiente para você.  Julgando-se melhor do que ela, você não vai querer nos desacreditar com a parcialidade, vai?  Você não precisa disso, lembra?  A doutrina é falsa.  Você só precisa demonstrar isso honestamente, ou se isentar se não for capaz e se for de boa índole.

O texto de Kardec que você citou somente procura uma explicação divina para o desaparecimento dos aborígenes do México e jamais justifica as más intenções dos conquistadores espanhóis.  Para a doutrina eles são culpados dos males que eventualmente causaram e terão que expiar e reparar.  O texto somente tenta explicar a sua utilidade geral sob o ponto de vista espiritual da evolução dos povos, pois cremos sempre que Deus nada faz ou permite que se faça de inútil na Terra.  Está certo ou errado o texto?  Não sei.  Mas para quem crê, para quem tem a certeza cristalina que eu tenho da existência do mundo espiritual e da justiça divina, certeza essa baseada em fatos que vocês não admitem e que eu respeito seus pontos de vista, o texto não é nem absurdo, nem irracional e nem tampouco imoral.  Mas isso depende do olho do observador e vocês podem pensar o que quiserem.

Já que gosta de textos polêmicos, por que não comenta as previsões abaixo, feitas entre 1856 e 1866?  A maioria delas se concretizou com holocaustos, genocídios e imensas guerras que devastaram o século XX e juntas causaram mais de 150 milhões de mortes diretas?  Supondo-se que não foram simplesmente coincidências, foram os espíritas ou os espíritos os seus causadores primários (pois se usou o termo "se prepara")?  A doutrina teve alguma influência? Hitler se inspirou em algum de nossos ensinamentos para fazer o que fez?  E Stalin?  E Mao Tsé Tung?  E os outros ditadores e fascínoras do século XX?  Eram espíritas eles?  Seríamos culpados por termos sabido (crido) antes que essas coisas aconteceriam (caso as previsões sejam legítimas)? Será que esses textos também fazem apologia ao genocídio?  Será que se todos os causadores tivessem lido, crido e se convertido ao espiritismo, teríamos tido esses acontecimentos?  Eu estou certo que não.  E você, APODman?  Dê-nos a sua opinião.  Aguardo os comentários (ou as ironias e/ou zombarias), se houver.

Citação de: Diversos Espíritos em Obras Póstumas e Revista Espírita
7 de maio de 1856:
Pergunta — A comunicação há dias dada faz presumir, ao que parece, acontecimentos muito graves. Poderás dar-nos algumas explicações a respeito? Resposta — Não podemos precisar os fatos. O que podemos dizer é que haverá muitas ruínas e desolações, pois são chegados os tempos preditos de uma renovação da Humanidade.

P. — Quem causará essas ruínas? Será um cataclismo? R. — Nenhum cataclismo de ordem material haverá, como o entendeis, mas flagelos de toda espécie assolarão as nações; a guerra dizimará os povos; as instituições vetustas se abismarão em ondas de sangue. Faz-se mister que o velho mundo se esboroe, para que uma nova era se abra ao progresso.

P. — A guerra não se circunscreverá então a uma região? R. — Não, abrangerá a Terra.

P. — Nada, entretanto, neste momento, parece pressagiar uma tempestade próxima. R. — As coisas estão por fio de teia de aranha, meio partido.

P. — Poder-se-á, sem indiscrição, perguntar donde partirá a primeira centelha? R. — Da Itália.
____________

12 de maio de 1856:
P. — Disseram os Espíritos que os tempos são chegados em que tais coisas têm de acontecer: em que sentido se devem tomar essas palavras? R. — Em se tratando de coisas de tanta gravidade, que são alguns anos a mais ou a menos? Elas nunca ocorrem bruscamente, como o chispar de um raio; são longamente preparadas por acontecimentos parciais que lhes servem como que de precursores, quais os rumores surdos que precedem a erupção de um vulcão. Pode-se, pois, dizer que os tempos são chegados, sem que isso signifique que as coisas sucederão amanhã. Significa unicamente que vos achais no período em que se verificarão.

P. — Confirmas o que foi dito, isto é, que não haverá cataclismos? R. — Sem dúvida, não tendes que temer nem um dilúvio, nem o abrasamento do vosso planeta, nem outros fatos desse gênero, porquanto não se pode denominar cataclismos a perturbações locais que se têm produzido em todas as épocas. Apenas haverá um cataclismo de natureza moral, de que os homens serão os instrumentos.
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30 de janeiro de 1866:
Permiti que um antigo dignitário da Táurida abençoe vossos dois filhos. Possam eles, sob a égide das respectivas mães, tornar-se inteligentes em tudo e ser para vós causa de reais satisfações! Desejo que sejam espíritos convictos, isto é, de tal modo se saturem da idéia de outras vidas, dos princípios de fraternidade, de caridade e de solidariedade, que os acontecimentos, que se precipitarão quando eles estiverem em idade de consciência e de razão, não os espantem, nem lhes enfraqueçam a confiança na justiça divina, em meio das provas por que tem a Humanidade de passar.
...
Mas, os acontecimentos, mais fortes que as maquinações em surdina, preparam no horizonte político um temporal bastante violento e, quando a tempestade estalar, tratai de estar bem abrigados, de ser bem fortes e muito desinteressados. Haverá ruínas, invasões, delimitações de fronteiras e, desse naufrágio imenso, que virá da Europa, da Ásia, da América, somente escaparão, ficai sabendo, as almas temperadas, os espíritos esclarecidos, tudo o que for justiça, lealdade, honra, solidariedade.
...
(sobre a Rússia) ...Pouco importa que o Sol não se esconda sobre as vossas conquistas, nem por isso haverá menos deserdados, menos ranger de dentes, todo um inferno ameaçador e de fauces escancaradas como a imensidade.
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25 de abril de 1866:
Não olheis para o céu em busca dos sinais precursores, porquanto nenhum vereis, e os que vo-los anunciarem estarão a enganar-vos. Olhai em torno de vós, entre os homens: aí é que os descobrireis.

Não sentis que um como vento sopra sobre a Terra e agita todos os Espíritos? O mundo se acha na expectativa e como que presa de um vago pressentimento de que a tempestade se aproxima.

Não acrediteis, porém, no fim do mundo material. A Terra tem progredido, desde a sua transformação; tem ainda que progredir e não que ser destruída. A Humanidade, entretanto, chegou a um dos períodos de sua transformação e o mundo terreno vai elevar-se na hierarquia dos mundos.

O que se prepara não é, pois, o fim do mundo material, mas o fim do mundo moral. É o velho mundo, o mundo dos preconceitos, do orgulho, do egoísmo e do fanatismo que se esboroa. Cada dia leva consigo alguns destroços. Tudo dele acabará com a geração que se vai e a geração nova erguerá o novo edifício, que as gerações seguintes consolidarão e completarão.
...
Assim, orai por esses endurecidos, a fim de que se emendem enquanto ainda é tempo, visto que se aproxima o dia da expiação.

Infelizmente, a maioria, desconhecendo a voz de Deus, persistirá na sua cegueira e a resistência que virá a opor mascarará, por meio de terríveis lutas, o fim do reinado dos que a constituem. Desvairados, correrão à sua própria perda; provocarão destruições que darão origem a um sem-número de flagelos e de calamidades, de sorte que, sem o quererem, apressarão o advento da era de renovação.
Admita-se a existência dos espíritos e a multiplicidade das encarnações humanas e esses acontecimentos não espantam e nem nos enfraquece a confiança na bondade e justiça divinas, como disse acima o ex-arcebispo da Táurida.  Para quem não admite, só resta um problema moral eternamente sem solução.

Um abraço a todos.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

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